IUM - CRC - CPOS - MAR - Trabalhos de Investigação Individual
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IUM - CRC - CPOS - MAR - Trabalhos de Investigação Individual by Title
Now showing 1 - 10 of 255
Results Per Page
Sort Options
- A abertura da rota do Ártico (Northern Passage)Publication . Ferrão, EduardoO Ártico está em profunda transformação devido ao degelo provocado pelas alterações climáticas, o que permitirá a abertura das rotas marítimas árticas por períodos de tempo mais alargados e facilitará o acesso às reservas de recursos naturais. Esta realidade colocará desafios aos Estados Ribeirinhos que decorrerão da definição das suas fronteiras marítimas, dos regimes de navegação e do desenvolvimento sustentável da região. É neste contexto que o presente trabalho se propõe elaborar sobre as consequências políticas diplomáticas e comerciais que poderão advir para os Estados Ribeirinhos do Ártico. Caracterizam-se as passagens marítimas do nordeste e noroeste, tendo em consideração os fatores físico, humano e recursos; identificam-se potencialidades e restrições relativamente à exploração comercial e apoio ao desenvolvimento da região; analisa-se o regime de navegação à luz do Direito Internacional e identifica-se a tipologia de interações mantidas entre os Estados Ribeirinhos, distinguindo entre os que defendem o princípio da liberdade de navegação e aqueles que defendem a aplicação de medidas mais restritivas. Da análise das disputas existentes relativamente à delimitação das fronteiras marítimas das Zonas Económicas Exclusivas e das que se perspetivam face às propostas de extensão das Plataformas Continentais, identificam-se as principais motivações e interesses envolvidos e a evolução do padrão de atuação dos estados do Ártico. Do estudo da estratégia da União Europeia para o Ártico, foram identificados os seus objetivos, interesses e linhas de ação, confirmando-se a importância da região nos domínios da segurança energética e da navegação marítima, bem como a relevância que é conferida ao estreitamento das relações bilaterais com os Estados Ribeirinhos e à obtenção do estatuto de observador permanente do Conselho do Ártico (CA). Tendo por base um estudo comparativo das estratégias dos Estados Ribeirinhos, procedeu-se à análise das interações que decorrem da sua aplicação, bem como se procura perspetivar como é que as mesmas poderão evoluir no futuro. Por fim, procuramos identificar contributos para a definição de um modelo de governança para o Ártico Da investigação parece possível concluir-se que assistiremos a um incremento da navegação no Ártico, essencialmente ligada à exploração dos recursos e abastecimento às populações. Subsistirão disputas relativamente ao regime de navegação nas rotas do nordeste e noroeste, bem como da definição das fronteiras marítimas, que continuarão a ser dirimidas no quadro da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar, privilegiando relações de cooperação e acomodação e não se visualizando o recurso a métodos coercivos. A União Europeia tenderá a dedicar crescente atenção ao Ártico com o objetivo de assegurar a defesa dos seus interesses, sendo para isso fundamental integrar o CA. Os Estados Ribeirinhos continuarão a desempenhar o papel central na Governança do Ártico, através de acordos bilaterais e multilaterais regionais e o CA adquirirá um papel mais relevante como órgão de promoção do diálogo e cooperação em áreas de interesse comum. Abstract: The Arctic is undergoing profound transformations due to the melting of the sea ice provoked by climate changes. These transformations will allow the opening of the arctic sea routes for longer periods of time, therefore facilitating the access to the reserves of natural resources. A reality that may challenge the Coastal States resulting from the definition of its maritime borders, navigation regimes and from the sustainable development of the region. The purpose of this work is to identify the commercial and diplomatic consequences that the Coastal States might suffer. Thus, the northeast and northwest sea routes have been characterized according to physical, human and resources factors, in order to identify both potentialities and restrictions regarding its commercial exploitation and support to the development of the region. The navigation regime is also analyzed under the auspices of International Law, in order to identify the interactions between the states which defends the principle of freedom of navigation and those who defend the application of more restrictive measures. Trough the analysis of the existing disputes concerning the delimitation of the maritime borders of