Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAUPublication . Marques, C. G.; Nata, Ana; Manso, António; Araújo, InêsOs cursos online, dada a sua crescente procura, têm sido abordados de uma forma crescente nas últimas décadas, sobretudo a partir de 2019. Com este artigo pretende-se descrever e analisar os resultados associados a dois MOOC (Massive Open Online Courses), desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED). Começa-se por apresentar algumas reflexões relativas ao enquadramento dos MOOC, analisando as suas vantagens e situando-os no contexto da educação a distância acessível a grandes audiências. De seguida, descreve-se a visão e os objetivos da plataforma NAU na qual estão alojados os dois MOOC em análise. Finaliza-se com a descrição da estratégia adotada na criação dos MOOC, assim como os objetivos, a estrutura e a análise dos resultados, decorrentes da primeira edição de cada MOOC. A experiência realizada ajudou a compreender algumas necessidades por parte dos participantes, como a atribuição de ECTS ou a disponibilização de conteúdo complementar em texto. Novos MOOC estão em processo de criação e outros estão também previstos para 2023. É reconhecido internamente o impacto positivo que os MOOC têm na divulgação do ensino que é realizado no IPT, mas também como recursos que podem ser acedidos pelos/as alunos/as para nivelamento dos conhecimentos.
- Biblioteca Digital Ciarte: literatura histórica técnico-artística em portuguêsPublication . Cruz, António JoãoThe Ciarte Digital Library (http://biblioteca.ciarte.pt), recently created, has as objectives, on the one hand, to give access to the ancient technical and artistic literature in Portuguese through volumes in pdf format resulting from purposely carried out digital restoration and, on the other hand, to make available information about these fundamental sources both for the knowledge of ideas, techniques and materials from which works of art and other cultural assets are made, and for the interpretation of the data obtained through different methodologies of the Humanities or Sciences. The presentation made here, in addition to the Library's promotion for those interested in these sources that are difficult to access, also intends to expose the principles underlying it and the technical options taken, which may be useful for similar projects. The close and prolonged contact with the great diversity of works already digitised serves as a support for the proposed typological classification of this literature.
- Contributo para a gestão de plantas invasoras lenhosas - Comunidade Local dos Baldios da Freguesia do CadafazPublication . Bandeira, Leonor Beatriz Simões; Marchante, Hélia Sofia Duarte CanasVivemos hoje num mundo profundamente modificado pela espécie humana. No território continental e nas regiões insulares de Portugal é possível encontrar uma grande diversidade de espécies exóticas, algumas das quais são invasoras.Desde a década de 1990, investigadores de diversas áreas e outros atores interessam-se pela problemática das espécies invasoras, quer em termos de investigação, quer de gestão e legislativo. Em 1999, a legislação portuguesa reconheceu a gravidade através do Decreto-Lei n.º 565/99, de 21 de dezembro, o qual regula a introdução de espécies não indígenas. Em 2015 entrou em vigor o regulamento n. º1143/2014, de 22 de outubro de 2014, da União Europeia, relativo à prevenção e gestão da introdução e propagação de espécies exóticas invasoras. Em 2019 sai o Decreto-Lei n.º 92/2019 de 10 de julho onde identifica mais de 200 espécies invasoras. O concelho de Góis apresenta muitas plantas invasoras, nomeadamente Acacia dealbata (mimosa). Este trabalho foca-se numa área do concelho, pertencente à Comunidade Local dos Baldios da Freguesia do Cadafaz, uma vez que é uma zona onde as mimosas ainda não têm grande expansão, sendo urgente intervir atempadamente enquanto é mais fácil atuar no seu controlo e combate.Após diversas visitas de campo, recolheram-se dados e georreferenciaram-se as manchas de plantas invasoras encontradas na área de estudo. Com esse levantamento apresenta-se um mapa onde se localizam as percentagens de ocupação das espécies invasoras, que tem um total de 162,14 ha invadidos. Na área de estudo, apenas se identificou a espécie invasora mimosa.Apresentam-se propostas de gestão, incluindo os custos e os métodos de controlo, para todas as áreas onde há presença da espécie invasora alvo e são destacadas aquelas que são prioritárias para combate no momento.
