IPS - ESE - DART
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESE - DART by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- Escola profissional de músicaPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Reforma do ensino da músicaPublication . Correia, Clara; Godinho, José Carlos; Rosa, Joaquim Carmelo; Neves, Rosa Clara
- A escola e os saberes na era das competênciasPublication . Figueiredo, Isabel; Vasconcelos, António Ângelo
- The effects of complex music experience on the mental representation of musicPublication . Godinho, José CarlosBackground: With connectionist theories as the background, this study suggests that musical memory depends on the complexity of musical experiences. It is argued that children who engage in musical activities, which favour varied participation and multiple encoding, tend to preserve stronger images of music than they would do in less complex or more focused activities. Aims: The study is concerned with the effects of complex musical experiences on the strength and organisation of the mental representation of music. The analysis is focused on the context of listening to recorded music in the classroom, with particular regard to strategies of listening through participation. Method: An experiment compares two listening conditions with different levels of complexity: (a) listening to recorded music and (b) listening and playing rhythms along with recorded music. After the treatment, both groups are tested on the identification of excerpts from the musical piece. Results: As shown by the results of a t-test used to compare the score means of both groups (t = 8.79; p < .01), the experimental group identifies more excerpts with statistical significance. Conclusions: The experiment suggests that complex situations where children have to attend to several tasks tend to favour a differentiated mental representation, which has positive effects on musical memory, both in strength and organisation.
- A banda pop em sala de aula: uma proposta de metodologia em educação musicalPublication . Xavier, Carlos BarretoTrata-se de um artigo sobre um projecto de integração da música ligeira em sala de aula, utilizando uma metodologia em torno das bandas pop, que tem sido desen-volvida em escolas do ensino básico e na formação de professores de educação musical na Escola Superior de Educação de Setúbal. Através desta metodologia de agrupamento musical, os alunos desenvolvem com-petências nos campos de audição, interpretação, execução e composição musical impulsionando o crescimento de um pensamento musical crítico e estruturado alicerçado no conhecimento diferenciado, na mobilidade mental e na destreza física. A participação no agrupamento musical é, portanto, motor de desenvolvi-mento das relações com a música, com os outros e consigo próprio, contribuindo para a formação de uma personalidade artística. As bandas pop em sala de aula manifestam algumas semelhanças com as bandas de garagem. Sobressaem artisti-camente na comunidade escolar, apresentam uma forte motivação nos ensaios e espectáculos, intervém na escola com o reconhecimento da comunidade académica como lideres de opinião. Estão identificados, entre outros, projectos desenvolvidos nas escolas EB2 de Lagos, EB2 da Sobreda, St. Peter’s School em Palmela e Colégio Laura Vicunha em Vendas Novas. Em qualquer destas instituições, são relatados efeitos que, supostamente, a participação das crianças e adolescentes em bandas pop tem tido na sua personalidade e na sua estabilidade educativa. Sumariamente, existe uma expectativa que estes projectos de execução musical proporcionem o desenvolvimento de competências diversificadas que possam contribuir para o sucesso educativo geral, tais como disciplina, rigor, método, coordenação, auto-estima, respeito pelos outros, confiança, capacidades comuni-cacionais e relacionais.
- Educação artística e produção audiovisualPublication . Pires, JoãoNeste artigo apresentamos dois projectos de investigação, em Ciências da Educação Artística. Concluímos em 2008 uma investigação em Ciências da Educação, com especialização em Tecnologias Educativas, onde se investigaram metodologias de b-learning e a criação de comunidades on-line, na área dos audiovisuais. O projecto de investigação apresentado em Educação Artística, a decorrer, incide sobre a educação patrimonial no ensino superior politécnico, suportada por uma metodologia com recurso a audiovisuais com o objectivo de desenvolver a capacidade da expressão e comunicação. A questão basilar centra-se na necessidade de identificar os possíveis papéis dos audiovisuais na educação, enquanto recurso, metodologia de ensino-aprendizagem e conteúdo. O vídeo pedagógico/produção, podendo ser tratado em contexto educativo nestas diversas vertentes, permite uma abordagem transdisciplinar ao currículo da formação inicial dos estudantes do ensino superior.
- Da investigação qualitativa: entre diferentes mundos, processos e metodologiasPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Simetria: na interface entre a arte e a matemática: experiência no terreno – investigação desenvolvida no âmbito do mestradoPublication . Matos, Joana GaudêncioEste estudo aborda a problemática da transversalidade do conceito de simetria nas áreas disciplinares da Matemática e da Educação Visual no 3º ciclo do Ensino Básico e visa compreender se a exploração da arte e de novas culturas possibilita o desenvolvimento do conceito de simetria por parte dos alunos, de uma forma mais dinâmica.
- A educação para a criatividade no ensino superior de música: o caso da formação de compositoresPublication . Vasconcelos, António ÂngeloNo âmbito da educação para a criatividade e para o desenvolvimento autónomo, a formação desenvolvida no ensino superior de música com vista à criação de uma personalidade artística envolve um conjunto diferenciado de processos e procedimentos situados entre diferentes mundos musicais: técnicos, estéticos, sociais e culturais. Da mesma forma, combina a tradição e a inovação em que, partindo dos sujeitos individuais e de sujeitos institucionais, se estabelece uma rede diferenciada e complexa de interdependências colaborativas na procura e no desenvolvimento da singularidade artística e de um trabalho simultaneamente autónomo e conectivo. Partindo de um conjunto de entrevistas a professores de composição do ensino superior de música que exercem simultaneamente a atividade criativa, este texto pretende apresentar e discutir um conjunto de indicadores que potenciam o desenvolvimento da autonomia pessoal e criativa, num quadro de interligações múltiplas. Defende-se a ideia de que a construção da autonomia através da educação para a criatividade se inscreve num contexto formativo complexo, multi-situado, multimodal e multi-referencial e que, esta via, se afigura como um instrumento potenciador do desenvolvimento de uma educação transformadora e emancipatória.
- A avaliação das políticas públicas no ensino de música: entre a estandardização e as singularidadesPublication . Vasconcelos, António ÂngeloO ensino de música é um campo compósito e reticular situado no cruzamento entre os mundos da educação e da formação e os mundos das artes e da cultura. Esta dupla referencialidade é geradora de múltiplas ambiguidades, incoerências e paradoxos, mas também de virtualidades que nem sempre estão contemplados nos processos de avaliação das políticas públicas para este sector de formação artística. A diversidade de atores (públicos, privados e do terceiro sector) e de referentes, confluem na avaliação das políticas em que os princípios de verticalidade e de linearidade dos procedimentos dominantes são confrontados pela horizontalidade e circularidade das interdependências e das interações. Esta comunicaçãoresulta de uma investigação inserida na dissertação de doutoramento situada no âmbito da análise das políticas públicas e da administração da educação. Partindo de um conjunto alargado de entrevistas a atores das cenas da governação, artística e musical e formativa (superior e não superior), entre 1972-2009, bem como a análise das intervenções no parlamento e de artigos publicados na imprensa, procura-se compreender, descrever, analisar e interpretar os modos como se processam os diferentes tipos de impulsos que estão subjacentes à avaliação deste tipo de política, bem como os modos como se avalia e se receciona e as suas influências na ação organizada. A investigação permite evidenciar o carácter multissituado da avaliação caracterizada por procedimentos que envolvem referenciais, mediações, instrumentos e regulações multiformes e multipolares. Procedimentos que resultam por um lado, da complexidade de articulação dos diferentes referentes no confronto entre a afirmação das particularidades e tendências normalizadoras e, por outro, da recomposição do papel do Estado.
