AM - CEN - Ciências Exatas e Naturais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - CEN - Ciências Exatas e Naturais by Title
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação das Componentes de Controlo Interno da auditoria Interna. Estudo Caso: Exército Português.Publication . GONÇALVES DE CAMPOS, ALEXANDRE ANTÓNIO; Saraiva, Artur Manuel VieiraA presente investigação está subordinada ao tema “O emprego de binómios cinotécnicos em missões de busca e salvamento no âmbito do apoio militar de emergência. O caso do Exército Português”. Perante o intuito da investigação, foi definido como objetivo geral “Aferir quais são os aspetos a desenvolver para que seja possível criar a capacidade de busca e salvamento com recurso aos binómios cinotécnicos no Exército Português, aferindo as suas vantagens e inconvenientes neste processo”. De modo a ir de encontro ao objetivo geral, foi empregue como método científico o método dedutivo. A valência da busca e salvamento já tem provas dadas ao nível das Foças de Segurança, que é o caso da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública, e nas demais entidades civis, que para o caso serve o Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lsiboa a Associação de Resgate Cinotécnico e a K9H- Corpo de Intervenção de Proteção e Socorro. Tal facto mostra que esta capacidade também é passível de ser desenvolvida no Exército (que atualmente não possui capacidade cinotécnica vocacionada para missões de busca e salvamento), nomeadamente no Regimento de Lanceiros n.º 2, que de facto já conta com historial em atividade cinotécnica. O trabalho de investigação está organizado em cinco capítulos, em que se inicia com um breve enquadramento teórico, de modo a dar a conhecer alguns conceitos e mostrar o estado atual da busca e salvamento em entidades com capacidade cinotécnica. Após uma análise às mesmas identificou-se as potencialidades e vulnerabilidades do modo como estas têm desenvolvida a questão da busca e salvamento com binómios cinotécnicos vocacionada para atuar sob o âmbito da proteção civil. No final é proposto um modelo que serve de apoio a que se desenvolva esta capacidade no Exército. As principais conclusões assentam na premissa que existem muitas lacunas e obstáculos ao desenvolvimento desta capacidade no Exército, nomeadamente no Regimento de Lanceiros n.º 2 e tendo em vista o seu desenvolvimento, é necessário que sejam ultrapassadas. As mais determinantes são a não existência de um programa de certificação de binómios a nível nacional e a questão da limitação a nível de pessoal, dado que se traduzem em sérios entraves ao desenvolvimento da capacidade suprarreferida.
- CARACTERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA DOS CADETES ALUNOS DA ACADEMIA MILITARPublication . Montez, João Paulo de Jesus; Rouco, José Carlos DiasO presente trabalho de investigação subordinado ao tema: “Caracterização das Competências de Liderança dos Cadetes Alunos da Academia Militar”, tem como objetivo a identificação do nível de proficiência das referidas competências dos cadetes alunos da Academia Militar (AM), que frequentaram o primeiro e quarto ano (ano letivo de 2016/17) e o segundo e o quinto ano no seguinte ano letivo. É por este motivo um estudo longitudinal, com base em modelos de competências e de boas práticas de liderança. O presente trabalho de investigação encontra-se estruturalmente dividido em quatro partes. A primeira parte, por ser teórica, apresenta o enquadramento conceptual, no qual são explorados os principais conceitos relacionados com o tema. De índole prática a segunda parte elenca o método de pesquisa utilizado. A terceira apresenta os resultados e a quarta e última apresenta a discussão de resultados e respetiva conclusão. Este trabalho partiu de uma investigação aplicada, através do método descritivo para identificar variáveis e inventariar factos. Foi elaborado tendo por base a lógica de investigação hipotético-dedutivo, em que foram redigidas hipóteses as quais se procuraram testar e validar. Para a técnica de recolha de dados foi aplicado o questionário de Competências de Liderança (Rouco, 2016), apontado como o modelo de gestão de desenvolvimento de competências de liderança em contexto militar para o Exército Português. O mesmo é constituído por 81 questões e 5 níveis de resposta (Discordo totalmente a Concordo totalmente), por força da aplicação de uma escala de Likert. A estas questões estão associadas 27 competências de liderança, integradas em quatro domínios, permitindo reconhecer, identificar e medir a perceção relativamente às mesmas de 117 Cadetes alunos e 148 Tenentes, que constituem uma amostra total de 265 indivíduos. À mesma amostra foi simultaneamente aplicado um questionário sobre o inventário de práticas de liderança de Kouzes e Posner (2003), que se baseia num modelo de cinco práticas de liderança exemplar. Constituído por 30 questões e 5 níveis de resposta (Nunca a Sempre) alberga algumas perguntas sobre a posição relativa no curso derivada da classificação individual e ainda de carácter sociodemográfico. Posteriormente à análise dos questionários, os dados foram inseridos na aplicação IBM Statistical Package for Social Sciences (SPSS - versão 22), originando uma base de dados para tratamento estatístico e posterior análise de resultados. Como principal resultado sublinha-se que com o evoluir dos anos de formação as respostas dos cadetes alunos foram sendo mais significativas e vincadas, identificando igualmente diferenças relevantes na perceção dos cadetes alunos não só ao nível das competências de liderança (destacando-se pela positiva a competência de liderança “Consideração” e pela negativa a “Liderança por delegação”), bem como das práticas de liderança exemplar (sendo a prática mais utilizada a “Encorajar uma dedicação” e em sentido oposto, a menos utilizada, a prática de liderança “Capacitar os outros para agir”). Concluindo assim, que em todos os domínios os alunos estão mais aptos ao adquirirem mais competências académicas e profissionais, revelando uma maior autoconfiança no desempenho das suas tarefas no caminho da excelência, fundamental no desempenho de funções como futuros comandantes.
- CARATERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E ESTILOS DE LIDERANÇA: ESTUDO DE CASO SOBRE UMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS PORTUGUESAPublication . Nobre Gregório , Jorge Manuel Pontes; Dias Rouco, Tenente-Coronel (Doutor) José CarlosA presente investigação visa identificar e caraterizar as competências e estilos de liderança que estão relacionados com o esforço extraordinário e a satisfação em contexto organizacional dos Advogados, através de um estudo de caso da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida. Para alcançar os objetivos desta investigação utilizou-se o método quantitativo, através da aplicação de um questionário de competências e estilos de liderança (Rouco, 2012) e um questionário do esforço extraordinário e satisfação (Rouco, 2012, adaptado de Avolio & Bass, 2004) a 50 Advogados de diferentes categorias da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida. Da análise e discussão dos resultados concluiu-se que as ações, atitudes e comportamentos associados às competências e estilos de liderança em estudo dos advogados estão todos relacionados com maior ou menor intensidade com o esforço extraordinário; e com exceção da assertividade, gestão de conflitos, reconhecimento e feedback positivo, transparência, proatividade, liderança participativa e liderança por delegação todas a outras que constituem o modelo adaptado também estão relacionados com a satisfação. As competências preditoras do esforço extraordinário são a autoconfiança e a orientação para a tarefa, e para a satisfação são as competências autoconfiança e abertura à multiculturalidade. Por último, o estilo de liderança praticado pelos advogados é o participativo.
- As Competências de Liderança das Oficiais da Força Aérea PortuguesaPublication . Monteiro , Vera Lúcia Caldeira; Soares, Maria EduardaO conceito de liderança sempre esteve ligado às Forças Armadas, onde tradicionalmente as funções de liderança são atribuídas ao Oficial. Na medida que as mulheres se têm vindo a notar no contexto militar, o estudo do género nas questões de liderança assume um papel cada vez mais relevante. O presente projeto de investigação, tem o objetivo de verificar o perfil de liderança e as competências associadas às Oficiais da Força Aérea. Neste estudo aplicou-se um questionário de estilos de liderança e competências associadas à liderança a 310 Oficiais, obtendo-se uma amostra de 62 Oficiais. Os resultados obtidos permitiram verificar que os estilos de liderança que as Oficiais da Força Aérea consideram como mais característicos no desempenho das suas funções, são a liderança participativa/democrática, seguido da orientação para as pessoas e da orientação para a tarefa. O estilo de liderança menos característico é claramente a liderança diretiva. Encontram-se diferenças significativas para a liderança participativa e a orientação para a tarefa em subgrupos da amostra. Para a liderança participativa, quanto mais elevado o posto, mais elevada a média deste estilo de liderança. Para a orientação para a tarefa, quanto maior a idade, maior tempo de serviço e mais elevado o posto, mais elevada a média deste estilo de liderança. Também se verifica que as oficiais solteiras e em regime de contrato têm médias significativamente inferiores, respetivamente, às oficiais com outros estados civis e que fazem parte dos quadros permanentes. Através da regressão stepwise procurou-se identificar quais as competências com maior poder preditivo dos estilos de liderança. No modelo que tem como variável dependente a liderança participativa, são retidas três variáveis - trabalho em equipa, empatia e tomar decisões - que explicam 59,3% da variância. Para a liderança por delegação, são retidas duas variáveis - trabalho em equipa e autoconfiança - que explicam 21,2% da variância. Para a orientação para as pessoas, são retidas três variáveis - otimismo e entusiasmo, trabalho em equipa e empatia - que explicam 59,3% da variância. Para a orientação para a tarefa, são retidas duas variáveis - trabalho em equipa e tomar decisões - que explicam 62,8% da variância.
