AM - CEN - Ciências Exatas e Naturais
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- Oscillation Criteria for a Certain Fourth Order Sublinear Dynamic Equations on Time ScalesPublication . Pinelas, Sandra; Grace, Said R.; Argawal, Ravi P.
- Os Modelos de Liderança no Contexto da Gamificação - Estudo de casoPublication . JOÃO PEDRO GONÇALVES RODRIGUES PEREIRA; Costa, Renato Lopes daA presente investigação pretende relacionar duas variáveis de estudo: os modelos de liderança e o seu enquadramento no âmbito de um Simulador de Gestão e a forma como a temática da aprendizagem organizacional, enquadrada à luz do domínio da gamificação, pode resultar numa ferramenta crucial de aprendizagem. Nos últimos 30 anos, o comércio e os investimentos internacionais têm crescido muito mais rápidamente do que a economia mundial no seu todo. Os líderes e a temática da liderança assumem neste pressuposto um papel crucial, sendo por isso importante estudar esta temática do ponto de vista dos estudos disruptivos que assumam a ligação deste contexto com outras áreas do domínio empresarial. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento desta temática de três formas distintas: numa primeira vertente, relacionar os desempenhos obtidos pelos jogadores com o estilo de liderança aferido com base em respostas dadas a um inquérito aplicado (após a participação como gestor virtual de uma organização adotado pelos mesmos na condução da gestão de uma empresa) no espaço de um ano civil; numa segunda vertente, perceber como o estilo de gestão vai e pode afetar os resultados finais do jogo, e numa terceira vertente, perceber qual o estilo de liderança mais representativo no decorrer do referido simulador. De referir, que o Simulador de Gestão recria uma empresa e está repartido por quatro decisões trimestrais. A amostra avaliada é constituída por 92 jogadores. Os resultados obtidos sugerem uma maior incidência de tomadas de decisão no âmbito do modelo dos traços.
- A influência da equitação na relação entre as variaveis vinculação de adulto, inteligência emocional e vulnerabilidade ao stresse com as relações interpessoaisPublication . RIBEIRO GRANJA, JOANA ISABEL; Carvalho Pessoa dos Santos, Renato EmanuelOs benefícios da equitação, principalmente no âmbito terapêutico, já são bastante conhecidos e referenciados na literatura existente. Contudo, importa neste caso analisar se o mesmo ocorre em pessoas sem necessidades da prática de equitação como terapia, dando especial relevância aos militares. Uma vez que a literatura existente é escassa neste âmbito, ou seja, é importante compreender se a prática de equitação nestas duas instituições está a ser utilizada de forma a aproveitar todos os seus benefícios, quer individuais para os militares, quer coletivos. O principal objetivo deste trabalho é compreender o contributo da equitação no desenvolvimento de competências pessoais, focando a importância da sua prática no Exército Português e na Guarda Nacional Republicana, em particular na Academia Militar. Procurou-se também perceber se as variáveis stresse, vinculação e inteligência emocional assumem influência quanto às relações interpessoais, nos praticantes de equitação. Para tal, foi aplicado um questionário de dados pessoais e sociodemográficos, o Questionário de Perceção de Aquisição de Valores e Competências, a Escala de Vinculação do Adulto, a Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law, o Questionário de Vulnerabilidades ao Stress, e o Questionário das “Experiências em Relações Próximas - Estruturas Relacionais” a uma amostra de 541 indivíduos dos quais 189 são civis, 94 são militares que praticam equitação e 258 são militares que não praticam equitação. Os resultados revelaram que a perceção dos indivíduos que praticam equitação converge para o reconhecimento que a mesma potencia o desenvolvimento de várias competências e valores pessoais, com resultados mais positivos para os participantes que efetuaram o exame da Sela 4 quando comparados com os que não realizaram este exame, sobretudo para os civis, quando comparados com os militares. Verificou-se ainda que a prática de equitação é moderadora na relação entre a vulnerabilidade ao stresse, a vinculação e a inteligência emocional nas relações próximas. Apresentam-se algumas limitações, possíveis implicações para a prática da equitação e pistas de investigação.
- A GRANDE VIAGEM AO INTERIOR O IMPACTO DA LIDERANÇA AUTÊNTICA NO ENGAGEMENTPublication . Rúben, José Rodrigues Reis; Pinto da Silva, Tenente-Coronel Doutor Mário RuiA presente investigação aplicada tem como objetivo verificar a associação entre a liderança autêntica e o engagement no contexto dos turnos operacionais das seis companhias operacionais do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. Para tal foram aplicadas as escalas correspondentes às variáveis em estudo a 241 efetivos, com o posto de bombeiro sapador e subchefe de 2ª classe, que corresponde a cerca de 53% do total de efetivos que prestam serviço operacional. Como método foi seguida uma lógica dedutiva, um procedimento estatístico, sendo descritiva em relação aos objetivos. Após tratamento estatístico, utilizando o coeficiente de correlação de Spearman, verificaram-se associações positivas e estatisticamente significativas entre as duas variáveis (ρs=0,302; p <0,01). Em termos de dimensões foram verificadas associações positivas e estatisticamente significativas (p <0,01) entre todas as dimensões das variáveis. Estes resultados reforçam a teoria que sugere uma ligação positiva entre a liderança autêntica e o engagement, assim como outras investigações que verificaram empiricamente associações positivas e estatisticamente significativas entre a Liderança autêntica e o engagement. Existem assim indicadores sugestivos de que as chefias do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa devem desenvolver a Liderança Autêntica por forma a promover o bem-estar dos seus subordinados em contexto de trabalho.
