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Abstract(s)
Mais do que respostas, o portfolio faz-nos algumas perguntas. Questiona-nos sobre as nossas
práticas pedagógicas, põe-nos a reflectir sobre os seus fundamentos e faz-nos arriscar.
Foi isso que fizemos, pensando não só continuar a adoptá-lo e melhorá-lo em regime presencial,
como até transferi-lo para outros contextos de aprendizagem, como seja a aprendizagem a distância
através da Internet.
Já que se transferem para os sistemas formativos a distância as práticas comuns (e nem sempre
positivas e adaptadas) dos sistemas presenciais, porque não transferir aquilo que consideramos ser uma
metodologia consentânea com a realidade educativa emergente, o portfolio?
Todavia, nesta dissertação não se pretende a mera transposição de um instrumento da
modalidade de avaliação da aprendizagem do ensino presencial para o processo educativo não presencial.
Poderá tratar-se, sim, de uma adaptação crítica, a fundamentação e a construção de uma proposta: um
modelo de portfolio electrónico adaptado a contextos colaborativos de e-learning, com base nos
princípios educativos do sócio-construtivismo, no conceito de comunidades de aprendizagem e nas
práticas reflexivas da avaliação formativa e formadora.
Description
Keywords
portfolio electrónico aprendizagem avaliação reflexão sócio-construtivismo colaboração partilha comunidades de aprendizagem e-learning plataformas de aprendizagem electronic portfolio learning assessment reflection social-constructivism collaboration learning communities e-learning learning platforms