AFA - Academia da Força Aérea
Permanent URI for this community
A Academia da Força Aérea, criada em 1978, é um Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar onde são formados os Oficiais do Quadro Permanente da Força Aérea, nas especialidades de Pilotagem Aeronáutica, Eng.ª Aeronáutica, Eng.ª de Aeródromos, Eng.ª Eletrotécnica e Administração Aeronáutica. O Ensino aqui ministrado visa preparar os futuros Oficiais com as competências técnicas para GERIR, OPERAR e MANTER os Sistema de Armas tecnologicamente sofisticados e complexos, mas também com as competências únicas de COMANDAR, de saber conduzir os outros, mesmo nas condições mais adversas, para o cumprimento das missões que lhes forem atribuídas.
www.academiafa.edu.ptBrowse
Browsing AFA - Academia da Força Aérea by Title
Now showing 1 - 10 of 109
Results Per Page
Sort Options
- 4.º Encontro de I&D em Ciências Militares: livro de atasPublication . Academia da Força AéreaO livro de atas da 4.ª Conferência Científica é constituído por 35 artigos, onde divulga os mais recentes desenvolvimentos científicos e tecnológicos ao nível das Forças Armadas e da GNR, promovendo a colaboração dos investigadores dos diferentes Centros de Investigação militares (CIDIUM, CINAV, CINAMIL e CIAFA). Os artigos englobam diversas áreas das ciências militares: Estudo das Crises e dos Conflitos Armados (ECCA), Operações Militares (OM), Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar (CHSCM), e Técnicas e Tecnologias Militares (TTM).
- Aerodynamic detailed design of an Unmanned Aerial Vehicle with VTOL capabilitiesPublication . Coelho, VascoEsta tese está integrada num projeto de desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado capaz de efetuar descolagem e aterragem vertical, e tendo hidrogénio como principal fonte de energia utilizando para tal uma célula de combustível. A dissertação foca-se nas fases de desenvolvimento preliminar e detalhada no que diz respeito a estudos aerodinâmicos e desempenho em voo. A fase preliminar abrange a conceção da asa e da cauda, recorrendo ao software XFLR5, em conjunto com uma estimativa da resistência aerodinâmica total da aeronave, recorrendo a expressões semi-empíricas. Para a análise detalhada, foi utilizado o software de mecânica de fluidos computacional Fluent. A escolha do modelo de turbulência SST, em conjunto com o modelo de transição y_Re0 , é validada pelas simulação 2D do perfil SG6042, apresentando resultados consistentes com os dados experimentais. A polar aerodinâmica da asa é obtida através da simulações 3D da mesma para vários ângulos de ataque. Por forma a melhorar as propriedades aerodinâmicas da asa, foi aplicada torção à ponta da asa, movendo a região inicial da perda da ponta da asa para a raiz. O impacto do sistema de propulsão vertical na resistência aerodinâmica em voo cruzeiro é avaliado através da realização de testes em túnel de vento e simulações em Fluent. Simulações de toda a aeronave concluem que, dependendo do alinhamento dos rotores, a resistência aerodinâmica da aeronave varia entre 16.32 e 19.22 N para voo cruzeiro, resultando num tempo total de voo entre 3H05 e 3H25.
- Ameaças globais: o terrorismo de matriz islâmica na globalizaçãoPublication . Lopes, JoãoO sistema internacional atravessa, em pleno século XXI, uma transição incerta na estabilidade e ordem mundiais. Num mundo profundamente globalizado, em que os fenómenos de aproximação social, conómica, política e cultural definem uma linha muito ténue entre a escala da violência e a construção de uma paz comum, emerge o objeto de estudo da investigação. O terrorismo de matriz islâmica é, não só, um fenómeno moderno, como também um movimento fundamentalista profundamente conhecedor das vantagens da era moderna em que claramente se assumiu. Na atualidade, com os naturais avanços da tecnologia e dos meios de comunicação, dimanados da onda da globalização que inundou a cena internacional, a ameaça do terrorismo de matriz islâmica pôde potenciar a sua estratégia. A capacidade de alcance dos grupos extremistas islâmicos atinge, na atualidade, a fasquia milenar da influência à escala global. A emergência desta ameaça internacional reúne o alarmismo dos Estados mundiais, perspetivando uma das principais preocupações da segurança internacional.O papel das organizações/entidades governamentais e não-governamentais parece ter, mais de que nunca, uma importância crucial na atenuação das ameaças globais. A vitalidade da coordenação de esforços à escala planetária, entre as várias organizações e entidades nacionais e transnacionais, revela-se crucial para as mudanças e perigos emergentes deste século.A globalização da sociedade contemporânea tem facilitado a projeção de redes terroristas. No entanto, deve ser encarada como um fenómeno potencialmente contributivo para a diminuição do terrorismo de matriz islâmica.Num mundo acompanhado por uma permanente evolução, consubstanciado num espírito de união e cooperação da comunidade internacional, poderá perspetivar-se uma necessária aliança das civilizações, fundamental para se atingir uma desejável e permanente aproximação étnica, racial, religiosa e cultural, tal como um entendimento político-ideológico, económico e social.
