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Intervenção Psicoeducacional para Cuidadores de Pessoas com Cognição Comprometida: Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

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Este relatório descreve o percurso académico no âmbito da Unidade Curricular- Estágio com Relatório do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, tendo como objetivos: demonstrar o desenvolvimento das competências comuns, especifica e de mestre, no âmbito dos cuidados de enfermagem especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica; demonstrar o desenvolvimento de competências específicas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica na Psicoeducação em cuidadores de pessoas com cognição comprometida. A metodologia utilizada foi a descritiva analítica e crítico-reflexiva, integrando a experiência nos diferentes contextos de estágios com a melhor evidência científica, e com os referenciais da profissão. O Modelo de Transições de Afaf Meleis foi utilizado como referencial teórico para estruturar e adaptar as intervenções às necessidades individuais. Os estágios desenrolaram-se em diversos contextos clínicos, proporcionando uma experiência abrangente e diversificada. Ao longo destes, foram sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas diversas intervenções especializadas, destacando-se a implementação do programa psicoeducativo, "Es (tar) com Demência", direcionado à capacitação dos cuidadores de pessoas com cognição comprometida. Durante os estágios, foram desenvolvidas competências tanto comuns como específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP), destacando-se na gestão de crises, planeamento e intervenções especializadas. O foco das intervenções esteve na gestão eficaz das crises e na integração da pessoa para garantir um acompanhamento contínuo e de qualidade. O planeamento de cuidados e a articulação em rede foram determinantes para assegurar uma abordagem coordenada e personalizada, alinhada com as necessidades dos utentes. Este percurso formativo permitiu, ainda, a consolidação das competências de mestre, com destaque na investigação, na liderança clínica e na capacidade de desenvolver projetos inovadores orientados para a melhoria contínua dos cuidados em Saúde Mental.
This report presents the academic journey within the Curricular Unit – Internship with Report of the Master’s in Mental Health and Psychiatric Nursing. The primary objectives are to demonstrate the development of common, specific, and master's level competencies in specialized mental health and psychiatric nursing care, as well as to highlight the specific competencies related to psychoeducation for caregivers of individuals with cognitive impairment. A descriptive, analytical, and critical-reflective methodology was employed, integrating experiences from different internship settings with the best available scientific evidence and professional references. Afaf Meleis Transitions Model was used as the theoretical framework to structure and adapt interventions to the unique needs of individuals. The internships took place in diverse clinical contexts, providing a broad and multifaceted experience. Throughout the internships, specialized nursing interventions were developed and refined, particularly through the implementation of the psychoeducational program "Es(tar) com Demência", aimed at empowering caregivers of individuals with cognitive impairment. The development of competencies specific to the Specialist Nurse in Mental Health and Psychiatric Nursing (EESMP) was emphasized, particularly in crisis management, care planning, and specialized interventions. The interventions focused on effectively managing crises and ensuring continuous and high-quality support. Additionally, care planning and interdisciplinary collaboration were crucial in delivering a coordinated and personalized approach tailored to patients’ needs. This educational journey also enabled the consolidation of master's-level competencies, with a focus on research, clinical leadership, and the ability to develop innovative projects aimed at the continuous improvement of Mental Health care.

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Enfermagem de Saúde Mental Demência Psicoeducação Cuidadores Cognição Mental Health Nursing Dementia Psychoeducation Caregivers Cognition

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