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ISCET - Trabalhos de Projeto do Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Negócios

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  • O papel dos recursos humanos nas Agências de Viagens. Desafios do processo de recrutamento: Um estudo de caso.
    Publication . Ana Cláudia, Pinto Gomes
    A presente dissertação “O papel dos recursos humanos nas Agências de Viagens. Desafios do processo de recrutamento: Um estudo de caso” insere-se no âmbito do Mestrado de Turismo e Desenvolvimento de Negócios do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo. Tem como objetivo perceber qual o perfil desejado num colaborador de uma Agência de Viagens, que tipo de aptidões e competências são mais relevantes para a sua contratação e após a contratação que métodos e formações são dadas aos colaboradores para o seu sucesso profissional, terminando nos desafios que serão colocados a um colaborador de uma agência de viagens. Para conclusão deste trabalho, pretende-se perceber o perfil de candidato e se corresponde às expectativas da Agência de Viagem para se tornar um futuro colaborador da Agência. Ajudará a perceber o que efetivamente cada Agência de Viagem procura num colaborador para cada cargo de trabalho. Pretende-se também dar a conhecer como funciona o processo de recursos humanos, desde a fase do recrutamento e seleção até à fase da integração e formação, bem como possíveis futuros desafios que serão colocados aos colaboradores das Agências.
  • A Gentrificação Turística nas “Ilhas” do Porto pelo Olhar dos Moradores: Um Caso de Estudo das “Ilhas” de São Vítor
    Publication . Maia, Inês
    O turismo é uma atividade com grande importância económica, social e cultural e que está em constante mutação, procurando responder às necessidades dos turistas e, especialmente, das novas gerações. Posto isto, o aparecimento de novos mercados de nicho e do turismo 2.0 enalteceram novos interesses por parte dos visitantes, que começam a mostrar curiosidade em visitar locais históricos e culturais, assim como em vivenciar o modo de vida da população das cidades que visitam. Este é um caso que se aplica à cidade do Porto e, mais concretamente, a São Vítor e às “ilhas” que tanto caracterizam este arruamento. Ao longo dos últimos 10 anos, têm-se verificado alterações no tecido residencial e funcional da Rua de São Vítor, resultando na conversão de várias tipologias de habitação em alojamento local, assim como na reabilitação de edificado e, por consequência, deu-se o encerramento de vários estabelecimentos de comércio tradicional e a abertura de novos estabelecimentos com atividade mais direcionada aos turistas. Por este motivo, é possível afirmar que neste arruamento tem decorrido um processo de gentrificação turística. De maneira a perceber que impactos socioeconómicos foram gerados pelo processo de gentrificação turística nas “ilhas” de São Vítor nos últimos 10 anos, foram realizadas 13 entrevistas de resposta aberta a vários moradores de diferentes “ilhas”, que prestaram o seu testemunho no que diz respeito à saída e entrada de novos residentes, à alteração de preços, às principais transformações que ocorreram e, por fim, à alteração de hábitos, permitindo recolher dados qualitativos que fundamentam esta pesquisa. Ainda através da realização das entrevistas, foi recolhido o testemunho de um ex-morador de uma das “ilhas” que é atualmente um alojamento local. Da análise dos dados recolhidos, pode-se concluir que houve uma rutura do sentimento de comunidade por parte da população da Rua de São Vítor que, ao longo da elaboração deste trabalho, mostrou algum descontentamento face ao desaparecimento das “ilhas”, do comércio tradicional e, especialmente, face ao convívio que adultos e crianças tinham em tempos mais remotos e que, atualmente, é praticamente inexistente.
