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- Digital health literacy: comparing factor structures of the portuguese eHEALS using confirmatory factor analysisPublication . Silva, Cláudia; Alves Lopes, António; Azevedo, Vitor Hugo; Lopes, Francisco; Ribeiro, Leonardo; Dias, TomásBackground and Objectives: Digital health literacy is essential for navigating digital health environments safely, particularly for future health professionals. Validated assessment tools are crucial for understanding competency levels and guiding educational interventions. This study evaluated the construct validity and internal consistency of the Portuguese version of the eHealth Literacy Scale (eHEALS) among health sciences students. Two models were tested using Confirmatory Factor Analysis (CFA): a unidimensional model and a second-order bidimensional model. Materials and Methods: A total of 375 undergraduate and postgraduate health sciences students (75.2% female, 23.2% male, 1.6% undisclosed) participated. CFA was performed to assess model fit using Chi-square divided by degrees of freedom (CMIN/DF), Root Mean Square Error of Approximation (RMSEA), Comparative Fit Index (CFI), Tucker-Lewis Index (TLI), Goodness-of-Fit Index (GFI), Root Mean Square Residual (RMR), and Akaike Information Criterion (AIC). Internal consistency was assessed via Cronbach’s alpha. Results: Both models demonstrated very good fit. The bidimensional model showed slightly better fit (CMIN/DF = 1.704, RMSEA = 0.043, CFI = 0.991, TLI = 0.985, RMR = 0.015, GFI = 0.983, AIC = 67.261) than the unidimensional model (CMIN/DF = 1.767, RMSEA = 0.045, CFI = 0.990, TLI = 0.983, RMR = 0.017, GFI = 0.980, AIC = 68.047). The chi-square difference test (Δχ² = 2.786, Δdf = 1, p = 0.095) indicated that both models were statistically comparable. Internal consistency was high (α = 0.868 total, 0.850 Factor 1, 0.743 Factor 2). Conclusion: The Portuguese version of eHEALS demonstrates good construct validity and internal consistency for assessing digital health literacy in higher education students. The bidimensional model, distinguishing between "Ability to Search for Online Health Information" and "Ability to Evaluate and Apply Health Information," provides a more detailed understanding of competency areas, helping to identify specific aspects for improvement and inform targeted educational interventions.
- Observação e análise do jogo - variabilidade, constrangimentos e padrões de comportamento no futebolPublication . Gama, José; Dias, Gonçalo; Mendes, Rui; Martins, Fernando; Vaz, VascoEste livro, intitulado “Observação e Análise do Jogo - Variabilidade, Constrangimentos e Padrões de Comportamento no Futebol”, aborda, de forma didática, pedagógica e sistemática, os princípios teóricos e práticos relacionados com a observação e análise do Futebol, contemplando a variabilidade do jogo e os constrangimentos que influenciam a dinâmica do comportamento individual e coletivo. Concomitantemente, oferece ferramentas metodológicas para a análise quantitativa e qualitativa, incluindo a utilização de novas tecnologias, como softwares de análise de vídeo e dispositivos de monitorização em tempo real. O compêndio é destinado a estudantes do ensino superior, treinadores, atletas e profissionais do Futebol que procurem aprofundar o conhecimento sobre a complexidade do jogo baseada em evidências científicas. Na obra, destaca-se a sua abordagem interdisciplinar, potenciando o seu uso como recurso para a formação de profissionais qualificados na área das Ciências do Desporto e domínios do conhecimento correlatos. Os estudos práticos, expressos nesta obra, foram desenvolvidos na unidade curricular de Seminário (Licenciatura de Desporto e Lazer, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Coimbra, 2023-2024), sob a supervisão científica do Professor Doutor Gonçalo Dias.
