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- Digital health literacy: comparing factor structures of the portuguese eHEALS using confirmatory factor analysisPublication . Silva, Cláudia; Alves Lopes, António; Azevedo, Vitor Hugo; Lopes, Francisco; Ribeiro, Leonardo; Dias, TomásBackground and Objectives: Digital health literacy is essential for navigating digital health environments safely, particularly for future health professionals. Validated assessment tools are crucial for understanding competency levels and guiding educational interventions. This study evaluated the construct validity and internal consistency of the Portuguese version of the eHealth Literacy Scale (eHEALS) among health sciences students. Two models were tested using Confirmatory Factor Analysis (CFA): a unidimensional model and a second-order bidimensional model. Materials and Methods: A total of 375 undergraduate and postgraduate health sciences students (75.2% female, 23.2% male, 1.6% undisclosed) participated. CFA was performed to assess model fit using Chi-square divided by degrees of freedom (CMIN/DF), Root Mean Square Error of Approximation (RMSEA), Comparative Fit Index (CFI), Tucker-Lewis Index (TLI), Goodness-of-Fit Index (GFI), Root Mean Square Residual (RMR), and Akaike Information Criterion (AIC). Internal consistency was assessed via Cronbach’s alpha. Results: Both models demonstrated very good fit. The bidimensional model showed slightly better fit (CMIN/DF = 1.704, RMSEA = 0.043, CFI = 0.991, TLI = 0.985, RMR = 0.015, GFI = 0.983, AIC = 67.261) than the unidimensional model (CMIN/DF = 1.767, RMSEA = 0.045, CFI = 0.990, TLI = 0.983, RMR = 0.017, GFI = 0.980, AIC = 68.047). The chi-square difference test (Δχ² = 2.786, Δdf = 1, p = 0.095) indicated that both models were statistically comparable. Internal consistency was high (α = 0.868 total, 0.850 Factor 1, 0.743 Factor 2). Conclusion: The Portuguese version of eHEALS demonstrates good construct validity and internal consistency for assessing digital health literacy in higher education students. The bidimensional model, distinguishing between "Ability to Search for Online Health Information" and "Ability to Evaluate and Apply Health Information," provides a more detailed understanding of competency areas, helping to identify specific aspects for improvement and inform targeted educational interventions.
- Transição de arquitetura do sistema de gestão do mercado de eletricidade: plataforma salesforcePublication . Pires, Miguel Ângelo Godinho; Grueau, CédricA transição digital permite que as empresas ofereçam uma melhor qualidade de serviço e consequentemente melhorar a sua eficiência operacional. Com o advento da computação na nuvem, a digitalização intensificou-se na última década para as empresas do setor energético. O presente documento apresenta um projeto de modernização da infraestrutura tecnológica de uma empresa que regula o setor energético. O projeto foi impulsionado pela ambição de operar uma transição de um modelo tradicional monolítico para uma arquitetura orientada a serviços, hospedada na nuvem. O objetivo foi construir uma solução tecnológica integrada e flexível para corresponder às necessidades do promotor do projeto e dos seus clientes. A solução tecnológica foi baseada na plataforma Salesforce, uma plataforma de gestão de relacionamento com clientes. Neste documento, apresenta-se a nova arquitetura e um conjunto de funcionalidades implementadas para o novo sistema Customer Relationship Management (CRM) do promotor do projeto. É detalhado o processo de implementação de uma Release, descrevendo as fases de desenvolvimento, os desafios enfrentados e as soluções adotadas para garantir que a plataforma corresponda às necessidades do cliente. Concluímos esta dissertação com uma análise abrangente da transformação digital promovida pela adoção desta nova arquitetura e da plataforma de relação com o cliente. A plataforma Salesforce revelou-se uma escolha acertada para construir um CRM que permite melhorar a interação com os clientes deste domínio e otimizar processos de negócio da empresa.
