Comunicações em Congressos
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- Relação texto-imagem no livro para crianças: uma leitura de Bernardo Faz Birra e de Quando a Mãe Grita…Publication . Mendes, TeresaO presente artigo procura problematizar as dimensões e a funcionalidade da ilustração nos livros de potencial recepção infantil, equacionando a sua relevância na educação estética da criança (pré)leitora. Partindo da apreciação dos álbuns Bernardo Faz Birra, de Hiawyn Oram, e Quando a Mãe Grita …, de Jutta Bauer, pretende-se demonstrar que a ilustração não é, não pode ser, uma mera reprodução ou explicação do legível.
- Corpo, identidade e desejo na literatura para jovensPublication . Mendes, TeresaA problematização da identidade tem merecido, nos últimos anos, uma reflexão alargada, em diferentes áreas do saber, nomeadamente no âmbito dos estudos literários e culturais. No caso específico da literatura portuguesa contemporânea de potencial recepção juvenil, a questão coloca-se de forma assaz pertinente, uma vez que as personagens (pré) adolescentes que povoam os diversos universos textuais, na maioria femininas, se debatem internamente com problemas existenciais e psicoemotivos decorrentes da fase de crescimento em que se encontram, sendo que, na busca incessante de si e da sua identidade, a questão da corporalidade e do desejo se institui como um aspecto estruturante (e problemático) para o ser em construção. Deste modo, e partindo da relação intersistémica entre corpo e identidade, pretende-se, com a presente comunicação, proceder à análise das diversas formas de representação literária da corporalidade na literatura contemporânea de potencial recepção juvenil.
- Literatura para Jovens: o Palco do EuPublication . Mendes, TeresaA literatura portuguesa contemporânea de potencial recepção juvenil tematiza multifuncionalmente as questões relacionadas com a comunicação interpessoal e intergeracional a vários níveis: por um lado, demonstrando que nem sempre o diálogo entre gerações é possível e/ou significativo, gerando situações de incomunicabilidade por vezes irreparáveis; por outro, sublinhando que a inoperância da palavra provoca nos sujeitos adolescentes naturais movimentos de retracção e silenciamento, responsáveis em parte pelo percurso de deambulação no interior de si mesmos em busca da sua identidade e de uma maior consciencialização do seu existir. Na realidade, as vozes plurais de um sujeito adolescente arquetípico, frequentemente configurado como um eu exemplar, atravessam os universos textuais dando conta das suas inquietações de ordem existencial, psico-emotiva e relacional, instituindo-se o recurso à primeira pessoa como estratégia discursiva e enunciativa preferencial. Nos seus discursos introspectivos, as personagens narrativizam a problemática da constituição do sujeito como ser oscilante e dramático, plasmando na superfície textual os meandros da sua interioridade. Nesse sentido, o presente estudo pretende colocar em evidência as estratégias narrativas e textuais encontradas para dar voz a esse sujeito adolescente, maioritariamente feminino, que, no caso português, as narrativas literárias de potencial recepção adolescente e juvenil configuram.
- Pode o "local" fazer a diferença? Três projetos inovadores na promoção do emprego e no combate à exclusãoPublication . Alves, João EmílioOs novos desafios colocados às economias locais, na sequência do novo enquadramento económico resultante da denominada crise do modelo fordista, iniciada nos anos setenta, obrigaram as sociedades e os Estados modernos a reverem as bases dos seus modelos de desenvolvimento, procurando soluções para novos e mais graves problemas. Um desses problemas prende-se com a tendência de crescimento e de generalização do desemprego, sobretudo em sectores tradicionais das economias, tendência essa acompanhada por duas outras, intimamente relacionadas: o crescimento do emprego precário e o aumento dos índices de pobreza e de exclusão social. Para fazer face a esses novos problemas a procura de respostas a nível local, nos territórios e junto das respetivas populações, tem-se consubstanciado em novas alternativas e em novas dinâmicas de intervenção, comportando respostas inovadoras, muitas delas encetadas por diversos atores sociais, em parcerias de diferentes características e dimensões, compostas por entidades públicas e de natureza privada, de que são exemplo as iniciativas e os projetos locais que visam a promoção do emprego e do empreendedorismo a nível local, como estratégia de combate ao desemprego e ao emprego precário. Como ilustração desta tendência apresentam-se três projetos de promoção do emprego e do empreendedorismo a nível local, no território português.
- Estudo preliminar de restarts para algoritmos de CSPPublication . Baptista, LuísO uso de técnicas de restarts para resolver problemas de satisfação de restrições (CSPs), utilizando algoritmos de procura com retrocesso, é considerado pouco importante. Neste artigo propomos conduzir um estudo preliminar sobre o impacto da utilização de restarts nestes algoritmos. Mostramos que o conhecido problema da n-rainhas tem uma distribuição heavy-tail. Apresentamos evidências empíricas de que os restarts podem efectivamente melhorar o tempo necessário para encontrar a solução das n-rainhas. Implementamos ainda uma heurística de decisão baseada em conflitos e mostramos empiricamente que esta heurística, em conjunto com os restarts, melhora ainda mais o tempo de execução dos algoritmos.