- Transição de arquitetura do sistema de gestão do mercado de eletricidade: plataforma salesforcePublication . Pires, Miguel Ângelo Godinho; Grueau, CédricA transição digital permite que as empresas ofereçam uma melhor qualidade de serviço e consequentemente melhorar a sua eficiência operacional. Com o advento da computação na nuvem, a digitalização intensificou-se na última década para as empresas do setor energético. O presente documento apresenta um projeto de modernização da infraestrutura tecnológica de uma empresa que regula o setor energético. O projeto foi impulsionado pela ambição de operar uma transição de um modelo tradicional monolítico para uma arquitetura orientada a serviços, hospedada na nuvem. O objetivo foi construir uma solução tecnológica integrada e flexível para corresponder às necessidades do promotor do projeto e dos seus clientes. A solução tecnológica foi baseada na plataforma Salesforce, uma plataforma de gestão de relacionamento com clientes. Neste documento, apresenta-se a nova arquitetura e um conjunto de funcionalidades implementadas para o novo sistema Customer Relationship Management (CRM) do promotor do projeto. É detalhado o processo de implementação de uma Release, descrevendo as fases de desenvolvimento, os desafios enfrentados e as soluções adotadas para garantir que a plataforma corresponda às necessidades do cliente. Concluímos esta dissertação com uma análise abrangente da transformação digital promovida pela adoção desta nova arquitetura e da plataforma de relação com o cliente. A plataforma Salesforce revelou-se uma escolha acertada para construir um CRM que permite melhorar a interação com os clientes deste domínio e otimizar processos de negócio da empresa.
- Uma viagem pelos direitos humanos: um estudo numa turma do 4º ano de escolaridadePublication . Savita, Catarina Fonseca; Silva, Cristina Gomes daO presente Relatório de Projeto de investigação foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio em 1.º e 2.º Ciclos. O estudo foi desenvolvido numa turma do 4.ºano de escolaridade, de modo a compreender de que forma a abordagem dos Direitos Humanos contribui para a promoção cidadania democrática, no 1.º ciclo do Ensino Básico. Para tal foram estabelecidos os objetivos: i) Conhecer as opiniões das crianças relativamente aos Direitos Humanos e os Direitos das Crianças, ii) Desenvolver atividades/momentos que visam promover a importância e compreensão dos Direitos Humanos para a vida humana digna e iii) Identificar aprendizagens dos(as) alunos(as) relativamente aos Direitos Humanos. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo insere-se na investigação de natureza qualitativa, enquadrando-se na investigação sobre a própria prática. Para a recolha de dados recorreu-se à observação participante e à recolha documental. No que diz respeito à técnica de análise de dados foi utlizada a análise de conteúdo. No decorrer da prática pedagógica foram realizadas atividades de forma a conhecer as opiniões das crianças relativamente aos Direitos Humanos e os Direitos das Crianças. Com base nas opiniões foram dinamizadas atividades e criados momentos de diálogo, visando promover a importância e compreensão dos Direitos Humanos. Através dos resultados obtidos conclui-se que foram evidenciadas aprendizagens relativamente aos Direitos Humanos, cujas aprendizagens traduziram-se na promoção de valores associados à cidadania democrática, nomeadamente: a participação, a liberdade, o respeito e a igualdade.
- A ressurreição de AmáliaPublication . Fernando Dacosta; Academia das Ciências de Lisboa
- Uma conversa entre gerações – contributo dos programas intergeracionaisPublication . Miranda, Daniela Alexandra Vieira; Parreiral, Sílvia Maria Rodrigues da Cruz, 1969-presente projeto, intitulado “Uma Conversa Entre Gerações – Contributo dos Programas Intergeracionais”, tem como propósito promover o diálogo e a convivência entre diferentes gerações, com base nos seguintes eixos: Educação e Lazer, Educação ao Longo da Vida e Desenvolvimento Local. Trata-se de um estudo de investigação-ação realizado numa IPSS, em Ourém. Participaram 14 crianças, com idades entre os 2 e os 3 anos, e 18 pessoas idosas com idades iguais ou superiores a 65 anos, institucionalizadas e com autonomia. A amostra foi selecionada por conveniência, tendo com base a recomendação da diretora técnica. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e quantitativa, incluindo observação direta e a aplicação de questionários às pessoas idosas e aos encarregados de educação das crianças. Durante as atividades, observou-se o entusiasmo e a interação dos participantes. No final de cada atividade, foi solicitado um feedback geral sobre as experiências vividas. Os questionários revelaram resultados positivos, conforme as respostas dos participantes, evidenciando que ambos os grupos (crianças e pessoas idosas) se divertiram e demonstraram entusiasmo nas atividades realizadas. Apesar das crianças se distraírem com facilidade, comportaram-se adequadamente. Entre as pessoas idosas, aquelas com mais de 85 anos interagiram mais e demonstraram mais vontade de participar do que aquelas com menos de 85 anos. As conclusões indicam que os programas intergeracionais contribuem significativamente para criar e fortalecer laços de fraternidade, proporcionando momentos de lazer e partilha entre as diferentes gerações. Essas conclusões foram confirmadas tanto pelas respostas positivas dos questionários das crianças e das pessoas idosas, quanto pela observação participativa, evidenciada pelos risos e conversas animadas entre os membros do grupo. Em suma, o projeto “Uma Conversa Entre Gerações – Contributo dos Programas Intergeracionais”, revelou-se eficaz na promoção do diálogo, partilha de experiências e da criação de laços entre os mais novos e os mais velhos, beneficiando mutuamente ambas as gerações.
- Educar para a sustentabilidade: um projeto STEAM com crianças do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Pinto, Filipa Alexandra Fontes dos Reis; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Vaz, Dulce Maria Simões Santos, 1975-O presente Relatório Final, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, descreve e reflete sobre o percurso realizado nos estágios integrados nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II, respetivamente, e apresenta uma investigação conduzida num desses contextos. A investigação foi desenvolvida com alunos/as do 2.º Ciclo do Ensino Básico e pretendeu responder ao problema “De que modo a Educação para a Sustentabilidade através de uma abordagem STEAM, por trabalho de projeto, pode promover o desenvolvimento de competências em crianças do 2.º CEB?", através de um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo. O estudo integrou o trabalho por projeto e teve como objetivos promover metodologias ativas e desenvolver de competências essenciais às exigências do séc. XXI. Os resultados mostram que as metodologias ativas e o cariz interdisciplinar do projeto, aliados à exploração e resolução de problemas identificados pelos/as alunos/as na comunidade escolar, estimularam a aquisição de competências nos domínios das disciplinas STEAM, da Educação para a Cidadania e responsabilidade ambiental. Verificou-se que o empenho e participação dos alunos/as contribuíram para a sua formação enquanto cidadãos/ ãs críticos/as conscientes e preparados/as para os atuais desafios da sociedade
- Noções matemáticas de crianças em creche: uma abordagem num contexto de educação STEAMPublication . Ribeiro, Sara Alexandra Petim; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-O presente Relatório Final descreve uma investigação de natureza qualitativa, de cariz descritivo e interpretativo, realizada com crianças em contexto de Creche, com idades entre os 2 e os 3 anos. A investigação realizada, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar, visa estimular aprendizagens matemáticas nas crianças, a partir de um contexto interdisciplinar e proceder à sua análise através de representações do pensamento. Inicia com um breve enquadramento dos estágios pedagógicos decorridos no âmbito da Prática Educativa, sendo dada maior ênfase à caracterização e análise reflexiva do processo de estágio realizado em Creche, no qual decorreu a investigação. De seguida são apresentados os objetivos e questões que o norteiam, a fundamentação teórica dos temas envolvidos para dar resposta ao problema: “De que modo podem ser promovidas aprendizagens matemáticas, em crianças de dois e três anos de idade, num contexto interdisciplinar envolvendo a Educação STEAM?”. A análise dos dados evidencia os conceitos matemáticos desenvolvidos durante a implementação do cenário de aprendizagem criado, realizados de acordo com documentos de referência sobre aprendizagens matemáticas nos primeiros anos. Os resultados destacam a influência do cenário de aprendizagem e a sua condução pela Investigadora como aspetos essenciais no estímulo de noções matemáticas, de forma natural e significativa, através de uma abordagem STEAM.
