Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
109.45 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O principal objectivo deste trabalho é apresentar o percurso identitário do professor do ensino
liceal portalegrense António Raúl Galiano Tavares, assim como as representações construídas
sobre o tipo de ensino em que participava.
Para o efeito recorremos a um conjunto de referências teóricas que analisam a condição de
professor ao longo da história. Seguimos de perto as abordagens construídas por António Nóvoa
(1988; 1994; 1995), Rogério Fernandes (2004), Maria João Mogarro (2001), João Barroso
(1995), entre outros autores.
Utilizaremos a crítica histórica como metodologia que permite validar o nosso discurso.
O corpus documental é constituído por quatro níveis de análise: documentos de arquivo (do
antigo Liceu); imprensa regional e local; imprensa pedagógica; e documentação pessoal.
No fundo, pretende-se estabelecer um diálogo entre a vida de um homem, na sua condição de
professor, os seus alunos, a comunidade envolvente e a representações que construiu sobre a sua
própria actividade profissional.
Description
Keywords
profissão professor identidade história local história da educação liceu