IUM - CRC - CPOS - MAR - Trabalhos de Investigação Individual
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- O Contributo do Benchmarking para o Novo Paradigma de Organização e Gestão da MarinhaPublication . Victorino, AnselmoNuma organização como a Marinha, o desenvolvimento de “um novo paradigma de organização e gestão”, mesmo que se pretenda utilizar uma abordagem superficial, cria naturais barreiras e reacções, quer pela forçada alteração de metodologias e procedimentos tradicionais de longos anos, quer por questões culturais. Estas instabilidades são os “custos directos” identificados em qualquer alteração organizacional, que se não forem bem geridos, poderão condenar a iniciativa de mudança a arrastar-se no tempo indefinidamente sem sucessos. O Benchmarking é uma metodologia que poderá ser utilizada pela Marinha para aperfeiçoar a sua gestão e obviar os referidos custos, mediante a realização sistemática de levantamentos e análises de práticas, processos, produtos e serviços prestados por outras organizações. O processo estruturado de Benchmarking gera informações importantes para que se conheçam diferentes formas de abordar situações e problemas semelhantes e, dessa forma, contribuir para que possam aperfeiçoar as suas organizações. Um exemplo, em curso, embora se considere que se tratam de processos de “Benchmarking Instintivo”, é verificado na importação de boas práticas das Marinhas Holandesa e Alemã, maioritariamente responsabilidade das comissões de acompanhamento dos projectos de integração dos novos meios lá instaladas. Num contexto estratégico de modernização e profissionalização das Forças Armadas, assente numa perspectiva conjunta, estão presentes conceitos como a eficiência e a rentabilização das capacidades. A Marinha de Futuro deverá procurar, na senda das boas práticas, manter-se na vanguarda, afirmando o conceito de duplo uso, empenhar-se em atender aos anseios de todas as partes interessadas (chefias – políticas e militares -, sociedade, Família Naval, fornecedores e restantes servidores civis e militares), assumir a sua responsabilidade social e primar continuamente pela excelência na gestão. Abstract: In a organization as the Navy, the development of “a new paradigm of organization and management”, even if it intends to use a superficial boarding, it creates natural barriers and reactions, not only by the forced changing of methodologies and traditional procedures with many years, but also for cultural questions. These instabilities are the “identified direct costs” in any organizational change, which if not well managed, can condemn the change initiative to crawl themselves indefinitely in the time without successes. Benchmarking is a methodology that will be able to be used by the Navy to perfect its management and to prevent these costs, by means of the systematic accomplishment of surveys and analyses of practices, processes, products and services provided by other organizations. The structuralized process of Benchmarking generates important information so that different forms are known to approach similar situations and problems in such a way that will contribute to perfect its organizations.An example in course, although considering that if they deal with processes of “Instinctive Benchmarking”, is seen in imported good practices by the accompaniment commissions for new ships integration projects, that deal with the Dutch and German Navies. In a strategical context of the Armed Forces modernization and professionalization, based on a joint perspective, there are always concepts standing such as efficiency and capability’s optimization. The Future Navy, in the footpath of good practices, will have to look for remaining in the vanguard, affirming the concept of double use, to be pledged in taking care of the yearnings of all the interested parts (leadships – both political and military -, society, Naval Family, suppliers and other civil and military servers), assuming its social responsibility and in the continuous search for management excellency.
- sabotagem por Mergulhadores Durante a II Guerra MundialPublication . Franco, PauloEste breve estudo pretende fazer uma análise, através de investigação bibliográfica, das operações de sabotagem por mergulhadores mais significativas que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, enquadrando o desenvolvimento histórico deste tipo de acção e destacando as missões mais determinantes. Em 1941, a Segunda Guerra Mundial estava no auge, a força naval inglesa no Mediterrâneo era determinante para garantir o equilíbrio de forças na área. Os italianos, que dominavam o Mediterrâneo oriental, procuravam a tudo o custo encontrar formas de debilitar o seu inimigo a ocidente, de forma a controlar a totalidade deste mar. Após várias tentativas frustradas de ataque contra os navios ingleses estacionados em Gibraltar, na madrugada de 10 de Setembro, várias cargas, colocados por mergulhadores italianos, afundaram três navios de grande porte ancorados no porto sem que o sistema de informações britânico conseguisse determinar o método de ataque. Os italianos haviam utilizado mergulhadores da “Décima Flotilha Ligeira”, uma unidade de operações especiais da Marinha Italiana, especializada em ataques com torpedos modificados e tripulados por mergulhadores. Tinham utilizado como arma cargas explosivas de pequena dimensão colocadas em locais previamente seleccionados abaixo da linha de água dos navios. Esta arma passou a designar-se por “mina-lapa”. As ofensivas por parte da “Regia Marina” (Marinha Italiana) com recurso a este tipo de ataque continuou, alternando sucessos com fracasso, tendo um dos seus maiores feitos sido o ataque ao porto de Alexandria, em Dezembro de 1941, em que afundaram os dois maiores navios de linha da esquadra inglesa no Mediterrâneo, o HMS “Valiant” e o HMS “Queen Elizabeth”, comprometendo seriamente a dominância inglesa em toda a área. Convencidos da efectividade deste tipo de ataque à custa das suas próprias perdas, os ingleses decidiram utilizar também este método no Mar do Norte contra o Cruzador alemão “Tirpitz”. Assim, após algumas tentativas falhadas, em Setembro de 1943 na Noruega, conseguiram danificar gravemente o navio germânico, provocando a sua imobilização por vários meses. Também no pacífico recorreram às mesmas técnicas afundando dois dos mais importantes navios de linha nipónicos, o “Nachi” e o “Takao”. Este tipo de missões demonstrou, no teatro de operações da Segunda Guerra Mundial, a sua efectividade e potencial estratégico, causando desequilíbrios locais e regionais dignos de relevo e influenciando de forma determinante o desenrolar dos acontecimentos em períodos chave do conflito. Abstract: This paper intend to analyze, through bibliographic research, the most significant sabotage operations executed by divers during the Second World War, framing it historically and detaching the most determinant ones. In 1941, the Second World War was at being fought intensely by all the intervenient countries. The British fleet in the Mediterranean was determinant to accomplish the force balance in the area. The Italians, that had the domain in the eastern Mediterranean, were looking for debilitate them enemies at the west, and control all this sea. After several frustrated attempts from the Italian forces to attack the British fleet anchored in Gibraltar, in the dawn of September 10th, a series of explosions sunk three big ships in the harbor. The British information services weren’t able to determine the source of the attack. The Italians used divers from the "10th Assault Vehicle Flotilla", a special operation unit from Italian Navy, specialized in the use of manned. As weapon, they used small explosive charges that were placed bellow the water line in predefined places of the ships. This devises were the origin of the actual lipped mines. The offensives from “Regia Marina” (Italian Navy) using this kind of attack continued, alternating successes with failures, achieving one of the biggest successes in the attack to Alexandria harbor, in December 1941, where they sunk the two biggest English warships in the Mediterranean, the HMS “Valiant” and the HMS “Queen Elizabeth”, compromising the British dominance in all the area . Convinced of the effectiveness of this kind of weapon at they own cost, the British decided to use it themselves in the North Sea against the German battleship “Tirpitz”. And, after a couple of failed attempts, they succeeded, in September of 1943 in Norway, damaging the German ship and forcing its immobilization for several months. The same method was used in the Pacific sinking two of the most important Japanese battleships, the “Nachi” and the “Takao”. This kind of operations demonstrated, in Second World War theater, its effectiveness and strategic potential, affecting determinately the force balance at local and regional levels, having a notorious influence in key periods of the conflict.
- A Aplicação do Paradigma do Sistema de Controlo Interno na Organização da MarinhaPublication . Mendes, NunoA gestão de dinheiros públicos constitui actualmente uma das maiores preocupações dos dirigentes da Marinha, nesta conformidade o controlo interno assume papel de preponderância. O presente trabalho constitui um contributo para a necessária análise do processo de prestação de contas pela Marinha ao Tribunal de Contas, tendo como principal objectivo a abordagem do Sistema de Controlo Interno da Autoridade Marítima. No caso específico a Direcção-Geral da Autoridade Marítima e a sua relação com os órgãos seus dependentes através da aplicação do paradigma do Sistema de Controlo Interno à sua estrutura. Considerando que o Sistema Integrado de Gestão Financeira da Defesa Nacional é a ferramenta por excelência para a elaboração das demonstrações financeiras inclusas na prestação de contas, foi efectuada uma análise à sua fiabilidade e conformidade. Como pedra basilar de uma gestão de futuro foi analisado a implementação do Plano Oficial de Contabilidade Pública na Marinha. Abstract: The management of public money currently constitutes one of the biggest concerns to the top managers of the Navy, in this conformity the internal control assumes superior role. The present paper constitutes one contribution for the necessary analysis of the process of rendering of accounts of the Navy to the Court of Accounts, having as main objective approaching the System of Internal Control of the Maritime Authority. In the specific case, General Direction of the Maritime Authority and its relation with the agencies its dependents through the application of the paradigm of the System of Internal Control to its structure. Considering that the Integrated System of Financial Management of the National Defence is the tool par excellence for the elaboration of the financial demonstrations enclosed in the rendering of accounts, it was carried through an analysis to its reliability and conformity. As fundamental rock of a future management it’s the implementation of the Official Plan of Public Accounting in the Navy was analyzed.
- A Operacionalização Conjunta das Maritime Security OperationsPublication . Moreira, NunoA grande transformação do mundo no final do século XX, decorrente do fim da Guerra Fria presenciando-se o inicio de mudanças dramáticas nas identidades dos povos e nos símbolos dessas identidades, ocorrendo aquilo que alguns consideraram ser conflitos de civilizações e uma mudança na actual ordem mundial, criou condições para surgirem novas ameaças e riscos, provocando enormes desafios em termos de segurança. Nenhum Estado consegue por si só combater estas ameaças e riscos. Por esse facto, o cariz conjunto, combinado e a cooperação Internacional são essenciais para alcançar a Segurança Mundial. Portugal, de acordo com o conceito de segurança emanado do Conceito Estratégico de Defesa Nacional de 2003, efectua acções que visam assegurar a autoridade do Estado e que se enquadram na definição, que será enunciada posteriormente, de Maritime Security Operations, de uma forma conjunta, combinada e integrada entre as autoridades militares e outras agências nacionais e multinacionais. Com o presente Breve Estudo pretende-se analisar as diferentes formas como os Estados, através das formas de demonstração de autoridade (militar, civil e agências multinacionais), podem lidar com as ameaças transnacionais presentes no ambiente marítimo com o objectivo de contribuírem para a salvaguarda dos interesses multinacionais e para o esforço da globalização da segurança mundial. Abstract: The great transformation of the world in the end of the XXth century, after the end of the Cold War, witnessing the beginning of dramatically changes in the identities of the peoples and the symbols of these identities, occurring what some had considered to be conflicts of civilizations and a change in the current world-wide order, created conditions to appear new threats and risks, provoking enormous challenges in security affairs. No State by itself is able to fight these threats and risks. For this fact, the joint, combined International cooperation is essential to reach the World-wide Security. Portugal, in accordance with the emanated concept of security of the Strategically Concept for National Defence of 2003, performs some actions to assure the authority of the State and that they are fit in the definition, that will be enunciated later, of Maritime Security Operations, concerning a joint, combined and integrated concept, between the military authorities and other national agencies and multinationals actors. With the present Study it is intended to analyze the different forms as the States, through the forms of demonstration of authority (from military, civilian and multinational agencies), can deal with the threats and risks in the maritime environment with the objective to contribute for safeguards of the multinationals interests and for the effort of the globalization of the world-wide security.
- O Sistema de Autoridade Marítima de S. Tomé e PríncipePublication . João, IdalécioPretende-se desenvolver, com o presente estudo, a criação de uma estrutura de Sistema de Autoridade Marítima em São Tomé e Príncipe. O desenvolvimento da exploração dos recursos naturais no Golfo da Guiné e as potencialidades ainda existentes têm incrementado o interesse das grandes economias na região, com o correspondente aumento da sua importância geoestratégica. O Golfo da Guiné ocupa, hoje, no contexto mundial, lugar de destaque na exploração dos 2 recursos de hidrocarbonetos e merece a permanente atenção dos governos locais e dos organismos internacionais.
