ISCET - Trabalhos de Projeto do Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Negócios
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- Análise sobre as expectativas, intenções e impressões dos hóspedes de hostels no PortoPublication . DOMINGUES CONDURÚ, OLAVOO presente trabalho corresponde ao projeto realizado no âmbito da dissertação de Mestrado em Desenvolvimento de Negócios de Turismo pelo ISCET, e visou fundamentalmente mapear através de entrevistas com formulários o que conjeturam e quais as impressões dos hóspedes de hostels antes, durante, e depois de suas estadias na cidade do Porto ou cercanias. Tais formulários foram aplicados pessoalmente pelo autor para mais de cem hóspedes, em diversos pontos turísticos e no interior de alguns hostels da região. Esta coleta de dados e opiniões de turistas advindos de diversas partes do mundo busca fornecer informação atualizada para indicar trajetórias estratégicas a serem melhor aproveitadas pela cidade e por empreendedores locais. Ao final da coleta dos dados, foi realizada a análise estatística com comentários a respeito dos mesmos, afim de esclarecer e indicar quais as atuais tendências deste mercado tão alvissareiro e pujante para o turismo na cidade do Porto.
- O comportamento do consumidor português perante a utilização de animais como entretenimento na indústria turística.Publication . Fonseca, MartaExistem cerca de 560.000 animais selvagens espalhados por atrações turísticas por todo o mundo. Estes locais de entretenimento são, por vezes, locais onde a crueldade está presente. Locais esses que mantêm os animais acorrentados durante 24h por dia, sedados, sem acesso a comida ou água. Este trabalho pretende avaliar a consciencialização do consumidor português perante este género de atividades. Inicialmente, através de uma revisão bibliográfica, investigou-se as teorias motivacionais ligadas ao setor turístico, de modo a que se conseguisse entender o que motiva um indivíduo a consumir este estilo de atividades. A segunda revisão bibliográfica teve como principal objetivo perceber a oferta e a procura de entretenimento com animais, por todo o mundo. De modo a alcançar o objetivo principal deste projeto, elaborou-se uma pesquisa exploratória e percebeu-se que não existe um nível elevado de consciencialização do consumidor português. Existe uma necessidade de informar o consumidor de modo a alertá-lo sobre algumas atividades turísticas.
- Crestuma, património e turismo industrialPublication . Santos, DanielaO património de Crestuma, o caso de estudo abordado neste projecto de investigação que procura identificar e caracterizar o legado industrial de um conjunto de fábricas e estruturas de carácter produtivo no território junto à foz do Uíma. Este projeto tem como objetivo fundamental alertar para os riscos que esse património corre e sublinhar a necessidade urgente da sua preservação, tendo em conta que poderá constituir uma oportunidade para o desenvolvimento local, através do turismo. Assim, foi realizado um levantamento desses recursos, com fichas de caracterização e contexto geográfico. Por fim, foi ainda elaborada uma rota de Turismo Industrial, combinando o património material com o imaterial e oferecendo uma possibilidade de descoberta de um território ainda por explorar e com escassos trabalhos monográficos realizados.
