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CI - FBB - ISBB - Instituto Superior Bissaya Barreto (extinto por encerramento voluntário no final do ano letivo de 2018/2019) - Dissertações de Mestrado

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  • Qualidade de Vida em Equipamentos Gerontológicos
    Publication . Gil, Célia Maria da Silva; Luz, Maria Helena Amaro da
    Em Portugal, à semelhança de outros países a população idosa tem vindo a crescer, devido principalmente ao aumento da esperança de vida que nos últimos anos se tem verificado. Este envelhecimento da população acarreta implicações para a qualidade de vida da população idosa, já que a longevidade pode ser acompanhada de declínio funcional, doenças crónicas, maior dependência, perda da autonomia e isolamento social. A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados constitui exemplo de resposta adequada para esta população, combinando os cuidados de saúde com apoio social, procura promover a capacidade funcional, autonomia e a independência da mesma, garantir níveis de bem-estar favoráveis de modo a influenciar e melhorar a qualidade de vida dos idosos. A recente implementação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados represente um novo contexto na qualidade de vida das pessoas idosas. Por ter sido implementada em Portugal, em 2006, são raros os estudos nesta área. Tendo presente esta realidade, desenvolvi este estudo, centrado na questão: Quais os níveis de funcionalidade e bem-estar dos idosos institucionalizados em Unidade de Cuidados Continuados Integrados? Neste sentido, este estudo teve como principais objetivos a caracterização dos aspetos sócio-demográficos, o nível de independência nas atividades de vida diária, os níveis de depressão e o nível de ânimo dos idosos. O estudo foi realizado com base na abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, que contou com colaboração de uma Unidade de Cuidados Continuados da região de Lisboa e Vale do Tejo. Participaram neste estudos 59 idosos, internados nas tipologias de Convalescença, Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção. Os dados qualitativos foram obtidos através do Questionário Sócio-Demográfico, da Escala de Atividades de Vida Diária de Lawton e Brody, da Escala Depressão Geriátrica e da Escala de Ânimo de Lawton. A análise dos dados foi realizada com apoio do programa estatístico, SPSS versão 20. Os resultados demonstram que predomina o grupo etário dos 65 aos 74 anos (40,8%). É uma amostra maioritariamente feminina com 74,6%. Relativamente ao estado civil, 37,3% são viúvos. A maioria reside só (54,2%). O nível de escolaridade é baixo com 52,5%. Exerciam profissões de pouca qualificação. Auferem baixos rendimentos (76,3%). Os resultados ao nível da funcionalidade indicam a presença de idosos dependentes nos vários grupos de atividade. Os níveis de dependência mais elevados estão associados a utentes internados em Unidade de Longa Duração e Manutenção, o que está de acordo com o facto de estas unidades estarem destinadas a receber os indivíduos em situação de maior dependência. A maioria dos idosos que fazem parte da amostra encontram-se em estados depressivos do tipo ligeiro (57,6%). Ao nível de bem-estar dos idosos verificou-se que a dimensão solidão/insatisfação obteve a pontuação mais elevada na amostra. Com este estudo, espero contribuir para melhorar e promover uma conceptualização da qualidade de vida dos idosos internados em Unidades de Cuidados Continuados e estimular novos estudos para avançar e aprimorar as bases conceptuais aqui desenvolvidas.
  • Aplicação do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho no Centro Hospitalar de Coimbra: Um Estudo de Caso
    Publication . Oliveira, Catarina Alexandra Carvalho de; Melo, António Barbosa de
    A Reforma da Administração Pública não é uma tema fácil de abordar, porque todo o cidadão é atingido pelo maus funcionamento do sistema administrativo e tem uma ideia do que deve ser, no seu entender, a administração ideal. Importa pois, precisar as ideias e apurar conceitos. Assim, em termos de análise comparada dos países da OCDE a reforma da Administração Públcia obedece a quatro fases: (1) porgrama de privatização e desregulamentação; (2) programa de eficiência através da adopção da contabilidade de custos, explicitação dos objectivos dos serviços, construção de indicadores e avaliação de desempenho e adopção dos sistema "performance related pay"; (3) fragmentação das grandes unidades administrativas em organizações, e por fim, (4) confrontação das organizações com os cidadãos, considerados clientes e adopção de programas de qualidade. Em termos de implementação existem autores que defendem a adopção de uma estratégia de confrontação com os funcionários e as suas associações sindicais e ordens profissionais, considerando que a responsabilidade da subida da empresa e do número de funcionários se concentra na área das políticas sociais ou, envolver os funcionários, adaptando-se deste modo à estratégia prescrita nos manuais de gestão da inovação. No caso do nosso país, a reforma foi extremamente complexa e seguiu um processo único que teve a ver com o facto de se fazer em simultâneo com a construção do Estado de "welfare". Desta forma, deve entendeer-se como seu início o começo das privatizações, a campanha da desburocratização e a simplificação administrativa. Seguiu-se de imediato a insistência na qualidade e no tratamento dos cidadãos como clientes. A "última fase" consistiu na criação de um modelo de avaliação de desempenho de todos os funcionários da organização (dirigentes e trabalhadores) bem como os serviços da meesma. De acordo com Rocha (2001), o processo da reforma em Portugal encontra-se envolta de subjectividade, uma vez que não há objectivos bem definidos e nem conhecimentos especializados, o que reflecte um resultado de uma administração cada vez mais incongruente, com elementos de modernidade e práticas antiquadas, a eficência não tende a aumentar, pese embora a inexistência de indicadores, o aumento do número de reclamações, apesar da aparência de preocupação dos cidadãos. A organização clássica do trabalho associada à revolução industrial põe ênfase na dividão científic do trabalho e na separação entre a gestãi e a produção. Os modelos de trabalho encontram-se orientados para a estabilidade do emprego, eficiência e produtividade através da divisão do trabalho, especialização e estandardização. Existia a preocupação de que o trabalho fosse estruturado de forma que o maior número de operários pudesse executá-lo com o mínimo de esforço e de tempo. O centro da organização do trabalho é a função. E é realtivamente às funções que são recrutados os trabalhadores, o seu desempenho é avaliado e a formação planeada. A primeira reação ao modelo clássico de organização do trabalho deve-se a Peter Drucker (1954), o qual numa obra clássica - The Practice of Mangement - desenvolveu a gestão por objectivos e o auto-controlo. De acordo com Drucker, uma organização deve construir um verdadeiro grupo e orientar os objectivos individuais para um objectivo comum. Os esforços de todos devem dirigir-se para uma direcção, dependendo o desempenho da organização do desempenho de todos os seus membros. A grande vantagem da gestão por objectivos consiste em tornar possível o controlo do seu próprio desempenho e integrar os desempenhos individuais no desempenho organizacional. Segundo Rocha (2005), esta nova filosofia de trabalho foi desenvolvida na década de sessenta sobretudo com os trabalhos de John Humble e George Odiorne que operaccionalizaram o modelo e o aplicaram à gestão empresarial. Deste modo, durante muito tempo foi-se difundindo a ideia de que o modelo era inaplicável às organizações públicas apontando-se as seguintes razões: os cargos do topo são nomeados politicamente, pelo que o seu sucesso ou insucesso depende fundamentalmente da confiança política e não da eficiência, medida pelos resultados da organziação que dirige; muitos dos objectivos das organizações públicas são difusos e de difícil quantificação, sendo que na generalidade dos casos, os resultados futuros não interessam aos políticos, já que estes procuram benefícios directos, imediatos e de fácil percepção e por fim, as organizações públicas, marcadamente mecanicistas e estruturadas em funções, constituem um obstáculo à adopção da gestão por objectivos (GPO) uma vez que esta significa uma desestruturação dos serviços públicos em ordem a adoptá-los ao novo modelo de gestão. Apesar das dificuldades apontadas, a getsão por objectivos continuou a ter uma importante função como instrumento auxiliar no processo de decisão, ao insistir na negociação e participação na definição de objectivos organizacionais e na formulação das políticas. Além disso, subsiste como instrumento fundamental na avaliação de desempenho, em especial nas organizações que prestam serviços directamente ao público. A nova reforma administrativa, iniciada em Portugal em 2003, adoptou a gestão por objectivos como estratégia de mudança. Nesta estratégia, a primeira fase da reforma consistiu na análise e selecção de funções, seguida da reengenharia das atribuições do Estado a consolidar em novas leis orgânicas dos ministérios e serviços públicos. Efectuada a reengenharia das funções do Estado e da Administração, passa-se à fase da aplicação da gestão por objectivos, aos desempenho individual e organizacional através da implementação dos Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIADAP). Em suma, é no âmbito da reforma da administração pública que surge o interesse na aposta no mérito e na qualificação, ou seja, para desenvolver uma cultura de mérito e de responsabilidade, para que haja uma avaliação dos resultados nos vários níveis de actuação. Neste sentido é criado um novo Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIADAP) e posteriormente o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIgADAP), cujo objectivo é a avaliação individual dos funcionários, dos dirigentes e dos organismos em função dos objectivos definidos. O que se pretende é valorizar e formar os recursos humanos, uma vez que estes são os responsáveis por delinear e colocar em prática os novos modelos de organziação e de desempenho aplicados na máquina administrativa. A formação deverá ter em especial linha de conta os novos métodos de trabalho e as novas competências gestionárias, com vista à melhoria do desempenho profissional e do aumento da motivação. Neste sentido, a reforma não se faz com mais leis, mas com alterações fundamentais ao modelo de gestão. Assim sendo, é de todo o interesse apoiar e promover a aplciação do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho na Adminitração Pública em Portugal. Procura-se, desta forma, aplicar uma perspectiva que tenciona introduzir um novo conjunto de valores nomeadamente centrados no serviço ao cidadão por oposição aos procedimentos administrativos.
  • O Trabalho a Favor da Comunidade: Um Estudo de Caso
    Publication . Cera, Cristina Isabel Simões Marouva; Dias, Jorge de Figueiredo
    A Prestação de Trabalho a Favor da Comunidade traduz-se numa pena de substituição alternativa ao cumprimento da pena de prisão até dois anos ou da pena multa sempre que o tribunal chege a uma ponderação favorável ao sentido de que, por este meio, se realiza de forma adequada e suficiente as finalidades de punição. A Prestação de Trabalho a Favor da Comunidade encontra a sua justificação político-criminal no movimento que surgiu e se vem acentuando há vários anos contra as curtas penas de prisão. Penas de prisão que introduzem o condenado no meio criminógeno, altamente estigmatizante, capaz de corromper e perverter todos os objectivos pretendidos com a sanção aplicada ao agente, afastando-o, deste modo, do comportamento que de sí é esperado. Esta pena de substituição parece-nos ser, pela sua força inovadora e capacidade de resposta à pequena criminalidade, um tema com bastante interesse mas cuja divulgação e tratamento aprofundado poderá trazer algum desassossego... Num espaço de consensualismo onde os ordenamentos jurídicos procuram levar tão longe quanto possível a velha máxima da prisão como a última ratio da política criminal, onde a previsão das penas de substituição é generosa e a pena reconforma-se em sentido positivo, prospectivo e socializador, acabamos por concluir que vivemos um momento de transição onde as desigualdadees sociais aumentam exponencialmente. Um momento onde probreza tende a ser identificada com o crime, fruto da "estigmatização social". O nosso objectivo nesta tese de dissertação é demonstrar que poderá existir uma falha no sistema de mkodo a impedir que o deficiente físico preste trabalho a favor da comunidade, uma vez que a pena de multa se sobrepõe a esta pena de substituição quando estamos perante uma pessoa deficiente. Para tanto recorremos a um estudo de caso que teve por base uma experiência vivenciada com a aplicação desta pena de substituição sobretudo quando estamos perante pessoas com determinadas limitações físicas
  • A Contribuição das Freguesias para a divulgação da Sociedade da Informação e do Conhecimeto: Estudo do caso das Juntas de Freguesia da área do Concelho da Figueira da Foz
    Publication . Marques, Ana Isabel Viegas Baptista; Ferreira, Maria João