- Ameaças globais: o terrorismo de matriz islâmica na globalizaçãoPublication . Lopes, João; Ameaças, Globalização; Matriz islâmica, TerrorismoO sistema internacional atravessa, em pleno século XXI, uma transição incerta na estabilidade e ordem mundiais. Num mundo profundamente globalizado, em que os fenómenos de aproximação social, económica, política e cultural definem uma linha muito ténue entre a escala da violência e a construção de uma paz comum, emerge o objeto de estudo da investigação. O terrorismo de matriz islâmica é, não só, um fenómeno moderno, como também um movimento fundamentalista profundamente conhecedor das vantagens da era moderna em que claramente se assumiu. Na atualidade, com os naturais avanços da tecnologia e dos meios de comunicação, dimanados da onda da globalização que inundou a cena internacional, a ameaça do terrorismo de matriz islâmica pôde potenciar a sua estratégia. A capacidade de alcance dos grupos extremistas islâmicos atinge, na atualidade, a fasquia milenar da influência à escala global. A emergência desta ameaça internacional reúne o alarmismo dos Estados mundiais, perspetivando uma das principais preocupações da segurança internacional. O papel das organizações/entidades governamentais e não-governamentais parece ter, mais de que nunca, uma importância crucial na atenuação das ameaças globais. A vitalidade da coordenação de esforços à escala planetária, entre as várias organizações e entidades nacionais e transnacionais, revela-se crucial para as mudanças e perigos emergentes deste século. A globalização da sociedade contemporânea tem facilitado a projeção de redes terroristas. No entanto, deve ser encarada como um fenómeno potencialmente contributivo para a diminuição do terrorismo de matriz islâmica. Num mundo acompanhado por uma permanente evolução, consubstanciado num espírito de união e cooperação da comunidade internacional, poderá perspetivar-se uma necessária aliança das civilizações, fundamental para se atingir uma desejável e permanente aproximação étnica, racial, religiosa e cultural, tal como um entendimento político-ideológico, económico e social.
- Application of artificial intelligence to the detection of foreign object debris at aerodromes’ movement areaPublication . Almeida, João Miguel Brito deThe present dissertation aims to develop a preliminary low-cost and passive system that detects Foreign Object Debris (FODs) at aerodromes based on computer vision with neural networks. FODs are a twofold problem involving safety risks and high associated costs. Although some systems already exist to detect FODs, these are based on radars, making them expensive. We build a dataset of images to test the viability of this solution, which other authors have already attempted, but the datasets are not publicly available. Moreover, we build a simplified system architecture to capture the images. In parallel, we develop a software pipeline that starts with image capturing scripts and ends in evaluating the models of neural networks we selected. The datasets created result from three different electro-optical sensors: visible, near-infrared and long-wave infrared. From the first, resulted a dataset of 9,260 images, 5,672 from the second and 10,388 from the third. Our approach to this problem is based on supervised learning with image classification and object detection, and we train the models in subsets of the datasets. We choose Xception as the neural network for image classification, achieving a 98.86% accuracy. In the case of object detection, we opt for a single-stage detector – YOLOv3 –, achieving an AP of 91.08%. Finally, we test the same models on new examples and verify a decrease in their performance to 77.92% accuracy for the classifier and 37.49% AP for the detector.