  • O turismo no Porto na segunda metade do Século XIX - guias e relatos de viagem
    Publication . Silva, Eva
    O turismo é uma atividade que está em permanente mutação. Estudar a sua evolução permite compreender com maior profundidade e coesão a complexidade do sistema turístico. A progressiva valorização do entendimento do contexto do turismo, como sistema de intercâmbio cultural, social e económico, convoca-nos para uma multiplicidade de conceitos que funcionam através de um variado conjunto de outros sistemas que garantem o funcionamento do turismo. Se o turismo até ao século XVIII era limitado a uma classe economicamente abastada, a partir do século XIX, na época industrial e pós-industrial, evoluiu no sentido da massificação; a emergência do transporte ferroviário e o surgimento de novos serviços e atividades foram fatores determinantes para a evolução do fenómeno turístico, bem como na origem do turismo nos nossos dias. Em Portugal, com as profundas transformações tecnológicas, industriais, sociais e económicas que ocorreram com particular incidência a partir da segunda metade de oitocentos, populariza-se a viagem e emerge o turismo como atividade económica que passa a ser uma referência na promoção e progresso do país. O Porto não foi exceção. Entretanto, passaram 190 anos dos projéteis de fogo da guerra civil e mais de 120 da peste bubónica, que assombrou a cidade, de uma forma não muito diferente da realidade pandémica atual, eventualmente a uma escala mais dramática, constituindo um exemplo paradigmático da força e resiliência dos portuenses. Este Porto de oitocentos era uma cidade efervescente, motivada pelo crescimento populacional desmesurado, como pelo próprio desenvolvimento económico, a cidade acelerou a sua transformação e alargou os seus limites. Assiste-se à constante reinvenção da cidade, fazendo do Porto uma sala de espetáculos, graças à sua paisagem teatral, mas igualmente aos seus recursos monumentais. À medida que as estruturas de apoio às viagens melhoraram e a cidade se expandia e desenvolvia, crescia o volume de viajantes, o que originou novo incremento e novas formas de turismo. Os guias de viagem sobre a cidade multiplicam-se, relacionando as funções comerciais com avaliações qualitativas e quantitativas sobre os recursos e ofertas turísticas da cidade. Este crescimento turístico de meados do século XIX motivou a multiplicação de oferta hoteleira e criou bases para uma nova etapa do turismo. De modo a compreender o turismo no Porto oitocentista e identificar os interesses turísticos dos viajantes do século XIX, bem como os principais monumentos a visitar, procedeu-se através de uma leitura atenta a guias e relatos de viagem, para a identificação e levantamento dos principais recursos turísticos da cidade, mencionados pelos viajantes mas também de modo a analisar as características, comportamentos, reflexões e opiniões desempenhadas pelos respetivos autores. Este texto concentra a exploração interpretativa dos recursos turísticos que mais se destacaram no período oitocentista, de acordo com as vivências imortalizadas na literatura, descrevendo aspetos marcantes, descrições históricas e evocando particularidades naturais e culturais que distinguem a cidade. Ao mesmo tempo, efetuou-se uma recolha de um conjunto de problemáticas com que os visitantes se depararam durante a sua viagem ao Porto do Romantismo. Para concluir esta linha de investigação, foi elaborado um itinerário turístico, com base nos principais recursos turísticos mencionados nos guias, com o valor acrescentado de conter património edificado, toponímia e monumentos com origem ou relação a momentos históricos do período romântico.
  • Smart Cities – Territórios de baixa densidade. De que forma poderão os territórios de baixa densidade populacional ser destinos turísticos inteligentes? O caso da Guarda.
    Publication . Toste, André
    O uso eficaz da tecnologia tem vindo a tornar os territórios mais inteligentes. Esse facto, permite a decisores políticos e stakeholders desenvolverem as cidades de forma inteligente, sustentável e proporcionar mais qualidade de vida a quem nela habita. No caso do turismo, os destinos começam a ter capacidade de antecipar comportamentos e personalizar a oferta, transformando-se assim em destinos turísticos inteligentes. Todavia, têm sido as grandes cidades a percorrer esta jornada. Para este estudo utilizou-se a metodologia qualitativa e foram conduzidas cinco entrevistas estruturadas a stakeholders com o intuito de compreender a capacidade que um território de baixa densidade, no caso, utilizando o município da Guarda como objeto de estudo, tem de se tornar num destino turístico inteligente. Ao estudar matérias como o território, o turismo inteligente, softwares e cibersegurança, bem como a abordagem de modelos aplicados no caso dos destinos inteligentes, identificou-se que tipo de investigações têm vindo a ser feitas na área. Através da identificação das infraestruturas imprescindíveis, da importância dada pelos decisores políticos à temática e compreendendo a perceção de quem influi no destino, desenvolveu-se uma proposta de modelo para destinos turísticos inteligentes de baixa densidade. Conclui-se que os territórios de baixa densidade possuem características para se tornarem destinos turísticos inteligentes, no entanto, devem satisfazer todas as dimensões associadas e a conceber um pensamento coletivo que viabilize esse objetivo.