    A Sociedade da Informação e do Conhecimento está directamente relacionada com os benefícios do uso da Internet, através da qual a informação é disponibilizada a todos os sectores da sociedade, desempenhando um papel nuclear em todo o tipo de actividades humanas. As redes digitais de informação têm um impacto fundamental ao nível do bem-estar social, face ao leque de oportunidades oferecidas pela economia digital e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), com impactos profundos em vários domínios, nomeadamente, no trabalho, na cultura, na educação, no saber, na saúde, no lazer, e no aumento da qualidade e eficiência dos serviços públicos. Embora sejam inegáveis os seus benefícios, é importante referir que à semelhança da difereneça de classes da sociedade industrial, a actual Sociedade da Informação e do Conhgualcimento gera igualmente divisões entre aqueles que tem acesso às TIC, e aqueles que o não têm, nem tenham capacidade para dele usufruirem. É, pois, de extrema importância garantir a coesão digital, possibilitando o acesso e uso das TIC a todos os cidadãos, desenvolvendo para tal políticas específicas para os cidadãos de risco. Cabe ao Estado o papel social de evitar esta info-exclusão, mediante a aplicação de medidas dirigidas à população em risco. Estas deverão poder ser aplicadas pelos órgãos governamentais mais próximos da população-alvo. A Freguesia é o organismos do estado mais próximo do cidadão, que tem como missão a prossecução dos interesses próprios das populações respectivas. Neste contexto, esta dissertação tem como objectivo verificar até que ponto os eleitos das Juntas de Freguesia consideram a inclusão na Sociedade da Informação e do Conhecimento (SIC) como forma de proporcionar uma qualidade de vida e uma inserção completa dos cidadãos na sociedade global, contemplando esta medida nas duas prioridades políticas.
  • "Os Projectos de Vida dos Idosos Institucionalizados"
    Publication . Ribeiro, Lígia Raquel Cruz Brinca; Pimentel, Luísa
    A presente pesquisa teve como principal objectivo perceber se a institucionalização compromete os Projectos de Vida dos Idosos e se estes reconhecem a necessidade de os redefinirem. Tentamos, ainda, perceber quais os factores que intervêm na (re)construção desses projectos de vida. Focalizamos a investigação na perspectiva do próprio idoso, tendo em conta o contexto em que surgiu a institucionalização e quais as mudanças provocadas; as características pessoais do próprio idoso; as mudanças na sua estrutura relacional e também a dinâmica da própria instituição. Optou-se por realizar um estudo qualitativo, utilizando-se uma estratégia de investigação intensiva visto que constitui objectivo da mesma analisar em profundidade as características, opiniões e modos de vida dos idosos institucionalizados e não alargar os resultados ao todo da população. Deste modo, privilegiou-se uma abordagem directa dos indivíduos seleccionados, através da entrevista semi-estruturada. Realizaram-se oito entrevistas distribuídas pelas três instituições particulares de solidariedade social sem fins lucrativos com valência de Lar de Idosos do concelho de Santa Comba Dão. Os principais resultados do estudo revelam que com a institucionalização a vida dos idosos sofreu alterações, principalmente no que respeita à forma como vivenciam o seu quotidiano. Deixaram as suas casas e com elas a vida que sempre levaram até entrarem para o lar. O contexto da institucionalização, a dinâmica institucional, as características pessoais e os processos relacionais, na generalidade dos casos estudados, influenciam a forma como cada idoso vivencia o seu presente e pensa o seu futuro. Verificou-se que a maioria dos idosos fala do seu presente com saudade do passado e noque respeita a objectivos para o futuro, os idosos referem não os estabelecerem, a não ser os que se podem concretizar no imediato. A grande expectativa face ao futuro, apresentada pela maioria dos idosos, é "viver o melhor possível o tempo que lhes resta até à chamada de Deus".
  • As Implicações da Gestão do Valor Público no Sector Público do Turismo
    Publication . Amado, Ana Lúcia Rodrigues; Melo, António Barbosa de
    Ao longo dos tempos diversos têm sido os modelos de administração e de gestão pública adoptados pelos países e suas entidades governamentais, decorrentes das mudanças que se fazem sentir nas sociedades. Desde o modelo burocrático de Weber, passando pela Nova Gestão Pública até mais recentemente, à Gestão do Valor Público, diversas são as teorias. O turismo é directamente afectado por estes modos de actuação da administração pública, que condicionam as opções estratégicas tomadas por cada país, cada área, cada destino, sempre com vista ao desenvolvimento sustentável. Cada vez mais a sustentabilidade turística é eleita como ferramenta crucial para o desenvolvimento turístico das regiões. Sustentabilidade implica harmonização de intervenções, articulação de interesses numa abordagem conjunta e integrada, um acompanhamento constante das actividades, uma capacidade de resposta rápida às adversidades que surgem. O turismo enquanto área transversal a muitos outros sectores implica um planeamento sustentável reforçado. Ainda que o turismo seja um sector cuja actividade privada é dominante, importa que a parte que diz respeito à administração pública seja pautada por modelos de gestão que visem o alcançar da sustentabilidade. Só assim será possível que o sector turístico alcance resultados económicos, sociais e culturais que conduzam ao desenvolvimento regional, nacional e mundial.
