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- Vigas de ultra elevada durabiliddade e baixa dosagem de cimento : estudo da aplicação da camada de proteçãoPublication . Gonçalves, Rafael Fernando Morgado; Costa, Hugo Sérgio Sousa; Carmo, Ricardo Nuno Francisco doOs avanços científicos e tecnológicos no estudo dos betões, particularmente ao nível da microestrutura de materiais compósitos cimentícios e dos seus constituintes, associados às preocupações ambientais relacionadas com a produção e elevado consumo de cimento Portland, conduziram ao desenvolvimento de betões de ultra-elevado desempenho/durabilidade (UHDC) e de diversos tipos de betão eco-eficiente, entre os quais os betões com baixa dosagem de cimento (LBC). A redução da dosagem de cimento pode ser conseguida através da sua substituição parcial por adições, originando betões com diferente desempenho da matriz ligante e com diferentes propriedades mecânicas, relativamente aos betões correntes. Os betões de ultra-elevado desempenho são, atualmente, empregues apenas em situações mais específicas, sobretudo em edifícios ou estruturas especiais e em estruturas localizadas em ambientes particularmente agressivos. Assim, o conhecimento associado a este tipo de betões não se encontra generalizado e é importante contribuir para a sua disseminação. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo testar o conceito da ‘superskin’ em elementos estruturais, aplicando uma camada exterior de UHDC em elementos de LBC, sendo que o estudo será focado essencialmente na análise do modo de aplicação da camada exterior de recobrimento. Assim, decidiu-se estudar o comportamento de vigas de betão sujeitas a esforços de corte e de flexão, comparando posteriormente o comportamento das vigas com ‘superskin’ com o comportamento das vigas de referência, isto é, sem ‘superskin’. Foram realizados 9 ensaios em vigas simplesmente apoiadas, com uma carga concentrada aplicada a meio vão, que podem ser divididos em dois tipos de ensaios: (i) à flexão – onde a rotura da viga foi por flexão; (ii) ao corte – onde a rotura foi por esforço transverso. Nos dois tipos de ensaios foram usadas diferentes taxas de armadura e diferentes modos de aplicação da ‘superskin’ . Com base nos dados recolhidos durante os ensaios experimentais, estudou-se: a relação carga-deslocamento, os valores teóricos e experimentais do esforço transverso e do momento, a curvatura, a rigidez, a fendilhação e os índices de ductilidade. Da análise de resultados, foi possível observar que o comportamento estrutural de vigas de betão com utilização da ’superskin’ é bastante satisfatório e, em geral, melhor em relação ao comportamento das vigas de referência. A utilização da ‘superskin’ como uma peça única e sem juntas, apresenta ainda melhor desempenho, tanto na flexão como no corte, comparativamente à utilização da ‘superskin’ como placas separadas. Demonstrou-se que a utilização do conceito de ‘superskin’ pode ser usada na reabilitação de edifícios, desde que as condições de aplicação sejam idênticas às condições estudadas neste trabalho.
- A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO ENSINO DO INGLÊS NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICOPublication . Bizarro, Tânia; Leite, SaraA literatura infantil é uma ponte essencial para a criança se tornar um bom leitor no seu futuro, proporcionando-lhe oportunidades para sentir emoções, desenvolver a capacidade de concentração, raciocínio, análise, crítica, reflexão, estimulando a sua imaginação de forma prazerosa e suscitando o gosto pela leitura. No ensino de uma língua estrangeira, os contos serão uma porta de entrada muito eficaz para as aprendizagens previstas para o Ensino Básico. Desde muito cedo que as crianças conhecem diversos contos de fadas e maravilham-se com o seu encantamento, magias, aventuras, personagens, fantasia. Nestes contos, existe um amplo vocabulário que vai enriquecer o conhecimento lexical de Inglês por parte dos alunos. Pressupondo que o professor de Inglês saberá usar e tirar partido deste material tão rico e útil, vai ajudá-los a aprenderem Inglês duma forma bastante eficaz e motivadora. Este trabalho mostra a importância da literatura infantil na aprendizagem do Inglês no 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e os benefícios que as histórias podem trazer. Apresenta também os resultados positivos que as atividades levadas a cabo em contexto de estágio trouxeram no processo de ensino da língua Inglesa numa instituição de ensino privada.
- Angular analysis of $B^0_d \rightarrow K^{*}\mu^+\mu^-$ decays in $pp$ collisions at $\sqrt{s}= 8$ TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2865 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque Espinosa, Juan Pedro; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Costa Batalha Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, Jose Manuel; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutAn angular analysis of the decay B$_{d}^{0}$ → K$^{∗}$μ$^{+}$μ$^{−}$ is presented, based on proton-proton collision data recorded by the ATLAS experiment at the LHC. The study is using 20.3 fb$^{−1}$ of integrated luminosity collected during 2012 at centre-of-mass energy of $ \sqrt{s}=8 $ TeV. Measurements of the K$^{*}$ longitudinal polarisation fraction and a set of angular parameters obtained for this decay are presented. The results are compatible with the Standard Model predictions.
