IPS - ESE - DART
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESE - DART by Title
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem do desconhecido através do risco e da criatividade: a convivialidade entre diferentesPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Aprendizagens musicais e democracia: um olhar poliédrico e ecológicoPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Arte, comunidade e memória local: reflexão acerca de processos artísticos participativos na comunidadePublication . Pereira, Teresa; Matos, Joana Gaudêncio
- As artes performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspetivas teóricas e práticasPublication . Vasconcelos, António ÂngeloÀs diferentes transformações sociais, culturais e identitárias no contexto da sociedade portuguesa contemporânea nem sempre as políticas escolares têm conseguido encontrar respostas que contribuam para um relacionamento substantivo das crianças e dos jovens com os saberes e conhecimentos. A segmentação, a externalidade e a escolarização dos saberes e conhecimentos assim como o seu desfasamento em relação às expectativas e saberes experienciais de que os estudantes são portadores são elementos que dificultam a construção de outros sentidos e de pertenças. Por outro lado, as artes são objecto de grande fascínio nas culturas da juventude. Para além do fascínio, as artes em geral e as artes performativas em particular, apelando, por um lado, a diferentes tipos de técnicas, criatividades, mundos e emocionalidades e, por outro, ao aliarem e trabalharem com dimensões algumas delas aparentemente paradoxais, como por exemplo, ordem e desordem, cognitivo e emocional, avaliar e ser avaliado, rigor e disciplina, conhecido e desconhecido, afiguram se como elementos estratégicos possibilitadores de reconfigurações identitárias que incrementem as relações com os saberes e os desempenhos de natureza académica. Neste contexto, esta reflexão de natureza teórica procura responder à questão: de que modos é que as artes performativas podem potenciar um trabalho de inclusão social e cultural incrementando a motivação e o envolvimento com diferentes áreas de saber e com a escola? E vou procurar responder a esta questão através de três conjuntos de ideias: “as artes performativas como um território ambíguo e paradoxal”; “as artes performativas na confluência e na convivialidade entre diferentes mundos” e “a centralidade das artes performativas assenta na criação do que não se conhece, do que não existe”.
- Artes plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Isabel Matos; Matos, Joana GaudêncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plásticas I e Artes Plásticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as práticas com futuros atores educativos no âmbito das artes visuais.
- Artes plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Isabel Matos; Matos, Joana GaudêncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plásticas I e Artes Plásticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as práticas com futuros atores educativos no âmbito das artes visuais.
- Ativar as criatividades na educação artístico-musical: metodologias e práticas docentes no ensino superiorPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Audição musical participadaPublication . Godinho, José CarlosEste artigo centra-se na audição musical participada, que designa a audição de música gravada com participação simultânea dos ouvintes. Serão analisadas estratégias que envolvem a execução de ritmos e a execução de mímicas em simultâneo com a escuta de música erudita. Estudos anteriores compararam estas estratégias com a situação de audição em silêncio e repouso e apontaram para os efeitos benéficos que a audição musical participada exerce ao nível da memória musical e da organização das imagens mentais. Esses estudos foram feitos através de testes de identificação auditiva e visual, sem recurso à linguagem falada ou escrita. Este estudo incide agora na análise de descrições escritas da música, feitas por crianças em contextos diferenciados de audição. Os resultados apontam para efeitos positivos que as atividades de percussão e de mímica têm na compreensão e nos juízos de valor proferidos acerca da música escutada, em comparação com a audição em silêncio.
- A avaliação das políticas públicas no ensino de música: entre a estandardização e as singularidadesPublication . Vasconcelos, António ÂngeloO ensino de música é um campo compósito e reticular situado no cruzamento entre os mundos da educação e da formação e os mundos das artes e da cultura. Esta dupla referencialidade é geradora de múltiplas ambiguidades, incoerências e paradoxos, mas também de virtualidades que nem sempre estão contemplados nos processos de avaliação das políticas públicas para este sector de formação artística. A diversidade de atores (públicos, privados e do terceiro sector) e de referentes, confluem na avaliação das políticas em que os princípios de verticalidade e de linearidade dos procedimentos dominantes são confrontados pela horizontalidade e circularidade das interdependências e das interações. Esta comunicaçãoresulta de uma investigação inserida na dissertação de doutoramento situada no âmbito da análise das políticas públicas e da administração da educação. Partindo de um conjunto alargado de entrevistas a atores das cenas da governação, artística e musical e formativa (superior e não superior), entre 1972-2009, bem como a análise das intervenções no parlamento e de artigos publicados na imprensa, procura-se compreender, descrever, analisar e interpretar os modos como se processam os diferentes tipos de impulsos que estão subjacentes à avaliação deste tipo de política, bem como os modos como se avalia e se receciona e as suas influências na ação organizada. A investigação permite evidenciar o carácter multissituado da avaliação caracterizada por procedimentos que envolvem referenciais, mediações, instrumentos e regulações multiformes e multipolares. Procedimentos que resultam por um lado, da complexidade de articulação dos diferentes referentes no confronto entre a afirmação das particularidades e tendências normalizadoras e, por outro, da recomposição do papel do Estado.
- A banda pop em sala de aula: uma proposta de metodologia em educação musicalPublication . Xavier, Carlos BarretoTrata-se de um artigo sobre um projecto de integração da música ligeira em sala de aula, utilizando uma metodologia em torno das bandas pop, que tem sido desen-volvida em escolas do ensino básico e na formação de professores de educação musical na Escola Superior de Educação de Setúbal. Através desta metodologia de agrupamento musical, os alunos desenvolvem com-petências nos campos de audição, interpretação, execução e composição musical impulsionando o crescimento de um pensamento musical crítico e estruturado alicerçado no conhecimento diferenciado, na mobilidade mental e na destreza física. A participação no agrupamento musical é, portanto, motor de desenvolvi-mento das relações com a música, com os outros e consigo próprio, contribuindo para a formação de uma personalidade artística. As bandas pop em sala de aula manifestam algumas semelhanças com as bandas de garagem. Sobressaem artisti-camente na comunidade escolar, apresentam uma forte motivação nos ensaios e espectáculos, intervém na escola com o reconhecimento da comunidade académica como lideres de opinião. Estão identificados, entre outros, projectos desenvolvidos nas escolas EB2 de Lagos, EB2 da Sobreda, St. Peter’s School em Palmela e Colégio Laura Vicunha em Vendas Novas. Em qualquer destas instituições, são relatados efeitos que, supostamente, a participação das crianças e adolescentes em bandas pop tem tido na sua personalidade e na sua estabilidade educativa. Sumariamente, existe uma expectativa que estes projectos de execução musical proporcionem o desenvolvimento de competências diversificadas que possam contribuir para o sucesso educativo geral, tais como disciplina, rigor, método, coordenação, auto-estima, respeito pelos outros, confiança, capacidades comuni-cacionais e relacionais.