AFA - Academia da Força Aérea
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A Academia da Força Aérea, criada em 1978, é um Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar onde são formados os Oficiais do Quadro Permanente da Força Aérea, nas especialidades de Pilotagem Aeronáutica, Eng.ª Aeronáutica, Eng.ª de Aeródromos, Eng.ª Eletrotécnica e Administração Aeronáutica. O Ensino aqui ministrado visa preparar os futuros Oficiais com as competências técnicas para GERIR, OPERAR e MANTER os Sistema de Armas tecnologicamente sofisticados e complexos, mas também com as competências únicas de COMANDAR, de saber conduzir os outros, mesmo nas condições mais adversas, para o cumprimento das missões que lhes forem atribuídas.
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- Implementação de automatismo na transferência e análise de dados de monitorização do helicóptero EH101Publication . Nunes, MarcoO sistema de armas AugustaWestand EH101 "Merlin" é considerado um dos mais modernos e tecnológicos existentes no mundo face aos sistemas avançados que o constituem. O helicopter integra o Health and Usage Monitoring System (HUMS) que permite monitorizar e acompanhar automaticamente a condição e o desgaste dos componentes a bordo e alertar a tripulação em tempo real para eventuais anomalias de componentes em voo. Os dados HUMS gravados em voo podem ser descarregados após cada voo para a Portuguese Ground Station (PGS) onde serão analisados e processados. A PGS consiste num software de gestão e manutenção do helicóptero que faz o registo de atividades de manutenção e o processamento dos dados recolhidos pelos sistemas de monitorização entre outras funções. É um software proprietário de código fechado destinado a correr em ambientes com sistemas operativos Microsoft Windows XP cujo suporte será descontinuado em abril de 2014 Segundo anunciou a Microsoft. Este fato pode comprometer a curto-médio prazo a continuação da utilização da PGS caso a Forc¸a Aérea Portuguesa (FAP) deixe de utilizar o sistema operativo Windows XP, em virtude da atualização do seu sistema operativo base. Além do referido a PGS é um software de código fechado implicando com isso que não é possível à FAP adaptá-lo às necessidades institucionais emergentes, ficando este num futuro próximo obsoleto. Contudo contém algoritmos de processamento de métricas e de dados de monitorização que são fulcrais para tratar os dados recolhidos no helicóptero. Uma vez que não existe um software alternativo à PGS que opere em qualquer plataforma informática e como a sua utilização é necessária para a atualização e processamento dos dados do helicóptero a solução que se apresenta é a criação de uma web application que nâo substituir á na íntegra a PGS mas que faça o download da informação da base de dados. A aplicação designada Sistema de Apoio à Gestão do EH101 (SAGEH) foi desenvolvida em OutSystems, que consiste numa ferramenta atual, flexível e de simples utilização. A SAGEH acede à PGS através de um explorador de internet e assim pode ser utilizada em qualquer sistema operativo além de que permite à FAP ter a total liberdade no controlo das suas funcionalidades. Para tal é feito um estudo dos sistemas a bordo do helicóptero e da PGS, dos dados de entrada e saída dos sistemas assim como da forma e da estrutura em que estes sâo guardados. No final é apresentado o SAGEH juntamente com as suas funcionalidades de visualização de dados e um módulo de análise inteligente de anomalias nos sistemas de transmissão e vibração tornandoa numa ferramenta de grande importância para o apoio e a tomada de decisões na gestão do helicóptero EH101.
