Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-23"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Métodos de optimização industrial numa indústria de embalamento de maçãPublication . Ribeiro, Pedro Miguel Santos; Dias, Maria João Mendes Cardoso BarrocaO trabalho apresentado surge na sequência de um estágio de seis meses que decorreu na Sociedade Agrícola Quinta de Vilar cujo objetivo foi acompanhar todo o processo desde a receção da fruta, conservação até à expedição para o cliente. Numa fase inicial, o estágio esteve relacionado com os referenciais da qualidade, mas foi divergindo para a melhoria contínua numa perspetiva de otimização do processo e de um aperfeiçoamento operacional.O estágio pode ser dividido em três fases consoante os seus objetivos, numa instância inicial conhecer a empresa e a sua orgânica de funcionamento, na segunda fase acompanhar o processo, compreender as tipologias de matéria-prima e os tipos de armazenamento, e numa terceira fase o desenvolvimento prático do trabalho de melhoria contínua e a optimização do processo.De modo a atingir os objetivos do estágio, as atividades desenvolvidas incidiram particularmente na zona de produção através da análise do processo, da aplicação operacional e realização de balanços qualitativos criteriosos de modo a avaliar os efeitos de atuação no próprio sistema.Este trabalho pretende descrever como construir um processo de melhoria contínua usando ferramentas ao dispor de qualquer organização sustentado em metodologias Lean e aplicado à indústria de maçã. É um trabalho de caráter incipiente, com espaço para aprofundar a aplicação e o desenvolvimento de metodologias na organização, mas é um ponto de partida para replicar numa qualquer empresa congénere, explorando mais o tema.
- Consultoria AlimentarPublication . Cruz, Diogo Filipe Cabral; Noronha, Joao Freire deO presente relatório de estágio consiste num estágio do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra, que se realizou desde dia nove de janeiro de 2023 até ao dia 30 de junho de 2023 no Centro Médico São Mateus, na área de Higiene e Segurança Alimentar e Higiene e Segurança no Trabalho. O estágio consistiu na realização de serviços de consultoria externa, na áreas de Higiene e Segurança Alimentar e Higiene e Segurança no Trabalho, em que tive a oportunidade de trabalhar com diferentes empresas. Nas empresas onde realizei serviços externos de HSA, tive a oportunidade realizar auditorias, análises microbiológicas, formações, elaborar fichas técnicas e auxiliar da implementação de planos de HACCP. Nos serviços externos de HST, tive a oportunidade de acompanhar auditorias, formações e auxiliar na avaliação de riscos. No final de estágio percebi o quão importante são os serviços de consultoria externa de Higiene e Segurança Alimentar e de Higiene e Segurança no Trabalho.
- Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School PupilsPublication . Vaz, Sónia; Marciso, SarahO presente estudo, assente numa reflexão crítica, num contexto de prática supervisionada, foi conduzido num ambiente do primeiro ciclo, com alunos do terceiro ano nas suas aulas de inglês enquanto língua estrangeira. O ponto de partida para a investigação foi o efeito na motivação, criatividade e capacidade de utilizar a língua estrangeira na sala de aula, mediante a utilização da metodologia Content and Language Integrated Learning, aplicada ao ensino das ciências, através da narração de histórias. Esta, foi facilitada pela perspetiva emergentista no desenvolvimento da literacia, pelo uso de diferenciação pedagógica de acordo com os níveis académicos dos participantes e pela criação de oportunidades de trabalho de grupo. Os resultados apresentados foram alcançados através de planeamento, observação de aulas e recolha de feedback dos mentores com o objetivo de melhorar o planeamento futuro e de contribuir para a autorreflexão. No decurso do estudo os participantes tornaram-se mais proficientes no uso da língua estrangeira para comunicarem e mais motivados para as aprendizagens. Adicionalmente, os alunos com menor performance académica demonstraram maior abertura a situações desafiantes e, logo, mais criatividade. Participantes com necessidades educativas especiais vivenciaram mais oportunidades de pertença no grupo, o que contribuiu para a sua autorregulação.
- Integração da Segurança e Saúde no Trabalho no Ensino SuperiorPublication . Silva, Tânia; Gomes de Oliveira, CarlosO estudo da integração da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no Ensino Superior, procura efetuar uma revisão narrativa de literatura, focada na sua importância na comunidade académica e orientada para papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na promoção da literacia em SST na comunidade académica. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera que a formação de profissionais especializados, o desenvolvimento de competências nos estudantes e a promoção da literacia em Prevenção e Segurança e Saúde no Trabalho são responsabilidades das IES (EU-OSHA 2021). Relativamente a uma estratégia direcionada para a comunidade académica, existem orientações nacionais até ao nível do ensino secundário, ficando as Instituições livres e responsáveis pela definição das linhas que mais se adequam a cada IES (Direção-Geral da Educação 2021). Através da criação de redes de contacto entre IES, foram definidas algumas estratégias direcionadas para o Ensino Superior. Em resposta à legislação nacional a maioria das IES consideram os serviços de SST no seu planeamento e objetivos estratégicos, bem como promovem ações de SST para os seus trabalhadores docentes e não docentes. O presente estudo permitiu efetuar uma análise direcionada para a perceção das estratégias privilegiadas para a integração da SST nas IES. Embora não exista uma uniformização ou referenciais, em Portugal, que permitam uma abordagem especifica para o ensino superior, a maioria das IES implementou estratégias que integram SST e contribuem para a promoção da saúde da comunidade académica, tendo-se identificado as estratégias utilizadas para a promoção da literacia em SST. O Ensino Superior pode contribuir para que os estudantes desenvolvam competências para a prevenção de fatores de risco ocupacionais, e para melhorar as condições de saúde e qualidade de vida da comunidade académica.