the Economic Exclusive Zone, and the disputes that may arise from the proposals of extension of the Continental Platforms, this work identifies the motivations and interests involved, in order to calculate the evolution of its pattern. The strategy of the European Union regarding the Arctic has been studied, and its objectives, interests and lines of action have been identified, confirming the importance of the region in the fields of energetic security and maritime navigation, as well as the highlight given to the strengthen of bilateral relations with the Coastal States and the relevance of acquiring the position of permanent observer of the Arctic Council. Based on a comparative study of the strategies of the Coastal States, the interactions of resulting from their implementation have been analyzed, and an attempt has been made in order to calculate their evolution in the future. Lastly, there is also an attempt to identify some contributions for the definition of a model of governance for the Arctic. In this work it is concluded that there will be an increment in terms of navigation in the Arctic, connected with the exploitation of resources and the supply of populations. There will still be disputes regarding the navigation regime on the northeast and northwest routes, as well as regarding the definition of the maritime borders, which will nonetheless be reduced within the framework of the United Nations Convention for the Law of the Sea,by privileging relations of cooperation and accommodation without using coercive methods. The EU will tend to give more attention to the Arctic aiming to ensure the defense of its interests, therefore integrating the Council of the Arctic. Thus, the States will continue to perform the central role in the governance of the Arctic, by means of bilateral and multilateral regional agreements and the Council of the Arctic will have a more prominent role promoting the dialogue and the cooperation in fields of common interest.
- Ação das forças armadas num cenário de ajuda humanitária e de emergênciaPublication . Santos, JoãoO presente estudo tem como objetivo “Propor medidas para fortalecer os meios das forças armadas (FFAA) num cenário de ajuda humanitária e de emergência (AHE) nos arquipélagos”. Para cumprir o objetivo proposto foi adotado um raciocínio indutivo, assente numa estratégia qualitativa e num desenho de pesquisa do tipo “estudo de caso”. Assim, o estudo foi iniciado procurando primeiro entender quais as missões AHE em que as FFAA podem estar envolvidas, assim como os cenários mais prováveis nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. De seguida, foram listadas as capacidades necessárias para estas missões, recorrendo a estudos de caso. Capacidades que confrontadas com as capacidades existentes resultaram nas atuais limitações dos meios das FFAA. Como medida de fortalecimento da utilização dos meios das FFAA para AHE, foi explorado o contributo de uma centralização da gestão de recursos militares para a emergência. Como conclusões, foi possível aferir que uma unidade conjunta para missões de AHE poderia contribuir para o fortalecimento dos meios das FFAA num cenário de AHE nos arquipélagos. Criando doutrina operacional conjunta, permitindo concorrer a fundos comunitários dedicados a estas tarefas e ainda criando um estrutura de comando e controlo permanente e dedicada. Abstract: The present study aims to "Propose measures to strengthen the means of the armed forces in a scenario of humanitarian and emergency aid in Azores and Madeira archipelagos". To fulfil the proposed objective, an inductive logic was adopted, based on a qualitative strategy and a “case study” research type. The study started by understanding which humanitarian missions armed forces may be involved in, as well as the most likely scenarios in Azores and Madeira archipelagos. Secondary, the required capabilities for these missions were listed using the analysis of past case studies. The comparison of these capabilities with current military means resulted on current military means limitations identification. In the field of strengthening the use of military means for humanitarian aid, was explored the potential contribution of a centralized military resource management for the emergency. As conclusions, it was possible to verify that a joint unit for humanitarian aid missions could contribute to the strengthening of the military means in a scenario of humanitarian aid in these archipelagos. Creating joint operational doctrine, allowing to compete for community funds dedicated to these tasks and creating a command and control permanent and dedicated structure.
