Publication
E-portfolio : aprendizagem e avaliação partilhadas em e-learning
dc.contributor.advisor | Figueiredo, António Dias de | |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | |
dc.contributor.author | Soeiro, Dina | |
dc.date.accessioned | 2023-11-08T16:02:58Z | |
dc.date.available | 2023-11-08T16:02:58Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Mais do que respostas, o portfolio faz-nos algumas perguntas. Questiona-nos sobre as nossas práticas pedagógicas, põe-nos a reflectir sobre os seus fundamentos e faz-nos arriscar. Foi isso que fizemos, pensando não só continuar a adoptá-lo e melhorá-lo em regime presencial, como até transferi-lo para outros contextos de aprendizagem, como seja a aprendizagem a distância através da Internet. Já que se transferem para os sistemas formativos a distância as práticas comuns (e nem sempre positivas e adaptadas) dos sistemas presenciais, porque não transferir aquilo que consideramos ser uma metodologia consentânea com a realidade educativa emergente, o portfolio? Todavia, nesta dissertação não se pretende a mera transposição de um instrumento da modalidade de avaliação da aprendizagem do ensino presencial para o processo educativo não presencial. Poderá tratar-se, sim, de uma adaptação crítica, a fundamentação e a construção de uma proposta: um modelo de portfolio electrónico adaptado a contextos colaborativos de e-learning, com base nos princípios educativos do sócio-construtivismo, no conceito de comunidades de aprendizagem e nas práticas reflexivas da avaliação formativa e formadora. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47875 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | portfolio electrónico | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | avaliação | pt_PT |
dc.subject | reflexão | pt_PT |
dc.subject | sócio-construtivismo | pt_PT |
dc.subject | colaboração | pt_PT |
dc.subject | partilha | pt_PT |
dc.subject | comunidades de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | e-learning | pt_PT |
dc.subject | plataformas de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | electronic portfolio | pt_PT |
dc.subject | learning | pt_PT |
dc.subject | assessment | pt_PT |
dc.subject | reflection | pt_PT |
dc.subject | social-constructivism | pt_PT |
dc.subject | collaboration | pt_PT |
dc.subject | learning communities | pt_PT |
dc.subject | e-learning | pt_PT |
dc.subject | learning platforms | pt_PT |
dc.title | E-portfolio : aprendizagem e avaliação partilhadas em e-learning | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Soeiro | |
person.givenName | Dina | |
person.identifier.ciencia-id | A51E-66FF-5697 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1249-2711 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4187c2e8-da9e-4c97-8081-56a595305e1a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4187c2e8-da9e-4c97-8081-56a595305e1a | |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Coimbra |