- Satisfação e aprendizagem: tutorias online no ensino superior, num cursos de marketingPublication . Santos, CarolinaO Ensino Superior enfrenta hoje em dia as consequências de uma tendência na estrutura demográfica que se reflecte na diminuição do número de alunos que acede aos cursos superiores. Captar, recrutar e fidelizar os jovens é o maior desafio que as instituições enfrentam para sobreviverem. Adoptar estratégias de marketing adequadas e inovadoras, conhecer as necessidades, as expectativas e a satisfação dos alunos é prioritário para obter vantagens competitivas e operar no mercado estudantil da forma mais eficaz. Paralelamente, a concorrência entre as instituições aumenta, sejam elas de ensino privado ou público, disponibilizando um vasto leque de opções de oferta formativa em todo o território nacional. Os professores, por seu lado, são confrontados com uma nova realidade originada pela obrigatoriedade de cumprir horas de orientação tutorial preconizada pelo processo de Bolonha, o que implica novos modelos de trabalho. A tese de doutoramento agora iniciada, incluída na área temática do Marketing nas instituições de Ensino Superior, pretende responder à questão: Qual a importância das tutorias online para a melhoria do grau de satisfação dos alunos do Ensino Superior?
- Representações e práticas das famílias face às competências e ao desenvolvimento das crianças dos 0 aos 2 anosPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daO desenvolvimento da criança, nos seus múltiplos aspectos – físico, psicológico, afectivo, relacional, cognitivo, linguístico, perceptivo e motor – bem como as necessidades e atitudes da criança, é basilar para todo o seu percurso como ser humano. Neste estudo, partimos do desenvolvimento da criança, da família, para a representação social da educação e práticas de cuidados. Baseamo-nos na teoria das representações sociais por considerarmos que esta teoria é um instrumento da compreensão e transformação da vida social e por consequência dos seus significados. Realizamos um estudo comparativo, para o qual seleccionámos nos Açores três ilhas – São Miguel, Pico e Terceira, e no Continente várias regiões – Lisboa, Almada, Santarém, Almeirim e Portalegre, através da aplicação de Inquérito por Entrevista. A análise qualitativa e quantitativa da relação entre as representações sociais dos pais e cuidadores, as práticas familiares e o desenvolvimento da criança, em que se centra este estudo, permite-nos identificar os vários aspectos que contribuem para um bom desenvolvimento físico e psicológico da criança nos dois primeiros anos de vida.
- A blogosfera, um quinto poder? Crítica do jornalismo e reconfiguração do espaço público em PortugalPublication . Grilo, MárciaApós uma breve apresentação do panorama da blogosfera portuguesa (entre 2004 e 2006) e do lugar ocupado pelos blogs especializados em crítica dos média (BCM), procuramos avaliar, além da relevância do modelo habermasiano da reconstrução do espaço público numa sociedade pós-totalitária, as razões profundas do sucesso desses blogs: por um lado, a insuficiente reflexividade colectiva das empresas jornalísticas em Portugal; por outro, o perfil sócio-profissional específico dos animadores desses sites de natureza reflexiva. Este último factor conduz os animadores dos blogs analisados a reinventar o modelo da imprensa de opinião situado nas margens do jornalismo e torna-os verdadeiros actores da construção da actualidade. Desta forma, os BCM desempenham um papel significativo na crítica externa do sistema mediático português e no alargamento de um espaço público ainda bastante restrito.
- O design da comunicação da era digitalPublication . Correia, VandaConsidera-se que o design de comunicação, desde meados da década de 80 do século passado, está a atravessar um período de desenvolvimento acelerado, directamente relacionado com a evolução das tecnologias da informação e comunicação. Admite-se que este desenvolvimento está a causar alterações importantes no cerne da disciplina e pretende-se explorar alguns dos efeitos da cultura digital sobre o design de comunicação. Entre esses efeitos estão a tendência para a proliferação de subáreas do design em torno de novos conceitos estreitamente ligados ao universo das comunicações digitais, a procura constante de linguagens formais apropriadas às potencialidades das tecnologias e dos meios, o trabalho sobre novos dispositivos de comunicação cada vez mais complexos, a necessidade de adaptação às exigências e expectativas dos utilizadores dos média digitais.
- Dramaturgias emergentes: (re) construção da função social do TeatroPublication . Bento, AvelinoAs dramaturgias emergentes surgem afinal porquê? Se pensarmos que as funções sociais do teatro se renovam em função da(s) mudança (s) e que estas nem sempre são inovadoras ou progressistas; se pensarmos também que a experimentação, digo vivência, é um factor de consciencialização para a mudança, mas também para a construção de novas oportunidades de vida e de existência, teremos configurada a emergência de uma nova dramaturgia associada a novas funções do teatro: dramaturgias de vidas, dramaturgias de novas oportunidades; dramaturgias de novos conhecimentos, dramaturgias de novas competências, dramaturgias locais, dramaturgias plurais, dramaturgias das diferenças. Quando jovens encenadores ou animadores teatrais fazem questão de juntar em projectos teatrais actores profissionais de teatro com actores sociais dos locais, estão a promover e a criar novas dramaturgias e novas estéticas, concebendo espectáculos a partir dos interesses e das necessidades das populações ou de grupos socioculturais específicos, nomeadamente dos pobres, dos deficientes, dos desempregados, dos idosos, enfim, dos mais vulneráveis, daqueles que têm de reencontrar a dignidade da sua existência e das oportunidades que ainda podem construir.