ESSCVP – Alto Tâmega - Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Alto Tâmega
Permanent URI for this community
A Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa - Alto Tâmega (ESSCVP – Alto Tâmega) é um estabelecimento de ensino superior privado, de natureza politécnica, não integrado, com sede em Chaves, tendo como entidade instituidora a Cruz Vermelha Portuguesa. Tem por missão desenvolver o ensino da Saúde, a investigação, a aprendizagem ao longo da vida, a cidadania ativa, a cultura e a prestação de serviços à comunidade, visando um desempenho profissional de excelência, a promoção de políticas de saúde e bem-estar, o desenvolvimento cultural, a salvaguarda do património (tangível e intangível) e do ambiente, bem como a formação de pessoas no respeito pelos princípios da Cruz Vermelha Portuguesa.
Com o objetivo de promover a partilha de conhecimento e mérito académico, o Repositório Aberto da nossa Escola divulga e disponibiliza a produção intelectual da sua comunidade académica.
Visite-nos em: www.esscvpaltotamega.pt/
The Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa - Alto Tâmega (ESSCVP – Alto Tâmega) is a private, non-integrated polytechnic higher education institution, based in Chaves, with the Portuguese Red Cross as its founding entity. Its mission is to develop health education, research, lifelong learning, active citizenship, culture, and community service, aiming for professional excellence, the promotion of health and well-being policies, cultural development, the safeguarding of heritage (tangible and intangible) and the environment, as well as the training of people in compliance with the principles of the Portuguese Red Cross.
With the aim of promoting knowledge sharing and academic merit, our School's Open Repository publicizes and makes available the intellectual output of its academic community.
Visit us at: www.esscvpaltotamega.pt/
La Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa - Alto Tâmega (ESSCVP – Alto Tâmega) es un establecimiento de enseñanza superior privado, de naturaleza politécnica, no integrado, con sede en Chaves, y cuya entidad fundadora es la Cruz Roja Portuguesa. Su misión es desarrollar la enseñanza de la salud, la investigación, el aprendizaje a lo largo de la vida, la ciudadanía activa, la cultura y la prestación de servicios a la comunidad, buscando la excelencia profesional, la promoción de políticas de salud y bienestar, el desarrollo cultural, la salvaguarda del patrimonio (tangible e intangible) y del medio ambiente, así como la formación de personas en el respeto por los principios de la Cruz Roja Portuguesa.
Con el objetivo de promover el intercambio de conocimiento y el mérito académico, el Repositorio Abierto de nuestra Escuela divulga y pone a disposición la producción intelectual de su comunidad académica.
Visítenos en: www.esscvpaltotamega.pt/
Browse
Browsing ESSCVP – Alto Tâmega - Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Alto Tâmega by Title
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica: A Estimulação Cognitiva como Intervenção Psicoterapêutica em Pessoas com DemênciaPublication . Pinheiro, Maria EmíliaEste relatório marca a conclusão do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, refletindo o percurso formativo e a prática especializada desenvolvida ao longo deste período. A formação prática decorreu em contexto hospitalar, comunitário e de respostas diferenciadas, permitindo o desenvolvimento de competências que qualificam a prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. O relatório tem como objetivo demonstrar a aquisição e o desenvolvimento de competências comuns, específicas e de mestre pelo Enfermeiro em Saúde Mental e Psiquiátrica ao longo do percurso formativo. As atividades desenvolvidas basearam-se na evidência científica, no modelo teórico de transições de Afaf Meleis e nos documentos regulamentadores da profissão, assegurando o cumprimento dos princípios do processo de Enfermagem. A metodologia adotada ao longo deste relatório foi descritiva, analítica e crítico-reflexiva, permitindo uma abordagem aprofundada e fundamentada sobre o percurso formativo e a consolidação das competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica. Os estágios clínicos possibilitaram a consolidação de competências nos diferentes domínios da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, promovendo um elevado crescimento pessoal e profissional. Durante os estágios clínicos, a intervenção dirigida à pessoa com défice cognitivo assumiu um papel essencial, tornando-se ainda mais complexa e desafiante quando se tratava da pessoa com demência. Esta condição exigiu abordagens especializadas e ajustadas, focadas na manutenção da funcionalidade, no suporte aos cuidadores e na promoção da qualidade de vida. Para fundamentar a prática clínica com evidência científica, foi realizada uma scoping review com o objetivo de mapear as intervenções psicoterapêuticas de estimulação cognitiva na pessoa com Demência, implementadas por enfermeiros. A scoping review foi conduzida segundo as diretrizes do Joanna Briggs Institute, seguindo a estratégia População, Conceito, Contexto (PCC). A scoping review mapeou as principais intervenções de enfermagem na técnica de estimulação cognitiva, destacando a sua relevância para a qualidade de vida de utentes com défice cognitivo e demência. Os resultados destacam a importância do enfermeiro na manutenção das funções cognitivas, na qualidade de vida dos utentes com Demência e no apoio aos cuidadores.