- A ação dos atores não estatais no combate ao fenómeno da pirataria e do assalto armado no mar contemporâneo, na região do Golfo da GuinéPublication . Conceição Rosinha, GuilhermeO fenómeno da pirataria e do assalto armado no mar representa um dos desafios mais prementes em termos de segurança marítima, afetando em particular a região do Golfo da Guiné. Numa preocupação crescente com a pirataria e o assalto armado no mar, é na ausência de uma resposta eficaz por parte dos Estados que se verifica uma multiplicação de esforços e iniciativas dos atores não estatais com o intuito de preencher as lacunas existentes e prestar apoio no combate a este fenómeno. Considerando as repercussões causadas no panorama internacional, com impacto na economia global, identifica-se a necessidade de compreender de que forma a ação dos atores não estatais contribui para a diminuição da atividade de pirataria e assalto armado no mar, na região. Centrado no combate ao fenómeno da pirataria e do assalto armado no mar, esta investigação caracteriza o contributo destes atores, com recurso à pesquisa e análise documental, verificando a sua ação em áreas como a governança, a monitorização, a sustentação, a dissuasão e a disrupção. Numa abordagem mais abrangente, dada a sua natureza e interesse (económico), o papel dos atores não estatais, mesmo que relevante, assume-se como complementar de uma resposta dos Estados a este problema. Abstract: The phenomenon of piracy and armed robbery at sea represents one of the most pressing maritime security challenges, particularly affecting the Gulf of Guinea region. In a growing concern with piracy and armed robbery at sea, it is in the absence of an effective response by states that there is a multiplication of efforts and initiatives by non-state actors to fill existing gaps and provide support to fight this phenomenon. Considering the repercussions caused on the international scene, with an impact on the global economy, the need to understand how the action of non-state actors contributes to the decrease the activity of maritime piracy and armed robbery at sea in the region has been identified. Focused on fighting the phenomenon of piracy and armed robbery at sea, this research describes the contribution of these actors, using documentary search and analysis, verifying their action in areas such as governance, monitoring, sustainment, deterrence, and disruption. In a more comprehensive approach, given their nature and their interest, the role of non-state actors, even if relevant, is assumed as complementary to a response by states to this problem.
- Acidentes em serviço – Análise do risco da prática de desporto na MarinhaPublication . Morais Braz, JoãoA presente investigação pretende caraterizar os acidentes ocorridos em serviço no decurso da prática de desporto (PD) pelos militares da Marinha, entre 2012 e 2020, com o intuito de analisar a relação entre os riscos e os benefícios decorrentes desta prática e o seu impacto para a organização. Por forma a atingir o objetivo proposto, adotou-se um raciocínio indutivo, baseado numa estratégia Mista e no desenvolvimento de uma Grounded Theory. A investigação efetuada permitiu verificar que na Marinha, a PD está bastante enraizada e disseminada, sendo esta amplamente encorajada e popular. No entanto e como em todas as atividades, acarreta variados riscos, mas também muitos benefícios, estando estes associados entre si e presentes em todas as ocasiões. Em conclusão, refere-se que a PD apesar de não estar isenta de riscos, deverá continuar a ser fomentada na Marinha, pois os benefícios associados e a particularidade das missões desempenhadas assim o exigem, ultrapassando em larga escala os aspetos negativos. Paralelamente, deverá ser implementada uma cultura de consciencialização e de prevenção de acidentes de modo a minimizar o risco para os praticantes, com consequentes benefícios para os próprios e para a organização. Abstract: This study aims to characterize the accidents that occurred in service during the practice of sports by the Navy's military personnel, between 2012 and 2020, in order to analyze the relationship between the risks and benefits arising from this practice and its impact on the organization. In order to achieve the proposed objective, an inductive reasoning was adopted, based on a Mixed strategy and on the development of a Grounded Theory. The study carried out showed that in the Navy, the practice of sport is quite rooted and widespread and is widely encouraged and popular. However, as in all activities, it entails several associated risks and consequences, but also many benefits, which are interconnected and present at all times. In conclusion, it is mentioned that the practice of sports, despite not being risk free, should continue to be promoted by the Navy, as the associated benefits and the particularity of the missions performed so require, largely overcoming the negative aspects. At the same time, a culture of awareness and accident prevention should be implemented in order to minimize the risk for practitioners, with consequent benefits for themselves and for the institution.
