Publication
António Raúl Galiano Tavares (1897-1964): o perfil de um educador
dc.contributor.author | Henriques, Helder | |
dc.date.accessioned | 2012-04-16T13:24:55Z | |
dc.date.available | 2012-04-16T13:24:55Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | O principal objectivo deste trabalho é apresentar o percurso identitário do professor do ensino liceal portalegrense António Raúl Galiano Tavares, assim como as representações construídas sobre o tipo de ensino em que participava. Para o efeito recorremos a um conjunto de referências teóricas que analisam a condição de professor ao longo da história. Seguimos de perto as abordagens construídas por António Nóvoa (1988; 1994; 1995), Rogério Fernandes (2004), Maria João Mogarro (2001), João Barroso (1995), entre outros autores. Utilizaremos a crítica histórica como metodologia que permite validar o nosso discurso. O corpus documental é constituído por quatro níveis de análise: documentos de arquivo (do antigo Liceu); imprensa regional e local; imprensa pedagógica; e documentação pessoal. No fundo, pretende-se estabelecer um diálogo entre a vida de um homem, na sua condição de professor, os seus alunos, a comunidade envolvente e a representações que construiu sobre a sua própria actividade profissional. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2077 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | profissão | por |
dc.subject | professor | por |
dc.subject | identidade | por |
dc.subject | história local | por |
dc.subject | história da educação | por |
dc.subject | liceu | por |
dc.title | António Raúl Galiano Tavares (1897-1964): o perfil de um educador | por |
dc.title.alternative | António Raúl Galiano Tavares (1897-1964): educator profile | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portalegre | por |
oaire.citation.title | II Seminário de I&DT - Consolidar o conhecimento, perspectivar o futuro | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |