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- Quantificação do Produto da Força AéreaPublication . Ferreira, EmanuelO instinto do Homem se agrupar, tornando-se mais forte e capaz na busca de um objetivo comum, remonta aos primórdios da sua existência. Através de gerações, esta reunião de capacidades e competências individuais, sucessivamente também mais organizada, permitiu-lhe obter uma maior vantagem para o grupo. Constitui-se assim o conceito primário de Organização: duas ou mais pessoas que realizam tarefas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado, através da afetação dos diversos meios e recursos disponíveis. Uma das maiores condicionantes deste conceito é o meio ambiente em que a organização se insere num determinado momento. Atualmente, a capacidade de adaptação a este meio ambiente que a rodeia torna-se uma valência fundamental para o seu sucesso. As alterações deste contexto são cada vez mais rápidas e mais frequentes, exigindo que as organizações desenvolvam uma capacidade de reação mais célere e eficaz. Quando uma organização não tem a capacidade de reagir às alterações do meio ambiente, muito facilmente é ultrapassada pelas suas concorrentes e, consequentemente perde o seu lugar no mercado. De acordo com os fundamentos de Engenharia Organizacional, sabe-se que as organizações podem dotar-se de mais ferramentas que permitem a sua adaptação às transformações vigentes, sejam externas ou internas. O Organizational Self-Awareness é uma destas ferramentas, através do seu domínio é esperado que os membros de uma organização tenham conhecimento não só sobre a sua função no grupo como também a função dos outros e ainda, que a própria organização conheça os seus membros e as ações de cada um. Na presente dissertação, através da aplicação dos conceitos de Engenharia Organizacional, pretende-se estudar o produto gerado pela Força Aérea e fazer um paralelismo com os mesmos produtos ou seus semelhantes criados por outras entidades. Este estudo servirá para aumentar o Organizational Self-Awareness da Força Aérea, bem como auxiliar na tomada de decisão na organização.
- Representação do conceito de Qualificação nos Processos de NegócioPublication . Ribeiro, NelsonAtualmente vivem-se tempos de constantes mudanças e alterações. As organizações, como elemento essencial numa sociedade, estão sujeitas a diversas dificuldades e adversidades a que devem responder. Os processos de negócio de uma organização constituem-se como a sua realidade, o que verdadeiramente é feito pelos seus indivíduos. A Força Aérea, com o propósito de se tornar uma organização cada vez mais eficaz e eficiente, deve procurar conhecer os seus processos, mantê-los atualizados e efetuar um constante alinhamento entre estes e a própria organização. As qualificações são um fator determinante para um indivíduo poder ocupar uma Posição Organizacional e cumprir as suas funções. Atualmente, as qualificações para cada posição encontram-se descritas nos manuais da organização mas não se encontram representadas nos processos, podendo assim ser uma fonte de desalinhamento. Nesta dissertação de mestrado, através de um estudo bibliográfico e dos conceitos aprendidos na área de Engenharia Organizacional, é efetuado um estudo ao conceito de qualificações/competências das Posições Organizacionais e à forma como estas se relacionam com os processos de negócio da organização. Deste modo, é proposto um modelo para a representação do conceito de competências nos processos de negócio bem como, estabelecida uma proposta base de um Modelo de Competências e uma metodologia para o levantamento, análise e classificação de competências. Assim é possível relacionar as atividades executadas pelas Posições Organizacionais com as competências das mesmas e promover o alinhamento dos processos com a organização. Por fim, é utilizado um caso prático com uma Posição Organizacional com o propósito de obter algumas conclusões. É esperado que através deste trabalho se promova o alinhamento na organização, clarificando o que são e como se relacionam as competências com as atividades executadas pelas Posições Organizacionais.
- Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02Publication . Maia, AndréEsta Dissertação de Tese de Mestrado surgiu enquadrada com as atividades de investigação e desenvolvimento levadas a cabo pelo Centro de Investigação da Academia da Força Aérea Portuguesa (CIAFA) no decorrer do PITVANT (Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados). Neste projeto, foram desenvolvidos vários Veículos aéreos Não tripulados, entre os quais a plataforma Alfa-Extended, uma evolução da plataforma Alfa. Em virtude de inicialmente se terem construído várias aeronaves da plataforma Alfa-Extended sem que tivesse sido criada uma documentação adequada ao trabalho desenvolvido, existe hoje uma lacuna a esse nível. Esta Dissertação tem como objetivo a caracterização do Sistema de Combustível desenvolvido, assim como a sua análise, a fim de se documentar a solução implementada e verificar se com o passar dos anos ocorreram danos no mesmo e assim obter uma visão global do seu estado atual. Para concretizar estes objetivos foi feita uma exaustiva revisão bibliográfica ao nível dos Sistemas de Combustível, assim como no que diz respeito a materiais compósitos, combustíveis, às reações químicas que ocorrem entre estes e também algumas soluções comerciais de materiais anunciados como quimicamente estáveis. A questão da Aeronavegabilidade também foi abordada para a análise desta plataforma, pelo que, devido à ausência de legislação nacional, foram consultadas informações de organizações de renome internacionais, tendo sido elaborados requisitos para a operação a partir destas. No desenrolar da dissertação é feita uma descrição pormenorizada de todos os componentes do Sistema de Combustível e é desenvolvido um modelo a três dimensões em software de desenho assistido por computador. Posteriormente é feita a descrição pormenorizada de como é processado o consumo de combustível a bordo da aeronave, e é determinado o combustível útil através de testes funcionais. É ainda descrito como se processa o abastecimento da aeronave. Tendo em conta que a aeronave é totalmente fabricada a partir de materiais compósitos, e dada a problemática que existe em torno das reações químicas entre estes materiais e os combustíveis foram ainda realizadas diversas experiências com vista a avaliar esta interação e quais os seus possíveis efeitos ao longo do tempo nos materiais utilizados na construção da aeronave. Para tal foram fabricados provetes e imersos em combustível durante 500 e 1000 horas para posterior análise aos combustíveis e avaliação da degradação das propriedades físicas do material compósito. Adicionalmente foi ainda criado um pequeno depósito de combustível com vista a avaliar a impermeabilidade do material utilizado.
- Search for new phenomena in the dijet mass distribution using $p-p$ collision data at $\sqrt{s}=8$ TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2891 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, Helmut
Dijet events produced in LHC proton-proton collisions at a center-of-mass energy s=8 TeV are studied with the ATLAS detector using the full 2012 data set, with an integrated luminosity of 20.3 fb−1. Dijet masses up to about 4.5 TeV are probed. No resonancelike features are observed in the dijet mass spectrum. Limits on the cross section times acceptance are set at the 95% credibility level for various hypotheses of new phenomena in terms of mass or energy scale, as appropriate. This analysis excludes excited quarks with a mass below 4.06 TeV, color-octet scalars with a mass below 2.70 TeV, heavy W′ bosons with a mass below 2.45 TeV, chiral W* bosons with a mass below 1.75 TeV, and quantum black holes with six extra space-time dimensions with threshold mass below 5.66 TeV.
- Search for anomalous production of prompt same-sign lepton pairs and pair-produced doubly charged Higgs bosons with $ \sqrt{s}=8 $ TeV $pp$ collisions using the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2892 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA low-background inclusive search for new physics in events with same-sign dileptons is presented. The search uses proton-proton collisions corresponding to 20.3 fb$^{−1}$ of integrated luminosity taken in 2012 at a centre-of-mass energy of 8 TeV with the ATLAS detector at the LHC. Pairs of isolated leptons with the same electric charge and large transverse momenta of the type e$^{±}$ e$^{±}$, e$^{±}$ μ$^{±}$, and μ$^{±}$ μ$^{±}$ are selected and their invariant mass distribution is examined. No excess of events above the expected level of Standard Model background is found. The results are used to set upper limits on the cross-sections for processes beyond the Standard Model. Limits are placed as a function of the dilepton invariant mass within a fiducial region corresponding to the signal event selection criteria. Exclusion limits are also derived for a specific model of doubly charged Higgs boson production.