- Divórcio na velhice: o desafio da construção da integridade familiarPublication . Monteiro, Edvane de Jesus Mendes; Marques, Filipa Daniela Correia, 1985-Este estudo explora as trajetórias de vida e os desafios enfrentados por idosos divorciados na construção da integridade familiar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete participantes divorciados após os 50 anos, explorando os motivos para o divórcio, experiências de vida e mudanças nas relações familiares. A análise de conteúdo revelou dois grandes domínios: i) processo do divórcio e ii) construção da integridade familiar. Destes domínios emergiram categorias específicas, tais como: motivos inerentes ao divórcio; decisão do divórcio; impactos do divórcio na velhice e desafios enfrentados durante o processo do divórcio; experiências de vida após o divórcio; expectativas futura; relações familiares e transformações das relações ao longo do tempo; resolução de conflitos e perdas e criação de sentido e legado. Os resultados indicam que a construção da integridade familiar está intrinsecamente ligada à capacidade de resolver conflitos e fortalecer laços, o que contribui para um legado familiar significativo. Os participantes em integridade familiar demonstraram resiliência emocional e apoio familiar, facilitando a adaptação ao divórcio. Em contraste, aqueles classificados em desconexão/alienação familiar enfrentaram desafios emocionais que dificultam a reconciliação familiar. Este estudo contribui para a compreensão do divórcio na velhice e reforça a necessidade de políticas de apoio aos idosos que se divorciam na velhice.
- Capital psicológico enquanto mediador do conflito trabalho-família e da saúde em geralPublication . Sousa, Lúcia de; Rosinha, AntónioNos últimos anos, o interesse pela relação entre o trabalho, a família e o bem-estar dos indivíduos no contexto organizacional tem crescido, dado o impacto das mudanças tecnológicas e familiares. Este estudo investiga as relações entre capital psicológico (PsyCap), conflito trabalho-família (CTF), carga mental (CM), saúde em geral e satisfação com a vida, explorando diferentes setores profissionais. Estudos prévios indicam que o PsyCap é essencial para o desempenho e satisfação no trabalho, contribuindo para a motivação e resiliência, e que o CTF e a carga mental afetam negativamente o bem-estar (Avey et al., 2011; Greenhaus & Beutell, 1985; Luthans et al., 2015; Obrenovic et al., 2020; Wang et al., 2021). O estudo visa analisar o impacto do PsyCap na satisfação com a vida e saúde geral, com CTF e carga mental como mediadores. A amostra incluiu 206 participantes (média de idade = 38 anos; DP = 11,97), sendo 66% mulheres. Utilizou-se um método quantitativo, transversal e correlacional, com questionário via Google Forms. As medidas incluem as escalas COPSOQ, CarMen-Q, CPC-12, GHQ-12 e SWLS. A análise de mediação foi realizada pelo PROCESS v4.2 de Andrew Hayes. Resultados indicam que o PsyCap media a relação entre CTF, carga mental e bem-estar, reforçando que o PsyCap atua como recurso protetor contra CTF e carga emocional. O CTF apresentou média de 3,19 e a carga mental 1,77, sugerindo impacto moderado sobre o bem-estar. A análise de mediação confirma que a carga mental medeia significativamente a relação entre PsyCap e saúde geral. Estas evidências apoiam o papel positivo do PsyCap no bem-estar e na saúde mental no trabalho, mostrando que altos níveis de PsyCap aumentam satisfação e saúde. No plano prático, os resultados apontam para a necessidade de investimento organizacional em programas de desenvolvimento de PsyCap, através de coaching e treino de resiliência, além de políticas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Limitações incluem a natureza transversal e auto-reportada da amostra, sugerindo futuras pesquisas longitudinais para uma avaliação mais robusta. Conclui-se que o PsyCap é essencial para enfrentar desafios emocionais no trabalho, proporcionando benefícios tanto para o colaborador quanto para a organização.