- Estratégias de regulação emocional na pessoa com alterações de humor: intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Lopes, GiselaO presente relatório reflete o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, evidenciando a consolidação de competências comuns, específicas e de mestre pelo Enfermeiro Especialista. Os estágios decorreram em contextos hospitalares e comunitários e de respostas diferenciadas, permitindo o desenvolvimento de uma prática clínica especializada, fundamentada na evidência científica, nos princípios do Processo de Enfermagem e no Modelo Teórico das Transições de Afaf Meleis. A intervenção junto de pessoas com alterações de humor constituiu uma área de particular enfoque, destacando-se a regulação emocional como eixo central dos cuidados de enfermagem. Para sustentar a prática clínica na temática central do relatório de estágio, foi realizada uma Revisão Narrativa da Literatura, centrada na identificação de intervenções de enfermagem orientadas à regulação emocional, reforçando o papel do enfermeiro na promoção da estabilidade emocional, prevenção de recaídas e melhoria da qualidade de vida. A metodologia adotada foi descritiva, analítica e crítico-reflexiva, proporcionando uma análise aprofundada da prática desenvolvida. Este relatório traduz um compromisso com uma prática avançada, ética, relacional e centrada na pessoa, revelando a capacidade do enfermeiro especialista para responder de forma integrada às necessidades em saúde mental ao longo do ciclo vital.
- Intervenção Psicoeducacional para Cuidadores de Pessoas com Cognição Comprometida: Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Rodrigues, MónicaEste relatório descreve o percurso académico no âmbito da Unidade Curricular- Estágio com Relatório do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, tendo como objetivos: demonstrar o desenvolvimento das competências comuns, especifica e de mestre, no âmbito dos cuidados de enfermagem especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica; demonstrar o desenvolvimento de competências específicas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica na Psicoeducação em cuidadores de pessoas com cognição comprometida. A metodologia utilizada foi a descritiva analítica e crítico-reflexiva, integrando a experiência nos diferentes contextos de estágios com a melhor evidência científica, e com os referenciais da profissão. O Modelo de Transições de Afaf Meleis foi utilizado como referencial teórico para estruturar e adaptar as intervenções às necessidades individuais. Os estágios desenrolaram-se em diversos contextos clínicos, proporcionando uma experiência abrangente e diversificada. Ao longo destes, foram sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas diversas intervenções especializadas, destacando-se a implementação do programa psicoeducativo, "Es (tar) com Demência", direcionado à capacitação dos cuidadores de pessoas com cognição comprometida. Durante os estágios, foram desenvolvidas competências tanto comuns como específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP), destacando-se na gestão de crises, planeamento e intervenções especializadas. O foco das intervenções esteve na gestão eficaz das crises e na integração da pessoa para garantir um acompanhamento contínuo e de qualidade. O planeamento de cuidados e a articulação em rede foram determinantes para assegurar uma abordagem coordenada e personalizada, alinhada com as necessidades dos utentes. Este percurso formativo permitiu, ainda, a consolidação das competências de mestre, com destaque na investigação, na liderança clínica e na capacidade de desenvolver projetos inovadores orientados para a melhoria contínua dos cuidados em Saúde Mental.
