Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
74.06 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Ensino Superior enfrenta hoje em dia as consequências de uma tendência na estrutura
demográfica que se reflecte na diminuição do número de alunos que acede aos cursos
superiores. Captar, recrutar e fidelizar os jovens é o maior desafio que as instituições
enfrentam para sobreviverem. Adoptar estratégias de marketing adequadas e inovadoras,
conhecer as necessidades, as expectativas e a satisfação dos alunos é prioritário para obter
vantagens competitivas e operar no mercado estudantil da forma mais eficaz.
Paralelamente, a concorrência entre as instituições aumenta, sejam elas de ensino privado ou
público, disponibilizando um vasto leque de opções de oferta formativa em todo o território
nacional.
Os professores, por seu lado, são confrontados com uma nova realidade originada pela
obrigatoriedade de cumprir horas de orientação tutorial preconizada pelo processo de
Bolonha, o que implica novos modelos de trabalho.
A tese de doutoramento agora iniciada, incluída na área temática do Marketing nas
instituições de Ensino Superior, pretende responder à questão: Qual a importância das tutorias
online para a melhoria do grau de satisfação dos alunos do Ensino Superior?
Description
Keywords
satisfação marketing ensino superior aprendizagem tutor e-tutor