- Da profusão cultural à perfusão da criatividade das aldeias d’ouro de bayam ao museu da comunidadePublication . Ferreira da Silva, André FilipeA última década do século XX foi marcada por profundas alterações que direcionaram os diversos setores da sociedade para um processo de reorganização e redefinição, no sentido de acompanharem as mudanças globais. No turismo, essa evolução manifestou-se particularmente na busca de experiências mais autênticas. No centro desta transformação estiveram as pessoas, os seus interesses e valores e a sua forma de interação em sociedade. Neste contexto, a procura do turista por experiências diferenciadoras, autênticas, geradoras de aprendizagens e capazes de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, lançou um novo olhar sobre os recursos culturais e os espaços onde estes se inserem. Desta evolução do turismo cultural para um conhecimento experimentado, nasce o turismo criativo. Com este trabalho, pretende-se estudar o potencial do Concelho de Baião para o desenvolvimento de turismo criativo, tendo por base a ruralidade e autenticidade inscritas nas artes, nos ofícios, nos costumes e nas tradições característicos e diferenciadores da sua identidade cultural. Com base numa pesquisa exploratória, procurou-se, num primeiro momento, identificar e inventariar o conjunto de recursos culturais existentes no território passíveis de operacionalizar, numa visão de inovação pela criatividade. Num segundo momento, conjeturar e arquitetar uma possível rede de aldeias que suportariam uma nova estratégia de comunicação e marketing onde a estruturação de um museu comunitário, transversal à rede e aos demais recursos, fosse o motor impulsionador capaz de induzir inovação e criatividade ao espólio cultural existente. Numa terceira etapa, o autor pretende concretizar num caso de estudo, o potencial contributo para a inovação de um espaço museológico através do desenvolvimento de turismo criativo – as Bengalas de Gestaçô. Estas bengalas são uma das artes tradicionais e identitárias de Baião, cujo fabrico se mantém ainda hoje na freguesia de Gestaçô. Os pólos museológicos planeados devem criar condições de conservação e preservação dos saberes locais assim como contextos para o desenvolvimento de experiências participativas. Por fim, pretende-se elencar algumas recomendações que permitam contribuir para o desenvolvimento rural de Baião, território de baixa densidade populacional, localizado no interior do distrito do Porto.
- O Ecomuseu da Identidade e Memória TirsensePublication . Martins, DianaNa década de 1970 inicia-se uma nova tipologia museológica, capaz de incluir a sociedade, o meio envolvente e as organizações que relacionam com a comunidade local. Os ecomuseus passam, portanto, a ser adotados como um modelo de museologia integrativa que permite o desenvolvimento do meio envolvente onde se insere. Neste sentido o seguinte trabalho adapta este modelo ao contexto do concelho de Santo Tirso, integrando temáticas relacionadas com a identidade tirsense e memória tirsense, através do desenvolvimento de uma proposta de criação de um ecomuseu. Dentro da metodologia, inicialmente são abordados alguns temas conceptuais que serão importantes para definir a proposta do ecomuseu. Uma vez que a temática principal proposta para o ecomuseu relaciona-se com a identidade tirsense, desenvolve-se alguns dos tópicos principais que contribuem para esta identidade como é o caso da agricultura, da indústria têxtil e dos produtos locais. Para além disso, desenvolve-se o contexto daquele que foi o local elegido para sediar o ecomuseu, a antiga casa dos lagareiros da Quinta de Gião, junto ao rio Sanguinhedo e ao lugar da Ponte Velha em Santo Tirso, na qual consta um antigo lagar de azeite que se pretende reabilitar. Relativamente ao trabalho de campo surge no contexto de entrevistas realizadas com a comunidade local, com os stakeholders e com profissionais da área da museologia. Por último é apresentada a proposta efetiva do ecomuseu e de algumas atividades que se pretende ver incluídas na oferta cultural do museu.
- Enoturismo:fator de desenvolvimento da região do DãoPublication . Marine, LopesO presente projeto denominado: “Enoturismo: Fator de Desenvolvimento da Região do Dão?” realizou-se no âmbito do mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Negócios. O tema base desta investigação é o enoturismo enquanto elemento suscetível de dinamizar a Região Demarcada do Dão. O setor do turismo em Portugal é responsável pela geração de importantes receitas e pela criação de um número considerável de postos de trabalho. No entanto, existem regiões do país onde a dependência no setor é mais evidente. O setor do turismo assumese, deste modo, como um fator impulsionador do desenvolvimento socioeconómico. A pesquisa incidiu no desenvolvimento do Enoturismo na Região do Dão. Analisou-se igualmente o desenvolvimento do Enoturismo em termos europeus, tendo em conta a sua manifestação mais expressiva: as Rotas do Vinho. O enoturismo, enquanto produto turístico, não deve restringir-se à existência de unidades vitivinícolas com capacidade para receber visitas. Efetivamente, o produto enoturismo será tanto mais rentável, quanto melhor se valorizar, proteger e promover os recursos da região vitivinícola, integrados num “mix” de serviços e equipamentos. A organização e qualificação da oferta existente faculta a possibilidade de captar, em cada local, um maior número de clientes, aproveitando a dinâmica do setor do turismo enquanto setor que origina um fluxo de visitantes no território, podendo adquirir os produtos junto dos produtores, aumentando assim o impacto direto e o volume de negócios de cada agente económico.
- A Gentrificação Turística nas “Ilhas” do Porto pelo Olhar dos Moradores: Um Caso de Estudo das “Ilhas” de São VítorPublication . Maia, InêsO turismo é uma atividade com grande importância económica, social e cultural e que está em constante mutação, procurando responder às necessidades dos turistas e, especialmente, das novas gerações. Posto isto, o aparecimento de novos mercados de nicho e do turismo 2.0 enalteceram novos interesses por parte dos visitantes, que começam a mostrar curiosidade em visitar locais históricos e culturais, assim como em vivenciar o modo de vida da população das cidades que visitam. Este é um caso que se aplica à cidade do Porto e, mais concretamente, a São Vítor e às “ilhas” que tanto caracterizam este arruamento. Ao longo dos últimos 10 anos, têm-se verificado alterações no tecido residencial e funcional da Rua de São Vítor, resultando na conversão de várias tipologias de habitação em alojamento local, assim como na reabilitação de edificado e, por consequência, deu-se o encerramento de vários estabelecimentos de comércio tradicional e a abertura de novos estabelecimentos com atividade mais direcionada aos turistas. Por este motivo, é possível afirmar que neste arruamento tem decorrido um processo de gentrificação turística. De maneira a perceber que impactos socioeconómicos foram gerados pelo processo de gentrificação turística nas “ilhas” de São Vítor nos últimos 10 anos, foram realizadas 13 entrevistas de resposta aberta a vários moradores de diferentes “ilhas”, que prestaram o seu testemunho no que diz respeito à saída e entrada de novos residentes, à alteração de preços, às principais transformações que ocorreram e, por fim, à alteração de hábitos, permitindo recolher dados qualitativos que fundamentam esta pesquisa. Ainda através da realização das entrevistas, foi recolhido o testemunho de um ex-morador de uma das “ilhas” que é atualmente um alojamento local. Da análise dos dados recolhidos, pode-se concluir que houve uma rutura do sentimento de comunidade por parte da população da Rua de São Vítor que, ao longo da elaboração deste trabalho, mostrou algum descontentamento face ao desaparecimento das “ilhas”, do comércio tradicional e, especialmente, face ao convívio que adultos e crianças tinham em tempos mais remotos e que, atualmente, é praticamente inexistente.
- Guimarães: considerações sobre o turismo acessívelPublication . Pereira, VeraGradualmente tem-se assistido a uma crescente chamada de atenção para a importância da acessibilidade no sector turístico. Torna-se imperativo o desenvolvimento de produtos turísticos acessíveis para que a igualdade de oportunidades esteja presente neste importante sector da economia do Mundo. Para além das questões da acessibilidade no turismo serem parte constituinte das preocupações éticas e sociais, estas albergam uma dimensão económica importante que pode ser um fator diferenciador de qualidade de um destino turístico. Procurando ir ao encontro destas realidades, surge o presente trabalho de projeto. Analisa-se a evolução das preocupações com a acessibilidade no turismo, estudam-se os vários conceitos de turismo acessível, quem se insere neste segmento, quais as oportunidades deste segmento, a sua importância económica e ainda a legislação que defende as condições de acesso aos edifícios. Neste contexto, elaborou-se um caso de estudo centrado no Turismo Acessível na cidade de Guimarães, a partir do qual se construi um itinerário turístico-cultural adequado a deficientes auditivos.
