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ISEC Lisboa - Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

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Recent Submissions

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  • Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils
    Publication . Vaz, Sónia; Marciso, Sarah
    O presente estudo, assente numa reflexão crítica, num contexto de prática supervisionada, foi conduzido num ambiente do primeiro ciclo, com alunos do terceiro ano nas suas aulas de inglês enquanto língua estrangeira. O ponto de partida para a investigação foi o efeito na motivação, criatividade e capacidade de utilizar a língua estrangeira na sala de aula, mediante a utilização da metodologia Content and Language Integrated Learning, aplicada ao ensino das ciências, através da narração de histórias. Esta, foi facilitada pela perspetiva emergentista no desenvolvimento da literacia, pelo uso de diferenciação pedagógica de acordo com os níveis académicos dos participantes e pela criação de oportunidades de trabalho de grupo. Os resultados apresentados foram alcançados através de planeamento, observação de aulas e recolha de feedback dos mentores com o objetivo de melhorar o planeamento futuro e de contribuir para a autorreflexão. No decurso do estudo os participantes tornaram-se mais proficientes no uso da língua estrangeira para comunicarem e mais motivados para as aprendizagens. Adicionalmente, os alunos com menor performance académica demonstraram maior abertura a situações desafiantes e, logo, mais criatividade. Participantes com necessidades educativas especiais vivenciaram mais oportunidades de pertença no grupo, o que contribuiu para a sua autorregulação.
  • Shall we talk? – O trabalho de grupo como ferramenta promotora da oralidade.
    Publication . Alves, Frederico; Valente, Bianor
    Desde meados do século XIX que a oralidade assume um papel de protagonista no ensino de uma Língua Estrangeira, independentemente da abordagem, a nível internacional. Contudo, no contexto português, só em 2018 a componente oral ganhou destaque no ensino do Inglês. Paralelamente, à priorização da componente oral da língua, surge, oficialmente, em Portugal, o trabalho colaborativo como ferramenta metodológica, onde os alunos no final do 1.º CEB deverão ser capazes de trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos. Este trabalho investigativo combina a componente oral da LE com a capacidade de trabalhar colaborativamente ao tentar averiguar se o trabalho de grupo, enquanto ferramenta potencia a aprendizagem do Inglês em alunos do 1.º CEB. Surge assim a questão Será que o trabalho de grupo influencia a aprendizagem de uma segunda língua em grupos grandes no 1.º CEB?. O modelo investigativo adotado foi o modelo de pré- e pós-teste com grupo controlo não equivalente, em que uma turma do 4.º ano foi submetida ao Programa Experimental, onde o trabalho de grupo foi a metodologia preferencial, e outra turma do mesmo ano não. Para compreender o impacto do Programa foram criados dois testes orais, um aplicado antes da intervenção e o outro no final e compararam-se os resultados obtidos por ambos os grupos. Os resultados indicam que ambos os grupos revelaram melhorias estatisticamente significativas do teste oral inicial para o final e, indiciam, de uma forma clara, que o grupo experimental teve um melhor desempenho no Pós-Teste do que o grupo controlo, apesar de estatisticamente, na globalidade do teste, estas diferenças não serem consideradas significativamente distintas. Apesar de as melhorias verificadas não permitirem uma relação causal inequívoca, é notório o papel do trabalho de grupo enquanto ferramenta pedagógica promotora das competências orais dos alunos do 1.º CEB.
  • A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO ENSINO DO INGLÊS NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
    Publication . Bizarro, Tânia; Leite, Sara
    A literatura infantil é uma ponte essencial para a criança se tornar um bom leitor no seu futuro, proporcionando-lhe oportunidades para sentir emoções, desenvolver a capacidade de concentração, raciocínio, análise, crítica, reflexão, estimulando a sua imaginação de forma prazerosa e suscitando o gosto pela leitura. No ensino de uma língua estrangeira, os contos serão uma porta de entrada muito eficaz para as aprendizagens previstas para o Ensino Básico. Desde muito cedo que as crianças conhecem diversos contos de fadas e maravilham-se com o seu encantamento, magias, aventuras, personagens, fantasia. Nestes contos, existe um amplo vocabulário que vai enriquecer o conhecimento lexical de Inglês por parte dos alunos. Pressupondo que o professor de Inglês saberá usar e tirar partido deste material tão rico e útil, vai ajudá-los a aprenderem Inglês duma forma bastante eficaz e motivadora. Este trabalho mostra a importância da literatura infantil na aprendizagem do Inglês no 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e os benefícios que as histórias podem trazer. Apresenta também os resultados positivos que as atividades levadas a cabo em contexto de estágio trouxeram no processo de ensino da língua Inglesa numa instituição de ensino privada.
  • PLATAFORMA 120 – CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE PARTILHA PARA OS DOCENTES DO GRUPO DE RECRUTAMENTO 120
    Publication . Vaz, Joana; Jorge, José
    O presente projeto pretende explorar e de alguma forma resumir o caminho percorrido pelo ensino do Inglês no 1ºCiclo do Ensino Básico (1ºCEB), desde as pioneiras Atividades de Enriquecimento Curricular até à implementação da disciplina como obrigatória. Desta obrigatoriedade nasce o Grupo de Recrutamento 120 (GR 120), que reúne os profissionais de ensino do Inglês ao 1ºCEB, aos quais se dedica este projeto. Olham-se vicissitudes, particularidades e benefícios deste processo. Como objetivo transversal, enquadrado no referido contexto e em seu contributo, pretendeu-se criar um website de seu nome Plataforma 120 (P120) que assenta o seu propósito na necessidade de reunir num só espaço a variada e algo dispersa informação no que concerne o GR 120 e a sua prática pedagógica. Assumindose ademais como um espaço de partilha de recursos, ideias e opiniões, constituindo assim um veículo de fomento à colaboração /cooperação e ao sentimento de pertença a um grupo organizado. Na sua contextualização apresentam-se algumas impressões sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino, assim como se diferencia e reúne os conceitos de colaboração e cooperação. Apresentam-se em seguida os conteúdos da P120, acompanhados pela estrutura visual, criada para a sua apresentação online. Seguirá uma fase de testes, com conteúdos disponíveis para futura adequação. Parece de vital importância proceder à sua operacionalização em campo (P120), por forma a receber as reações dos seus (futuros) utilizadores, recolhendo assim contributos importantes para uma oferta de qualidade.
  • A Educação na Escola ModernaReflexão pedagógica de âmbito prático aliada à experiência do ensino do inglês no 1º.C.E.B.do ensino público
    Publication . Chambel, Elisabete Dias Bica de Jesus Pereira; Jorge, José Reis
    According to teaching practice this reflection intends to be a tool to acquire more skills and promote better teaching habits. The differential pedagogy, will be the engine of this reflection considering mixed-ability groups as context. There are in Portugal a large group of teachers who defends differential pedagogy methods and follow models of Differential pedagogy: High/Scope model and the Modern School Movement’s. Both models born around the sixties and seventies of the twentieth centuries: the first in the United States of America, under the Piaget’s influence; and the second in Portugal, under the Freinet’s influence. Active learning is the center of High/Scope model and cooperative learning is the focus of Modern School Movement (M.E.M.). A daily time to autonomous study is advocated by both methods. High/Scope uses this time considering the daily routine - plan, do, review (or individual) and M.E.M. preconizes what we call self-study time. The mentioned models will be the context to develop some activity proposals in order to help differentiation in English teaching lessons.
  • THE USE OF NEW TECHNOLOGIES TO MOTIVATE PRIMARY STUDENTS THROUGH STORYTELLING
    Publication . Ramos, Susana Maria Morais; Jorge, José Reis
    The use of new technologies to motivate primary students through storytelling This new generation in the 21st century has made me question about how to respond to nowadays’ changes in teaching and how teachers can create an effective and affective lesson with their students. Storytelling is an endless resource to try to motivate students in class but this new generation is more interested into new technologies, so in order to motivate primary students, contribute to moral awareness when students are learning English I felt the need to show a different approach. This project – based storytelling explores the use of storytelling, which includes a traditional English story, adapted towards the students’ learning. Storytelling creates a strong way to teach English as a second language in order to emphasize reading and later on writing but adapted to this new generation through new technologies to motivate students’ interest in class. This project-based storytelling will show a different approach towards the traditional storytelling, using the support of new technologies, which are related to this new generation. Digital photos, common objects such as lego and finger puppets, will be shown on an audio-video retelling the story and therefore motivating students.
  • AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E A LEGISLAÇÃO A realidade portuguesa e a legislação em vigor para os alunos do 1º CEB com NEE, no âmbito da disciplina de Inglês
    Publication . Marques, Ana Raquel Costa; Jorge, José Reis; Casimiro, Ana Rita Gonçalves
    Este estudo enquadra-se numa perspetiva dos alunos com Necessidades Educativas Especiais do 3º e 4º ano, no âmbito da disciplina de Inglês, que se tornou obrigatória há 2 anos e visa compreender de que forma a legislação atual desta problemática é aplicada em diferentes instituições públicas de 1º ciclo. Neste sentido, adotei como principal objetivo compreender a postura destas instituições e dos professores de Inglês do 1º ciclo para com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, tendo como suporte o Decreto- Lei nº 3/2008. É notório que continua a existir a necessidade de um maior empenho por parte de todos os agentes educativos, de forma a proporcionar a estes alunos um melhor percurso de aprendizagem.
  • DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA EM ENSINO DO INGLÊS NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO “THE BIGGEST CHALLENGE
    Publication . Reis, Carla Susana do Nascimento; Jorge, José Reis; Ribeiro, Vera Lúcia Campeão Araújo dos Santos
    O presente trabalho tem como objetivo não só uma revisão bibliográfica, mas também uma breve descrição e reflexão sobre a minha prática e o percurso de aprendizagem que me propus desenvolver ao longo deste Mestrado, enquanto professora de Inglês do 1º Ciclo. Integra e explora um tema que considero deveras desafiante pelas potencialidades, limitações e dificuldades inerentes: a Diferenciação Pedagógica no ensino do Inglês do 1º Ciclo. Atualmente, nas salas de aula, os professores enfrentam uma população de estudantes cada vez mais diversificada. Os alunos vêm para a escola com uma gama de interesses, um passado cultural, uma prontidão académica e estilos de aprendizagem muito mais amplos. Cada criança é única e aprende de forma diferente. O professor de Inglês do 1º Ciclo tem simultaneamente o privilégio e a responsabilidade de trabalhar com aprendentes com características singulares e ao planificar as aulas deverá promover o gosto pela aprendizagem da língua e o estabelecimento de uma relação positiva com a mesma, tendo em conta vários fatores que influenciam a aprendizagem nesta faixa etária. Para que todos os alunos tenham sucesso, os professores precisam de encontrar abordagens pedagógicas que lhes permitam responder às necessidades individuais de cada aluno. Tal abordagem é a da diferenciação pedagógica. Este relatório final conjuga não só uma componente mais teórica assim como uma componente mais descritiva e autorreflexiva do meu trabalho enquanto professora de Inglês do 1º Ciclo.