- Adidos de DefesaPublication . Almeida, FranciscoA figura de Adido ligado às questões militares existe desde o século XVII e tem-se vindo a adaptar às diferentes conjunturas políticas, geográficas e temporais em termos de funções, modo de operar e nomes atribuídos. É uma figura mundialmente aceite e funciona em termos quase sempre bilaterais, pelo que tem um papel preponderante internacionalmente quer na área militar, quer na área diplomática (político-estratégica). Este trabalho analisa esses dois papéis à luz da transformação legislativa conducente à reestruturação do Estado Maior General das Forças Armadas, das novas funções da Direcção Geral de Política de Defesa Nacional e compara com entidades análogas de países de referência, visando contribuir para a percepção do ambiente do seu empenho e da sua preparação. Conclui-se que os Adidos de Defesa portugueses estão preparados tecnicamente embora padeçam de lacunas a nível administrativo e de formação para a percepção cultural dos locais para onde são enviados. Este facto amplia a importância da criteriosa escolha dos indivíduos para o cargo. Salienta-se também a mudança de estratégia na colocação dos Adidos quer nas áreas de acção quer no estilo de presença, levantando esta última preocupações em termos de eficácia. Abstract: The figure of Attaché to military questions exists since the XVIIth century and has been changing according to the different political, geographical and temporal environment in terms of function and name. It’s figure is worldwide accepted and is usually bilateral, propelling its important role not only in military affairs but also in diplomatic ones (political-strategical). This work analises these two functions at the light of the new legislation conducting to the restructuring of the Portuguese Armed Forces General Staff (Estado Maior General das Forças Armadas), the new attributions given to the organ conducting the Politics of the Portuguese National Deffence (Direcção Geral de Política de Defesa Nacional) and makes the parallel with analogous referenced countries, aiming to contribut to the perception of the environment where they work and their preparation to the functions. It concludes that the portuguese Deffence Attachés are technically prepared although lack in terms of administrative support and foreign culture formation. This enphasises the importance of the choice of the individuals to the job. The new strategy of deplloyment both geographical and in presence style is also bolded, this last one leaving preocupation in terms of it’s effectiveness.
- A afirmação do Mercosul como competidor da União EuropeiaPublication . Cavaleiro, AntónioA presente investigação desenvolve-se pelo método hipotético-dedutivo, partindo da necessidade de verificar como acontece a afirmação internacional do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), sustentado no desempenho do Brasil, avaliando a capacidade deste Bloco económico para competir, no sistema internacional, com a União Europeia (UE), principalmente no domínio comercial e económico. Neste sentido, iniciaremos com o enquadramento desta integração regional do Cone Sul no âmbito da globalização, analisando a sua evolução, fortalecimento e alargamento ao longo dos tempos, identificando as condicionantes políticas, económicas e sociais que afetam o atingir de objetivos e a afirmação do MERCOSUL no contexto internacional, efetuando, ainda, comparações com a UE, relativamente à importância comercial e económica de cada um destes Blocos e inerente complementaridade. De seguida, perante a força motriz brasileira impulsionadora do MERCOSUL, identificaram-se os interesses do Brasil na integração regional da América do Sul, verificando-se que estes mecanismos permitem alcançar objetivos de crescimento e desenvolvimento. Evidenciaram-se as necessidades brasileiras de controlo e segurança do Atlântico Sul, de garantir a autonomia regional na gestão de crises e concretizar aspirações de afirmação e influência internacional. Posteriormente, investigou-se qual a influência económica e política que os acordos UE-MERCOSUL possuem na competitividade e afirmação internacional do MERCOSUL, identificando impedimentos e razões que justificam a necessidade de concluir as negociações dos referidos acordos no âmbito do livre comércio. No final concluímos que o MERCOSUL não é competidor da UE, mas apenas complementar, recomendando, como fundamental, para o MERCOSUL, a liberalização comercial, atingir os objetivos do Tratado de Assunção, aprofundar a integração