- O Curso de Formação Inicial de Bombeiro Sapador e o Nível de Proficiência das Competências de Liderança nos EstagiáriosPublication . Carolino, João Luís Tavares; Rouco, José Carlos Dias
- O EFEITO DA AVALIAÇÃO CURRICULAR NA PERCEÇÃO DE JUSTIÇA DOS POLÍCIASPublication . Silva, David de Almeida; Pissarra, Professor Doutor JoãoA avaliação curricular (AC) é o instrumento que ordena os candidatos aquando das promoções na PSP. A sua aplicação é um tema em discussão e um fator influente na perceção da justiça. O nosso trabalho discute o papel da AC e dos seus componentes na construção da perceção da justiça. Realizámos um estudo de natureza quantitativa, no qual participaram 3 803 Polícias de todos os postos, com uma antiguidade média de 20 anos de serviço, distribuídos por todas as capitais de distrito portuguesas e ainda 201 participantes oriundos das ilhas. A idade média da amostra é 42 anos. Os resultados indicam que os Polícias detêm insuficiente informação sobre a AC e que a AC é um fator influente na perceção global da justiça sendo os louvores um fator moderador desta relação na justiça interpessoal e informacional, enquanto a antiguidade modera negativamente, de forma robusta, a justiça distributiva. Da análise dos resultados é notória a implicação prática da atribuição dos louvores, e da necessidade de reflexão sobre a gestão das carreiras de Agente e de Chefe de Polícia. O instrumento de avaliação em vigor carece de adaptação de modo a que não se verifiquem comparações inadequadas nos scores alcançados na AC pelos diferentes candidatos.
- O efeito da avaliação curricular na perceção de justiça dos políciasPublication . DAVID DE ALMEIDA SILVA, DAVID; Pissarra, João José da SilvaA avaliação curricular (AC) é o instrumento que ordena os candidatos aquando das promoções na PSP. A sua aplicação é um tema em discussão e um fator influente na perceção da justiça. O nosso trabalho discute o papel da AC e dos seus componentes na construção da perceção da justiça. Realizámos um estudo de natureza quantitativa, no qual participaram 3 803 Polícias de todos os postos, com uma antiguidade média de 20 anos de serviço, distribuídos por todas as capitais de distrito portuguesas e ainda 201 participantes oriundos das ilhas. A idade média da amostra é 42 anos. Os resultados indicam que os Polícias detêm insuficiente informação sobre a AC e que a AC é um fator influente na perceção global da justiça sendo os louvores um fator moderador desta relação na justiça interpessoal e informacional, enquanto a antiguidade modera negativamente, de forma robusta, a justiça distributiva. Da análise dos resultados é notória a implicação prática da atribuição dos louvores, e da necessidade de reflexão sobre a gestão das carreiras de Agente e de Chefe de Polícia. O instrumento de avaliação em vigor carece de adaptação de modo a que não se verifiquem comparações inadequadas nos scores alcançados na AC pelos diferentes candidatos.
- O Estilo de Liderança e o Engagement dos Colaboradores em Contexto MilitarPublication . FERNANDO FONSECA DA COSTA, PAULO; Oliveira de Almeida, Dra. Sandra Luzia EstevesO presente estudo visou analisar de que forma o estilo de liderança adotado pelos líderes, exerce influência sobre o nível de engagement dos seus subordinados, em contexto militar. Participaram neste estudo 377 militares da Força Aérea Portuguesa, na efetividade de serviço, em regime de contrato e dos quadros permanentes. A recolha de dados foi efetuada através de inquérito por questionário, composto por três componentes: sociodemográfico; multifactor leadership questionnaire (MLQ-5x – rater form); utrecht work engagement scale (UWES-9). A investigação é de natureza dedutiva, numa abordagem quantitativa e de tipologia descritiva. Os resultados obtidos demonstraram que os estilos de liderança transformacional e transacional estão positivamente correlacionados com o engagement, e o estilo de liderança laissez-faire está negativamente correlacionado com o engagement. O estilo de liderança transformacional é o mais percecionado pelos militares, sendo também o maior preditor em termos de engagement. Foram observados elevados níveis de engagement pelos militares, com maior preponderância na componente absorção. A análise aos efeitos dos fatores sociodemográficos, revelou que estes exercem um efeito de pequena dimensão no nível de engagement dos militares. Conclui-se então através deste estudo que, o estilo de liderança adotado pelos líderes exerce influência no nível de engagement evidenciado pelos seus seguidores.