- A Arquitetura de Competências como elemento limitador do erro e potenciador da eficácia dos processos de negócioPublication . Rodrigues, Alexandre; Páscoa, CarlosO ambiente que rodeia as organizações de hoje obriga a que estas se encontrem em permanente mudança aos mais variáveis níveis, de modo a que se consigam adaptar aos novos mercados e manter a sua competitividade e eficácia. Uma das mudanças que se têm verificado nas organizações atuais é a introdução do conceito de competência na sua gestão de recursos humanos, uma medida que, quando bem aplicada, permite a escolha dos trabalhadores mais competentes para desempenhar as funções que existem nos processos de negócio da organização. A arquitetura de competências é um instrumento que permite a implementação do conceito de competência numa organização e que define a forma como as mesmas devem ser geridas e como as Posições Organizacionais (PO) devem ser preenchidas tendo em conta as que os indivíduos possuem e as requeridas para a ocupação de um cargo. Atualmente, na Força Aérea (FA), a estrutura existente não permite ainda uma gestão de recursos humanos através das competências, sendo aquela gestão efetuada através do posto, especialidade e qualificações. Neste trabalho, será feito um estudo à introdução das competências na gestão de recursos humanos na FA, através da implementação de uma arquitetura de competências como forma de diminuir a ocorrência de erros e de aumentar a eficácias dos processos de negócio da organização. Assim, é desenvolvido um modelo de uma arquitetura de competências com aplicação na FA, tornando possível a implementação, definição e organização das competências dentro da FA, a gestão das competências do pessoal e ainda do preenchimento das PO com base nas competências que estas requerem e que os indivíduos possuem.
- O Ártico - geopolítica e desafios transnacionaisPublication . Baptista, AnaUm olhar sobre o Ártico, em pleno século XXI, constitui um desafio simultaneamente pertinente e aliciante conjugando vetores da Estratégia, da Geopolítica e das Relações Internacionais. Frequentemente mencionado na opinião pública pela sua fragilidade ambiental, por debaixo das camadas de gelo que se fundem no Ártico escondem-se potencialidades incalculáveis. Na verdade, esta região só aparentemente adversa e distante do círculo político em que nos inserimos é, de facto, uma região privilegiada pela Natureza. As estimativas de recursos energéticos nas latitudes polares, a par do degelo das suas calotes vieram permitir condições de exploração antes inimagináveis, conferindo uma nova dinâmica a esta região. Com efeito, o Ártico assume no presente um papel preponderante nas economias nacionais de diversos estados, projetando o seu poder muito além do círculo que o restringe. Decorrente das mais valias proporcionadas pela região, os diversos estados circumpolares têm delineado estratégias de exploração e cooperação, focados na salvaguarda dos seus interesses e na fomentação do seu desenvolvimento. Identificada desde 2001 como zona de conflito latente, a região do Ártico constitui-se um palco de disputas, onde se sobrepõem interesses e se gerem tensões entre diversos estados. Neste sentido, importa hoje, mais do que nunca deter um olhar crítico sobre o Norte do planeta que, tendo no passado constituído uma zona de apreciação de poder entre superpotências, reassume hoje uma nova dinâmica a nível global, com influência nos atores e políticas internacionais, cujos contornos e meios de ação são ainda incertezas ténues.
- Avaliação da qualidade do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar: estudo prático à especialidade de Piloto AviadorPublication . Monteiro, VascoVoar é, na sua essência, a ação de livre mobilidade na atmosfera. Consiste num movimento nos três eixos de direção: longitudinal, transversal, vertical. Voar é um movimento anómalo para o Homem já que ele só está habituado a movimentar-se nos eixos transversal e vertical. Voar é também a habilidade de tomar decisões num curto espaço de tempo. Voar envolve preparação prévia e treino de modo a resolver emergências que possam ocurrer, internas ou externas à aeronave. Dito isto, o desejo de ser um piloto, especialmente militar, não é suficiente. É necessário todo um conjunto de características físicas e psicológicas para o ser. Uma vez que as organizações modernas se deparam com ambientes muito difíceis e dinâmicos, é indiscutível afirmar que os seus recursos humanos precisam de estar previamente preparados. Um primeiro passo a implementar será a gestão de competências, que cada vez mais comprova sua importância na gestão de recursos humanos. A Força Aérea Portuguesa não é excepção. Modelos de competências podem ser aplicados no recrutamento, seleção, progressão na carreira, no entanto, a presente dissertação é uma tentativa de aplicar um modelo de competências na Academia de Força Aérea nomeadamente no Mestrado em Aeronáutica Militar, especialidade de Piloto Aviador. Utilizando um modelo de análise de qualidade baseado em competências, aliado ao conhecimento da Gestão de Competências, este trabalho procura dotar ferramentas de análise de qualidade inovadoras utilizando como caso prático o curso dos Pilotos Militares portugueses.