  • A importância de um destino turístico ser “Instagramável”: O papel dos influenciadores digitais de viagens portugueses na promoção dos destinos
    Publication . Ribeiro, Juliana
    O presente projeto centra-se em três temáticas principais: Marketing, Redes Sociais e Turismo, visando analisar o papel dos influenciadores digitais de viagens, no processo de decisão dos turistas e na promoção dos destinos turísticos. Na área do Marketing são abordadas as vertentes do marketing digital, do marketing de destino, do marketing de influência e dos influenciadores digitais. Na perspetiva das Redes Sociais, é dado destaque ao Instagram e ao conceito “instagramável” que lhe está associado. No que concerne ao Turismo, o foco é colocado num triângulo de forças e influências composto pelos Destinos Turísticos, pelo Mercado (perspetivas da Oferta e Procura) e pelos DMO (Destination Management Organizations) observados como elementos harmonizadores e catalisadores de estratégias e recursos entre stakeholders. Neste contexto foi proposto analisar o papel dos influenciadores digitais de viagens portugueses na promoção dos destinos, quer do lado da oferta, quer do lado da procura. Sob as lentes da Procura (consumidores da informação), que corresponde aos utilizadores da informação do Instagram, foi observado o comportamento do utilizador quanto à importância dada ao eWOM- eletronic word of mouth e do lado da Oferta foi analisado o poder de engagement dos influenciadores digitais de viagens. A metodologia de investigação escolhida, integra dados qualitativos e quantitativos. Para a obtenção dos dados qualitativos foi estruturada uma tabela com as categorias de turismo, as formas de comunicação e os destinos “instagramáveis” visitados e para recolher dados quantitativos foram aplicadas inquéritos por questionários aos utilizadores da rede social instagram. Da análise dos dados recolhidos, pode-se concluir que é reduzida a percentagem de utilizadores do instagram motivados pela partilha de conteúdos digitais portugueses, mas do ponto de vista das temáticas abordadas pelos influenciadores foram encontradas algumas dimensões (turismo de nicho) que podem ser potenciadas pelos DMO’S.
  • Análise sobre as expectativas, intenções e impressões dos hóspedes de hostels no Porto
    Publication . DOMINGUES CONDURÚ, OLAVO
    O presente trabalho corresponde ao projeto realizado no âmbito da dissertação de Mestrado em Desenvolvimento de Negócios de Turismo pelo ISCET, e visou fundamentalmente mapear através de entrevistas com formulários o que conjeturam e quais as impressões dos hóspedes de hostels antes, durante, e depois de suas estadias na cidade do Porto ou cercanias. Tais formulários foram aplicados pessoalmente pelo autor para mais de cem hóspedes, em diversos pontos turísticos e no interior de alguns hostels da região. Esta coleta de dados e opiniões de turistas advindos de diversas partes do mundo busca fornecer informação atualizada para indicar trajetórias estratégicas a serem melhor aproveitadas pela cidade e por empreendedores locais. Ao final da coleta dos dados, foi realizada a análise estatística com comentários a respeito dos mesmos, afim de esclarecer e indicar quais as atuais tendências deste mercado tão alvissareiro e pujante para o turismo na cidade do Porto.
  • O comportamento do consumidor português perante a utilização de animais como entretenimento na indústria turística.