- Redes sociais como arma na guerra de informaçãoPublication . Carona, AntónioEsta dissertação realiza uma análise sobre a contribuição das Redes Sociais (RS) para a gestão da imagem da Força Aérea Portuguesa (FAP), comparativamente com os órgãos de comunicação social (OCS) ditos tradicionais, investigando a possibilidade de retirar proveitos na temática da Guerra da Informação (GI), mais concretamente na área da superioridade da informação. Pressupõe-se que cada organização, incluindo a militar, tem uma imagem associada que é projetada no público e que, em grande parte, resulta das notícias veiculadas para a opinião pública. Ora, as organizações militares enfrentam um problema de implantação da sua imagem junto da opinião pública, pois a comunicação social tradicional não considera atrativa a notícia relacionada com a área da defesa a não ser quando existem problemas. Isto é uma vulnerabilidade que tem de ser compensada por forma a garantir na GI a superioridade informacional. Suportado pela Web 2.0, o paradigma atual dos sistemas de informação é a colaboração em rede. Confrontadas com esta realidade as organizações estão a convergir para a sua adoção; estamos na era da Web 2.0. Esta Web não é apenas tecnologia mas uma nova forma de utilização dessa tecnologia para produção de conhecimento e divulgação de informação. Com esta adoção foi possível implementar o uso de ferramentas, entre as quais se incluem as Redes Sociais, que permitem complementar ou, nalguns casos, contraditar as informações veiculadas pela comunicação social tradicional. Garante-se assim a possibilidade de se saber o que a opinião pública pensa da organização e permite a esta criar a sua imagem através destas ferramentas, que mais não são do que canais próprios de informação e criação de conhecimento. Nesta dissertação é apresentado o modelo de comunicação da FAP, cujo objetivo é garantir que a informação correta e atempada alcança a opinião pública. A análise identifica a forma como todo o circuito se processa e as vantagens e desvantagens do mesmo. De forma a obter-se os dados pretendidos efetuou-se uma revisão bibliográfica com o intuito de identificar os conceitos essenciais na área de GI, nomeadamente na superioridade de informação, na área da Comunicação Externa (CE), utilizando as Redes Sociais (RS), que validem a metodologia e processos de análise utilizados, demonstrando as vantagens de canais de divulgação públicos alternativos, através da Internet. Com o desenvolvimento das novas tecnologias no ciberespaço e a utilização das mesmas, mais especificamente da Web 2.0, o público modificou o seu comportamento e relacionamento com instituições como a FAP. A clarificação de conceitos permite perceber quais as medidas a adotar para acompanhar esta evolução. A fase de análise inclui uma entrevista exploratória realizada ao Chefe do Gabinete de Relações Públicas que demonstra o ponto de vista da organização na comunicação externa. Foi também realizada uma análise do alcance de notícias que são transmitidas das RP para o público, comparando resultados alcançados pelas RS e pelos OCS tradicionais - televisão e jornais. Depois de analisado todo o processo, conclui-se que as RS, como o Facebook, são uma vantagem na GI para a FAP, pois criam e sustentam uma boa imagem da organização e permitem efetuar uma comunicação mais próxima e eficaz com o público.
- A PESC da União Europeia: contributo na estabilidade dos Países BalcânicosPublication . Almeida, DiogoA presente dissertação tem como finalidade o estudo da Política Externa e de Segurança Comum da União Europeia (PESC) e a sua influência no panorama internacional no âmbito da promoção da paz e estabilização mundial. Numa época em que o poderio económico europeu é posto à prova com uma crise económico- financeira e política que teve os seus primeiros sintomas em 2008. A União Europeia, ao longo da sua história, sempre se afirmou no panorama internacional como um colosso económico, no entanto eventos recentes da história mundial, como a crise nos Balcãs no fim do século XX, vieram demonstrar que a Europa precisava de uma política externa a uma só voz e, assim, afirmar-se como um importante ator político internacional. Como objeto de estudo irá ser analisado o impacto que o conflito nos Balcãs teve na PESC da UE, com especial enfoque na área de estabilização destas regiões e na promoção do diálogo e da paz. O eclodir de um conflito nos Balcãs Ocidentais, teve uma grande influência na própria União Europeia à data Comunidade Económica Europeia e no resto do continente europeu. A consequente intervenção europeia neste conflito e região teve um papel fundamental na projeção da UE, para outras regiões do mundo. Num mundo cada vez mais global, e em que os atores principais, entendam-se os Estados, se unem em organizações regionais de forma a ter uma maior voz no mundo, a Europa precisa da PESC para assumir-se como um importante ator na cena internacional além do seu já reconhecido poder económico.
