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- A ressurreição de AmáliaPublication . Fernando Dacosta; Academia das Ciências de Lisboa
- Uma conversa entre gerações – contributo dos programas intergeracionaisPublication . Miranda, Daniela Alexandra Vieira; Parreiral, Sílvia Maria Rodrigues da Cruz, 1969-presente projeto, intitulado “Uma Conversa Entre Gerações – Contributo dos Programas Intergeracionais”, tem como propósito promover o diálogo e a convivência entre diferentes gerações, com base nos seguintes eixos: Educação e Lazer, Educação ao Longo da Vida e Desenvolvimento Local. Trata-se de um estudo de investigação-ação realizado numa IPSS, em Ourém. Participaram 14 crianças, com idades entre os 2 e os 3 anos, e 18 pessoas idosas com idades iguais ou superiores a 65 anos, institucionalizadas e com autonomia. A amostra foi selecionada por conveniência, tendo com base a recomendação da diretora técnica. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e quantitativa, incluindo observação direta e a aplicação de questionários às pessoas idosas e aos encarregados de educação das crianças. Durante as atividades, observou-se o entusiasmo e a interação dos participantes. No final de cada atividade, foi solicitado um feedback geral sobre as experiências vividas. Os questionários revelaram resultados positivos, conforme as respostas dos participantes, evidenciando que ambos os grupos (crianças e pessoas idosas) se divertiram e demonstraram entusiasmo nas atividades realizadas. Apesar das crianças se distraírem com facilidade, comportaram-se adequadamente. Entre as pessoas idosas, aquelas com mais de 85 anos interagiram mais e demonstraram mais vontade de participar do que aquelas com menos de 85 anos. As conclusões indicam que os programas intergeracionais contribuem significativamente para criar e fortalecer laços de fraternidade, proporcionando momentos de lazer e partilha entre as diferentes gerações. Essas conclusões foram confirmadas tanto pelas respostas positivas dos questionários das crianças e das pessoas idosas, quanto pela observação participativa, evidenciada pelos risos e conversas animadas entre os membros do grupo. Em suma, o projeto “Uma Conversa Entre Gerações – Contributo dos Programas Intergeracionais”, revelou-se eficaz na promoção do diálogo, partilha de experiências e da criação de laços entre os mais novos e os mais velhos, beneficiando mutuamente ambas as gerações.
- O Nazismo Revisitado: Uma análise crítica da sua Natureza TerroristaPublication . Freitas, Maria Luísa Lima; Silva, Teresa de Almeida e; Noivo, DiogoA presente dissertação aborda a classificação do regime nazista como uma organização terrorista, uma problemática que se revela de importância crucial para a compreensão das suas práticas e métodos durante a ascensão e domínio. A investigação, sustentada por uma análise documental rigorosa, explora as dinâmicas intrínsecas à ideologia nazista e as repercussões sociais e políticas que perduram até à contemporaneidade. O conceito de terrorismo é definido e contextualizado, destacando a utilização sistemática da violência, a manipulação da propaganda e o controle social que caracterizavam o regime. O nazismo, ao empregar o terror como prática estatal, não apenas perpetuou a desumanização de grupos considerados indesejáveis, mas também instituiu um modelo de controle social profundamente enraizado na sua ideologia de pureza racial. A comparação com outras organizações terroristas, como o Ku Klux Klan e a Al-Qaeda, evidencia a singularidade do nazismo na institucionalização da violência, criando um clima de medo que inibiu a dissidência. As conclusões deste estudo sublinham a urgência de uma vigilância crítica contra a normalização da violência como meio de controle social e a necessidade de um discurso bem informado sobre violência política nos meios de comunicação. Por fim, enfatiza-se a importância da educação crítica como bastião contra a radicalização e a promoção da diversidade, delineando recomendações para um futuro que priorize a paz, a justiça e os direitos humanos. Este estudo não se limita a uma reflexão histórica, mas apela a uma ação proativa na construção de sociedades inclusivas e respeitadoras dos direitos fundamentais.