- Intervenção Psicoterapêutica de Relação de Ajuda em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica: Pessoa com sintomas depressivosPublication . Correia, LuísaNo decorrer deste relatório, descrevem-se as atividades desenvolvidas no decurso dos estágios nos contextos de comunidade, contexto de respostas diferenciadas (Reabilitação Psicossocial) e internamento psiquiátrico de doentes agudos – Adultos, realizados no âmbito da frequência do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Estas atividades visaram o desenvolvimento e aquisição de competências comuns do Enfermeiro Especialista, bem como competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e competências de Mestre. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, desempenha um papel essencial na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação na área dos cuidados em saúde mental. A relação terapêutica apresenta-se como o núcleo da intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, devendo ser continuamente desenvolvida e estar presente no quotidiano da prestação de cuidados especializados. Neste contexto específico a intervenção psicoterapêutica de relação de ajuda assumiu uma função privilegiado, pelos seus princípios fundamentais, na realização dos diferentes estágios, com a finalidade última de obtenção de ganhos em saúde mental. A depressão, incluída na classificação das perturbações do humor, é muito comum, existindo evidência de que esta é um dos problemas de saúde mental mais frequente, acometendo cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e constituindo-se como a 3.ª causa de incapacidade global. Portugal é o segundo país europeu com maior prevalência de perturbações psiquiátricas, sendo as Perturbações Depressivas e de Ansiedade as mais prevalentes no nosso país. Ambas as patologias apresentam como fator comum a existência de sintomatologia ansiosa, o que amplia a prevalência da mesma.
- Intervenção Psicoterapêutica de Relaxamento na Promoção da Saúde Mental: Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Magalhães, MarianaO presente relatório tem como principal objetivo descrever todo o trajeto realizado ao longo do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, sendo o seu foco a contribuição da intervenção psicoterapêutica de relaxamento para a promoção da saúde mental. A escolha do tema reteve-se pela adaptabilidade e versatilidade da intervenção nos cuidados especializados de enfermagem, demonstrando ser eficaz na redução do sofrimento psicológico e na melhoria do bem-estar da pessoa. Ao longo do percurso formativo, e dos diversos contextos de estágio, foi implementada a intervenção adaptando às necessidades individuais e grupais, através de uma abordagem holística, centrada na pessoa e promotora da sua capacitação. Este relatório de estágio expõem a articulação da prática clínica com os referenciais teóricos da disciplina de enfermagem, e os regulamentos que orientam a prática especializada, demonstrando o desenvolvimento de competências clínicas, relacionais e terapêuticas na área da saúde mental e psiquiátrica.
- Intervenções do EESMP na pessoa com diagnóstico de enfermagem “ansiedade”: desenvolvimento de competências especializadasPublication . Capela, CarlosO presente relatório constitui uma reflexão crítica sobre o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, evidenciando o desenvolvimento de competências comuns e específicas do EESMP. A vivência com doença mental, especialmente nos casos de ansiedade, pode comprometer significativamente a funcionalidade e a autonomia dos indivíduos, afetando as suas atividades de vida diária. Contudo, o papel do enfermeiro de saúde mental deve centrar-se nas respostas humanas ao sofrimento, reconhecendo a pessoa como um ser integral e singular em constante interação com o meio. As intervenções de enfermagem realizadas ao longo do estágio foram sustentadas por uma revisão da literatura, evidenciando a eficácia das intervenções especializadas em saúde mental. A Teoria das Transições de Afaf Meleis serviu como referencial teórico, orientando a prática e a abordagem ao cuidado. O processo formativo permitiu demonstrar um crescimento progressivo na aquisição, desenvolvimento e reconhecimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental. Estas competências foram consolidadas em três campos de estágio distintos: na comunidade, no internamento de doentes crónicos e no internamento de doentes agudos. As intervenções de enfermagem são direcionadas para a pessoa com ansiedade, abrangendo diferentes níveis de prevenção, reforçando a importância do papel do EE na promoção e prevenção da saúde mental e na qualidade dos cuidados prestados.