- Liderança: a importância da inteligência emocional num líder em momentos de crise. O Case Study José CouceiroPublication . Cirja, Dumitru; Lourenço, LuísEsta investigação tem como principal objetivo estudar qual a importância da Inteligência Emocional num líder em momentos de crise, por outras palavras, tentar perceber a ligação entre inteligência emocional e a liderança em contexto de crise. Pretende-se dar continuidade aos estudos de Daniel Goleman, procurando analisar a forma como um líder atua nestes ambientes específicos de crise e de que forma a Inteligência Emocional influência ou não, para uma liderança eficaz. Para dar resposta a esta questão abordamos três principais temas, a liderança, a inteligência emocional e os momentos de crise. Ao longo deste estudo apresentamos diferentes teorias e estudos por parte dos autores e em diferentes épocas, onde é feito, de uma forma tão completa quanto possível, a ligação entre eles. Em relação ao estudo empírico, o José Couceiro será o nosso caso de estudo, pelo sucesso, pelas diversas experiências ao longo da sua carreira, em vários países e em muitos contextos diferentes, por vezes em contexto de crise. Procuramos estudar a sua liderança, os seus comportamentos, e especialmente a sua liderança em contexto de crise. Iremos analisar as experiências e o trabalho do mesmo, procurando saber as emoções sentidas e a reação aos diversos momentos de crise pelos quais passou ao longo da sua carreira. O seu trabalho será analisado através da entrevista feita ao próprio, onde vamos poder ver a forma como o José Couceiro ultrapassa com sucesso desilusões pessoais e crises económicas nas organizações em que trabalha. Mais tarde será feita a articulação entre a teoria primeiramente investigada e a prática de um caso de sucesso num ambiente muito imprevisível, em constante mudança e instável, o futebol. As nossas conclusões remetem para a inteligência emocional como um dos fatores mais responsáveis pelo o sucesso e eficácia dos líderes em momentos de crise.
- Criação de modelo de avaliação da personalidade da marca, com base no modelo Big Five: estudo de caso da marca La RedoutePublication . Almeida, Joana Bernardino de; Cruz, RuiA investigação aqui proposta, realizada no âmbito de uma dissertação de mestrado, visa estudar o modelo denominado por Big Five da autora Jennifer Aaker (1997) e posteriormente, utilizar esse mesmo modelo como base na construção de um novo modelo de avaliação da personalidade da marca adaptado à realidade digital existente. Foi utilizado como caso específico a marca La Redoute que, desde 1997 inaugurou o seu site e desde então conseguiu-se tornar um sucesso de vendas a nível nacional. Para o desenvolvimento da dissertação, a estratégia de investigação utilizada foi composta por uma recolha de dados secundários e também de dados primários sendo que na primeira fase foi elaborada uma revisão bibliográfica que permitiu uma recolha de informações relacionadas com a personalidade marca tais como, o comércio eletrónico, o marketing digital, e principalmente a marca utilizada como estudo de caso. As conclusões retiradas da revisão bibliográfica serviram para definir a metodologia de investigação utilizada no estudo assim como na construção das dimensões no modelo posteriormente desenvolvido. A realização deste estudo foi auxiliada por uma metodologia quantitativa que contou com a resposta de 316 inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os mais de 50 anos a um questionário divulgado inteiramente online. Este questionário foi aplicado a uma amostra não-probabilística, por conveniência e amostragem por bola de neve. Como principais conclusões, verificou-se a existência de correlações significativas entre a perceção do website e a perceção da marca, assim como correlações significativas entre a perceção do online e a perceção da marca quanto à transição da mudança de vendas por catálogo para vendas online.
- Netvision: Relatório de estágioPublication . Borges, Marina Helen Lopes; Cruz, RuiPara concluir o Mestrado em Marketing Digital, foi proposto aos alunos a realização de uma Dissertação, Projeto ou um Estágio Curricular. A minha escolha passou pela realização do estágio que me ajudou a adquirir novos conhecimentos e a colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos no decorrer do Mestrado, ganhando assim experiência na área inserida. O estágio decorreu durante o período de 3 de Outubro de 2017 até 5 de Dezembro de 2017, numa agência de Marketing Digital, Netvision. Esta empresa foi descoberta após uma pesquisa exaustiva de empresas da região de Leiria, que apesar de existir uma quantidade moderada de empresas, grande parte não aceitava estagiários. Por fim, já com poucas esperanças de conseguir encontrar estágio perto de casa, surgiu esta empresa que me recebeu de braços abertos, tendo de passar por uma entrevista de esclarecimento. O relatório foca-se no website da Netvision, sendo o principal tema de estudo a análise do mesmo, onde é averiguado se este responde às necessidades dos utilizadores e se têm todos os requisitos de um website de qualidade. Para realizar o estudo, recorri ao modelo WebQual US de Loiacono, Watson e Goodhue. Apesar deste modelo utilizar um questionário para analisar a qualidade de um website, não foi autorizada sua realização tendo de o adaptar para entrevista e questionar dois dos clientes da Netvision. Através das entrevistas foi possível descobrir quais eram os fatores que os entrevistados consideravam importantes para um website ser considerado de qualidade e assim realizar a análise em relação ao website da Netvision, chegando à conclusão que existem elementos em falta que seriam importantes para a agência incluir no seu website.
