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AM - CS - EGARH - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

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  • Serviços de Campanha-Estudo comparado
    Publication . Dias, Enya
    O trabalho que ora se apresenta, cujo tema incide sobre os Serviços de Campanha, tem como objectivo efectuar uma investigação que possibilite concluir sobre como podem os Serviços de Campanha do Exercito Português responder às exigências do novo ambiente operacional conjugado com os avanços tecnológicos para melhor garantir a sustentação das Forças em Operações Militares onde Portugal é chamado a intervir. Temática esta que se reveste de uma importância cada vez maior, na medida em que os Serviços de Campanha assumem particular pertinência face as alterações que se têm vindo a verificar no novo espectro de operações, o que por, consequência, implica uma adaptação para fazer frente as novas necessidades que surgem para o combatente enquanto Homem e Militar. Nesta perspectiva, eis que surge então a necessidade de se conjugarem todos os esforços e adequar os meios existentes e disponíveis para acompanhar a evolução dos conflitos, bem como, dependendo do Teatro de Operações e das exigências que dai advêm, garantir os níveis de proficiência individual e colectiva das forças em termos de Apoio de Serviços de Campanha tendo em vista o cumprimento da missão incumbida. O trabalho inclui uma evolução do que terão sido os Serviços de Campanha ao longo dos tempos, com destaque para as I e II Guerras Mundiais, visto que estas envolveram um grande movimento de massas de homens, meios e recursos, o que conferiu aos Serviços de Campanha grande importância. Inclui também uma descrição sobre a forma como os Serviços de Campanha se encontram organizados actualmente e como são empregues a nível do Território Nacional e no exterior. Para responder à questão central que me proponho dilucidar o instrumento de medida a que recorremos foi, única e exclusivamente, a entrevista. Essencialmente, fomos retirar dum universo de oficiais que desempenharam a função de Comandante numa Força Nacional Destacada, uma amostra sendo que, a outra amostra é constituída pelo Comandante da Escola Prática dos Serviços, e pelo Comandante da respectiva Companhia de Reabastecimento e Serviços. Para concluir, apresentamos, baseados na metodologia empregue e no contributo dado pela entidades entrevistadas, uma proposta em resposta a temática em análise.
  • Organização Logistica do Hospital Militar Regional nº1
    Publication . Fernandes, Flávio
    A logística nos nossos dias é um processo estratégico de planeamento implementação e controlo dos fluxos de materiais, produtos serviços e informação relacionada, desde o ponto deorigem ao de consumo, de acordo com as necessidades dos elementos a serem servidos pelo sistema logístico em causa. Na área da saúde os processos logísticos, devido às suas características muito específicas, deverão ser encarados como uma abordagem orientada não só para a racionalização de custos mas também como um elemento fundamental de apoio à prestação de cuidados de saúde a pacientes. Neste trabalho pode-se encontrar vários princípios, métodos e técnicas sobre a avaliação de desempenho. Estas têm a principal função de construir e concluir quais os contributos que um instrumento de gestão pode facultar a um estabelecimento de saúde. O trabalho é constituído por duas partes, a primeira voltada para uma vertente mais teórica, em que é abordada a temática da logística e da avaliação de desempenho. Numa segunda parte é são aplicados um grupo de indicadores para a uma avaliação do HMR1. Através da análise do grupo de indicadores utilizado e os resultados obtidos pelo feedback dado pelos profissionais de enfermagem como na farmácia hospitalar, permite-nos concluir que o HMR1 tem um bom desempenho logístico