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Abstract(s)
O desenvolvimento da criança, nos seus múltiplos aspectos – físico, psicológico, afectivo,
relacional, cognitivo, linguístico, perceptivo e motor – bem como as necessidades e atitudes da
criança, é basilar para todo o seu percurso como ser humano.
Neste estudo, partimos do desenvolvimento da criança, da família, para a representação social
da educação e práticas de cuidados.
Baseamo-nos na teoria das representações sociais por considerarmos que esta teoria é um
instrumento da compreensão e transformação da vida social e por consequência dos seus
significados.
Realizamos um estudo comparativo, para o qual seleccionámos nos Açores três ilhas – São
Miguel, Pico e Terceira, e no Continente várias regiões – Lisboa, Almada, Santarém, Almeirim
e Portalegre, através da aplicação de Inquérito por Entrevista.
A análise qualitativa e quantitativa da relação entre as representações sociais dos pais e
cuidadores, as práticas familiares e o desenvolvimento da criança, em que se centra este estudo,
permite-nos identificar os vários aspectos que contribuem para um bom desenvolvimento físico
e psicológico da criança nos dois primeiros anos de vida.
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Keywords
criança família desenvolvimento educação cuidados