- Avaliação do Desempenho do Sensor AGL (Laser-Altímetro) como Sistema Auxiliar para Aproximação e Aterragem Automática de UAVPublication . Perestrelo, PedroOs recentes avanços tecnológicos levaram ao desenvolvimento de sistemas de navegação mais precisos e de veículos aéreo não-tripulados (UAV) cada vez mais autónomos que, por sua vez, diminuíram significativamente o número de tarefas a realizar pelos operadores no solo. Com o propósito de reduzir o erro altimétrico do sistema DGPS, utilizado a bordo das plataformas Alfa-Extended da Força Aérea para a realização de aterragens automáticas, optou-se por utilizar um Laser-Altímetro com um erro teoricamente mais baixo. Desta forma, esta dissertação tem por objetivo a análise do desempenho do Sensor AGL, em termos de precisão e exatidão, enquanto sistema auxiliar para aproximação e aterragem automática de UAV. Para a concretização deste objetivo começou-se por desenvolver o driver do Sensor AGL, seguindo-se de todo o software e hardware necessário para os testes e dos scripts para pós-processamento dos dados recolhidos. Posteriormente foram realizados os testes no solo e em voo, permitindo a análise do desempenho deste sensor na realização de medições sobre várias superfícies, a várias distâncias, velocidades e ângulos de incidência. Assim, graças à metodologia seguida nesta dissertação, verificou-se uma precisão e exatidão altimétrica, por parte do Sensor AGL, claramente superior ao do sistema DGPS, registando-se um erro máximo de 0,3 m. Embora a taxa de amostragem obtida se tenha verificado inferior à anunciada pelo fabricante e tenham sido registados alguns erros em função do ângulo de incidência do feixe, estes fatores não foram considerados condicionantes para a realização de aterragens automáticas. Desta forma, concluiu-se que é vantajosa a utilização do Sensor AGL para a redução do erro altimétrico do sistema DGPS, recomendando-se que, no entanto, as medições de baixa resolução não sejam utilizadas para a aterragem e aconselhando cautela na operação sobre superfícies muito molhadas.
- Avaliação dos riscos psicossociais nos Pilotos Aviadores da Força Aérea PortuguesaPublication . Alves, MiguelEste trabalho de investigação tem como objetivo principal avaliar a que fatores de risco psicossocial os Pilotos Aviadores da Força Aérea Portuguesa (FAP) estão sujeitos. A amostra composta por 62 indivíduos corresponde a 33% da população-alvo existente. A recolha de dados foi feita seguindo uma metodologia quantitativa por questionário, com a aplicação da versão média do COPSOQ II. Os indivíduos apresentaram fatores de engagement como a inexistência de comportamentos ofensivos e insegurança laboral. Igualmente observam o trabalho com possibilidades de desenvolvimento, confiança horizontal, espírito positivo da comunidade no local de trabalho e sensação de significado no trabalho. Exigências quantitativas, ritmo de trabalho, exigências emocionais, influência no trabalho, transparência do papel laboral desempenhado, recompensas, conflitos laborais, apoio social de superiores, qualidade de liderança, confiança vertical, justiça e respeito, satisfação no trabalho e conflito trabalho/família são considerados riscos moderados que carecerão de medidas de prevenção. As exigências cognitivas, relacionadas com tomadas de decisão difíceis, atenção necessária e capacidade de propor novas ideias no trabalho, revelaram ser um fator de risco severo, podendo necessitar de ações interventivas nesta área. As contribuições deste estudo reforçam a importância que as pessoas têm numa organização como a FAP. Assim, os investimentos em recursos humanos, financeiros e materiais, na prontidão das aeronaves, implicam que os Pilotos Aviadores se encontrem física e mentalmente na melhor forma para cumprir a missão em excelência. Para isto, é necessário perceber o ambiente psicossocial a que estão sujeitos e consequentemente a que riscos estão mais vulneráveis, de modo a serem prevenidos.