AM - CEN - Ciências Exatas e Naturais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - CEN - Ciências Exatas e Naturais by Title
Now showing 1 - 10 of 88
Results Per Page
Sort Options
- Alunos oriundos dos PALOP no Ensino Superior Militar Português. Avaliação do DesempenhoPublication . HASSAMO RAIMUNDO ALY AMADE, HASSAMO RAIMUNDO; Esteves Oliveira de Almeida, Sandra LuziaO desempenho académico de um aluno no ensino superior depende do nível de integração deste com a comunidade académica, bem como com o ajustamento às exigências inerentes a este nível de ensino. Quando se trata de alunos estrangeiros acresce a necessidade de integração cultural e social à adaptação ao sistema de ensino. Deste modo, pretendemos com este trabalho caracterizar o desempenho académico dos alunos oriundos dos Países de Língua oficial Portuguesa na Academia Militar portuguesa, caracterizando os fatores de (in)sucesso académico anteriores e posteriores à sua entrada para esta instituição de ensino castrense. Para prossecução do trabalho e com vista a atingir os objetivos estabelecidos baseámo-nos no método indutivo, partindo de um caso particular para o geral. Para o tratamento dos dados optou-se pelo uso do NVIVO, através da categorização e codificação dos dados obtidos. Após uma análise exaustiva da literatura e a sua comparação com os dados fornecidos pelos entrevistados concluímos que a preparação anterior ao ensino superior se verificou como um aspeto fundamental para um bom desempenho académico, assim como o compromisso institucional e o bem-estar.
- Análise da Atividade dos Núcleos de investigação Criminal da Guarda Nacional RepublicanaPublication . CAMPOS NUNES, DAVID; Fontes C. Branco, José F.Historicamente, a investigação criminal foi evoluindo desde a criação da Guarda Nacional Republicana, acompanhando a complexidade e exigências crescentes da sociedade, mas mantendo sempre a lógica de proximidade com o cidadão e procurando responder aos problemas criminais locais. Neste sentido, apesar da evolução do quadro legal, no que diz respeito à organização da investigação criminal e ao sistema de segurança interna, a Guarda procurou através da evolução do funcionamento dos Núcleos de Investigação Criminal adaptar a sua resposta, nos termos previstos na lei. Desta forma, é analisada a atuação dos Núcleos de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana no âmbito da resposta à criminalidade local. Para efetuar esta análise foi utilizado primeiramente o método histórico, materializado através de uma revisão de literatura. De seguida, foi utilizado o método inquisitivo, operacionalizado através de entrevistas a entidades da Guarda Nacional Republicana e interlocutores locais. Destarte, foi possível concluir que a atividade dos Núcleos de Investigação Criminal é fundamental no âmbito do combate à criminalidade local, na medida em que, ao nível do seu Destacamento Territorial, são que tem o conhecimento mais próximo da população onde, conseguem perceber o movimento desta assim como têm a capacidade de, localmente, perceber quais são os focos de criminalidade e de os colmatar. Nesta senda, estes núcleos, contribuem substancialmente para um aumento do sentimento de segurança das populações locais através dos resultados obtidos nas suas investigações. Todavia, é possível aumentar a eficiência destes, nomeadamente, através do aproveitamento e canalização para a atividade de Investigação Criminal das viaturas apreendidas e revertidas a favor do Estado. Atendendo à constante evolução tecnológica existente nos dias de hoje, há a necessidade de uma constante atualização quer de meios técnicos, quer ao nível da formação destes militares, sob pena de estes ficarem desatualizados num curto espaço de tempo e, por conseguinte, diminuir a capacidade de resposta face a certos tipos de criminalidade por parte dos Núcleos de Investigação Criminal.
- Análise da Intervenção Russa na CrimeiaPublication . SIMÕES RAMOS, TIAGO FILIPE; Telo, António JoséA intervenção russa na Crimeia constituiu-se como um dos poucos exemplos de guerra entre estados no século XXI, tendo sido palco de uma manobra praticada pela Rússia com um conjunto de novidades que permitiram uma conquista militar sem uma declaração formal de guerra. O presente trabalho encontra-se, desta forma, subordinado ao tema “Análise da Intervenção Russa na Crimeia”, com o objetivo de compreender se este conflito representa ou não um novo padrão ou modelo para os conflitos do século XXI. A metodologia utilizada é a do método indutivo, na qual através de uma análise detalhada da intervenção russa na Crimeia, formularam-se conclusões de caráter geral relativas às novidades introduzidas pelo conflito no âmbito da atuação das forças especiais, função dos grupos civis organizados e/ou armados e importância da coordenação da manobra político/diplomática com a manobra militar. A recolha de informação deu-se com recurso à análise documental de várias fontes. Os resultados da investigação mostraram que a manobra praticada pela Rússia não representa uma novidade quando vista como um todo, tendo sido facilitada por inúmeros fatores (afinidade do povo da Crimeia para com a Rússia e negligência das forças armadas e de segurança da Ucrânia). Não obstante, alguns elementos que a constituíam (como a aplicação sincronizada da ciberguerra, forças especiais e negação política) são indubitavelmente uma novidade, tendo permitido uma anexação rápida e praticamente impune da península.