- Estrutura comum de formação entre o Centro de Informações e Segurança Militares e o Serviço de Informações da República Portuguesa - Qual o futuro?Publication . NUNES FRANCISCO, RICARDO MIGUEL; Caetano Alvelos, João PauloO presente Trabalho de Investigação Aplicada analisa o papel e a intervenção do Exército Português no âmbito dos incêndios rurais mais marcantes de 2017. A investigação segue uma metodologia de natureza qualitativa e estratégia estudo de caso. O estudo de caso incluiu diversas fontes de recolha de dados como entrevistas, observação e análise de documentos institucionais para a triangulação e corroboração. O Exército participa e colabora com os meios e recursos disponíveis em diversas ações, nas quais se incluem a vigilância, a prevenção, a deteção, o rescaldo e a vigilância pós-incêndio. Em 2017 constataram-se lacunas e problemas diretamente relacionados com a falta de viaturas e equipamentos, dificuldades comunicacionais, o desgaste físico e psicológico dos militares que participaram nestas ações, aos quais acresceram problemas ao nível da formação e do planeamento de interações com outras atividades do Exército. Desde então, o Exército tem procurado implementar melhorias e boas práticas. Conclui-se que, atualmente, o Exército encontra-se melhor equipado e preparado para estas ações, facto que resulta das melhorias introduzidas nos processos de comunicação e coordenação com os diferentes agentes de proteção civil, do incremento e melhoria da formação dos militares e da realização de exercícios e treinos conjuntos. O Exército está assim mais capacitado para proteger e salvaguardar pessoas e bens.
- Formação de Líderes no Ensino Superior Militar: Estudo de Caso da Academia da Força AéreaPublication . JOÃO NUNO AMARO DE BETTENCOURT CALADO; Gonçalves dos Reis, Dr.( Maj)João CarlosO ensino da liderança é estruturante para o Ensino Superior Público Universitário Militar e para a Academia da Força Aérea (AFA), em particular, no que diz respeito à formação e capacitação dos futuros quadros superiores da Força Aérea. Esta investigação propôs-se a verificar o impacto do estilo de liderança aplicado aos alunos no engagement dos mesmos, à luz de um modelo de liderança em contínuo: o Full Range Leadership Model (FRLM) (Bass & Avolio, 1994). Cumulativamente, procurou-se aferir o nível de satisfação dos alunos da AFA face à liderança exercida pelo respetivo Comandante de Esquadrilha e verificar até que ponto os atuais alunos admitiam a influência da liderança que lhes é incutida na forma como vão, eles próprios, liderar no futuro. De forma exploratória, foram feitas entrevistas aos responsáveis diretos pela condução da formação em liderança na AFA para enquadrar devidamente toda a investigação. Numa fase subsequente, através de uma metodologia mista de recolha de dados e utilizando um inquérito por questionário, foram recolhidos dados junto dos alunos do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar com o propósito de relacionar o envolvimento destes alunos com a AFA, em função do estilo de liderança a que são sujeitos. Os inquéritos distribuídos aos alunos compreendiam dois questionários: um sobre liderança; outro sobre engagement. Ambos foram tratados pela análise de dados quantitativa e com recurso ao programa estatístico SPSS. A estes questionários somaram-se três questões de resposta aberta, que por sua vez, tiveram um tratamento de análise qualitativa através do software MAXQDA. Verificou-se que os fatores de liderança Inspiração Motivacional (IM) e Estimulação Intelectual (EI), associados à liderança transformacional, promovem um tipo de envolvimento dos alunos: o envolvimento afetivo. Em termos de diferenças entre anos, concluiu-se que a liderança percecionada pelos alunos do 1º Ano demonstrou um pendor mais transformacional comparativamente com os restantes anos. Os resultados percecionados pelos alunos do 4º e 5º Anos, por sua vez, sugerem valores mais elevados no fator “ausência de liderança” Estas diferenças verificadas entre os vários anos estão desfasadas com o que pretendem os responsáveis pela formação em liderança na AFA. Relativamente à influência da liderança, quase 90% dos alunos afirmou ter consciência que será influenciado no futuro pela forma como está a ser liderado no presente. No final do estudo foram apresentadas algumas recomendações, limitações e propostas de futuras investigações do mesmo âmbito.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »