IPS - ESS - DENF - Capítulos em livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESS - DENF - Capítulos em livros by Title
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Blogues em caso de doença oncológica: efeitos da rede social na pessoa e na sociedadePublication . Piscarreta Damásio, Carla; Nunes, LucíliaOs recentes progressos na saúde, na sociedade em geral e na tecnologia, têm conduzido a novas formas de estar e comunicar. A doença oncológica continua a ser uma das doenças mais temidas, pela associação à morte e ao sofrimento. A evolução da comunicação veio promover a disseminação da informação sem constrangimentos horários e/ou geográficos, facilitando a interação e partilha de experiências, como a vivência da doença oncológica. Ao estudar o processo de construção da rede de ajuda mútua ao longo das transições vivenciadas pela pessoa com doença oncológica que tem blogue, procurámos analisar os efeitos, na pessoa e na sociedade, da rede social construída a partir da ajuda mútua emergente da relação estabelecida através do blogue. As escolhas metodológicas recaíram num estudo de natureza qualitativa, com recurso à Grounded Theory. Para a resposta pretendida considerou-se os dados da primeira fase do estudo (identificação das pessoas com doença oncológica com blogue, a análise estrutural da rede social) e centrou-se a análise no estudo da narrativa dos posts do blogue da pessoa considerada como mais ativa ou dominante, bem como na realização e análise de entrevista aos elementos identificados como elementos dominantes ma rede social virtual. Os efeitos sociais da rede na pessoa passam pela emoção e saudade, o atribuir sentido positivo à doença e à rede, à criação de laços de amizade para a vida e no encarar da doença e ultrapassar as dificuldades. Os efeitos na sociedade passam por diversas manifestações artísticas, destacando-se o teatro, que levou a que fosse notícia nacional e internacional, a que fomentassem eventos sociais e a procura e estabelecimento de parcerias. A rede física e a sua coesão, com o objetivo de ajuda mútua, é uma realidade atual após mais de dez anos da criação do primeiro blogue da rede em estudo.
- Cartografia dos estudos de história de enfermagem em Portugal: produções e tendênciasPublication . Nunes, Lucília
- Discovery of school nursing adolescents care, by Grounded TheoryPublication . Leal, Paula; Lopes, Manuel José
- O emergir do papel da enfermeira na sala de operaçõesPublication . Freitas, António; Nunes, Lucília
- Enfermagem na saúde escolar, um cuidado promotor do bem-estar dos adolescentesPublication . Leal, Paula; Lopes, Manuel
- O Estado Novo e a saúde dos pobres.Publication . Gato, Ana PaulaO Estado Novo criou uma política de saúde baseada na premissa ideológica estabelecida na Constituição de 1933 e na subsequente legislação de que cabia ao Estado cuidar apenas dos pobres. Este texto pretende analisar as políticas de prestação de cuidados de saúde aos pobres durante o Estado Novo. A partir da análise de várias fontes e da historiografia estudam-se os vários contextos de prestação de cuidados e o investimento político e organizacional do regime na área da saúde, de forma a identificar mudanças e continuidades nas políticas de saúde para os mais pobres. O Estado Novo multiplicou serviços de saúde, distribuiu escassos recursos pelos serviços públicos, e acentuou as desigualdades no acesso à saúde, com o recurso ao atestado de pobreza como condição para aceder aos serviços públicos. Encontrámos algumas continuidades na prestação de cuidados aos pobres, nomeadamente no tipo de instituições, no controlo do acesso aos serviços públicos, assim como no controlo social dos mais desfavorecidos através dos serviços de saúde. Consideramos como momentos de mudança em termos de políticas de saúde para os mais pobres as primeiras tentativas de criação de centros de saúde na década de 1930, e a legislação de 1971 que reconheceu a saúde como um direito para todos e permitiu a criação de centros de saúde públicos, ainda durante a ditadura.
- Palavras cruzadas entre a história e a filosofia: desencontros e convergências com a história da enfermagemPublication . Nunes, LucíliaO que estamos «desafiados» hoje a cruzar é um "entre" a História e a Filosofia, o que nos faz pensar em filósofos da História, mas também em historiadores da Filosofia; ainda assim, os territórios da História, da Filosofia da História e da Teoria da História. E, desafio maior, os espaços entre, de articulação e mediação. Com a brevidade que se impõe, optamos por um respigar de tópicos, centrando nas teorias da História dos finais de século XIX e XX, no movimento e gerações dos Annales (passagem necessáriamente rápida mas relevante, da primeira à quarta ou quinta geração, conforme os autores), nas alterações da historiografia ao longo e final do século XX, com a valorização da História Cultural, das Mentalidades, de Género, desembocando na "consciência histórica" e na "matriz disciplinar". Na trajetória das diferentes conceções, procurando nexos e convergências, interrogaremos «quando» a Enfermagem terá sido convidada a entrar na Oficina de Clio e quais os termos/condições do conhecimento histórico de Enfermagem. Esperamos que aos focos de articulação com a investigação histórica dos cuidados de saúde e da Enfermagem, seja possível adicionar as questões da didática da História de Enfermagem.
- Projeto Europeu IDEUS – Implementation of Dedicated Education Units in Europe: Formação de Mentores ClínicosPublication . Pereira, Mariana; RAMOS, Ana Lúcia; Vaz, Francisco; Teixeira, Vânia; Batalha, Nara; Lopes, Joaquim; Caria, Helena; Ferrito, Cândida; Franco, HugoNo presente artigo apresentamos o projeto ”Implementation of Dedicated Education Units in Europe” (IDEUs_EU), projeto Erasmus+ na área da educação em enfermagem, financiado pela Comissão Europeia. O IDEUs_EU visa implementar e avaliar o modelo DEU (Unidades Dedicadas à Educação) em cinco países europeus, estando desenhado para decorrer de 2015 a 2018. Na fase de design foi conceptualizado um curso de mentores clínicos, sendo posteriormente realizado com um grupo internacional integrando membros dos diferentes parceiros no projeto. A formação de mentores clínicos, realizada em Portugal, resultou numa experiência particularmente positiva, sendo reconhecida como fundamental no processo de capacitação dos enfermeiros a desenvolverem a sua atitude como mentores de estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem na aprendizagem clínica.
- A reserva de tirocínio das enfermeiras dos hospitais civis e a luta pelo direito ao casamento no Estado Novo.Publication . Nunes, Lucília; Sartóris, Ana