- Uma viagem pelos direitos humanos: um estudo numa turma do 4º ano de escolaridadePublication . Savita, Catarina Fonseca; Silva, Cristina Gomes daO presente Relatório de Projeto de investigação foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio em 1.º e 2.º Ciclos. O estudo foi desenvolvido numa turma do 4.ºano de escolaridade, de modo a compreender de que forma a abordagem dos Direitos Humanos contribui para a promoção cidadania democrática, no 1.º ciclo do Ensino Básico. Para tal foram estabelecidos os objetivos: i) Conhecer as opiniões das crianças relativamente aos Direitos Humanos e os Direitos das Crianças, ii) Desenvolver atividades/momentos que visam promover a importância e compreensão dos Direitos Humanos para a vida humana digna e iii) Identificar aprendizagens dos(as) alunos(as) relativamente aos Direitos Humanos. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo insere-se na investigação de natureza qualitativa, enquadrando-se na investigação sobre a própria prática. Para a recolha de dados recorreu-se à observação participante e à recolha documental. No que diz respeito à técnica de análise de dados foi utlizada a análise de conteúdo. No decorrer da prática pedagógica foram realizadas atividades de forma a conhecer as opiniões das crianças relativamente aos Direitos Humanos e os Direitos das Crianças. Com base nas opiniões foram dinamizadas atividades e criados momentos de diálogo, visando promover a importância e compreensão dos Direitos Humanos. Através dos resultados obtidos conclui-se que foram evidenciadas aprendizagens relativamente aos Direitos Humanos, cujas aprendizagens traduziram-se na promoção de valores associados à cidadania democrática, nomeadamente: a participação, a liberdade, o respeito e a igualdade.
- Geopolítica do MediterrâneoPublication . Pinheiro, Ana Oliveira e; Pinheiro, Ana Oliveira e; Alexandre, António; Alexandre, António; Simões, João; Simões, João; Costa, Amélia; Costa, Amélia; Abreu, Fausto Brito e; Abreu, Fausto Brito e; Lima, Angélica; Lima, Angélica; Cordeiro, Carlos Sousa; Cordeiro, Carlos Sousa; Loureiro, Nádia; Loureiro, Nádia; Instituto da Defesa NacionalO Mediterrâneo Oriental é uma região de enorme importância estratégica e económica, devido à recente descoberta de reservas significativas de gás natural. A disputa pela exploração desses recursos coloca a Turquia em conflito direto com a Grécia e com o Chipre, além de envolver países como Israel e o Egito, sendo uma questão primordial para a Europa, após o afastamento europeu dos combustíveis fósseis russos. Este artigo analisa o conflito e as suas implicações, colocando em relevo a postura assertiva da Turquia, os mecanismos jurídicos e diplomáticos invocados e as repercussões para as relações entre a Turquia e a União Europeia. O estudo aborda ainda as reivindicações marítimas face ao Direito Internacional e as posições dos Estados envolvidos. Também em relevo a importância dos recursos energéticos, as dinâmicas que os rodeiam e os cenários futuros para a região do Mediterrâneo Oriental, incluindo a escalada do conflito, a manutenção do statu quo e/ou a resolução pacífica
- Relações Euro-Atlânticas e a Conferência de MuniquePublication . Saraiva, Maria Francisca; Rato, Vasco; Daehnhardt, Patrícia; Instituto da Defesa Nacional
- European deterrencePublication . Baev, Pavel; Marsh, Nicholas; Martins, Bruno Oliveira; Instituto da Defesa Nacional
- Observação e análise do jogo - variabilidade, constrangimentos e padrões de comportamento no futebolPublication . Gama, José; Dias, Gonçalo; Mendes, Rui; Martins, Fernando; Vaz, VascoEste livro, intitulado “Observação e Análise do Jogo - Variabilidade, Constrangimentos e Padrões de Comportamento no Futebol”, aborda, de forma didática, pedagógica e sistemática, os princípios teóricos e práticos relacionados com a observação e análise do Futebol, contemplando a variabilidade do jogo e os constrangimentos que influenciam a dinâmica do comportamento individual e coletivo. Concomitantemente, oferece ferramentas metodológicas para a análise quantitativa e qualitativa, incluindo a utilização de novas tecnologias, como softwares de análise de vídeo e dispositivos de monitorização em tempo real. O compêndio é destinado a estudantes do ensino superior, treinadores, atletas e profissionais do Futebol que procurem aprofundar o conhecimento sobre a complexidade do jogo baseada em evidências científicas. Na obra, destaca-se a sua abordagem interdisciplinar, potenciando o seu uso como recurso para a formação de profissionais qualificados na área das Ciências do Desporto e domínios do conhecimento correlatos. Os estudos práticos, expressos nesta obra, foram desenvolvidos na unidade curricular de Seminário (Licenciatura de Desporto e Lazer, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Coimbra, 2023-2024), sob a supervisão científica do Professor Doutor Gonçalo Dias.