- Inteligência Emocional: diferenças entre as Ciências Naturais e Ciências SociaisPublication . Fortkamp, Caroline Pereira; Lourenço, LuísA competitividade do mercado globalizado da atualidade obriga as empresas a inovarem constantemente. O fato de a inteligência humana se apresentar como principal fonte de inovação, faz com que o capital humano seja o principal ativo das empresas. Por esta razão, as empresas dão cada vez mais valor às experiências pessoais, à forma como lidamos com os nossos colegas e à capacidade de trabalhar em equipa do que às nossas competências puramente cognitivas. A Inteligência Emocional mostra-nos uma nova forma de sagacidade. Como veremos, apenas o nosso QI já não é suficiente para nos conduzir ao sucesso. É também necessário ser socialmente inteligente, saber como lidar com os colegas e chefia diariamente e como gerir o stress diário para nos mantermos motivados. Tendo em vista a importância da IE para o sucesso, iremos tentar perceber 1) qual é a perceção que os professores possuem sobre a Inteligência Emocional? Existe alguma diferença entre os professores das duas áreas científicas? 2) Será correto afirmar que os alunos de ciências socias têm sempre a sua Inteligência Emocional mais desenvolvida do que os alunos de ciências naturais? E por fim, 3) qual é a influência que os professores do ensino superior podem exercer no desenvolvimento da IE dos alunos. Para tal, analisámos referências bibliográficas e realizámos entrevistas a professores universitários da Universidade Europeia de modo a comparar os dados bibliográficos com dados empíricos. Os resultados obtidos mostraram que, apesar de alguns estudos mostrarem alguma correlação entre o desenvolvimento da IE com a área científica, não é correto apontar para a área científica que escolhemos como causa ou justificação para um maior ou menor desenvolvimento da IE de cada um. Todos nós temos diferentes personalidades e diferentes experiências de vida que também contribuem, tantas e tantas vezes de uma forma decisiva, para a forma como lidamos connosco e com os outros
- The effect of gender (in) congruent ambient scent on male and female consumer purchasing behaviorPublication . Zakharchenko, Tetiana; Santos, Ana Paula QueirogaSensory marketing with its correct and competent use can be an effective way to attract consumers to the store environment. The store ambient scent can influence the creation of a pleasant atmosphere in the store that will prompt the consumer to purchasing behaviour. The aim of this study is to extend scent marketing research: (i) by analyzing the effect of a gender-congruent and incongruent ambient scent on consumer purchasing behavior; and (ii) by exploring how does the gender-congruent and incongruent ambient scent affect consumer purchasing behavior depending on the consumers' gender difference. A field experiment with 120 participants has showed that an incongruent ambient scent affects the increase in actual purchases of consumers but the results haven’t confirmed the assumption of the positive impact on the perception of the store quality and perception of the product quality. There weren't found significant gender differences in loyalty observed between the corresponding male and female store departments. There was found that gender differences and the type of the store department influence on the extent to which congruent and incongruent scent motivate consumers to spend money on the store.
- Plano de Negócios: estuda da viabilidade da implementação de um serviço de cinema Drive-In - Drive-In on the RoadPublication . Costa, Paulo Alexandre Fernandes da; Mendes, PedroEste projeto tem como objetivo principal, a criação de um plano de negócios para o conceito Drive-In on The Road, um cinema Drive-In com uma componente móvel, que irá percorrer os diferentes centros urbanos e algumas regiões mais remotas de Portugal Continental. Tendo em conta a crescente procura por atividades de lazer e cultura, e principalmente, a procura por novas experiências, este projeto visa oferecer um conceito diferenciado, oferecendo uma alternativa aos métodos convencionais de reprodução cinematográfica. Além de os espectadores poderem assistir a um filme dentro do seu próprio carro, poderão também assistir numa zona ao ar-livre, criada para o efeito. Na revisão da literatura são abordados os conceitos, que movem a estrutura do projeto. Desde o marketing de serviços e eventos, ao marketing experiencial. A metodologia utlizada para a realização deste projeto passou, em primeiro lugar, pela recolha e respetiva análise dos dados secundários. Esta informação secundária permitiu ter uma melhor noção do mercado, e compreender os diversos fatores que incidem sobre o mesmo. Relativamente à recolha dos dados primários, a metodologia utilizada passou pela realização de um Focus Group a 6 indivíduos e pela realização de um inquérito por questionário a 150 pessoas, de forma a apresentar o conceito ao público e tentar recolher dados que auxiliem na criação do plano de negócios. Por fim, foi efetuada uma entrevista ao Dr. Nuno Barbot, que já realizou um evento deste género, através da AM Experience. Em relação á viabilidade financeira do projeto, após ter sido calculada com valores previstos realísticos, obteve.se um VAL de 9431.86€, uma TIR de 22,94% e um payback de 3 anos, 8 meses e 7 dias, que viabiliza e criação do projeto.