- Contributos para a doutrina operacional das futuras viaturas blindadas ligeiras anfíbias do Corpo de FuzileirosPublication . Marques, AntónioO objectivo deste breve estudo é contribuir para a análise do impacto que a reintrodução das viaturas blindadas ligeiras trará à estrutura do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, pretendendo identificar a doutrina específica, i.e. o conjunto de conceitos, tácticas, técnicas e procedimentos de carácter operacional, que se constituem como princípios e normas para o empenhamento eficaz e eficiente destes meios. Pretende-se igualmente sugerir um modelo de organização operacional que permita cumprir as missões e tarefas passíveis de serem atribuídas, desejando-se igualmente levantar aspectos eminentemente relacionados com a edificação desta capacidade, em particular no campo do aprontamento dos sistemas. A preeminência da materialização dos conceitos e operacionalização da estrutura operativa reveste-se da maior importância uma vez que está prevista a entrada ao serviço das primeiras viaturas PANDUR II no 1º semestre de 2009, permitindo o levantamento da capacidade blindada para, pelo menos, uma Força de Fuzileiros (Força-Tarefa adaptada à missão) de escalão Companhia. De forma a fundamentar a construção do modelo de análise sugerido, foi investigada a doutrina deste tipo de sistemas de armas, bem como as tácticas, técnicas e procedimentos, as organizações operacionais de forças congéneres e os seus modos de actuação, tendo sido também estudadas diversas lições identificadas e aprendidas dos principais conflitos em curso. A metodologia de investigação seguida foi de acordo com os métodos indutivo e dedutivo, com base na pesquisa bibliográfica, na experiência adquirida, em entrevistas e na análise documental, ou seja uma abordagem essencialmente qualificativa. Com base nessa pesquisa e comparação entre os vários modelos, indicamos um modelo de organização, bem como algumas direcções quanto a aspectos mais relacionados com a execução, tais como as funções de combate, o treino e formação ou ainda as modalidades de emprego. Pelas ilações retiradas deste trabalho, julga-se que o modelo proposto e os conceitos para o emprego operacional das viaturas blindadas ligeiras anfíbias sugeridos são coerentes e os mais adequados à realidade do Corpo de Fuzileiros. O maior grau de protecção, mobilidade, poder de fogo e outras capacidades únicas, que caracterizam a FFZBlindada, tornam-na num instrumento útil e eficaz, que permite o seu empenhamento na totalidade do espectro dos conflitos armados. Abstract: The aim of this study is to contribute for the analysis of the impact that the reintroduction of armoured wheeled vehicles will bring to the structure of the Portuguese Navy Corpo de Fuzileiros, intending to identify the specific doctrine, i.e. the set of concepts, tactics, techniques and operational procedures, that establish the principles and norms for the effective and efficient employment of these assets. It also intends to suggest a model of operational organization for the Unit in order to accomplish the most likely missions and tasks to be assigned and discuss some of the eminently related aspects within the edification of this capability, in particular concerning the preparation of these systems in order to achieve the full operation capability as soon as possible. The need of concepts and operationalization of the entire structure assumes, at this time, the most importance once that is foreseen the entrance to service of the first PANDUR II vehicles already in the 1º semester of 2009, that it will allows the edification of armoured capability for, at least, a Força de Fuzileiros (Task-Force tailored for the mission) at Company echelon. In order to had some bases for the creation of the suggested model, we investigated the doctrine of this type of weapons systems, as well the tactics, techniques and procedures, the operational organizations of similar forces and its ways of actuation, having also studied several identified and lessons learned of the actual main conflicts. The research methodology followed the inductive and deductive methods, on the basis of bibliographical research, in the acquired experience, interviews and in documentary analysis, i.e. essentially a qualifying approach. Basing on this research and on the comparison between the several models, we indicate an organization model, as well some directions concerning to aspects related with the execution itself, such as the combat functions, the training, the organization, etc. Therefore, and taking into account all the deductions across this study, we considered that the proposed model and the concepts for the operational employment of the amphibious armoured wheeled vehicles suggested are coherent and adjusted to the reality of the Corpo de Fuzileiros. Her larger degree of protection, mobility, fire power and other unique characteristics, confers to the FFZBlindada unique capabilities that make her a useful and efficient instrument and allows is engagement in the totality of the armed conflicts spectrum.
- O Papel Funcional e o Papel Grupal no Desempenho das Equipas de AvaliaçãoPublication . Gonçalves, RuiPesquisas anteriores sobre a estrutura e a composição de grupos de trabalho revelam que deverá existir uma correlação positiva entre o comportamento do indivíduo no trabalho em grupo e sua função no processo de desenvolvimento. Este Breve Estudo aborda as relações entre as capacidades e competências necessárias aos papéis funcionais da equipa de treino e avaliação da Flotilha, com o comportamento dos papéis de grupo descritos na Teoria de Papéis de Belbin.(1981). Para tal, foi elaborado um modelo analítico, o qual relaciona as capacidades e competências desejáveis de um indivíduo nas diversas funções estabelecidas para o Departamento de treino e avaliação, com os perfis comportamentais preferenciais demonstrados na aplicação de um questionário ministrado a esses indivíduos. Abstract: Previous research on the structure and the composition of work groups discloses that a positive correlation will have to exist between the behaviour of the individual in the working group and its function in the development process. This Briefing Study approaches the relations between the necessary abilities of the functional roles of training and evaluation team of the Flotilla, with the behaviour of the described team roles in Belbin. Team Role Theory (1981). For such, an analytical model was elaborated, which relates the desirable characteristics of an individual in the diverse functions established for the Trainings and Evaluation Department, with the preferential mannering profiles demonstrated in the application of a given questionnaire to these individuals.