- Análise de risco ao sistema de gestão de receita da Guarda Nacional Republicana. Estudo de Caso: Comando Territorial de LisboaPublication . RAMOS NEVES, ANDREIA CRISTINA; Pascoal Rosado, David MiguelA complexidade e a descentralização da receita própria a par da necessidade de eficácia da alocação de recursos públicos na Guarda Nacional Republicana constituem o âmago desta investigação. Este contexto encerra a carência de um sistema de gestão de risco baseado nos princípios de responsabilização, transparência e prestação de contas. A presente investigação tem como objetivo analisar os impactos de um sistema de gestão de risco no processo de tomada de decisão. Neste âmbito, pretende-se identificar e analisar as áreas mais críticas e os mecanismos de controlo implementados na monitorização dos riscos inerentes ao processo de certidões de acidente de viação. Desta forma, é objetivo analisar os impactos de um sistema de gestão de risco no processo alvo de estudo no Comando Territorial de Lisboa e, por conseguinte, as consequências do mesmo na administração dos recursos internos da Guarda Nacional Republicana. A metodologia empregue segue o método dedutivo, que utiliza o raciocínio lógico com a finalidade de obter conclusões do geral para o particular. O quadro teórico e concetual que sustenta esta investigação resulta de pesquisa bibliográfica, de documentos institucionais, de dados estatísticos referentes à receita própria da Guarda Nacional Republicana e, por fim, a investigação empírica apoia-se na realização de entrevistas e de um inquérito por questionário. Assim, constata-se que as áreas mais críticas no processo de gestão de receita própria encontram-se relacionadas com o recebimento e guarda de dinheiros públicos, pelo que os mecanismos de controlo implementados reduzem a margem de erro para um valor residual. Porém, verifica-se o registo da necessidade de melhoria contínua na administração dos recursos financeiros. Com efeito, conclui-se que uma metodologia adequada de gestão de risco revela uma otimização da aplicação dos recursos internos da Guarda Nacional Republicana, tendo como base o alinhamento dos objetivos estratégicos com a avaliação dos riscos da Instituição. Em suma, um sistema de gestão de risco constitui uma ferramenta de apoio à decisão aliada à salvaguarda de ativos, à proteção da imagem institucional e ao cumprimento da missão.
- Análise e desenvolvimento do conceito de Exosqueleto para aplicação em ambiente operacionalPublication . ROCHA FERREIRA, RAFAEL JOÃO; Pratas Quinto, Luís FilipeAtualmente, o militar do Exército Português exerce funções que solicitam esforços superiores aos limites definidos tanto na legislação nacional como em estudos científicos neste âmbito. Ao artilheiro, nomeadamente da secção de bocas de fogo (bf) de uma Bateria de Artilharia de Campanha, é-lhe exigido que carregue, transporte e manuseie equipamento que, em algumas situações, ultrapassam os 40kg. Adicionalmente, a atividade militar implica grandes deslocamentos, envolvendo aumentos significativos de fadiga e potenciais riscos de lesão. Neste sentido, os exosqueletos emergem como uma solução viável à redução dos custos metabólicos destes militares. O objetivo deste estudo é identificar os requisitos necessários à aplicação de um exosqueleto em ambiente operacional no âmbito da Artilharia de Campanha. Para isso, foi necessário o deslocamento a várias Unidades e a participação em dois Exercícios táticos e técnicos, de modo a recolher informação essencial ao trabalho, através de medições, observação e registo, e recorrendo a inquéritos. Os dados recolhidos foram processados através de métodos estatísticos. De seguida, foi analisado e evoluído um protótipo de um exosqueleto passivo para redução das necessidades metabólicas durante a marcha, tendo os ensaios decorrido no Laboratório de Biomecânica de Lisboa, no Instituto Superior Técnico. Entre as evoluções do conceito, destaca-se a redução em 10% da massa do protótipo e a criação de uma metodologia de preparação e execução dos ensaios, permitindo aumentar de forma muito significativa a repetibilidade e fiabilidade do conjunto. Para ser aplicado no âmbito da Artilharia de Campanha, um exosqueleto deve apoiar o utilizador na marcha e corrida e na movimentação manual de cargas, devendo proporcional elevada mobilidade, autonomia e robustez. O trabalho experimental revelou a redução das necessidades metabólicas durante a marcha dos três sujeitos, com valores entre -6,1% e -0,8%, com uma média de 4%, registando-se uma elevada fiabilidade do sistema. A seleção da mola deve ser feita de acordo com cada indivíduo, de modo a otimizar o funcionamento do exosqueleto.
- A aplicação de meios de fiscalização não intrusivos no domínio da atividade policial - Os sistemas de leitura automática de matrículasPublication . FERNANDES SANTOS, JOÃO FRANCISCO; Vasncelos Casimiro, Paula SofiaO presente trabalho de investigação aplicada encontra-se subordinado ao tema “A aplicação de meios de fiscalização não intrusivos no domínio da atividade policial - Os sistemas de leitura automática de matrículas” e tem como objetivo perceber como é que os sistemas de leitura automática de matrículas funcionam e que implicações têm, à luz do novo quadro legal em matéria de proteção de dados pessoais. Ao nível da metodologia utilizada para a elaboração desta investigação, esta segue essencialmente uma metodologia qualitativa tendo por base sobretudo a análise documental de um conjunto de legislação e de documentos relativos à matéria em estudo, nomeadamente para a realização do enquadramento teórico e da revisão da literatura, bem como a realização de entrevistas a um conjunto de especialistas da temática em questão, tendo a análise de conteúdo das mesmas sido feita com base na proposta sugerida por Guerra (2006). A investigação encetada permite concluir que a utilização de sistemas de leitura automática de matrículas por parte das Forças de Segurança tem, de facto, implicações legais e pode representar uma ingerência na esfera privada dos cidadãos. Os riscos identificados na utilização destes sistemas poderão ser mitigados através da aplicação de mecanismos rigorosos de controlo e pela aprovação de uma legislação específica que estabeleça o respetivo quadro de utilização, nomeadamente mediante a adoção de soluções tecnológicas que assegurem o respeito de princípios como o da proporcionalidade, por forma a alcançar um ponto de equilíbrio entre o direito à reserva da intimidade da vida privada, o direito à proteção de dados pessoais e o direito à segurança com o intuito de possibilitar a utilização deste meio de fiscalização não intrusivo. Esta investigação permite também concluir que a utilização da tecnologia de leitura automática de matrículas poderá trazer importantes ganhos de eficácia e de eficiência à atividade levada a cabo pelas polícias, contribuindo, por esta forma, não só para a segurança do território nacional, mas também para a segurança do território da União Europeia da qual Portugal é membro integrante.
- Aplicação de Operações Aeromóveis em Conflitos da AtualidadePublication . GOMES PEREIRA, JOÃO PEDRO; Prata Pinto, Hélder JorgeEste trabalho foca-se na aplicação de operações aeromóveis nos teatros de operações dos conflitos atuais. São aferidos os cenários em que é vantajoso aplicar uma operação aeromóvel. São abordadas as características das operações aeromóveis, através do estudo de publicações doutrinárias e pela análise de variadas operações. Assim como, as circunstâncias táticas mais favoráveis a uma operação aeromóvel e descrever as vantagens para Portugal em possuir esta capacidade. Para isso foram entrevistados diversos oficiais portugueses com experiência no ultramar, oficiais estrangeiros com experiência aeromóvel mais recente e um oficial português que comandou uma Força Nacional Destacada portuguesa no teatro da República Centro Africana. Neste trabalho é utilizado o método dedutivo, seguindo uma estratégia de investigação qualitativa. Ao estudar a missão da força portuguesa na República Centro Africana este estudo mostra porque motivos Portugal devia ter a capacidade para executar este tipo de operação. Com base no que foi apresentado foi possível concluir que as principais vantagens das operações aeromóveis são a surpresa e a independência das restrições do terreno, as desvantagens são a vulnerabilidade da força a fogos terrestes e a manutenção exigida. No entanto, o emprego de helicópteros de ataque juntamente com os de transporte permite reduzir a sua vulnerabilidade. Para a força tirar maior rendimento destas operações é necessário que as circunstâncias táticas permitam obter o efeito surpresa. Por fim concluiu-se que se a força portuguesa na República Centro Africana tivesse capacidade para executar operações aeromóveis conseguiria reagir mais rapidamente.