- Plataforma colaborativa para o desenvolvimento e inovação sustentáveisPublication . Ferreira, Ana Isabel Machado; Pinto, António Manuel Gorgel Couto; Lopes, Diogo Ricardo SimõesO desenvolvimento sustentável é essencial no avanço da ação climática, no crescimento económico e na igualdade social. Desde a criação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em 2015, que o progresso tem sido desequilibrado, com muitas das metas a estagnar ou a regredir. Existe uma necessidade de ação colaborativa e eficaz em todos os setores: governos, empresas, instituições públicas e indivíduos. As soluções tecnológicas existentes abordam apenas aspetos isolados da sustentabilidade, faltando a colaboração e comunicação. Através de uma plataforma digital, este projeto visa acelerar o progresso na obtenção das metas dos ODS, através da centralização das interações entre todos os intervenientes. Utilizando tecnologias digitais modernas, design centrado no utilizador e um ambiente colaborativo, a plataforma procura melhorar o crescimento e a eficiência de projetos, produtos e serviços sustentáveis. Foca-se em questões críticas como limites regulatórios, financeiros e lacunas de informação que dificultam os esforços de desenvolvimento sustentável. Através da elaboração de inquérito e entrevistas aprofundadas, a investigação explora a necessidade de um produto digital como estratégia para acelerar a obtenção das metas. Explora a perceção dos utilizadores em relação à sustentabilidade, práticas sustentáveis e as barreiras enfrentadas pelo público e entidades. Desta investigação surgiram três grupos de utilizadores principais: consumidores que procuram soluções sustentáveis, fornecedores, incluindo empresas e investigadores, e investidores. Conjugando a informação adquirida no processo de investigação, a leitura realizada e o conhecimento e experiência anteriores, foi possível desenvolver um protótipo da plataforma que permitiu dar respostas às questões iniciais. Através da aplicação de um robusto sistema de design, arquitetura de informação e design de experiência do utilizador, foi possível concluir que a plataforma e as suas capacidades técnicas conseguem dar resposta ao inicialmente proposto, contribuindo para o desenvolvimento sustentável global e obtenção das metas do ODS.
- A ressurreição de AmáliaPublication . Fernando Dacosta; Academia das Ciências de Lisboa
- Uma conversa entre gerações – contributo dos programas intergeracionaisPublication . Miranda, Daniela Alexandra Vieira; Parreiral, Sílvia Maria Rodrigues da Cruz, 1969-presente projeto, intitulado “Uma Conversa Entre Gerações – Contributo dos Programas Intergeracionais”, tem como propósito promover o diálogo e a convivência entre diferentes gerações, com base nos seguintes eixos: Educação e Lazer, Educação ao Longo da Vida e Desenvolvimento Local. Trata-se de um estudo de investigação-ação realizado numa IPSS, em Ourém. Participaram 14 crianças, com idades entre os 2 e os 3 anos, e 18 pessoas idosas com idades iguais ou superiores a 65 anos, institucionalizadas e com autonomia. A amostra foi selecionada por conveniência, tendo com base a recomendação da diretora técnica. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e quantitativa, incluindo observação direta e a aplicação de questionários às pessoas idosas e aos encarregados de educação das crianças. Durante as atividades, observou-se o entusiasmo e a interação dos participantes. No final de cada atividade, foi solicitado um feedback geral sobre as experiências vividas. Os questionários revelaram resultados positivos, conforme as respostas dos participantes, evidenciando que ambos os grupos (crianças e pessoas idosas) se divertiram e demonstraram entusiasmo nas atividades realizadas. Apesar das crianças se distraírem com facilidade, comportaram-se adequadamente. Entre as pessoas idosas, aquelas com mais de 85 anos interagiram mais e demonstraram mais vontade de participar do que aquelas com menos de 85 anos. As conclusões indicam que os programas intergeracionais contribuem significativamente para criar e fortalecer laços de fraternidade, proporcionando momentos de lazer e partilha entre as diferentes gerações. Essas conclusões foram confirmadas tanto pelas respostas positivas dos questionários das crianças e das pessoas idosas, quanto pela observação participativa, evidenciada pelos risos e conversas animadas entre os membros do grupo. Em suma, o projeto “Uma Conversa Entre Gerações – Contributo dos Programas Intergeracionais”, revelou-se eficaz na promoção do diálogo, partilha de experiências e da criação de laços entre os mais novos e os mais velhos, beneficiando mutuamente ambas as gerações.