- O Impacto para Portugal da Extensão da Plataforma ContinentalPublication . Carinhas, GonçaloA primeira década do novo milénio ficará marcada a nível internacional pela corrida dos Estados costeiros à fixação dos limites exteriores das respectivas plataformas continentais. Um dos assuntos que até hoje provoca grandes discussões é o relativo ao domínio marítimo mundial. Não só os limites impostos pela Convenção da Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) não estão ainda inteiramente definidos, como ainda a mesma prevê que esses limites poderão vir a ser estendidos. A possibilidade de se estender o limite da plataforma continental portuguesa para além das 200 milhas náuticas é um assunto pouco divulgado e de conhecimento bastante restrito. A referida Convenção, assinada em Montego Bay na Jamaica em 1982, prevê no seu 76° artigo que os países signatários poderão, apresentando as características deste limite exterior, reivindicar os seus direitos no leito e subsolo, hoje sob o domínio comum da humanidade. Sendo uma nação com implantação marítima acentuada, Portugal assume por inteiro este desafio através do órgão criado para esse efeito, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). Esta Estrutura de Missão terá de apresentar à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) até 13 de Maio de 2009 a proposta de extensão para reclamar os seus direitos de exploração e aproveitamento de recursos vivos e não vivos sobre o subsolo e leito do mar. Com este Breve Estudo, pretende-se caracterizar a importância para Portugal na extensão da sua Plataforma Continental para além das 200 milhas náuticas e as mais valias acrescidas da investigação científica na área dos recursos minerais e biológicos daí inerentes. O papel da Marinha Portuguesa neste projecto é fundamental. Para entrar nesta corrida contra o tempo a Marinha Portuguesa e a EMEPC equiparam os dois navios hidrográficos da classe D. Carlos I com os equipamentos mais sofisticados em uso para trabalhos deste tipo. Desde o início dos trabalhos em 2005 até aos dias de hoje, muito trabalho já foi feito. De realçar o reconhecimento, por alguns países, da fonte hidrotermal Rainbow (localizada a 240 milhas náuticas a sudoeste do Arquipélago dos Açores) como estando no interior da Plataforma Continental. Ou seja, pela primeira vez um país poderá dizer que já tem a sua plataforma estendida para além das 200 milhas náuticas. Abstract: The first decade of the new millennium will be marked at the international level by the race of the coastal States to fix the limits of their respective outside continental shelves. One of the major issues that are causing major discussions today is the world maritime domain. Not only the limits imposed by the United Nations Convention on the Law of the Sea (UNCLOS) are fully defined, but it also considers that such limits may be extended. The possibility of extending the limit of the Portuguese continental shelf beyond the 200 nautical miles is a matter little publicized and its knowledge rather restricted. That Convention, held in Montego Bay, Jamaica, 1982, stipulates on its article 76th that the accepting countries can, once the characteristics of its outer limit are shown, claim their rights in certains ranges of sea which are, nowadays, under the domain of the common humanity. As a well implanted nation, Portugal fully takes this challenge through the body established for this purpose – the “Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental - EMEPC” (Mission Structure for the Continental Shelf Extension). This Structure must submit the proposed extension to the Commission of the Limits of Continental Platform (CLCP) until May 19, 2009, claiming for its rights of exploration of the living and not living resources of the deep sea and subsoil. This brief study intends to characterize the importance for Portugal of the extent of its continental platform beyond the 200-nautical miles and its inherent added value on the scientific research increase of the area of mineral and biological resources. The role of the Portuguese Navy's in this project is paramount. To enter into this race against time the Portuguese Navy equipped the two hydrographic vessels in Class D. Carlos I with the most sophisticated equipment in use for such work. Since the start of the work in 2005 up to today, much work has already been done. It is important to highlight the discovery of the hydrothermal source Rainbow (located 240 nautical miles south-west from Azores) and its recognition by some countries of it being included in the Continental Shelf. This was the first time a country can say that has now its shelf extended beyond the 200-nautical miles.