- Pessoa com Humor Depressivo: desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Batista, José FernandoA saúde mental é fundamental para um bom desempenho dos cidadãos e um tema de importância ímpar para a enfermagem. Em todo o mundo, as necessidades em saúde mental são elevadas, mas as respostas são insuficientes e inadequadas. A saúde mental é a base do bem-estar geral e diz respeito a um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental, sendo uma das principais causas de mortalidade e morbilidade. A vivência com problemas de saúde mental está associada a uma menor taxa de sucesso dos indivíduos no local de trabalho, com maiores probabilidades de desemprego e absentismo. Dentro das perturbações mentais, a depressão é muito comum e incapacitante, com um impacto marcante na saúde pública em geral, e na qualidade de vida das pessoas em particular. Um dos sintomas nucleares da depressão é a persistência de “humor depressivo”. Este é um foco de intervenção da área de enfermagem. Na realização dos estágios integrados na frequência do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, a que se reporta este Relatório, considerou-se pertinente intervir de forma particular na intervenção psicoterapêutica “Modificação Comportamental” e especificamente na pessoa com humor depressivo. Nos diferentes contextos de Estágio, procedeu-se à identificação e implementação de várias técnicas de modificação do comportamento com os utentes, para que eles adquirissem estratégias para lidar com o humor depressivo. Sobre esta temática foi também realizada uma revisão narrativa da literatura, através da análise de 25 estudos publicados entre 2014 e 2024. Este relatório de Estágio tem como objetivo geral demonstrar a aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Mestre durante os diferentes estágios realizados de 03 de junho de 2024 a 25 de janeiro de 2025, nomeadamente: contexto de comunidade; internamento psiquiátrico de agudos, em adultos; e de Respostas Diferenciadas. Durante os três Estágios foi desenvolvido um processo de raciocínio clínico com uma lógica centrada no processo de cuidados de Enfermagem Especializados em Saúde Mental e Psiquiátrica, desde a avaliação inicial, ao planeamento de cuidados, à implementação das intervenções e até à avaliação de resultados. Com a realização dos estágios foi possível adquirir competências especificas na área da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, permitindo identificar, mobilizar e implementar as mesmas, obtendo resultados terapêuticos para os utentes. É essencial reconhecer a importância da saúde mental como um componente crítico da saúde global. Investir em saúde mental não visa apenas melhorar o bem-estar individual, também beneficia a sociedade como um todo por meio da prevenção de doenças mentais.
- Promoção da Saúde Mental Positiva na Pessoa Idosa: Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Esteves, CarlaEste relatório de estágio apresenta uma reflexão crítica sobre a experiência desenvolvida no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. A prática em estágio fundamentou-se na Teoria das Transições de Afaf Meleis, proporcionando uma abordagem estruturada para a compreensão das mudanças que ocorrem na saúde mental da pessoa idosa e para a implementação de intervenções especializadas que promovam a adaptação positiva ao envelhecimento. A promoção da saúde mental positiva na pessoa idosa constitui um desafio central na prática do enfermeiro especialista, exigindo uma abordagem holística e interdisciplinar. O envelhecimento é um processo marcado por diversas transições, que podem envolver mudanças biológicas, psicológicas e sociais, influenciando a forma como os idosos experienciam o bem-estar mental. Assim, este relatório baseia-se numa revisão da literatura e na experiência prática para evidenciar a eficácia das intervenções de enfermagem que favorecem o fortalecimento da resiliência, o desenvolvimento de estratégias de coping e a valorização da autonomia e participação ativa dos idosos na comunidade. A teoria de Meleis serviu como referencial para compreender as transições vivenciadas pelos idosos e para orientar as intervenções de enfermagem voltadas à promoção da saúde mental positiva. Ao longo dos três módulos de ensino clínico, foram desenvolvidas competências relacionadas com a identificação de fatores de risco e de proteção da saúde mental, elaboração de intervenções individuais e comunitárias e implementação de estratégias de prevenção e promoção do bem-estar. Destacam-se as intervenções voltadas para a educação em saúde, no suporte psicossocial e no incentivo à participação social, pois contribuem para uma transição mais e uma melhor qualidade de vida na velhice. O relatório evidencia o crescimento profissional no âmbito da enfermagem em saúde mental, destacando o papel do enfermeiro especialista como agente facilitador de transições saudáveis, promovendo o envelhecimento ativo e contribuindo para a construção de um modelo assistencial centrado no idoso e na sua rede de apoio.
- Técnica de Relaxamento na Pessoa Adulta com Alteração de Comportamento: Desenvolvimento de Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Reis, IvaO presente documento apresenta o relatório de estágio desenvolvido no âmbito da frequência do mestrado em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, com a temática principal sobre o utilização do relaxamento na pessoa adulta com alteração de comportamento, e com o objetivo central de descrever as competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, assim como as competências de mestre. Assim sendo, são apresentadas, analisadas as experiências de estágio que visaram o desenvolvimento dessas competências em diferentes contextos: contexto de comunidade; contexto de internamento de agudos - adultos; contexto de respostas diferenciadas. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a metodologia descritiva e reflexiva, sustentada pela pesquisa bibliográfica e pela mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória pessoal, académica e profissional. O estágio configurou uma experiência altamente enriquecedora, permitindo o contacto com diferentes contextos de atuação do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, o que possibilitou o desenvolvimento de competências para uma futura atuações como enfermeira especialista nesta área.
