ESSA - DF - Artigos em revistas científicas
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Recent Submissions
- Efeitos da meditação e/ou relaxação combinadas com biofeedback em contexto de reabilitação motora: scoping reviewPublication . Santos, Hugo; Brandão, Rita; Partidário, Ana; Canha, Carolina; Almeida, Joana; Vieira, Margarida; Barrento, Patrícia; Casaca, JoãoIntrodução: Recentemente, a integração de meditação e técnicas de relaxamento, complementadas pelo biofeedback, tem ganhado atenção na psicologia clínica. Esta abordagem, não farmacológica e não invasiva, utiliza o biofeedback para permitir que os indivíduos monitorizem as suas funções fisiológicas, melhorando a prática de meditação ou relaxamento e fortalecendo a conexão mente-corpo, tendo o potencial de também poderem ser aplicadas na reabilitação motora. Objetivo: Investigar o que existe na literatura científica acerca dos efeitos do biofeedback, associado à meditação/relaxação, em qualquer contexto de reabilitação motora. Metodologia: Foram usadas as bases de dados: Pubmed, EBSCO HOST e CENTRAL, utilizando a metodologia PRISMA-ScR. Os critérios de inclusão foram: intervenções combinadas de meditação/relaxação com biofeedback em contexto de reabilitação motora, restrição de idiomas (português, inglês, espanhol, francês), publicações que contivessem manipulação de variáveis, sem restrições de tempo. Resultados: Foram selecionados 6 estudos, incluindo dois estudos controlados e randomizados, dois estudos do tipo séries de casos, uma revisão sistemática e um estudo de caso. Todos os estudos reportaram a combinação de biofeedback com técnicas de relaxamento, sem referências à meditação. A qualidade metodológica variou, sendo que alguns estudos demonstraram bom rigor metodológico, como os estudos randomizados, enquanto outros consistiram em investigações descritivas com menor robustez metodológica. Conclusões: Existem indícios que a combinação de técnicas de relaxação com biofeedback pode ter efeitos nalguns aspetos da reabilitação motora para diversas populações de utentes. No entanto, é necessária mais investigação nesta área, bem como sobre a combinação da meditação com o biofeedback.
- A inteligência artificial nas ciências da saúde: oportunidades, desafios e perspetivas futurasPublication . Santos, Hugo; Alves Lopes, AntónioO presente artigo explora o impacto e as implicações da Inteligência Artificial (IA) nas Ciências da Saúde e na Educação associada. Com foco em diagnósticos médicos, personalização de tratamentos, e gestão hospitalar, o artigo destaca como a IA tem o potencial de revolucionar a prática e a investigação na saúde. Paralelamente, o texto analisa o papel crescente da IA na educação das Ciências da Saúde, abordando a sua contribuição para a personalização da aprendizagem, simulações realísticas e avaliações automatizadas. No entanto, o artigo também chama a atenção para os desafios inerentes à implementação da IA, incluindo questões de precisão, ética, privacidade e igualdade de acesso. As considerações finais oferecem uma visão ambivalente, reconhecendo tanto as oportunidades transformadoras quanto os desafios éticos e técnicos da IA nas Ciências da Saúde. O artigo antecipa a realização de um estudo subsequente, um levantamento de necessidades de formação, que visará explorar como os professores têm utilizado a IA nas Ciências da Saúde. Com base nesses insights, será desenvolvido um programa de formação direcionado para professores na área das ciências da saúde, cujo impacto e eficácia serão cuidadosamente avaliados
- The flipped classroom improves physiotherapy students performance and satisfaction in the discipline of physiology: a quasi-experimental studyPublication . Santos, HugoIntroduction: In a flipped classroom (FC) approach, students study instructional material before class (e.g., by watching online lectures) while traditional class time is reserved for discussion and/or problem solving of the relevant topics. The popularity of this pedagogical approach, also known as flipped learning or the inverted classroom, has been growing rapidly during the last decade. Objective: The objective of this work is to compare FC class with an expositive approach (EA) in academic performance and satisfaction with the discipline of physiology in physiotherapy students of the School of Health of Alcoitão (ESSA). Methodology: In the year 2013/2014 the discipline of Physiology was taught according to the EA, the students were subjected to two evaluation moments, a first test, which evaluated the first part of the subject taught in the classes, and the second test, which evaluated the knowledge about the second part of the subject. At the end of the discipline, a questionnaire was applied that evaluated students' satisfaction with the discipline and the teacher's performance. In the following academic year (2014/2015) in the same discipline the FC approach was used and the same evaluation instruments were used. Results: Student's t-test revealed the existence of a significant difference between the EA group (n = 53) and the FC group (n = 57) at the means of the tests. The FC group (mean = 17.096) had a significantly higher mean compared to the EA group (mean = 14.953). Student's t-test revealed the existence of a significant difference between the EA group (n = 53) and the FC group (n = 57) in the satisfaction with the discipline. The group submitted to the FC approach has a significantly higher satisfaction, compared to the group submitted to the expository method, with the disicpline (FC average = 6.466, EA average = 5,714) and with the teacher (FC average = 6.462, EA average = 5.849). Conclusion: This demonstrates that FC, if properly implemented with cooperative learning, can lead to increased academic performance and student satisfaction and is an effective means to disseminate key physiological concepts to graduate students.