- Guerra Civil de EspanhaPublication . Anão, AntónioAs operações navais conduzidas durante a Guerra Civil de Espanha constituem, habitualmente, um aspecto menos valorizado do conflito, em particular quando confrontadas com a magnitude das operações terrestres. Cientes da sua importância no desfecho militar global, procurámos investigar e sintetizar os principais aspectos estratégicos que enquadraram a guerra naval durante o conflito bem como a sua articulação com o cenário militar global. Neste âmbito, procedemos à análise dos principais meios materiais e humanos disponíveis em ambas as esquadras, sua evolução no decurso da guerra e seu emprego nos principais cenários operacionais. Dada a importância que o conflito assumiu para o estado português vigente e a prática de colaboração activa com um dos contendores, particularizámos igualmente a investigação sobre elementos da política naval portuguesa na sua interacção com o desenrolar do conflito. Procurámos sintetizar os reflexos que a situação política na República Espanhola e as causas próximas da Guerra Civil tiveram na definição da política naval portuguesa e sua subordinação ao programa de rearmamento do exército. Salientam-se, entre outros, aspectos como a “revolta dos marinheiros” de 1936 e suas consequências, as operações navais de repatriamento em portos espanhóis, a facilitação de portos portugueses para abastecimento de material de guerra e o apoio logístico directo à esquadra nacionalista no início da guerra. Abstract: The major naval operations during the Spanish Civil War constitute a less valued trait of the conflict, in particular when compared with the magnitude of the land operations. Knowledgeable of their importance in the final military outcome, our purpose was to synthesize the main strategical aspects that framed the naval war during the conflict, making reference to their interaction with the global military scene. In this scope, we analyze the human means and the major units used by the opposing sides, as well as their employment in the naval theatres. Given the importance that the conflict assumed for Portugal and the known collaboration of its government with the nationalist faction, we explored elements of the portuguese naval policy and their interaction with the evolution of the conflict. There are references to less well-known aspects of portuguese naval history, like the cancelation of the thirties naval program and subsequent prioritization to the army rearmament, the “sailors revolt” of 1936 and its consequences, the naval operations of repatriation in spanish ports, the use of portuguese ports for logistic supply of the spanish nationalist army, and the direct logistic support of the nationalist navy in the beginning of the war.
- Contributos para o Plano Integrado de Busca e Salvamento Marítimo NacionalPublication . Afonso, RuiA salvaguarda da vida humana do mar constitui uma das obrigações de qualquer estado ribeirinho em consonância com as exigências da Convenção SOLAS (Safety of Life at Sea) e adoptadas por esse estado. Cada estado possui uma organização própria dotada de um conjunto de recursos humanos e materiais, habilitada a assistir ou evacuar pessoas em perigo bem como, dispor de um conjunto de serviços para apoio ao navegante. A organização SAR (Search and Rescue) será tanto mais eficaz na medida em que conseguir rentabilizar as diferentes entidades e os diferentes recursos disponíveis. A existência de um Plano que integre estas diferentes entidades, que defina linhas orientadoras de acção, de partilha de informação, regulando e estabelecendo modos de actuação e coordenação, será certamente um documento importante para garantir ou criar condições para uma eficiente organização SAR nacional. O presente trabalho pretende ser um contributo para a elaboração de um Plano Integrado de Busca e Salvamento Marítimo Nacional, envolvendo diversas entidades que partilham responsabilidades nesta área de modo a que possam interagir de forma eficiente com o objectivo final da Salvaguarda da vida humana. Abstract: The safeguard of the human life at sea is one of the obligations of any state in accordance with the International Convention of Safety of Life at Sea (SOLAS) adopted by each state. Each state has its on organization endowed with a set of human and material resources, qualified to assist or to evacuate people in danger as well as making use of a set of capable services to be as aids to the navigator. SAR (Search and Rescue) Organization will be such more efficient as long as it can manage the different entities and the different available resources are efficiently used. The existence of a Plan integrating these different entities establishing guidelines, sharing information as well as establishing ways of action and coordination will be certainly an important document to guarantee or to create conditions for an efficient national SAR organization. The present work intends to be a contribution for the elaboration of an Integrated National Maritime Search Rescue Plan involving all the entities that share responsibilities in this area acting efficiently with the final aim of human safeguard.