- Impacto a longo prazo de Guimarães capital europeia da cultura – A Perceção do residentesPublication . Ferreira, CátiaA Capital Europeia da Cultura (CEC) é o projeto mais reconhecido pela União Europeia. Iniciou-se em 1985 pela ministra da cultura grega, Melina Mercouri (University Network of the European Capital of Culture, 2017), e desde essa data, 60 cidades europeias foram premiadas com este título, sendo três em Portugal (Oleg Koefoed, 2013). Os principais fatores associados à sua realização são a promoção do diálogo intercultural, a criação ou aumento de emprego e o crescimento do número de turistas (Open Acess Government, 2017). Os objetivos da presente dissertação baseiam-se na análise das perceções dos residentes relativamente aos impactos a longo prazo da CEC e aferição das relações que subsistem entre as pessoas e as mais-valias culturais adquiridas através do evento. A metodologia utilizada na investigação organizou-se em duas partes. A primeira parte focou-se na análise de estudos de língua portuguesa e inglesa, com o objetivo enquadrar o leitor na investigação que iria posteriormente ser analisada. Posteriormente, na segunda parte realizou-se uma investigação sobre a perceção dos residentes relativamente aos impactos da CEC Guimarães 2012, através de um inquérito por questionário aplicado aos residentes do concelho e/ou cidade de Guimarães (incluindo também a discussão dos resultados obtidos e apresentadas conclusões finais). Na presente dissertação foram considerados 502 inquiridos (dos quais 302 residem na cidade de Guimarães e os restantes 200, no concelho de Guimarães). Numa perspetiva geral, os indivíduos consideraram que o evento teve impacto a nível cultural (nomeadamente na valorização e conservação do património, na criação ou aumento de emprego e na atração de mais investimento para a região). Do ponto de vista turístico, o aumento de turistas, alojamentos e restaurantes foram os pontos mais realçados pela maioria dos inquiridos. Verificou-se que os indivíduos com idades superiores a 65 anos, os reformados e os viúvos responderam negativamente a todas as vertentes avaliadas. Em suma apurou-se uma mediana de 3,47 no total de respostas, o que representa que os residentes têm uma perceção positiva relativamente aos impactos provocados.
- A importância de um destino turístico ser “Instagramável”: O papel dos influenciadores digitais de viagens portugueses na promoção dos destinosPublication . Ribeiro, JulianaO presente projeto centra-se em três temáticas principais: Marketing, Redes Sociais e Turismo, visando analisar o papel dos influenciadores digitais de viagens, no processo de decisão dos turistas e na promoção dos destinos turísticos. Na área do Marketing são abordadas as vertentes do marketing digital, do marketing de destino, do marketing de influência e dos influenciadores digitais. Na perspetiva das Redes Sociais, é dado destaque ao Instagram e ao conceito “instagramável” que lhe está associado. No que concerne ao Turismo, o foco é colocado num triângulo de forças e influências composto pelos Destinos Turísticos, pelo Mercado (perspetivas da Oferta e Procura) e pelos DMO (Destination Management Organizations) observados como elementos harmonizadores e catalisadores de estratégias e recursos entre stakeholders. Neste contexto foi proposto analisar o papel dos influenciadores digitais de viagens portugueses na promoção dos destinos, quer do lado da oferta, quer do lado da procura. Sob as lentes da Procura (consumidores da informação), que corresponde aos utilizadores da informação do Instagram, foi observado o comportamento do utilizador quanto à importância dada ao eWOM- eletronic word of mouth e do lado da Oferta foi analisado o poder de engagement dos influenciadores digitais de viagens. A metodologia de investigação escolhida, integra dados qualitativos e quantitativos. Para a obtenção dos dados qualitativos foi estruturada uma tabela com as categorias de turismo, as formas de comunicação e os destinos “instagramáveis” visitados e para recolher dados quantitativos foram aplicadas inquéritos por questionários aos utilizadores da rede social instagram. Da análise dos dados recolhidos, pode-se concluir que é reduzida a percentagem de utilizadores do instagram motivados pela partilha de conteúdos digitais portugueses, mas do ponto de vista das temáticas abordadas pelos influenciadores foram encontradas algumas dimensões (turismo de nicho) que podem ser potenciadas pelos DMO’S.