- Effectiveness of the flipped classroom methodology in the performance of higher educationh students: systematic review with meta-analysisPublication . Santos, Hugo; Santos, A; Rodrigues, C; Valeriano, J; Lopes, L; Freitas, M J; Esteves, R; Silva, Cntroduction: The methodology Flipped Classroom (FC) consists in individual activities that the student has to do at home through the use of technologies which help the student to prepare for class, and during classes, activities are performed as more dynamic classes centered on the student. Through the years, the success has reached the maximum levels of performance and satisfaction in the teaching sessions in different areas of education compared to the classical methods, and there are no conclusive and considerable studies that compile and analyze this information succinctly. Objective: To analyze experimental and quasi-experimental studies that evaluate the methodology database in FC in performance and student satisfaction in comparison with the expository methodology. Methodology: This article is a systematic review that analyzes the RCT and Quasi - experimental studies selected with the methodology FC, which measures the efficacy through the results achieved in the realization and evaluation of the students. These articles were found in EBSCOhost and PubMed. Results: We selected 41 articles, that fulfilled all inclusion criteria established by the authors, for the accomplishment of this systematic review. The results of our meta-analysis, both RCTs and quasi experimental studies, point to a better effectiveness of the FC methodology compared to the expository methodology in academic performance. However, there is a heterogeneity in planned and developed activities during class, which means that our conclusions can’t be generalized. The poor methodological quality of the included studies, especially quasi-experimental studies, does not allow our conclusions about efficacy to be vigorous. Nevertheless, based on these first promising data, it seems to us that this methodology offers learning opportunities that aren’t possible in a classroom based on lectures and subject matter exposition. Conclusion: Although the articles selected have poor methodological quality, and is necessary more rigorous investigations on this methodology, we believe that the FC methodology could revolutionize teaching methods and replace traditional teaching, which is so deeply rooted in today's society and doesn’t seems to favor the achievement of transversal competences.
- Quadro referencial teórico do raciocínio clínico em fisioterapia neurológica: NeuroQRPublication . Santos, Hugo; Baleia, Isabel; Almeida, Patrícia; Brandão, RitaA Fisioterapia Neurológica (FN), intervém nos indivíduos que sofrem de doenças que afetam o sistema nervoso e que provocam distúrbios motores, que se traduzem em alterações complexas do movimento e da funcionalidade. A FN é uma área científica que evoluiu fortemente nas últimas décadas. O conhecimento adquirido ao longo dos anos exige um raciocínio clínico sólido e uma gestão bem estruturada para a sua incorporação adequada na prática clínica. Embora a literatura atual forneça muitas informações sobre o raciocínio clínico e a tomada de decisão em fisioterapia, são poucos os artigos que discutem o raciocínio clínico específico da FN. O objetivo deste artigo é apresentar um quadro referencial teórico para o raciocínio clínico do fisioterapeuta que atua junto aos utentes com disfunções motoras e funcionais decorrentes de distúrbios neurológicos. O modelo descrito está dividido em 4 níveis – conceitos, abordagens, métodos e técnicas, foi construído pelo grupo de FN do departamento da ESSAlcoitão e tem por base outros quadros referenciais previamente publicados.
- Níveis de atividade física em pessoas internadas com Acidente Vascular Cerebral: revisão sistemáticaPublication . Baleia, Isabel; Santos, Hugo; Brandão, Rita; Almeida, Patrícia; Luís, Adriana; Rento, Ana; Rocha, juliana; Mesquita, LaraIntrodução: Existem múltiplas consequências associadas ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Devido à diminuição da funcionalidade, as pessoas com AVC tendem a ter uma baixa frequência de atividade física (AF) moderada a vigorosa, não atingindo os níveis mínimos recomendados. A AF, além de ter outros benefícios, é fundamental como estratégia preventiva não farmacológica, sendo que fornece efeitos neuroprotetores para doenças neurológicas, levando à redução do seu impacto, retardando o seu progresso e prevenindo possíveis recidivas. Objetivo: Rever e analisar estudos que avaliem os níveis de AF, em pessoas internadas, com diagnóstico de AVC, através de uma monitorização intervalada ou contínua, com duração mínima de seis horas, ao longo do período diário mais ativo. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, PEDro e CENTRAL, utilizando-se a metodologia de investigação - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram incluídos quaisquer tipos de estudos que monitorizassem os níveis de AF de pessoas com AVC, com idade superior a 18 anos, em regime de internamento, e cujos resultados não estivessem relacionados com efeitos de aplicação de uma intervenção específica. Resultados: Após a aplicação dos critérios de inclusão, foram incluídos 27 estudos. Desses, 14 monitorizaram a AF através de dispositivos e 13 através de behavioral mapping. Devido à heterogeneidade metodológica dos estudos, não foi possível a realização de uma meta-análise. Conclusão: Pessoas com AVC internadas passam longos períodos em tempo inativo e sedentário, não cumprindo, possivelmente, as recomendações estabelecidas para os níveis de AF nesta doença.
- Tradução e adaptação transcultural da Scale for the Assessment and Rating of Ataxia, para Português EuropeuPublication . Martins, Maria Elisabete; Santos, Hugo; Silva, Cláudia Ribeiro da; Tavares, Luiza; Noronha, Miguel; Dias, Matilde; Calegare, Vinícius; Carvalho, Sara; Cova, Raquel; Cruz, Rafael; Martins, David; Pais, Rodrigo; Campos, Vitor; Aquino, Mariana; Borisova, Ekaterina; Silva, Ana; Moreira, Mariana; Cohen, MartaIntrodução: A escala Scale for the Assessment and Rating of Ataxia (SARA) é um instrumento valioso para a avaliação dos sinais e sintomas da ataxia e classificação da gravidade. Objetivos: Contribuir para a tradução, adaptação transcultural da SARA para a população portuguesa e criar e validar um manual de aplicação para os profissionais de saúde. Material e Métodos: Este estudo incluiu duas etapas distintas: a primeira consistiu na tradução e adaptação cultural e a segunda consistiu na criação e validação de um manual de aplicação, composto por duas secções: audiovisual e textual, de forma a facilitar e padronizar a aplicação da escala SARA. Resultados: Na primeira etapa obteve-se uma versão final da SARA traduzida e adaptada para o português europeu, com 100% de concordância entre os peritos; na segunda etapa, os 26 peritos consideraram o manual de aplicação claro, compreensível e importante, para a prática clínica dos profissionais de saúde. Conclusão: A versão portuguesa da SARA revelou equivalência semântica, conceptual e de conteúdo com a escala original e, o manual de aplicação revelou clareza, compreensão e importância. Sugere-se a realização de futuros estudos que analisem as propriedades psicométricas da SARA, de forma a possibilitar a sua disponibilização para a prática clínica dos profissionais de saúde.
- O Rivermead Mobility Index é o instrumento de medida mais completo para avaliar a mobilidade funcional no AVC: scoping review e revisão sistemáticaPublication . Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Brandão, Rita; Baleia, Isabel; Santos, Beatriz; Gonçalves, Inês; Peixoto, Isabel; Costa, Sara; Albuquerque, Teresa; Silva, Cláudia Ribeiro dantrodução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de incapacidade a longo prazo da população mundial. As alterações estruturais e funcionais consequentes da condição contribuem para a redução da mobilidade funcional (MF), tornando-se fundamental a sua avaliação com instrumentos de medida (IM) adequados e fundamentados, permitindo uma prática clínica mais objetiva e rigorosa. Objetivos: Investigar qual(is) o(s) instrumento(s) de medida mais completo(s), do ponto de vista das categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) abrangidas que, segundo a literatura, avalia(m) a MF no indivíduo adulto com sequelas de AVC, e rever na literatura as propriedades psicométricas desse(s) instrumento(s). Material e Métodos: Realizou-se duas pesquisas bibliográficas nas bases de dados PubMed, EBSCO, CENTRAL, PEDro, Web of Science, Science Direct e Wiley Online Library. O estudo foi dividido em duas partes principais, nomeadamente a elaboração de uma Scoping Review dos IM que avaliam a MF e uma Revisão Sistemática das propriedades psicométricas do IM com mais correspondências com a CIF. Resultados: Na Scoping Review foram incluídos 120 estudos, o Rivermead Mobility Index (RMI) foi o IM que apresentou mais correspondências com as categorias CIF incluídas na definição de MF. Na Revisão Sistemática, dos 11 estudos encontrados, verificou-se bons resultados na validade, fidedignidade e sensibilidade do RMI. Conclusões: O RMI mostra ser o IM mais completo na correspondência com as categorias CIF incluídas na definição de MF. Recomenda-se a utilização do RMI como IM da MF em utentes com AVC, pelas boas propriedades psicométricas que apresentam.
