Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.72 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O modelo natural foi sempre uma inspiração ao longo de toda a história evolutiva
da humanidade, mas, nos últimos anos, a relação entre a natureza e as mais variadas
disciplinas de design intensificou-se. Actualmente as formas, funções, estruturas e
princípios organizacionais encontrados na natureza começam a inspirar muitas das
abordagens relacionadas com os processos de design, produção e ciclo de vida do produto.
Esta dissertação estuda este fenómeno, reflecte sobre as principais «lições» que a
natureza nos pode oferecer e apresenta vários exemplos e interpretações na relação que
pode existir entre conceitos, inspirações «naturais» e design de produto, tanto na vertente
de projecto e produção, como na relação sustentável entre design de produto, sociedade,
consumo e «morte» desses mesmos produtos.
O desenvolvimento é feito ao longo de dois grupos temáticos complementares
entre si; o primeiro, mais acessório e introdutório, reflecte a relação evolutiva entre objecto
e homem, a simbologia do objecto na sociedade, assim como as diferentes interacções
possíveis de estabelecer entre produto e utilizador.
O segundo grupo temático contém a essência desta dissertação, relaciona conceitos
e reflexões que não se limitam a imitar a natureza, mas que a usam como o ponto de
partida e reserva de influência para respostas inovadoras na relação entre o objecto,
homem, recursos naturais, produção e ciclo de vida dos produtos.
Temas como a existência de ornamentação «gratuita» em alguns animais, as
vulnerabilidades existentes na natureza reinterpretadas e aplicadas ao design de produto, a
diversidade como elemento indispensável para a nossa vida natural e «artificial» ou os
novos conceitos de desperdício e de produção ou de Eco - eficiência e Eco – eficácia
assumem um importante papel neste segundo grupo de estudo.
Complementarmente aos conceitos descritos atrás é efectuada uma referência ao
«essencialismo orgânico», patente no trabalho do designer Ross Lovegrove, e também um
estudo sobre o Biomimetismo, considerada por muitos como a ciência do futuro, que se foca no uso dos princípios biológicos para a resolução de muitos dos problemas
relacionados com design, produção e consumo.
Esta dissertação revela inspirações, conceitos e atitudes que a natureza pode
oferecer, tentando contribuir para o desenvolvimento de novas perspectivas sobre esta
temática. Irá tentar demonstrar as múltiplas possibilidades na redescoberta e reinvenção da
natureza associada ao design de produto e ao processo de raciocínio do designer.
Description
Keywords
natureza produto artefacto vulnerabilidade eficiência eficácia biomimetismo pegada ecológica projecto produção consumo fim de vida inspiração ciclo de vida senescência upcycling downcycling diversidade abundância desperdício obsolescência