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Abstract(s)
Quer no Design, como na Engenharia e na Arte, a inspiração na
Natureza, no âmbito da criação humana, tem uma relevante tradição histórica
que se perde por tempos imemoriais. Nos finais do séc. XX até hoje assistiu-se
a um renovado interesse no campo do Design sobre o tema, sobretudo a partir
do trabalho de investigadores e pensadores como Janine Benyus ou Neri
Oxman. No entanto, os métodos de inspiração biológica estabelecidos no
Design, como a biomimética, focam-se sobretudo em encontrar soluções
técnicas inovadoras, não incidindo no potencial poético e estético que a
Natureza oferece para pensar a estética e sua qualificação da mediação
tecnológica.
Neste contexto, a presente tese advoga a necessidade de aprofundar a
exploração dessa relação inspiracional e metodológica entre Design e a
Natureza a partir do estudo dos comportamentos biológicos de sedução não
humanos. Defende-se que os rituais de sedução do reino animal permitem
sustentar métodos relevantes de apoio à criação e ideação em projeto de
Design, designadamente na disciplina do Design de Interação e em projetos que
se focam no design para a experiência.
Para estruturar a informação que disciplinas como a biologia e a etologia
fornecem, foi desenvolvida uma “taxonomia de comportamentos biológicos de
sedução”, interpretados segundo a perspetiva do Design, com base na
“estrutura dinâmica da experiência” de Nathan Shedroff. Essa taxonomia
desdobrou-se em métodos e ferramentas que foram testados com diferentes
grupos de alunos de Design.
Os conceitos desenvolvidos demostram que a inspiração em rituais de
sedução pode apoiar e potenciar o desenvolvimento de soluções de Design
inovadoras, bem como uma nova consciencialização sobre o potencial
inspirador da Natureza no que respeita à mediação entre humanos e a
tecnologia, assim como na mediação tecnológica entre humanos.
A inspiração da Natureza, plasmada em conceitos e abordagens
estéticas para além de soluções técnicas, pode ser facilmente encontrada em
múltiplos exemplos individualizados, de artistas e designers. O exemplo
canónico dessa relação é a obra e método de Leonardo da Vinci. No entanto,
este estudo identificou um vazio no que concerne ao leque de metodologias
especificas que o design oferece para facultar, a alunos e profissionais de
design, meios para pensar uma mediação tecnológica inspirada na Natureza. É
a este vazio que a investigação visa responder, através de um estudo que lança
as bases de um Design de Interação inspirado na Natureza.
Description
Keywords
Biomimética Design de Interação Design para a Experiência Inspiração Biológica Rituais de Sedução Taxonomia Biomimicry Interaction Design Experience Design Biological Inspiration Seduction Rituals Taxonomy