  • A Nova Lei das Finanças Locais e Suas Repercussões na Gestão Municipal
    Publication . Mendes, Sara Sofia Correia; Martins, António
    A reforma do regime de financiamneto dos municípios portugueses tornou-se um imperativo e uma necessidade. Num contexto nacional de cumprimento dos critérios estabelecidos no Pacto de Estabilidade e Crescimento no âmbito da União Económica e Monetária, e num contexto local em que, no âmbito da actuação dos municípios, se têm verificado significativas alterações como o reforço das suas competências e o crescimento do sector empresarial local, a nova Lei das Finanças Locais é hoje o instrumento nuclear de gestão e controlo de uma grande fatia dos dinheiros públicos. Apesar da actual Lei das Finanças Locais ser o eixo central, não é peça única. No seu conjunto, todos os diplomas legais entretanto aprovados que tiveram como finalidade a reforma do financiamento das finanças locais, pretenderam principalmente acautelar a autonomia financeira, reformar a participação dos municípios nos impostos do Estado, clarificar as relações financeiras dos municípios com as entidades do sector empresarial local, reformular os limites ao endividamento municipal e reforçar os mecanismos de informação e controlo. De uma forma genérica entende-se que a nova Lei das Finanças Locais alterou alguns dos referidos aspectos. No entanto, aguarda-se que o tempo demonstre se objectivos como a descentralização, a renovação e credibilização do poder autárquico e democracia local, a sustentabilidade das finanças locais, a coordenação entre os vários níveis de governo ou mesmo diminuição do peso a receita decorrente do imobiliário se concretizarão realmente.
  • A Prestação de Trabalho a Favor da Comunidade como Pena Principal
    Publication . Almeida, Henrique Duarte Gomes Mendes de; Dias, Jorge de Figueiredo
    A presente dissertação está inserida no Mestrado em Direito, com especialização em Ciências Jurídico-Forenses, no Instituto Superior Bissaya Barreto, com data de Abril de 2012. O tema escolhido foi a "Prestação de Trabalho a Favor da Comunidade como Pena Principal". O tema está inserido no ramo do Direito Penal, tendo particular relevância doutrinal, jurisprudencial e legal. Podemos dizer que o tema se enquadra nos objectivos propostos, desde logo ao nível da sua importância do ponto de vista prático no exercício da minha profissão. A tese de mestrado apresenta uma compilação de diversa doutrina e jurisprudência portuguesa e estrangeira sobre a matéria, defendendo sempre a minha posição. Neste trabalho, podemos encontrar diversas disposições e matérias do tema da prestação de trabalho a favor da comunidade, assim, como a existência e condições desta medida nos ordenamentos jurídicos estrangeiros.
