Repository logo
 

IPT - OAI - Artigos em Revistas Científicas

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 55
  • Como Garantir o Controlo Interno Através de Sistemas de Informação: Uma Abordagem Teórica
    Publication . Miguel, Silvia; Marques, C. G.; Oliveira, Daniel
    O controlo interno é um processo de grande importância para as organizações. Consiste num conjunto de políticas e procedimentos e é desenvolvido para garantir a fiabilidade e a segurança a todas as partes interessadas. Neste sentido, torna-se crucial que as organizações tenham sistemas informáticos que auxiliem os gestores nas suas tomadas de decisão, garantindo que a informação apresentada é confiável. Assim, o presente artigo pretende analisar sistemas de informação que apoiem no controlo interno das organizações. Para o estudo, foi realizada uma especificação de requisitos utilizando como técnica de recolha de dados, o inquérito e como instrumento de recolha de dados o guião de entrevista. Para a identificação das ferramentas existentes no mercado e analisar se cumpriam com os requisitos, recorreu-se à técnica análise documental e ao instrumento de recolha de dados grelha estruturada. Verificou-se com base na análise realizada que atualmente não existe nenhum sistema de informação que consiga mitigar os requisitos identificados. Para trabalho futuro, seria interessante proceder-se ao desenvolvimento e implementação de um sistema de informação de apoio ao controlo interno das organizações.
  • Qualidade da Educação Superior a distância no Brasil: Uma análise dos referenciais de qualidade do MEC
    Publication . Castro, Luiz; Marques, C. G.; Serra, Ilka
    Este artigo objetiva uma reflexão sobre a qualidade da educação superior a distância no Brasil, analisando os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, estabelecidos pelo MEC em 2007. Explana sobre a evolução da EaD no Ensino Superior, que iniciou com a criação da Universidade do Ar, em 8 de setembro de 1963, na qual foi possível implementar um sistema de ensino a distância integrando recursos eletrônicos e material impresso; trata da Gestão da Qualidade da Educação Superior a Distância, que faz a análise da qualidade dos processos e dos programas da educação superior. Discorre também, com maior profundidade, sobre os fatores de qualidade para a EaD. Essa análise pretende demonstrar a importância desses referenciais para a boa qualidade dos cursos a distância na Educação Superior. Por fim, comenta os fatores essenciais para a garantia da qualidade dos cursos em EaD.
  • Educação a distância no Ensino Superior: Uma avaliação do UEMANet da Universidade Estadual do Maranhão
    Publication . Castro, Luiz; Marques, C. G.; Serra, Ilka
    Este trabalho apresenta uma avaliação do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/UEMANet, tendo por base os padrões de qualidade exigidos pelo MEC (2007). Tem como abordagem a trajetória histórica do UEMANet na Educação Superior a Distância, no Maranhão. Realizou-se uma análise do processo ensino-aprendizagem, enfatizando a importância do material didático dos cursos EaD e do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, que disponibiliza os recursos mais utilizados na EaD, tais como: e-mail, chat, fórum e wiki, além da conferência via web e do podcast. Também foi analisada a tutoria para o processo ensino-aprendizagem, que compreende a tutoria presencial e tutoria a distância, para suporte aos alunos. Nessa análise, verificou-se que o modelo de EaD da UEMA está em consonância com os Referenciais de Qualidade da EaD, do MEC (2007).
  • Inovar em Tempos de Pandemia: Criação de um Curso de Inovação Pedagógica no Ensino Superior
    Publication . Marques, C. G.; Nata, Ana; Manso, António; Pestana, Hélder; Ferreira, Luis Miguel; Nunes, Maria; Santos, Paulo
    Neste artigo descrevemos o Curso de Inovação Pedagógica desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED) que teve como ponto de partida a pandemia do coronavírus SARS-COV-2. Neste artigo, começamos por apresentar algumas reflexões relativas ao ato de ensinar a distância e da importância que as novas tecnologias tiveram na transição, com caráter de emergência, para o ensino virtual durante o período de confinamento geral de Portugal que teve início a 16 de março de 2020. Seguidamente, apresentamos os objetivos e a estrutura do Curso de Inovação Pedagógica criado pelo LIED, assim como uma análise dos resultados decorrentes da primeira edição do curso que se realizou na modalidade on-line, com sessões síncronas e assíncronas. Na parte final deste artigo, apresentamos algumas considerações finais que relacionam as novas formas de educar com o Curso de Inovação Pedagógica do LIED.
  • Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU
    Publication . Marques, C. G.; Nata, Ana; Manso, António; Araújo, Inês
    Os cursos online, dada a sua crescente procura, têm sido abordados de uma forma crescente nas últimas décadas, sobretudo a partir de 2019. Com este artigo pretende-se descrever e analisar os resultados associados a dois MOOC (Massive Open Online Courses), desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED). Começa-se por apresentar algumas reflexões relativas ao enquadramento dos MOOC, analisando as suas vantagens e situando-os no contexto da educação a distância acessível a grandes audiências. De seguida, descreve-se a visão e os objetivos da plataforma NAU na qual estão alojados os dois MOOC em análise. Finaliza-se com a descrição da estratégia adotada na criação dos MOOC, assim como os objetivos, a estrutura e a análise dos resultados, decorrentes da primeira edição de cada MOOC. A experiência realizada ajudou a compreender algumas necessidades por parte dos participantes, como a atribuição de ECTS ou a disponibilização de conteúdo complementar em texto. Novos MOOC estão em processo de criação e outros estão também previstos para 2023. É reconhecido internamente o impacto positivo que os MOOC têm na divulgação do ensino que é realizado no IPT, mas também como recursos que podem ser acedidos pelos/as alunos/as para nivelamento dos conhecimentos.
  • Implementation Measures of EU Strategy for Sustainable Tourism
    Publication . Almeida, Paula; Pires da Silva, Cláudia; Dionísio, Marta; Marques, C. G.
    All over Europe it became clear that tourism is a cross-cutting economic activity with a wide-ranging impact on the environment and climate and on the EU´s economy as a whole. The tourism industry directly or indirectly employs 27 million people which accounts for 11.2% of total EU employment and helps to promote a positive regional development and contribute to the conservation of biodiversity, social welfare and economic security of local communities. As tourism and transport industries were among those most affected by Covid-19, as a result to restriction on travel, as a way to control the spreading of virus, it was clear that measures will be stronger as a part of a coordinated EU strategy. In this study we will approach the EU legislation that has been approved to create a common frame work for essential and non-essential travel, enabling the industry to adapt and apply compliant hygiene measures and the implementation in EU member states. Only by providing the EU and its Member States with a factual overview and data for policymakers, they will feel enable to devise informed strategies, based on collected and analysed tourism data.
  • Leituras da paisagem urbana na Lisboa finissecular
    Publication . Serrano, Inês
    Urban space depictions often took its scenes from the new cityscape that emerged from the urban renewal of European cities during XIX century. In Lisbon, contemporary descriptions disclose two antithetical perceptions of the urban space and its landscape. The new town, that arose from the nineteenth century expansion, an open, wide and illuminated space, opposed to the old city that offered scarce possibilities of conversion to a progressive and technological ideal of the city ideal. This communication intends to explore, through some texts and authors, the way in which those changes of urban lands- cape were perceived, framed in the dialectic between a progressive ideal and the nostalgia of the past.
  • Para a história do restauro de pintura em Portugal: as antigas intervenções no retrato de José António de Oliveira Machado, da Biblioteca Nacional de Portugal
    Publication . Cruz, António João; Rego, Carla
    Uma pintura sobre tela, de finais do século XVIII, aparentemente em bom estado de conservação, mostrou que afinal já sofreu danos muito significativos, possivelmente devido às más condições de acondicionamento em que esteve. Na primeira metade do século XIX encontrava-se num depósito em Lisboa, para onde foram recolhidas as obras retiradas dos conventos, então extintos em Portugal. A pintura foi depois sujeita a numerosas intervenções de restauro, das quais as mais extensas foram tecnicamente bem executadas, provavelmente em finais do século XIX ou princípios do século XX, ainda que seguindo princípios diferentes dos actuais. Com base no estudo efectuado, recorrendo a diversos métodos de exame e análise, são descritas as intervenções detectadas, especialmente as operações de tratamento dos rasgões e de lacunas, algumas das quais executadas de forma pouco comum, assim como são identificados os materiais usados nessas intervenções.
  • Bridging Culture, Tourism, and Literature: The Short Videos of Saramago's Small Memories of Azinhaga
    Publication . Silva, Julio; Santos, Luis; Silva, Manuela; Cordeiro, João; Carmo, Ana do; Romana, Maria Barras; Caetano Domingos, Susana Isabel
    A arte, conforme definida por Leo Tolstoi (2013), é a atividade pela qual uma pessoa, tendo experimentado uma emoção, transmite-a intencionalmente a outros. A forte ligação entre o enquadramento geográfico e experiências do autor, despoleta a imaginação do leitor e a vontade de viver na primeira pessoa as experiências. Algumas obras literárias e autores que estimularam os leitores a viajar, por exemplo Stratford-upon-Avon, de William Shakespeare, contribuem para o desenvolvimento local. Outros artistas e formas de arte também exercem o mesmo efeito, César Manrique em Lanzarote com pinturas, esculturas e arquitetura, ou o livro de John Ronald Reuel Tolkien através do filme Senhor dos Anéis promovendo a Nova Zelândia. Turismo cinematográfico ou turismo induzido por filmes é definido como qualquer viagem motivada por cenário com o objetivo de visitação. Nem todos os turistas cinematográficos são motivados da mesma forma, alguns são motivados por cenário, circunscrito e específico, enquanto generalistas visitam regiões ou países (Gürkaya, 2010). O estudo atual visa desenvolver 8 curtas-metragens da obra literária As Pequenas Memórias (2006) do Prémio Nobel José Saramago, onde o autor descreve o seu local de nascimento e experiências da juventude. Este trabalho mais do que a expressão de arte audiovisual visa promover o turismo cultural através uma de ampla estratégia integrada de turismo regional. O potencial deste turismo para o desenvolvimento ainda não atingiu a maturidade. Todos os tipos de turismo são efémeros, assim como os filmes, pelo que qualquer estratégia desenhada que contempla tais soluções necessita de uma reinvenção regular a fim de garantir a sua sustentabilidade.
  • Integrated Analysis of Tourism Offer from Golegã and Torres Novas Municipalities
    Publication . Santos, Luis; Silva, Julio; Lopes, Eunice R.; Simões, Jorge
    Post pandemic tourism observes a worldwide consumer choice shift from the traditional sun and beach to adventure and nature-based tourism. While interesting for many countries such as Portugal where interior regions observe abandonment and deteriorating economic development, this new economic boost presents unforeseen risk. Both Municipalities hold similar potential and diversity of assets, from cultural festivities to natural classified areas. However, administrative individuality contributes towards competition, jeopardising the necessary quality of tourism. The current study analyses the evolution of tourism between 2011 and 2021 in the municipalities of Golegã and Torres Novas in terms of number and diversity of beds, support infrastructures, and tourists. Furthermore, a spatial analysis of tourism diversity evaluates the essence in each municipality. Using diversity of touristic offer as the core offer can be a drawback if badly planned. The necessary required balanced will award quality potential to market this concept, otherwise leading to dissatisfaction and losses. A thorough analysis of the existing diversity and potential for new niche tourism, dictated the diversification of the current offer and which areas hold space for growth. As a conclusion a joint model of adaptable integrated tourism for both municipalities is presented as a strategic solution for tourism and sustainable development for the region