- Os UAV como capacidade para a manutenção da Soberania Nacional na Zona Económica ExclusivaPublication . Correia, DavidAtualmente existe uma crescente evolução tecnológica nas Forças Armadas que se traduz num aumento cada vez mais evidente da utilização de sistemas de veículos aéreos não-tripulados num vasto campo de operações militares. Por outro lado, comete à Força Aérea (FA) no âmbito das suas respetivas competências, entre outras entidades, o exercício da autoridade do Estado Português nas zonas marítimas sob a sua soberania ou jurisdição e no alto mar assegurando a capacidade de vigilância e controlo do território nacional e do espaço interterritorial. Face ao atual panorama global, para além da salvaguarda da soberania Nacional, deve ser dada relevância à vigilância e proteção da Zona Económica Exclusiva (ZEE). No entanto, verifica-se atualmente um clima de forte constrangimento orçamental que não permite à Força Aérea assegurar plenamente a sustentação das capacidades necessárias para o cumprimento da sua missão. A Força Aérea encontra-se limitada a assegurar funções militares básicas através de um conjunto de meios aéreos subaproveitados, situação que se agrava devido ao fato das tripulações terem ao seu dispor sistemas de armas modernos, que resultaram de um grande investimento por parte do país nos últimos anos, dos quais não se pode retirar o devido potencial operacional e de voo no cumprimento da missão. A presente dissertação surge com o propósito de analisar a empregabilidade dos Unmanned Aerial Vehicles (UAV) na Força Aérea no cumprimento da sua missão respeitante à vigilância e reconhecimento e no exercício da soberania nacional na ZEE, tendo em vista o atual clima de constrangimento orçamental. São explorados os desenvolvimentos atuais da Força Aérea no âmbito das plataformas UAV e também são dados exemplos de utilizações destas plataformas em Forças Armadas estrangeiras. É ainda feita uma análise à capacidade de reconhecimento e vigilância da Força Aérea tendo em vista qual a sua participação neste âmbito e quais as plataformas ao serviço orientadas para esta missão. Após esta análise foram identificadas lacunas no cumprimento da missão da Força Aérea que incluem o constrangimento orçamental atual e existência de meios aéreos subaproveitados na Força Aérea. Concluiu-se que os UAV representam a resposta para o preenchimento destas lacunas. As missões desempenhadas pelas plataformas convencionais podem ser complementadas com o uso destas plataformas aumentado o desempenho da organização assegurando o pleno cumprimento da sua missão. Conclui-se que existe de fato lugar para a utilização de plataformas UAV na missão da Força Aérea no que diz respeito à manutenção da soberania nacional na ZEE podendo estas serem empregues num ambiente de colaboração com as plataformas responsáveis por essa missão já ao serviço da Força Aérea.