dos seus membros, concretizar políticas comuns e, através de acordos de livre comércio com a UE, participar nos grandes e competitivos fluxos de comércio internacional. Abstract: The current research uses the hypothetical-deductive method, starting from the need to verify the international affirmation of the Southern Common Market (MERCOSUL), based in the sustained performance of Brazil, assessing the capacity of this economic block to compete with the European Union (EU), in the international system, especially in trade and economic fields. In this sense, we will start with the view of the regional integration of the Southern Cone in globalization, analyzing its development, strengthening and widening over time, identifying the political, economic and social constraints, that affect the achievement of its goals and the affirmation of the MERCOSUL in the international context, by comparing it with the EU, concerning the economic and commercial importance of each one of these blocks and inherent complement between them. In sequence, considering Brazil as the driving force of MERCOSUL, we identified Brazilian interests in regional integration in South America, concluding that mechanisms like MERCOSUL allow the achievement of growth and development goals. We also highlighted the Brazilian need for control and security of South Atlantic, as well as a regional autonomy in crisis management and the achievement of international influence aspirations. Subsequently, we investigated the economic and political influence that the EU-MERCOSUL agreements have in competitiveness and international affirmation of MERCOSUR, identifying the obstacles and the reasons that justify the need to conclude the negotiations of such free trade agreements. Finally, we conclude that MERCOSUL is not a competitor of the EU, being only complementary, and recommend, as fundamental for MERCOSUL, the trade liberalization, the achievement of the objectives of the Treaty of Asunción, a deepen integration of its members, the implementation of common policies and, through free trade agreements with the EU, participate in large and competitive international trade flows.
- Alinhamento entre a estratégia organizacional e os instrumentos de gestãoPublication . Barradas, JoséAs Forças Armadas, são fortemente condicionadas pela Gestão Pública, focada na Gestão por Resultados, sendo obrigadas a implementar Instrumentos de Gestão comuns a toda a Administração Pública e a competir com os outros órgãos pelo financiamento do Estado. Por outro lado, a especificidade militar obriga à geração de capacidades para cumprir com os acordos militares com a OTAN, a ONU e a União Europeia e à introdução de Instrumentos de Gestão específicos da natureza militar. Este trabalho analisa a forma como a Marinha efetua o alinhamento do seu sistema de Gestão Estratégica, baseado no modelo Balanced Scorecard, e os Instrumentos de Gestão. Através de uma revisão bibliográfica e de entrevistas a especialistas sobre a implementação do Balanced Scorecard e a sua articulação com as operações, decorrente do estudo de caso, é proposto um modelo conceptual que articule a Gestão Estratégica da Marinha com os Instrumentos de Gestão. Concluiu-se que é desejável alinhar o orçamento por programas com o planeamento por capacidades militares e obrigar os Planos de recursos da Marinha a terem origem no Plano de atividades que suporta a proposta orçamental. Abstract: The armed forces are strongly influenced by the Public Management, that is focused on results based management. They are forced to implement the same management instruments as other’s Public Agencies and to compete with them for state funding. On the other hand, the military specificity requires the generation of capabilities to meet the military agreements with NATO, the UN and the European Union, and the introduction of specific management instruments of military nature. This paper looks at how the Navy aligns its strategic management system based on the Balanced Scorecard model, and the management tools. Through a literature review and interviews with experts on the implementation of the Balanced Scorecard and its connection with the operations, and grounded in the case study, it’s proposed a conceptual model that articulates the Navy's Strategic Management with Management Tools. It was concluded that is desirable to align the program budget with capabilities-based planning and force the Navy's resources plans to be originated in the activities plan that supports the budget proposal.
- Alterações climáticas e as consequências na segurança globalPublication . Abreu, LuísAs alterações climáticas são um facto, e os seus efeitos físicos começam a estar à vista. As evidências e os impactos das alterações climáticas estão cada vez mais bem documentados e algumas conclusões são avassaladoras. Alguns destes efeitos estão na ordem do dia, outros são apenas previsíveis, uns são já inevitáveis, enquanto outros podem ainda ser contornados, se houver uma consciencialização e se forem tomadas medidas concertadas. Este é o ponto de partida deste estudo, e o seu objectivo é compreender como é que as alterações climáticas afectarão a segurança humana e nacional, tal como identificar as formas de como podemos aumentar a nossa capacidade de resposta. Com o aumento da temperatura global, mudança da precipitação, subida do nível do mar, e aumento da frequência e intensidade de fenómenos meteorológicos extremos, as alterações climáticas estão a emergir como uma ameaça à paz e à segurança. Padrões climáticos voláteis, em conjunto com alterações na precipitação e temperatura, têm a capacidade de remodelar o cenário produtivo de regiões inteiras e exacerbar a escassez de comida, água e de energia. Desastres naturais mais frequentes e intensos, somados a um aumento na proliferação de doenças levam ao limite a capacidade de resposta de países em desenvolvimento. O risco de colapso é maior, transformando os países pobres em estados frágeis e estados frágeis em estados falhados. A salinização, o aumento do nível do mar ou grandes secas podem tornar áreas inteiras inabitáveis e, em casos extremos, comprometer a própria existência de pequenos países de baixa altitude. Tudo isso também pode contribuir para destabilizar movimentos de populações e, não regulado, pode forçar grupos previamente separados a competir pelos mesmos recursos em declínio. A retracção de gelo do mar e da terra pode permitir o acesso a recursos anteriormente inacessíveis, como o petróleo e gás no Árctico, tal como o acesso a novas rotas marítimas, como a Passagem do Noroeste, provocando controvérsia sobre a sua posse e controlo. A grande questão é que as alterações climáticas ameaçam sobrecarregar os estados e regiões que, já de si, são frágeis e propensos à instabilidade. É importante reconhecer que os riscos não são apenas de carácter humanitário, mas incluem também riscos políticos e de segurança, que afectam directamente os interesses Nacionais, a Europeus, da NATO e globais. Abstract: Climate change is upon us and its physical effects have started to be visible. The evidence for, and the effects of climate change are now well documented and the facts overpowering. Some of these effects are already upon us, some predicted; some are already inevitable, some might be averted if prompt and concerted action is taken. This is the starting point of this study, and it’s aim is to understand how climate change will effect the human and national security, and identify ways to increase our coping capacity. With rising global temperatures, precipitation change, sea-level rise, and increased frequency and intensity of extreme weather events, climate change is emerging as a threat to peace and security. Volatile weather patterns, coupled with changes in rainfall and temperature, have the capacity to reshape the productive landscape of entire regions and exacerbate food, water and energy scarcities. More frequent and intense natural disasters coupled with a greater burden of diseases stretch the coping capacity of developing countries. This could, in turn, tip poor countries into fragile states and fragile states into failed states. Salinisation, rising sea level and mega droughts could make entire areas uninhabitable and in extreme cases jeopardize the very existence of small low-lying countries. All of this can also contribute to destabilizing and unregulated population movements, which could force previously separate groups to compete for the same dwindling resources. Receding sea and land ice could enable access to previously inaccessible resources such as oil and gas supplies in the Arctic and transit routes like the North–West Passage, triggering dispute over their ownership and control. The core challenge is that climate change threatens to overburden states and regions which are already fragile and conflict prone. It is important to recognize that the risks are not just of a humanitarian nature, they also include political and security risks that directly affect National, European, NATO and Global interests.
- As alterações do código dos contratos públicos nos procedimentos de contratação pública da MarinhaPublication . Colaço, RobertoA Contratação Pública traduz a disciplina aplicável à aquisição pelo Estado e outras entidades públicas de bens e serviços essenciais à satisfação das necessidades públicas e de interesse público. As Forças Armadas, e mais concretamente a Marinha, regem-se, obrigatoriamente, pelos procedimentos de contratação pública estabelecidos no Código dos Contratos Públicos (CCP), que desde a sua aprovação em 2008, já sofreu 12 alterações. O método de investigação assentou no raciocínio indutivo, numa estratégia de investigação qualitativa com reforço quantitativo e num estudo de caso, recorrendo à análise documental, complementada por entrevistas semiestruturadas e pela aplicação de um inquérito por questionário, com o intuito de analisar o impacto das alterações ao CCP nos procedimentos contratuais elaborados pela Marinha, que se constituem como objeto de estudo desta investigação. Através da aplicação dos instrumentos referidos, foi possível identificar desafios resultantes das medidas que visam limitar a utilização de procedimentos não concorrenciais, demonstrando-se a necessidade de efetuar um planeamento de necessidades de forma atempada. Por outro lado, foram reconhecidas oportunidades relacionadas com o desenvolvimento dos procedimentos contratuais e gestão dos contratos, que importa exponenciar a fim de contribuir para a ambicionada simplificação dos procedimentos. Abstract: Public Procurement translates the applicable discipline to the acquisition by the State and other public entities of goods and services essential to the satisfaction of public needs and public interest. The Armed Forces, and more specifically the Navy, are mandatorily governed by the public procurement procedures established in the Public Procurement Code (CCP), which, since its approval in 2008, has already undergone 12 revisions. The research method was based on inductive thought, a qualitative research strategy with quantitative reinforcement and a case study, using document analysis, complemented by semi-structured interviews and the application of a questionnaire survey, in order to analyze the effect of CCP reviews in the Navy procurement procedures, which establish the object of study of this investigation. Through the application of the mentioned instruments, it was possible to identify challenges resulting from measures that aim to restrain the use of non-competitive procedures, showing the need to plan needs in advance. On the other hand, opportunities related to the development of procurement procedures and contract management were recognized, which should be developed, contributing to the desired simplification of procedures.
- As alterações estruturais da sociedade portuguesa e sua implicação na segurança e defesa do EstadoPublication . Figueiredo, JoãoO atual estudo tem como objetivo analisar as mudanças na sociedade portuguesa desde o início da década de 1960 até à atualidade e avaliar em que medida estas alterações têm implicação na segurança e defesa do Estado. Durante o período considerado, tiveram lugar acontecimentos que marcaram e alteraram profundamente o país, o seu povo, a política e costumes; acontecimentos que romperam características históricas, numa rapidez vertiginosa, alterando perceções, ameaças e objetivos de segurança e defesa do Estado. O acesso imediato à informação acelerou as reações e transformou o mundo através do fenómeno da globalização que enfraqueceu o poder do Estado-nação e da sua soberania nacional. Todas estas alterações transformaram as relações dos cidadãos com o Estado e a diminuição de capacidades e repartição das responsabilidades que lhe competiam, levaram o cidadão português a ter a perceção de abandono pelo Estado, reduzindo a predisposição para participação na Segurança e Defesa. Abstract: The current study aims to understand what has changed in Portuguese society since the beginning of the decade of 1960 to the present times and analyse if these changes have implications on the security and defence of the State. During the considered period, some events happened that marked and profoundly altered the country, its people, politics, culture and traditions; events that have broken with historical features with a dizzying speed and altered the perceptions, threats and objectives of security and defence of the State. Immediate access to information has accelerated the reactions and transformed the world in which we live through globalization, phenomenon that also brought the weakening of the power of the nation-State and its national sovereignty. All these changes brought about change in the relationship between citizens and the State and reducing in their capability and the division of responsibilities that previously competed to the State led the Portuguese citizen to have the perception of abandonment, thus reducing their willing to participate in Security and Defence activities.