- A perceção de empregados e empregadores sobre o impacto da Formação Profissional: o caso de pequenas e Médias Empresas da região de PortalegrePublication . do Carmo Faria, Vânia; Guerra, CristinaÉ hoje atribuída à formação profissional uma dinâmica nunca vista, sendo já assumida como um fator diferenciador e de competitividade, tanto ao nível pessoal como ao nível profissional. O investimento na formação profissional é uma preocupação crescente como forma de resposta a desafios constantes do mercado de emprego (Martins, 1995). Este trabalho pretende aferir a perceção de empregadores e empregados de pequenas e médias empresas da região de Portalegre em relação à eficácia da formação profissional. É ainda objetivo perceber se existe relação entre as variáveis em estudo e quais as variáveis que predizem a eficácia da formação. Como forma de dar cumprimento a este objetivo procedeu-se a uma pesquisa exploratória quantitativa através da aplicação de questionários a empregados e empregadores, cujas questões foram posteriormente agrupadas e analisadas por dimensões (Empregados - dimensão do Desempenho da Aprendizagem, dimensão do Desempenho Individual e dimensão do Desenvolvimento Organizacional; Empregadores – dimensão Apoio dos Superiores, dimensão Sanções dos Superiores e dimensão Alteração Comportamental) e a uma pesquisa descritiva através da análise de dados já existentes. O estudo foi feito numa amostra de 69 participantes de pequenas e médias empresas da região de Portalegre, sendo que 14 são empregadores e 55 são empregados. Os resultados mostram que quer empregados, quer empregadores dão importância à formação profissional. Os empregados valorizam sobretudo a formação profissional para um incremento do seu desenvolvimento individual, enquanto os empregadores, valoriza o apoio/reforço dos superiores que os indivíduos recebem antes e depois de frequentar uma ação de formação. Para percebermos se existia ou não relação entre as variáveis procedemos ao estudo da correlação, utilizando o coeficiente de Pearson. Os resultados apontam para correlações positivas estatisticamente significativas, o que nos permitiu concluir que existe relação entre as dimensões em estudo. Seguiu-se o estudo dos preditores da perceção da eficácia da formação profissional para empregados e empregadores através do estudo da regressão linear múltipla, utilizando o método stepwiser No caso dos empregadores o maior preditor é a dimensão Sanção dos Superiores que mais contribui para a eficácia da formação, e no caso dos empregados a dimensão Desempenho Individual. Em suma, os resultados obtidos através da aplicação e análise dos questionários demonstraram inequivocamente que as perceções de empregados e empregadores dePME da Região de Portalegre em relação ao impacto da formação profissional é idêntica. Os empregados e os empregadores dão uma enorme importância à realização de formação profissional.
- Oxray Industry: projeto de produção nacional impulsionado pela covid-19Publication . Hussaine, Amirali; Ghasemi, VahidNo setor da saúde em Portugal, a proteção individual desempenha um papel crucial para garantir a segurança dos profissionais de saúde e da população em geral. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) são fundamentais para prevenir a propagação de doenças infeciosas e garantir a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos. A pandemia de COVID-19 trouxe consigo uma procura sem precedentes por EPI’s em todo o mundo. A propagação rápida do vírus exigiu uma resposta imediata para suprir a escassez desses produtos essenciais, a fim de proteger os profissionais de saúde e a população em geral. A crise da cadeia de abastecimento global durante a pandemia evidenciou a importância de reduzir a dependência de importações de EPI’s e investir no fabrico nacional. A necessidade de garantir um abastecimento contínuo e confiável levou a uma mudança estratégica em direção à produção local, visando a autonomia e a resposta eficiente às emergências de saúde. Este projeto se destaca ao abordar a fabricação nacional de EPI’s como uma solução para a escassez e a dependência externa. O projeto adotou estratégias de volume de produção para alcançar uma escala eficiente e competitiva, atendendo às necessidades do mercado. Além disso, foram estabelecidas parcerias com as principais entidades do setor da saúde, tanto públicas quanto privadas, visando fortalecer a cooperação e o alinhamento com as necessidades e as especificidades do setor. Após uma análise detalhada, concluiu-se que o projeto apresenta uma viabilidade económico-financeira saudável numa altura de emergência nacional, foi necessário um investimento apoiado pelo Programa Portugal 2020 e pela injeção de capital próprio por parte dos Sócios, com o objetivo de se obter maior controlo sobre a cadeia de abastecimento e potencial de crescimento sustentável, tanto durante a pandemia como de futuro virando o foco para a internacionalização a médio-longo prazo. Assim, na conclusão reforçamos a importância e o potencial de sucesso deste projeto empresarial.