Comunicações em Congressos
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- 1911/2011: um século de proteção de crianças e jovensPublication . Candeias, Marisa; Henriques, HelderA Lei de Proteção à Infância de 1911 colocou Portugal na vanguarda da proteção de crianças, distinguindo assim a criança, do adulto e o Direito Penal do Direito de Menores. Foi, com este diploma, instituída a primeira Tutoria de Infância, que mais tarde veio dar origem aos atuais Tribunais de Família e Menores e instituídas a Federação Nacional dos Amigos e Defensores das Crianças e os Refúgios. Se em 1911 e 1912, respetivamente, são instituídas as Tutorias em Lisboa e no Porto, o resto do país teve de aguardar pela lei de 1925, que regulamentou a expansão do sistema, concluída apenas no Estado Novo. A lei de Proteção à Infância apenas foi objeto de reforma aquando da publicação da Organização Tutelar de Menores (OTM), em 1962. De referir ainda a década de 90, como um importante marco na proteção de menores, através da Lei Tutelar Educativa e da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.
- Abarcando o presente, consolidando o futuro: a tecnologia educativa na saúdePublication . Arco, AntónioA tecnologia educativa possibilita a utilização de metodologias operativas dinâmicas, com a principal finalidade de fomentar a eficácia dos processos de formação, oferecendo uma gama de conhecimentos, coerentes e sólidos, sobre a forma de organizar os processos de ensinoaprendizagem, planear e elaborar ambientes e processos educativos, com o intuito de atingir os objectivos pedagógicos previamente definidos, aspectos que se podem aplicar na educação para a saúde, nomeadamente na saúde escolar. As políticas internacionais de promoção de saúde e a configuração dos próprios sistemas de saúde, tornam importante a análise das concepções subjacentes à tecnologia educativa, convergindo para a reflexão dos seus impactos na actualidade, enquanto peças centrais de dimensionamento das estratégias desenvolvidas no âmbito da saúde. Ampliando as possibilidades do acesso à informação, a sua utilização permite desenvolver estratégias que facultem não só o desenvolvimento de conhecimentos e competências, como a actualização e a capacitação dos indivíduos, englobando-o num processo de aprendizagem ao longo da vida, afirmando-se desta forma como uma importante linha de investigação a considerar
- A actividade empreendedora na fronteira Portugal-Espanha Alentejo-ExtremaduraPublication . Policarpo, Fernanda; Mogóllon, RicardoEste trabalho tem como objetivo o estudo da incidência do efeito fronteira na atividade empreendedora das regiões de fronteira Portugal-Espanha, especificamente, do Alentejo e da Extremadura. Sendo importante para o desenvolvimento regional e até nacional, o relacionamento entre as regiões de fronteira, pelo seu afastamento dos centros de poder e decisão, bem como dos centros de maior comercio, apresentam-se como regiões deprimidas. A envolvência territorial e as questões da proximidade tornam-se visíveis e pertinentes para uma melhor performance empresarial, logo interessa perceber se nestas regiões, as empresas estão cada vez mais a aproveitar sinergias resultantes da sua proximidade territorial ou se essa barreira representa algum afastamento. Partindo da questão de base se “O efeito fronteira constitui, ou não, um fator de entrave ao empreendedorismo nas regiões do Alentejo e Extremadura” procuramos entender o efeito fronteira no empreendedorismo do Alentejo e Extremadura analisando os fatores potenciadores e caracterizadores do empreendedorismo, e comparando as realidades nacionais e regionais. Utilizando os dados do relatório GEM e do relatório EUROACE, foi possível aferir as diferenças e semelhanças entre essas realidades.
- Acupuntura urbana como estratégia de revitalização do espaço rural: o caso de estudo do nordeste algarvioPublication . Loures, LuísAs aldeias do Algarve desde cedo se afirmaram como lugares privilegiados de interacção de valores, possuindo no seu património natural e construído, na sua história e na sua cultura, um potencial capaz de criar dinâmicas na paisagem rural e no território. Esta riqueza cultural, económica e social atravessa, contudo, dificuldades resultantes de um modelo de desenvolvimento que desfavorece estes espaços e tende a inviabilizar os sistemas produtivos tradicionais, promovendo uma visível redução dos dinamismos sócio-demográficos e económicos no interior da região. Neste contexto, várias têm sido as medidas e programas propostos nas últimas décadas como objectivo de revitalizar estes espaços através da implementação de políticas activas de qualificação do urbanismo rural e de dinamização económica, social e cultural, que permitam garantir a qualidade de vida das populações, preservando os seus valores e reabilitando, quer as actividades produtivas tradicionais, quer outras compatíveis que possam valorizar a vida da aldeia. No presente artigo aborda-se o “Programa de Revitalização das Aldeias do Algarve” com o objectivo de evidenciar como, a partir da aplicação de um conjunto de acções pontuais e concertadas sobre o território, é possível afirmar as aldeias como espaços onde se pode viver melhor e beneficiar de um padrão residencial de qualidade.
- Os animadores: cultura profissional e participação socialPublication . Simões, HelenaUma das especificidades dos ‘animadores’ coloca a ênfase da profissão na participação social. Confrontam-se com algumas nuances de perceção mais localizada. A observação que fazem dos seus relacionamentos organizacionais e das suas estratégias, os lugares da sua produção, em contexto disperso ou incisivo, ou, as avaliações que se motivam desses relacionamentos influem na sua identidade profissional. Qual a cultura profissional dos animadores? Como transpõem essa cultura para o processo de democratização e a participação cívica? A averiguação e a compreensão de contextos e de práticas, embora com algumas ambiguidades de estratégia mediada, são fulcrais na interpretação da identidade destes profissionais. Estas estratégias marcam lógicas de intervenção, e argumentações, não menos interessantes aquando da criação de equipas multidisciplinares, na inserção no mercado de trabalho e suas contratações. A sua profissionalização apresenta conflitos internos com relacionamento exteriorizado, mediados por outros conflitos, agora, com a participação social. Como intercedem estes conflitos na profissionalização, no âmbito da participação social? Compreender como observam as situações e os seus relacionamentos permite, igualmente, interpretar o âmbito e a lógica de cruzamentos com outros profissionais. Para além do envolvimento de outros apetrechos de relacionamento institucional, e, com outras áreas do conhecimento especializado.
- António Raúl Galiano Tavares (1897-1964): o perfil de um educadorPublication . Henriques, HelderO principal objectivo deste trabalho é apresentar o percurso identitário do professor do ensino liceal portalegrense António Raúl Galiano Tavares, assim como as representações construídas sobre o tipo de ensino em que participava. Para o efeito recorremos a um conjunto de referências teóricas que analisam a condição de professor ao longo da história. Seguimos de perto as abordagens construídas por António Nóvoa (1988; 1994; 1995), Rogério Fernandes (2004), Maria João Mogarro (2001), João Barroso (1995), entre outros autores. Utilizaremos a crítica histórica como metodologia que permite validar o nosso discurso. O corpus documental é constituído por quatro níveis de análise: documentos de arquivo (do antigo Liceu); imprensa regional e local; imprensa pedagógica; e documentação pessoal. No fundo, pretende-se estabelecer um diálogo entre a vida de um homem, na sua condição de professor, os seus alunos, a comunidade envolvente e a representações que construiu sobre a sua própria actividade profissional.
- A aplicação de métodos diretos e indiretos de avaliação da paisagem na valoração de amenidades ambientaisPublication . Viegas, Ana Lúcia; Loures, Luís; Nunes, José RatoA componente estética constitui um atributo indispensável para um melhor entendimento da paisagem. O presente estudo analisa a qualidade estética e a valoração económica da paisagem fluvial do Baixo Guadiana, através da aplicação de métodos diretos e indiretos de avaliação da paisagem, suportados pela realização de questionários de participação pública. Pretende-se aferir a opinião de especialistas e também de visitantes deste local. Relativamente à análise da qualidade, fragilidade e capacidade de absorção visual da paisagem, considerando as seis subunidades de paisagem identificadas, verificou-se que a subunidade Complexo Turístico|Golfe é a que possui maior qualidade visual, a subunidade Agrícola|Produção é a que tem maior nível de fragilidade visual, e que a subunidade Complexo Turístico|Golfe é a que tem a capacidade de absorção visual mais elevada. Verifica-se ainda que os visitantes preferem os espaços associados ao golfe e ao sapal, sendo a presença de água o principal fator para a sua preferência. No que se refere à valoração económica verifica-se que em média cada utilizador gastou cerca de 50 euros, valor que despenderia para visitar novamente a paisagem. Da análise efetuada conclui-se que os métodos de avaliação utilizados se adequam às análises efetuadas pois, mesmo aplicando enfoques hipotéticos, é possível quantificar o valor de existência, gestão e manutenção de determinado bem ou serviço ambiental.
- Apreciação subjetiva do estado de saúde e do nível de felicidade entre os idosos portugueses e espanhóisPublication . Calha, AntónioAs sociedades europeias deparam-se hoje com desafios sociais que decorrem do rápido processo de envelhecimento demográfico. O surgimento de uma “sociedade grisalha” tem suscitado o debate em torno dos processos de promoção das condições de vida dos idosos. A satisfação com a vida e a felicidade têm-se afirmado como uma componente essencial a preservar e promover no processo de envelhecimento. Neste artigo procuramos analisar o nível de felicidade da população idosa, enquanto dimensão importante do conceito de qualidade de vida, correlacionando-o com a apreciação subjetiva do estado de saúde. Centramo-nos na caracterização das realidades portuguesa e espanhola. A condição sénior é, nestes países, marcada pelas especificidades do contexto social, onde se destaca o papel do modelo familiar tradicional do sul da Europa.
- Aprender sem idadePublication . Carvalho, Luísa Serrano; Ferreira, IsabelO envelhecimento da população assume-se como uma realidade cada vez mais premente no nosso país, apontando, as estatísticas, para um acentuar deste fenómeno nos próximos anos. Envelhecimento não se apresenta, no entanto, como sinónimo de inatividade, inutilidade ou perda total de capacidades, pelo que, reconhecendo que a educação é permanente, que a aprendizagem se faz ao longo da vida, a educação pode constituir-se como uma mais-valia para os idosos, fomentando a construção de novos objetivos e projetos de vida. As Universidades Seniores emergem, neste contexto, como uma resposta educativa e social, através da qual se fomenta a integração e permanência dos idosos nas estruturas sociais e se contribui para o seu bem-estar, por meio da promoção de atividades de aprendizagem, lazer e convívio. Através de um estudo realizado junto dos indivíduos que frequentavam a Universidade Sénior de Elvas pretendeu-se analisar o papel das universidades seniores no quotidiano dos idosos, partindo precisamente da análise das experiências, perceções e expetativas dos indivíduos. Os resultados remeteram para um claro impacto da universidade sénior no quotidiano nos idosos, com especial ênfase na sua vertente formativa/educativa. Não obstante uma dimensão social, de lazer e de convívio, os resultados vincaram a componente de aprendizagem ao longo da vida, enquanto ponto de partida e de chegada dos que frequentam a instituição.