- O EFEITO DA AVALIAÇÃO CURRICULAR NA PERCEÇÃO DE JUSTIÇA DOS POLÍCIASPublication . Silva, David de Almeida; Pissarra, Professor Doutor JoãoA avaliação curricular (AC) é o instrumento que ordena os candidatos aquando das promoções na PSP. A sua aplicação é um tema em discussão e um fator influente na perceção da justiça. O nosso trabalho discute o papel da AC e dos seus componentes na construção da perceção da justiça. Realizámos um estudo de natureza quantitativa, no qual participaram 3 803 Polícias de todos os postos, com uma antiguidade média de 20 anos de serviço, distribuídos por todas as capitais de distrito portuguesas e ainda 201 participantes oriundos das ilhas. A idade média da amostra é 42 anos. Os resultados indicam que os Polícias detêm insuficiente informação sobre a AC e que a AC é um fator influente na perceção global da justiça sendo os louvores um fator moderador desta relação na justiça interpessoal e informacional, enquanto a antiguidade modera negativamente, de forma robusta, a justiça distributiva. Da análise dos resultados é notória a implicação prática da atribuição dos louvores, e da necessidade de reflexão sobre a gestão das carreiras de Agente e de Chefe de Polícia. O instrumento de avaliação em vigor carece de adaptação de modo a que não se verifiquem comparações inadequadas nos scores alcançados na AC pelos diferentes candidatos.
- O efeito da avaliação curricular na perceção de justiça dos políciasPublication . DAVID DE ALMEIDA SILVA, DAVID; Pissarra, João José da SilvaA avaliação curricular (AC) é o instrumento que ordena os candidatos aquando das promoções na PSP. A sua aplicação é um tema em discussão e um fator influente na perceção da justiça. O nosso trabalho discute o papel da AC e dos seus componentes na construção da perceção da justiça. Realizámos um estudo de natureza quantitativa, no qual participaram 3 803 Polícias de todos os postos, com uma antiguidade média de 20 anos de serviço, distribuídos por todas as capitais de distrito portuguesas e ainda 201 participantes oriundos das ilhas. A idade média da amostra é 42 anos. Os resultados indicam que os Polícias detêm insuficiente informação sobre a AC e que a AC é um fator influente na perceção global da justiça sendo os louvores um fator moderador desta relação na justiça interpessoal e informacional, enquanto a antiguidade modera negativamente, de forma robusta, a justiça distributiva. Da análise dos resultados é notória a implicação prática da atribuição dos louvores, e da necessidade de reflexão sobre a gestão das carreiras de Agente e de Chefe de Polícia. O instrumento de avaliação em vigor carece de adaptação de modo a que não se verifiquem comparações inadequadas nos scores alcançados na AC pelos diferentes candidatos.
- LIDERANÇA DE EQUIPAS, ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO E EFICÁCIA NEGOCIAL - EQUIPAS DE NEGOCIAÇÃO DA REDE ATLAS -Publication . Teixeira, Valter Lima Santos; Rosinha, Professor Doutor – António José Palma EstevesEsta investigação teve por objetivo verificar se existe relacionamento entre a Liderança de Equipas, Estilos de Negociação e a Eficácia Negocial, no contexto das equipas de negociação da Rede de contraterrorismo europeia - ATLAS. Foram aplicadas escalas referentes aos construtos em análise, a 80 negociadores de 11 países Europeus e membros das forças de segurança. Do tratamento estatístico, com recurso à determinação do Coeficiente de correlação de Pearson, foi possível verificar a existência de associação positiva e estatisticamente significativa, entre as variáveis em estudo, nomeadamente entre a Liderança de Equipas e a Eficácia Negocial (r = 0,254; p<0,05). Quanto aos Estilos de Negociação, verificouse que apenas o Estilo integração e Compromisso, apresenta uma associação positiva com a Eficácia Negocial, com destaque para o Estilo integração (r = 0,444; p<0,01) e o Estilo Compromisso (r = 0,228; p<0,05). A regressão linear mostrou existir um efeito preditor da variável independente Liderança de Equipas sobre a variável dependente Eficácia Negocial, sendo este efeito mediado pelo Estilo de negociação integração. Constata-se que existe associação entre as variáveis em estudo e que a Liderança de Equipas produz um efeito preditor, relativamente à Eficácia Negocial, sendo este efeito potenciado apenas pelo Estilo de negociação integração.
- CARATERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E ESTILOS DE LIDERANÇA: ESTUDO DE CASO SOBRE UMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS PORTUGUESAPublication . Nobre Gregório , Jorge Manuel Pontes; Dias Rouco, Tenente-Coronel (Doutor) José CarlosA presente investigação visa identificar e caraterizar as competências e estilos de liderança que estão relacionados com o esforço extraordinário e a satisfação em contexto organizacional dos Advogados, através de um estudo de caso da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida. Para alcançar os objetivos desta investigação utilizou-se o método quantitativo, através da aplicação de um questionário de competências e estilos de liderança (Rouco, 2012) e um questionário do esforço extraordinário e satisfação (Rouco, 2012, adaptado de Avolio & Bass, 2004) a 50 Advogados de diferentes categorias da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida. Da análise e discussão dos resultados concluiu-se que as ações, atitudes e comportamentos associados às competências e estilos de liderança em estudo dos advogados estão todos relacionados com maior ou menor intensidade com o esforço extraordinário; e com exceção da assertividade, gestão de conflitos, reconhecimento e feedback positivo, transparência, proatividade, liderança participativa e liderança por delegação todas a outras que constituem o modelo adaptado também estão relacionados com a satisfação. As competências preditoras do esforço extraordinário são a autoconfiança e a orientação para a tarefa, e para a satisfação são as competências autoconfiança e abertura à multiculturalidade. Por último, o estilo de liderança praticado pelos advogados é o participativo.
- IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA ASSOCIADAS A DESEMPENHOS SUPERIORES E À SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES – ESTUDO DE CASO NAS UNIDADES DA POLÍCIA JUDICIÁRIAPublication . Coimbra Mourato, Manuel José; Dias Rouco, Tenente-Coronel (Doutor) José CarlosAs instituições públicas, vulgarmente designadas de organizações não lucrativas, estão cada vez mais expostas a fatores de influência interna e externa do seu meio envolvente. Neste contexto, revelam fulcral importância as competências dos líderes que levam a desempenhos de excelência e promovem a eficácia para o sucesso das organizações. Vários estudos concluíram que os líderes afetam todos os aspetos de funcionamento das organizações, como o otimismo, o comprometimento com a organização, a identificação com o coletivo e a cooperação. Neste trabalho pretendeu-se verificar quais as principais competências que os líderes da PJ mais utilizam e quais estão positivamente relacionadas com desempenhos superiores e que contribuem para a satisfação e bem-estar dos seus colaboradores. A metodologia de investigação utilizada neste estudo de caso apresentou três fases, pesquisa bibliográfica sobre liderança, liderança organizacional e modelos de identificação de competências de liderança, investigação de natureza qualitativa, que avaliou, através de análise de conteúdo, uma entrevista semiestruturada aos vários diretores de Unidade e quantitativa que analisou estatisticamente os dados obtidos da aplicação de um questionário, adaptado por Rouco (2012), aos mesmos diretores, para estudar a sua perceção quanto aos fatores de liderança identificados no modelo de Rouco. Verificou-se que as competências de liderança mais utilizadas pelos líderes das Unidades da PJ são: transparência, orientação para as relações humanas, comunicação, relações interpessoais, aptidões técnicas e profissionais, tomada de decisão, orientação para a tarefa, visão e uma competência não identificada no modelo de Rouco, a motivação. Concluiu-se que as competências dos líderes relacionadas com a gestão das Unidades, a existência de uma visão, em conjunto com competências de relacionamento interpessoal são aquelas que se apresentam como as que mais contribuem para um melhor desempenho dos seus líderes e para uma maior satisfação e bem-estar dos seus colaboradores.
- O Conflito trabalho-familia relacionado com a satisfação organizacional na categoria de praças.Publication . BALAN, IGOR; Palma Esteves Rosinha, António JoséO presente estudo tem como objetivo analisar de que forma o conflito trabalho-família sentido pelos militares no Regime de Contrato e no Regime de Voluntariado na categoria de Praças afeta a satisfação com a organização. Para a elaboração desta investigação foi utilizada a abordagem quantitativa onde se utilizaram as respostas de 112 militares de vários regimentos de Portugal Continental ao inquérito por questionário que tem como objetivo recolher informação sobre as Motivações de Ingresso, Regime de Incentivos, Satisfação com a Organização e Conflito Trabalho-Família. Os resultados obtidos demonstram que o Conflito Trabalho-Família influencia de forma significativa a satisfação destes militares com a organização. Quando a profissão militar interfere com a família a satisfação baixa, sendo que o contrário não se verifica.