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- Compras por Impulso Online e em Lojas Físicas na Geração X e Z: Mercado Fast FashionPublication . Cardoso, Madalena Cristina Ávila Menezes; Martinez, LuísaNos dias de hoje, o comportamento do consumidor tem vindo a alterar-se exponencialmente, assim como a forma em como as gerações agem no ato de compra. O grande problema desta investigação será em entender se o comportamento dos consumidores está a ser alterado com o avanço da tecnologia e qual o impacto em ambas as gerações. Também se encontra em estudo, se se irá encontrar um maior fluxo de compras impulsivas nos Açores, uma vez que estão mais limitados ao acesso de lojas físicas fast fashion. Através de um estudo quantitativo, com uma amostra de 200 participantes, foi realizado um questionário online de forma a testar o grau de impulsividade da geração X e Z no ato de compra. Os resultados sugeriram que existem diversos fatores que influenciam a impulsividade, nomeadamente o comodismo, limitação geográfica e a rapidez. Verificou-se que a geração X por ter uma estabilidade económica superior à geração Z, acaba por ser mais impulsiva no ato de compra do que a geração mais jovem. Confirmou-se que, embora os Açores tenham limitação geográfica no sector fast fashion, em Portugal Continental as compras por impulso têm uma taxa mais elevada. Verificou-se ainda que o sexo masculino, prefere gastar mais impulsivamente do que o sexo feminino, sendo este um sexo mais ponderado no ato de decisão de compra. Este trabalho irá contribuir para o estudo do perfil do consumidor das gerações X e Z tendo em conta o efeito da externalidade “evolução tecnológica” nas formas de produção (fast-fashion) e nos hábitos de consumo. Poderá ser uma base para estruturar os novos modelos de negócio dos grandes players no mundo da moda e potencialmente noutros setores de atividade.
- Bridging Culture, Tourism, and Literature: The Short Videos of Saramago's Small Memories of AzinhagaPublication . Silva, Julio; Santos, Luis; Silva, Manuela; Cordeiro, João; Carmo, Ana do; Romana, Maria Barras; Caetano Domingos, Susana IsabelA arte, conforme definida por Leo Tolstoi (2013), é a atividade pela qual uma pessoa, tendo experimentado uma emoção, transmite-a intencionalmente a outros. A forte ligação entre o enquadramento geográfico e experiências do autor, despoleta a imaginação do leitor e a vontade de viver na primeira pessoa as experiências. Algumas obras literárias e autores que estimularam os leitores a viajar, por exemplo Stratford-upon-Avon, de William Shakespeare, contribuem para o desenvolvimento local. Outros artistas e formas de arte também exercem o mesmo efeito, César Manrique em Lanzarote com pinturas, esculturas e arquitetura, ou o livro de John Ronald Reuel Tolkien através do filme Senhor dos Anéis promovendo a Nova Zelândia. Turismo cinematográfico ou turismo induzido por filmes é definido como qualquer viagem motivada por cenário com o objetivo de visitação. Nem todos os turistas cinematográficos são motivados da mesma forma, alguns são motivados por cenário, circunscrito e específico, enquanto generalistas visitam regiões ou países (Gürkaya, 2010). O estudo atual visa desenvolver 8 curtas-metragens da obra literária As Pequenas Memórias (2006) do Prémio Nobel José Saramago, onde o autor descreve o seu local de nascimento e experiências da juventude. Este trabalho mais do que a expressão de arte audiovisual visa promover o turismo cultural através uma de ampla estratégia integrada de turismo regional. O potencial deste turismo para o desenvolvimento ainda não atingiu a maturidade. Todos os tipos de turismo são efémeros, assim como os filmes, pelo que qualquer estratégia desenhada que contempla tais soluções necessita de uma reinvenção regular a fim de garantir a sua sustentabilidade.
- Brincar e o Desenvolvimento Social da Criança: Impacto da PandemiaPublication . Faria, Carina; Mestre, AméliaSendo o ato de brincar o mais espontâneo na criança e que surge desde o seu nascimento e se vai perpetuando ao longo da vida, o seu lado natural e prazeroso poderá ser visto como uma estratégia para a aquisição de conhecimento. O ato de brincar foi durante largos anos visto como uma fonte de diversão e ocupação do tempo, tendo esta ideia vindo a sofrer alterações ao longo dos anos. Segundo Silva et al. (2016) brincar é uma dinâmica de interação, facilitadora do desenvolvimento de competências sociais, que irão desenvolver crianças capazes de colaborar, exprimir-se oralmente, resolver problemas e expressar as suas opiniões. Assumindo-se o brincar como uma atividade de tão grande importância, pretende-se neste estudo conhecer as conceções das crianças e respetivos encarregados de educação sobre brincar, a sua importância no desenvolvimento social e o verificar inferências após o período pandémico de covid-19 causados pela privação de interações presenciais. De forma a responder à problemática apresentada, desenhou-se um estudo exploratório, com uma metodologia mista, onde participaram seis crianças e respetivos encarregados de educação de uma instituição privada do concelho de Lisboa. Os resultados permitem concluir que os encarregados de educação sentiram alterações nos comportamentos dos seus educandos causados pela privação de interações sociais e que na sua opinião a privação com o meio escolar limitaram o seu desenvolvimento. Sendo esta realidade muito recente, esperamos que estas conceções atuais sejam um contributo para investigações de impactos a longo prazo.
- O poder dos Fitness Influencers do TIKTOK na adoção de um estilo de vida mais saudável da Geração ZPublication . Fonseca, Inês Isabel Almeida; Borges, MónicaVivemos numa era digital em que as redes sociais têm um impacto significativo na formação de opiniões, comportamentos e escolhas dos mais jovens. O TikTok, como uma das plataformas mais populares entre os mais novos, desempenha um papel cada vez mais influente na sua vida quotidiana, por isso, o objetivo deste estudo é compreender o papel dos Fitness Influencers do TikTok na adoção de um estilo de vida mais saudável da Geração Z. Para testar as hipóteses, desenvolveu-se um estudo quantitativo e recolheram-se dados através da realização de um questionário online a indivíduos da Geração Z seguidores de Fitness Influencers no TikTok. Através do recurso ao modelo de Regressão Linear Múltipla, foi possível verificar que, à exceção da hipótese relacionada com o conteúdo visual, as restantes hipóteses foram suportadas: tanto as características do Fitness Influencer (Relações Parassociais, Credibilidade Percebida e Similaridade) como as características do conteúdo publicado pelo mesmo (Qualidade Percebida e Interação Social) têm um contributo positivo na intenção comportamental da Geração Z. O presente estudo providencia conhecimentos e orientações importantes para influencers/profissionais da área, que queiram perceber de que forma podem exercer uma maior influência entre a Geração Z e para profissionais de marketing ou empresas que queiram criar campanhas de marketing de influência direcionadas à Geração Z através de Fitness Influencers do TikTok, visando a promoção de escolhas mais saudáveis de forma autêntica e impactante.
- Comportamento do Consumidor: fatores influenciadores da intenção de utilização do MB WAYPublication . Bragança, Joana Filipa Alves Rogeiro de; Borges, MónicaAs novas tecnologias encontram-se em crescimento acelerado a nível mundial e em todos os setores, pelo que os meios de pagamento digitais têm assumido um papel cada vez mais central na vida da sociedade. No caso específico de Portugal, o aparecimento do MB WAY veio revolucionar a forma como os portugueses realizam as suas atividades de pagamento, tornando-as mais fáceis e rápidas. O tema dos meios de pagamento digitais é um tema amplamente debatido pelo que existe uma vasta literatura e estudos conduzidos neste âmbito. Contudo, estes são estudos a um nível mais generalista e sem aprofundar determinado meio de pagamento. Considerou-se, portanto, pertinente contribuir para o conhecimento científico através do estudo do MB WAY, por ser um meio de pagamento digital cada vez mais utilizado em Portugal e sobre o qual a literatura é ainda incipiente. A presente dissertação propõe-se a investigar quais os fatores que influenciam a intenção de utilização do MB WAY, com base numa revisão de literatura a partir da qual se definiram diversas hipóteses propostas no modelo concetual. Estas hipóteses foram testadas através de um questionário online realizado a uma amostra de utilizadores da plataforma MB WAY e cujas respostas foram alvo de um modelo de regressão linear múltipla de forma a aferir a validade das hipóteses propostas. Concluiu-se que fatores como a expectativa de performance, a expectativa de esforço, as condições facilitadoras, o hábito e a confiança influenciam efetivamente o consumidor a utilizar a plataforma, enquanto a influência social e a motivação hedónica não têm um impacto significativo.
- As Expetativas de Carreira dos Professores do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Mendes, Mariana; Ferreira, MarcoA carreira de professor é uma das carreiras mais importantes do Mundo, pois ser professor é ser alguém que é “capaz de utilizar o seu conhecimento e a sua experiência para desenvolver-se em contexto pedagógicos pré-existentes” (Ferreira, 2003 p. 4). Ser professor é ser a base de todas as profissões e da sociedade. Contudo, é uma profissão desgastada e cada vez menos atrativa. O final do ano de 2022 foi marcado pelas greves e manifestações dos professores ao longo do país. Milhares de professores manifestaram-se e fizeram-se ouvir. Professores de todos os ciclos, incluindo educadores de infância. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo compreender que perspetivas é que os professores ainda têm da sua carreira. Pretende ainda conhecer a realidade e adequabilidade da formação inicial e da formação contínua. Deste modo, foi realizado um estudo de investigação, de natureza qualitativa, tendo com base o método interpretativo e com paradigma construtivista, onde foram entrevistados 10 professores do Ensino Básico com mais de 10 anos de serviço. O método de recolha de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada e decorreu nos meses junho a janeiro de 2023. Os resultados obtidos destacam que as expectativas de carreira dos professores de 1.º ciclo passam pela estabilidade na carreira, pela possibilidade de se dedicarem ao ensino e à aprendizagem das crianças, sem estarem sobrecarregadas com tarefas burocráticas e pela evolução enquanto indivíduos e profissionais.
- Concerto Finalistas ANSO - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Duque, Guilherme; Cavalete, José; Nunes, Rui; Nyagu, Eliana; Tomás, Beatriz Fernandes; Ponte, André; Reis, Gonçalo; Silva, LilianeBrochura de sala do concerto realizado pelos alunos finalistas da ANSO a 27 de Junho de 2023 na ACADEMIA DAS CIÊNCIAS em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Dranishnikova, Poulenc, Tomasi, Brahms, Stekke, Prokofiev, Mozart e Albéniz. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.