- Construção do modelo de comunicação de dados por ARINC 429 das aeronaves C295M da Força Aérea PortuguesaPublication . Lazera, DavidEsta dissertação tem como objectivo o desenvolvimento de uma metodologia de recolha de dados que circulam nos barramentos ARINC 429 da aeronave CASA C295M da Força Aérea Portuguesa. A compreensão do protocolo ARINC 429, dado o seu elevado leque de aplicação na aeronáutica, atribuirá à Força Aérea Portuguesa a capacidade para tomar decisões técnicas nos sistemas aviónicos que utilizem este protocolo numa variedade de sistemas de armas. O conhecimento destes barramentos e a determinação dos seus pontos de acesso permite investigar a origem física de falhas, quer seja em equipamentos intermédios, quer nas cablagens da aeronave. Em termos práticos, com o conhecimento de quais os equipamentos que comunicam nesta linguagem sabe-se, em termos genéricos, o tipo de informação que transmitem. Contudo desconhece-se especificamente quais os dados que são transmitidos. Desta forma, o método de trabalho foi orientado no sentido de localizar barramentos ARINC 429 da aeronave e fazer o levantamento dos mesmos. Esse processo passou pelo desenvolvimento de uma metodologia, com recurso a uma plataforma, que descodificasse os barramentos ARINC 429. É apresentado em primeiro lugar é estudado o protocolo em questão para compreensão da sua estrutura. Este processo foi essencial para etapa seguinte que consistiu na realização de testes à plataforma escolhida no sentido de avaliar a sua capacidade de resposta em ambientes operacionais semelhantes aos presentes nos sistemas de armas. Posteriormente é apresentado o processo efectuado para o levantamento dos barramentos existentes no sistema de armas C295M, nomeadamente as suas localizações e informação expectável de circularem nesses barramentos. No final apresenta-se a informação digital que foi possível descodificar em cada barramento. Apresentam-se também alguns projetos que necessitam da informação compilada e os resultados obtidos neste trabalho.
- Caracterização do comportamento dinâmico da plataforma Alpha-Extended e definição de uma metodologia de análise modalPublication . Almeida, IvoO uso de aeronaves não tripuladas tem aumentado com o desenvolvimento tecnológico e beneficiado com a maior utilização de materiais mais leves e resistentes, como é o caso dos materiais compósitos. Esta nova tipologia de aeronaves permitiu eliminar muitas das limitações causadas pelo fator humano, o que leva a que seja um tipo de aparelho muito apetecível para as Forças Armadas. Desta forma, a Força Aérea Portuguesa tem vindo a desenvolver diversas aeronaves não tripuladas, tendo havido a necessidade de se começar a fazer a caracterização do comportamento dinâmico das aeronaves. Essa necessidade adveio, em parte, de um excesso de transmissão de vibrações numa câmara de filmar instalada numa das plataformas desenvolvidas. Conhecendo o comportamento dinâmico de uma estrutura é possível determinar e controlar os seus parâmetros modais identificando as ressonâncias nos regimes de funcionamento pretendidos e ajustando o modelo da aeronave de forma a reduzir a transmissibilidade de vibração. Na presente dissertação foi realizado uma análise modal em elementos finitos da plataforma Alpha-Extended desenvolvida no Laboratório de Aeronáutica da Força Aérea Portuguesa e uma identificação modal experimental de forma a identificar as frequências naturais das diferentes partes da aeronave com o objetivo de estudar o melhor local de instalação da câmara de filmar. Para além disso, todo o processo utilizado, tanto experimental como em elementos finitos, teve também como objetivo o estabelecimento de uma metodologia que possa ser aplicada no desenvolvimento de novas plataformas, facilitando a escolha da localização dos diversos componentes. Como forma de validação e simplificação do processo de análise, testou-se primeiramente a metodologia em estruturas mais simples, comparando-se resultados experimentais com teóricos. Usaram-se alguns softwares já existentes na Força Aérea a fim de serem explorados e realizaram-se ensaios em voo para determinar as frequências perturbadoras em voo de cruzeiro. Com a determinação das frequências perturbadoras, foi possível realizar-se um estudo de transmissibilidade e determinar as caraterísticas dos apoios da câmara de filmar a fim de minimizar as vibrações transmitidas para a câmara. Por fim, exploraram-se alguns materiais que podem ser utilizados na construção de apoios de forma a amortecer as vibrações na câmara e propôs-se soluções para um estudo futuro.
- Cibersegurança das infraestruturas críticas nacionaisPublication . Silva, EduardoSegundo o Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN) aprovado em 2013, o novo ambiente de segurança obriga a uma capacidade de resposta diferente das Forças Armadas (FFAA), isto é, os investimentos de modernização devem concentrar-se em equipamentos de indiscutível utilidade técnica e estratégica em função das capacidades necessárias ao cumprimento das missões prioritárias assumindo grande importância a definição de uma estratégia civil e militar integrada. Assumindo que os ciberataques se manifestam como uma ameaça crescente às Infraestruturas Críticas (IC) em que os potenciais agressores poderão incapacitar totalmente a estrutura tecnológica de um estado nação moderno (CEDN, 2013), este trabalho discute a proteção das IC na perspetiva da gestão do risco relacionado com a cibersegurança e a ciberguerra, e no envolvimento e contribuição potencial das FFAA e das forças de segurança para a gestão desse mesmo risco. Em particular, este trabalho estuda a possível participação das FFAA na ciberdefesa/cibersegurança das Infraestruturas Críticas Nacionais (ICN). Com base numa recolha de documentação da União Europeia, Força Aérea Portuguesa e Forças Armadas, bem como da informação recolhida em entrevistas aos especialistas, é realizada uma análise aos conceitos de ciberdefesa e cibersegurança e às metodologias de gestão de risco RAMCAP e ISO 31000, e será da interligação destes conceitos com a informação retirada das entrevistas aos especialistas que serão estabelecidas as conclusões do trabalho. Conclui-se que as FFAA têm espaço não só na ciberdefesa das ICN mas também na cibersegurança, intervindo não só nos três casos de exceção previstos na lei, mas também na monitorização constante do ciberespaço, sendo a segurança e defesa do ciberespaço o resultado de um trabalho conjunto e combinado. Finalmente, este trabalho recomenda que as FFAA, como parte interessada na cibersegurança das ICN, passem a apoiar na definição dos requisitos de segurança das mesmas em conjunto com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e com a Autoridade Nacional de Proteção de Civil (ANPC).
- Quantificação do Produto da Força AéreaPublication . Ferreira, EmanuelO instinto do Homem se agrupar, tornando-se mais forte e capaz na busca de um objetivo comum, remonta aos primórdios da sua existência. Através de gerações, esta reunião de capacidades e competências individuais, sucessivamente também mais organizada, permitiu-lhe obter uma maior vantagem para o grupo. Constitui-se assim o conceito primário de Organização: duas ou mais pessoas que realizam tarefas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado, através da afetação dos diversos meios e recursos disponíveis. Uma das maiores condicionantes deste conceito é o meio ambiente em que a organização se insere num determinado momento. Atualmente, a capacidade de adaptação a este meio ambiente que a rodeia torna-se uma valência fundamental para o seu sucesso. As alterações deste contexto são cada vez mais rápidas e mais frequentes, exigindo que as organizações desenvolvam uma capacidade de reação mais célere e eficaz. Quando uma organização não tem a capacidade de reagir às alterações do meio ambiente, muito facilmente é ultrapassada pelas suas concorrentes e, consequentemente perde o seu lugar no mercado. De acordo com os fundamentos de Engenharia Organizacional, sabe-se que as organizações podem dotar-se de mais ferramentas que permitem a sua adaptação às transformações vigentes, sejam externas ou internas. O Organizational Self-Awareness é uma destas ferramentas, através do seu domínio é esperado que os membros de uma organização tenham conhecimento não só sobre a sua função no grupo como também a função dos outros e ainda, que a própria organização conheça os seus membros e as ações de cada um. Na presente dissertação, através da aplicação dos conceitos de Engenharia Organizacional, pretende-se estudar o produto gerado pela Força Aérea e fazer um paralelismo com os mesmos produtos ou seus semelhantes criados por outras entidades. Este estudo servirá para aumentar o Organizational Self-Awareness da Força Aérea, bem como auxiliar na tomada de decisão na organização.
- Representação do conceito de Qualificação nos Processos de NegócioPublication . Ribeiro, NelsonAtualmente vivem-se tempos de constantes mudanças e alterações. As organizações, como elemento essencial numa sociedade, estão sujeitas a diversas dificuldades e adversidades a que devem responder. Os processos de negócio de uma organização constituem-se como a sua realidade, o que verdadeiramente é feito pelos seus indivíduos. A Força Aérea, com o propósito de se tornar uma organização cada vez mais eficaz e eficiente, deve procurar conhecer os seus processos, mantê-los atualizados e efetuar um constante alinhamento entre estes e a própria organização. As qualificações são um fator determinante para um indivíduo poder ocupar uma Posição Organizacional e cumprir as suas funções. Atualmente, as qualificações para cada posição encontram-se descritas nos manuais da organização mas não se encontram representadas nos processos, podendo assim ser uma fonte de desalinhamento. Nesta dissertação de mestrado, através de um estudo bibliográfico e dos conceitos aprendidos na área de Engenharia Organizacional, é efetuado um estudo ao conceito de qualificações/competências das Posições Organizacionais e à forma como estas se relacionam com os processos de negócio da organização. Deste modo, é proposto um modelo para a representação do conceito de competências nos processos de negócio bem como, estabelecida uma proposta base de um Modelo de Competências e uma metodologia para o levantamento, análise e classificação de competências. Assim é possível relacionar as atividades executadas pelas Posições Organizacionais com as competências das mesmas e promover o alinhamento dos processos com a organização. Por fim, é utilizado um caso prático com uma Posição Organizacional com o propósito de obter algumas conclusões. É esperado que através deste trabalho se promova o alinhamento na organização, clarificando o que são e como se relacionam as competências com as atividades executadas pelas Posições Organizacionais.
- Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02Publication . Maia, AndréEsta Dissertação de Tese de Mestrado surgiu enquadrada com as atividades de investigação e desenvolvimento levadas a cabo pelo Centro de Investigação da Academia da Força Aérea Portuguesa (CIAFA) no decorrer do PITVANT (Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados). Neste projeto, foram desenvolvidos vários Veículos aéreos Não tripulados, entre os quais a plataforma Alfa-Extended, uma evolução da plataforma Alfa. Em virtude de inicialmente se terem construído várias aeronaves da plataforma Alfa-Extended sem que tivesse sido criada uma documentação adequada ao trabalho desenvolvido, existe hoje uma lacuna a esse nível. Esta Dissertação tem como objetivo a caracterização do Sistema de Combustível desenvolvido, assim como a sua análise, a fim de se documentar a solução implementada e verificar se com o passar dos anos ocorreram danos no mesmo e assim obter uma visão global do seu estado atual. Para concretizar estes objetivos foi feita uma exaustiva revisão bibliográfica ao nível dos Sistemas de Combustível, assim como no que diz respeito a materiais compósitos, combustíveis, às reações químicas que ocorrem entre estes e também algumas soluções comerciais de materiais anunciados como quimicamente estáveis. A questão da Aeronavegabilidade também foi abordada para a análise desta plataforma, pelo que, devido à ausência de legislação nacional, foram consultadas informações de organizações de renome internacionais, tendo sido elaborados requisitos para a operação a partir destas. No desenrolar da dissertação é feita uma descrição pormenorizada de todos os componentes do Sistema de Combustível e é desenvolvido um modelo a três dimensões em software de desenho assistido por computador. Posteriormente é feita a descrição pormenorizada de como é processado o consumo de combustível a bordo da aeronave, e é determinado o combustível útil através de testes funcionais. É ainda descrito como se processa o abastecimento da aeronave. Tendo em conta que a aeronave é totalmente fabricada a partir de materiais compósitos, e dada a problemática que existe em torno das reações químicas entre estes materiais e os combustíveis foram ainda realizadas diversas experiências com vista a avaliar esta interação e quais os seus possíveis efeitos ao longo do tempo nos materiais utilizados na construção da aeronave. Para tal foram fabricados provetes e imersos em combustível durante 500 e 1000 horas para posterior análise aos combustíveis e avaliação da degradação das propriedades físicas do material compósito. Adicionalmente foi ainda criado um pequeno depósito de combustível com vista a avaliar a impermeabilidade do material utilizado.