- O Apoio do Exército à Proteção e Salvaguarda de Pessoas e Bens. Estudo de Caso - Incêndios Rurais de 2017Publication . LOURO FERREIRA, STEPHANE; Sousa Silveira, José AugustoO presente Trabalho de Investigação Aplicada analisa o papel e a intervenção do Exército Português no âmbito dos incêndios rurais mais marcantes de 2017. A investigação segue uma metodologia de natureza qualitativa e estratégia estudo de caso. O estudo de caso incluiu diversas fontes de recolha de dados como entrevistas, observação e análise de documentos institucionais para a triangulação e corroboração. O Exército participa e colabora com os meios e recursos disponíveis em diversas ações, nas quais se incluem a vigilância, a prevenção, a deteção, o rescaldo e a vigilância pós-incêndio. Em 2017 constataram-se lacunas e problemas diretamente relacionados com a falta de viaturas e equipamentos, dificuldades comunicacionais, o desgaste físico e psicológico dos militares que participaram nestas ações, aos quais acresceram problemas ao nível da formação e do planeamento de interações com outras atividades do Exército. Desde então, o Exército tem procurado implementar melhorias e boas práticas. Conclui-se que, atualmente, o Exército encontra-se melhor equipado e preparado para estas ações, facto que resulta das melhorias introduzidas nos processos de comunicação e coordenação com os diferentes agentes de proteção civil, do incremento e melhoria da formação dos militares e da realização de exercícios e treinos conjuntos. O Exército está assim mais capacitado para proteger e salvaguardar pessoas e bens.
- Artilharia de Campanha: Rapidez vs PrecisãoPublication . FAÍSCA MENDEZ, ADRIANO MIGUEL; Rodrigues Gouveia, Humberto MiguelO presente trabalho de investigação é subordinado ao tema “Artilharia de Campanha: Rapidez vs Precisão” e tem como objetivo geral identificar quais as técnicas e procedimentos que melhor poderão contribuir para a aproximação da Artilharia de Campanha portuguesa às Artilharias mais evoluídas tecnologicamente. Com vista a alcançar este objetivo foram estabelecidos dois objetivos específicos: o primeiro tem a finalidade de analisar qual a característica mais importante para a Artilharia de Campanha moderna, a Rapidez ou a Precisão e o segundo tem como finalidade analisar a adequação das técnicas e procedimentos utilizados pela Artilharia de Campanha portuguesa às novas realidades operacionais, caracterizadas pelo ambiente maioritariamente urbano e com enorme preocupação no que concerne aos danos colaterais. Para a realização desta investigação foi aplicado o método indutivo procurando partir de certas premissas, como é o caso de variadas técnicas, táticas e procedimentos definidas na doutrina nacional que potenciam os fatores rapidez e precisão, para chegar a conclusões e generalizações mais alargadas. Como resultado chegou-se à conclusão de que ainda que as técnicas, táticas e procedimentos definidos na doutrina não permitam garantir os níveis de precisão e rapidez exigidos no atual ambiente operacional, contribuem para uma melhoria dessas capacidades, sendo portanto necessário considerar o seu treino, implementação e melhoria.
- O Atendimento ao Cidadão nos Postos Territoriais da GNR: um Modelo de Abordagem pela QualidadePublication . SANTOS SOARES DE ALBERGARIA, FRANCISCA DOS; Silva Gonçalves de Carvalho, Gonçalo NunoEste trabalho de investigação é subordinado ao tema “O atendimento ao cidadão nos postos territoriais da Guarda Nacional Republicana: um modelo de abordagem pela qualidade” e pretende compreender, através do seu objetivo geral, de que forma a certificação em qualidade pode melhorar o serviço de atendimento que é prestado ao cidadão num posto territorial da Guarda Nacional Republicana. O estudo foi desenvolvido de acordo com uma abordagem qualitativa, utilizando inquéritos por entrevista para recolher dados relativos à experiência e opinião dos militares envolvidos no projeto de “Certificação do Atendimento da Guarda Nacional Republicana ao Cidadão”. Estes dados, conjugados com a pesquisa bibliográfica e pesquisa em documentos oficiais da Guarda Nacional Republicana permitiu analisar o processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e as principais vantagens e desvantagens inerentes a todo o projeto. O estudo versa apenas sobre uma das três vertentes do projeto, a certificação do atendimento ao público. Esta é uma das áreas fundamentais para a criação de uma boa imagem da Guarda Nacional Republicana perante a sociedade, constituindo muitas das vezes o primeiro contacto do cidadão com a organização. Assim, a adoção de boas práticas, a postura correta e utilização de novos métodos na resolução de problemas do cidadão, constituem pontos-chave deste projeto, visando acima de tudo alcançar uma imagem de brio e proficiência do trabalho desenvolvido pelos militares da Guarda Nacional Republicana. Foi possível concluir que com a adoção de estratégias da qualidade a Guarda Nacional Republicana se torna uma Força de Segurança mais moderna e capaz de satisfazer as necessidades do cidadão. A gestão da qualidade obriga as organizações a adotar um conjunto de requisitos que lhes permite abordar de forma sistemática e padronizada as suas atividades. Desta forma melhoram o desempenho interno da organização e conhecem e satisfazem as necessidades e expetativas dos clientes. É através desta fórmula que se pretende alcançar a satisfação dos cidadãos.