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KOSZTYLA BANDEIRA MAIA, PEDRO NUNO

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  • Para um design de interação de inspiração biológica
    Publication . Maia, Pedro; Dias, Nuno; Stilwell, George
    Quer no Design, como na Engenharia e na Arte, a inspiração na Natureza, no âmbito da criação humana, tem uma relevante tradição histórica que se perde por tempos imemoriais. Nos finais do séc. XX até hoje assistiu-se a um renovado interesse no campo do Design sobre o tema, sobretudo a partir do trabalho de investigadores e pensadores como Janine Benyus ou Neri Oxman. No entanto, os métodos de inspiração biológica estabelecidos no Design, como a biomimética, focam-se sobretudo em encontrar soluções técnicas inovadoras, não incidindo no potencial poético e estético que a Natureza oferece para pensar a estética e sua qualificação da mediação tecnológica. Neste contexto, a presente tese advoga a necessidade de aprofundar a exploração dessa relação inspiracional e metodológica entre Design e a Natureza a partir do estudo dos comportamentos biológicos de sedução não humanos. Defende-se que os rituais de sedução do reino animal permitem sustentar métodos relevantes de apoio à criação e ideação em projeto de Design, designadamente na disciplina do Design de Interação e em projetos que se focam no design para a experiência. Para estruturar a informação que disciplinas como a biologia e a etologia fornecem, foi desenvolvida uma “taxonomia de comportamentos biológicos de sedução”, interpretados segundo a perspetiva do Design, com base na “estrutura dinâmica da experiência” de Nathan Shedroff. Essa taxonomia desdobrou-se em métodos e ferramentas que foram testados com diferentes grupos de alunos de Design. Os conceitos desenvolvidos demostram que a inspiração em rituais de sedução pode apoiar e potenciar o desenvolvimento de soluções de Design inovadoras, bem como uma nova consciencialização sobre o potencial inspirador da Natureza no que respeita à mediação entre humanos e a tecnologia, assim como na mediação tecnológica entre humanos. A inspiração da Natureza, plasmada em conceitos e abordagens estéticas para além de soluções técnicas, pode ser facilmente encontrada em múltiplos exemplos individualizados, de artistas e designers. O exemplo canónico dessa relação é a obra e método de Leonardo da Vinci. No entanto, este estudo identificou um vazio no que concerne ao leque de metodologias especificas que o design oferece para facultar, a alunos e profissionais de design, meios para pensar uma mediação tecnológica inspirada na Natureza. É a este vazio que a investigação visa responder, através de um estudo que lança as bases de um Design de Interação inspirado na Natureza.
  • Narratives in biodesign : between poiesis and praxis
    Publication . Pinto, Raul; Maia, Pedro
    : Nature has unavoidably been present in human evolution, defining limits, capabilities, and imagination, or in other words, determining how and why we design. In this article, we intent to look at nature itself as a cultural pre-set narrative (or set of narratives) and, reflect on how these narratives influence design in two very distinct aspects. The first look is at nature’s narratives related to poiesis and it´s potential to generate emotional references. While the second, focuses on nature’s narratives associated with its praxis, along with its procedural reference for design. As a conclusion we look for common and divergent points between this too approaches with the intent to contribute to a better understanding of how the idea of Nature influences design.
  • A inspiração biológica no design de produto : um novo paradigma de projecto, produção, consumo e fim de vida?
    Publication . Maia, Pedro; Dixo, João
    O modelo natural foi sempre uma inspiração ao longo de toda a história evolutiva da humanidade, mas, nos últimos anos, a relação entre a natureza e as mais variadas disciplinas de design intensificou-se. Actualmente as formas, funções, estruturas e princípios organizacionais encontrados na natureza começam a inspirar muitas das abordagens relacionadas com os processos de design, produção e ciclo de vida do produto. Esta dissertação estuda este fenómeno, reflecte sobre as principais «lições» que a natureza nos pode oferecer e apresenta vários exemplos e interpretações na relação que pode existir entre conceitos, inspirações «naturais» e design de produto, tanto na vertente de projecto e produção, como na relação sustentável entre design de produto, sociedade, consumo e «morte» desses mesmos produtos. O desenvolvimento é feito ao longo de dois grupos temáticos complementares entre si; o primeiro, mais acessório e introdutório, reflecte a relação evolutiva entre objecto e homem, a simbologia do objecto na sociedade, assim como as diferentes interacções possíveis de estabelecer entre produto e utilizador. O segundo grupo temático contém a essência desta dissertação, relaciona conceitos e reflexões que não se limitam a imitar a natureza, mas que a usam como o ponto de partida e reserva de influência para respostas inovadoras na relação entre o objecto, homem, recursos naturais, produção e ciclo de vida dos produtos. Temas como a existência de ornamentação «gratuita» em alguns animais, as vulnerabilidades existentes na natureza reinterpretadas e aplicadas ao design de produto, a diversidade como elemento indispensável para a nossa vida natural e «artificial» ou os novos conceitos de desperdício e de produção ou de Eco - eficiência e Eco – eficácia assumem um importante papel neste segundo grupo de estudo. Complementarmente aos conceitos descritos atrás é efectuada uma referência ao «essencialismo orgânico», patente no trabalho do designer Ross Lovegrove, e também um estudo sobre o Biomimetismo, considerada por muitos como a ciência do futuro, que se foca no uso dos princípios biológicos para a resolução de muitos dos problemas relacionados com design, produção e consumo. Esta dissertação revela inspirações, conceitos e atitudes que a natureza pode oferecer, tentando contribuir para o desenvolvimento de novas perspectivas sobre esta temática. Irá tentar demonstrar as múltiplas possibilidades na redescoberta e reinvenção da natureza associada ao design de produto e ao processo de raciocínio do designer.
  • Development of a Dynamic Hands-Free Door Opener to Prevent COVID-19 Pandemic Spreading
    Publication . Maranha, Vítor; Maia, Pedro; Margalho, Luís; Lourenço, Nicolle; Oliveira, Diogo; Maurício, Diogo; Caseiro, João F.; Roseiro, Luis
    The situation caused by COVID-19 has shown several vulnerabilities in the attitudes and habits of modern society, inducing the need to adopt new behaviors that will directly impact daily activities. The quickly spreading virus contaminates the surfaces of handles and objects, and subsequent contact with the eyes, nose, or mouth is one of the main contagion factors. There is an urgent need to rethink how we interact with the most-touched surfaces, such as door handles in public places with a high flux of people. A revision was performed of the most-used door handles to develop a proposal that could be applied to already existing models, thus avoiding the need for their total replacement. Through interaction between engineering, design, and ergonomics, an auxiliary hands-free door opener device was developed, following iteration improvement from an initial static geometry and culminating in a dynamic system aiming to provide greater ergonomic comfort in its use. The development followed a methodology using 3D modelling supported by 3D printing of the various components to accurately understand their functioning. In addition, the finite element method supported the prediction of the structural behavior of the developed systems. The final models were produced through CNC machining and submitted to functional validation tests with volunteers. The developed HFDO demonstrated relevant differentiation from the existing models on the market: for its geometry and material, but mainly for its strong emphasis on the interaction between the object and the user, resulting from the dynamic component in its use/manipulation.
  • Design research applicability on Portuguese industry
    Publication . Costa, Jacinta; Botelho, Sara Bento; Mendonça, Rui; Martins, João; Maia, Pedro; Gonçalves, Ricardo; Franqueira, Teresa
    The present paper works on the potential applicability of design research based on a practical experience with the Portuguese company Recipor — Recuperação e Valorização de Resíduos (residues recovery and valuation), S.A., who’s mission is to collect, treat and valuate in a profitable way plastic residues e non iron metals, with domestic or industrial origins. The ecological appeal, the economical recovery process and the innovation investment justified the choice and the decision of taking this company as a subject to study design’s influence on building and confirming it’s corporate identity and in the implementation of design culture and thinking. The empirical search on collecting processes, treatment and application of residues took place at the company’s premises. From the direct contact with raw materials, equipment and finished products we developed a quality based methodology study. The results denoted a strong relation between the company’s vision, the organizational strategy and the market’s affection for recycled products. This triangulation allowed a favourable environment for a temporary inclusion of a design investigating team, and leads to the understanding that, as the high-level project orientations were exposed, the expectation increased and acquired a more instrumental format with strategic effects. Grounded on data from field literature we draw the path of thermoplastics in general and of PVC specifically. We must highlight the growth of the investment made in collecting and recycling; the birth of a European network of certified recycling companies and the enormous applicability of this material on artefact production. This project’s boundaries were established by practical challenges introduced by the company’s direction; namely the optimization of the plastic reel products. The team’s proposals were the result of the adopted design process.