- Efeitos das terapias de priming nas disfunções motoras e na excitabilidade cortical em sujeitos com AVC: revisão sistemáticaPublication . Santos, Hugo; Baleia, Isabel; Xavier, Adeline; Branco, Daniela; Leal, Joana; Almeida, PauloIntrodução: Aproximadamente 90% dos sujeitos com AVC ficam com algum tipo de limitação funcional. Têm surgido um conjunto de técnicas coadjuvantes no campo da reabilitação, tal como o priming, que consiste num processo inconsciente associado à aprendizagem, em que a exposição prévia a um estímulo altera a resposta a outro estímulo subsequente. Quando usado em conjunto com outra intervenção terapêutica, o priming pode resultar numa mudança de comportamento que parece coincidir com alterações nas redes neurais. Objetivos: Rever e analisar os ensaios clínicos randomizados (Randomized Controlled trial - RCT) que avaliam os efeitos do priming nas limitações motoras e na excitabilidade cortical de sujeitos com AVC. Material e Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em 3 bases de dados (Pubmed, PEDro e CENTRAL) e utilizada a metodologia de investigação - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram incluídos estudos realizados em sujeitos que sofreram AVC, cuja intervenção usava explicitamente terapia priming. Resultados: Foram incluídos 14 estudos. 4 usaram estimulação magnética transcraniana, 3 usaram estimulação transcraniana por corrente contínua, 2 usaram imagética e observação da ação e 5 usaram priming baseado em movimento. Devido à heterogeneidade clínica e metodológica dos estudos, não foi possível a realização de meta-análise. Dos estudos incluídos, 10 mostraram que o priming associado à reabilitação teve melhorias significativas e 4 que não houve melhorias significativas entre os grupos. Conclusões: As terapias de priming, quando usadas em conjunto com outra intervenção terapêutica, parecem potencializar a reabilitação da função motora após o AVC. No futuro dever-se-ão realizar estudos experimentais com amostras maiores e padronizar a forma com se aplica cada uma das técnicas de priming.
- Imagética motora na reabilitação do membro superior pós AVC: uma revisão narrativaPublication . Guimarães, Alexandra; Santos, Hugo; Vieira, Ana Isabel; Nunes, Maria VâniaIntrodução: Tendo em conta que o cérebro é um órgão altamente complexo e organizado, a gravidade e o comprometimento dos défices causados por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), dependem em grande parte da sua extensão e localização. Estes défices são o resultado da perda de circuitos neuronais ligados às funções sensoriais, motoras e cognitivas. Vários estudos clínicos indicam que o treino mental através da imagética motora (IM) parece ser eficaz quando associado à neuroreabilitação, na recuperação da função do membro superior. Objetivo: Explorar os aspetos teóricos inerentes à utilização da IM na reabilitação do membro superior pós AVC, através de uma revisão narrativa. Métodos: Pesquisa nas fontes bibliográficas através das bases de dados PubMed, EBSCOhost, CINAHL, Scopus, Web of Science e PEDro, tendo sido realizada a última pesquisa a 30 de maio de 2023. Resultados: Foram selecionados para revisão artigos RCT e revisões sistemáticas, que abordassem os efeitos da IM na função do membro superior. Conclusão: Os artigos analisados nesta revisão apontam para uma relação positiva entre os efeitos da IM e a recuperação do membro superior pós AVC, nomeadamente, quando esta técnica é combinada com a Terapia Ocupacional e a Fisioterapia, reforçando a importância de considerar a introdução do treino mental com IM nos programas de reabilitação.