  • Serviço de Apoio Domiciliário: práticas e dinâmicas na ótica do utente
    Publication . Marinho, Helena Isabel Rodrigues; Luz, Maria Helena Amaro da
    Numa sociedade cada vez mais envelhecida, em que o apoio ao idoso surge como um problema prioritário, o SAD é, cada vez mais, visto como uma verdadeira alternativa à institucionalização do idoso, em determinados casos. Assim, o presente estudo tem como objectivo geral caracterizar os utentes do SAD, tendo subjacentes, o seu nível de funcionalidade, a tipologia de apoio recebida através do SAD, assim como o seu grau de satisfação relativamente à intervenção deste serviço. Para a efetivação dos objectivos propostos, optou-se por um estudo exploratório de natureza quantitativa e descritiva, selecionando para amostra 48 idosos beneficiários do Serviço de Apoio Domiciliário. A amostra caracteriza-se por ser maioritariamente do sexo feminino (56.3%), e a média de idades ronda os 80 anos de idade. Os níveis de escolaridade são baixos (81.3%) possui o 1.º ciclo do ensino básico), pelo que as profissões que desempenharam na vida ativa dizem respeito essencialmente o setor primário, justificando assim os baixos valores de pensão/reforma, auferidos pelos idosos da amostra. Para a recolha de dados, os instrumentos utilizados foram: (i) Questionário Sócio Demográfico; (ii) Escala de Atividades de Vida Diária de Lawton e Brody; (iii) ProSAD v.1 (parcial). Analisados os principais resultados do estudo, percebe-se que os idosos que compõem a amostra apresentam um nível de funcionalidade que não lhes permite reallizar todas as atividades diárias de forma independente. Desta forma, o SAD surge como um apoio indispensável na vida dos idosos, na medida que lhes permite a manutenção no domicílio, assegurando a realização das principais tarefas, sendo as mais usufruídas o serviço de refeição (85.4%; N=41) e os cuidados de higiene (39.6%; N=19 - banho completo e 22.9%; N=11 - higiene intima) em termos de ABVD e limpeza da habitação (10.4%; N=5) e tratamento de roupa (10.4%; N=5) no que respeita às AIVD. Tendo em conta a avaliação da satisfação dos idosos em relação ao SAD, designadamente em termos de tarefas prestadas, características funcionais e desempendo dos profissionais, o resultado é bastante positivo, evidenciando-se na generalidade, níveis elevados de satisfação. Em suma, os resultados obtidos neste estudo, traduzem a importância dos SAD na vida dos idosos, promovendo-lhes uma maior autonomia e independência no seu meio habitual de vida, e consequentemente um envelhecimento mais saudável. Contudo verificam-se algumas limitações, também referidas pelos idosos, designadamente no que respeita às restrições do horário de funcionamento do SAD (não garantem cuidados horas por dia, nem 7 dias por semana); ao reduzido tempo dispendido nas tarefas prestadas; à falta de investimento em serviços como o telealarme e serviços de saúde.
  • A Avaliação da Eficiência nos Municípios Portugueses: uma abordagem interna de indicadores de gestão
    Publication . Almeida, Carla Sofia Nunes
    A presente dissertação centra-se na avaliação da eficiência nos municípios portugueses. A eficiência humana relaciona a forma como as organizações usam os seus recursos (inputs) na produção de bens ou serviços (outputs). Apesar de existirem em Portugal alguns estudos sobre a eficiência nos municípios, nenhum aborda a questão dos indicadores de eficiência na perspectiva (micro) dos próprios municípios. Assim sendo, o nosso objectivo foi determinar um conjunto de indicadores, que os municípios considerem ser os mais relevantes para medir a sua eficiência, a partir de indicadores por nós definidos e propostos, atendendo às actividades no âmbito das suas competências. O estudo foi realizado no universo dos 308 municípios portugueses, através do envio de um questionário, que pretendia recolher informação, fundamentalmente sobre o grau de importância que os municípios atribuíam a cada um dos indicadores de eficiência propostos ou a indicação de outros; aferindo também sobre o uso de indicadores de gestão pelas entidades respondentes. Usando uma metodologia de Análise Factorial, o estudo seleccionou um conjunto de indicadores das áreas da Segurança e Ordem Públicas; Educação; Segurança e Acção Sociais; Ordenamento do Território; Saneamento, Abastecimento de Água, Resíduos Sólidos e Protecção do Meio Ambiente e Conservação da Natureza; Cultura; Desporto, Recreio e Lazer; e Transportes e Comunicações, que se podem considerar como uma estrutura adequada para a avaliação da eficiência dos municípios, numa perspectiva interna. Por outro lado, concluímos também que para a maioria dos indicadores resultantes da Análise Factorial, o grau de importância que os municípios lhes atribuiram não difere em função da dimensão do município (em termos de população, valor total do orçamento ou área geográfica), da região onde se localiza o município, do facto de usarem ou não de indicadores de gestão, ou de eficiência propostos, ou mesmo do cargo/categoria profissional do respondente ao questionário.