    Publication . Fonseca, Marta
    Existem cerca de 560.000 animais selvagens espalhados por atrações turísticas por todo o mundo. Estes locais de entretenimento são, por vezes, locais onde a crueldade está presente. Locais esses que mantêm os animais acorrentados durante 24h por dia, sedados, sem acesso a comida ou água. Este trabalho pretende avaliar a consciencialização do consumidor português perante este género de atividades. Inicialmente, através de uma revisão bibliográfica, investigou-se as teorias motivacionais ligadas ao setor turístico, de modo a que se conseguisse entender o que motiva um indivíduo a consumir este estilo de atividades. A segunda revisão bibliográfica teve como principal objetivo perceber a oferta e a procura de entretenimento com animais, por todo o mundo. De modo a alcançar o objetivo principal deste projeto, elaborou-se uma pesquisa exploratória e percebeu-se que não existe um nível elevado de consciencialização do consumidor português. Existe uma necessidade de informar o consumidor de modo a alertá-lo sobre algumas atividades turísticas.
  • O Ecomuseu da Identidade e Memória Tirsense
    Publication . Martins, Diana
    Na década de 1970 inicia-se uma nova tipologia museológica, capaz de incluir a sociedade, o meio envolvente e as organizações que relacionam com a comunidade local. Os ecomuseus passam, portanto, a ser adotados como um modelo de museologia integrativa que permite o desenvolvimento do meio envolvente onde se insere. Neste sentido o seguinte trabalho adapta este modelo ao contexto do concelho de Santo Tirso, integrando temáticas relacionadas com a identidade tirsense e memória tirsense, através do desenvolvimento de uma proposta de criação de um ecomuseu. Dentro da metodologia, inicialmente são abordados alguns temas conceptuais que serão importantes para definir a proposta do ecomuseu. Uma vez que a temática principal proposta para o ecomuseu relaciona-se com a identidade tirsense, desenvolve-se alguns dos tópicos principais que contribuem para esta identidade como é o caso da agricultura, da indústria têxtil e dos produtos locais. Para além disso, desenvolve-se o contexto daquele que foi o local elegido para sediar o ecomuseu, a antiga casa dos lagareiros da Quinta de Gião, junto ao rio Sanguinhedo e ao lugar da Ponte Velha em Santo Tirso, na qual consta um antigo lagar de azeite que se pretende reabilitar. Relativamente ao trabalho de campo surge no contexto de entrevistas realizadas com a comunidade local, com os stakeholders e com profissionais da área da museologia. Por último é apresentada a proposta efetiva do ecomuseu e de algumas atividades que se pretende ver incluídas na oferta cultural do museu.
  • A influência dos géneros nos backpackers portugueses
    Publication . Brito, Bruno
    O backpacker é um segmento que modificou o seu conceito e estilo de viagem ao longo dos anos. Para além disso, cada vez mais se observa uma inserção do género feminino neste estilo de viagens. O objetivo principal deste trabalho pretendeu perceber qual é a influência dos géneros nos backpackers portugueses. Para isso, elaborou-se uma revisão bibliográfica especificamente direcionada para o conceito de backpacker e a sua evolução. Através do mesmo método de pesquisa, investigou-se o enquadramento do género feminino no setor turístico. De modo a alcançar o objetivo central deste projeto, elaborou-se uma pesquisa exploratória, através de inquéritos. Concluiu-se que existem efetivamente diferenças no processo de viagem estilo backpacker entre os dois géneros. Estas diferenças são extremamente especificas e significativamente relevantes face aos comportamentos adotados nas diferentes fases da viagem.
  • Mobile impact on Portuguese millennials tourist experience
    Publication . Fernandes, Duarte
    It is widely recognised in the literature that all the steps of the tourism journey, from inspiration to the post-travel phase, are being influenced by mobile technologies. The characteristics of mobile and its several Apps have revolutionised how tourists plan, experience and share feedback on their trip. Due to the fact that millennials are very comfortable with technology and devices, this research explores how Portuguese millennials use their mobile Apps before, during and after their trip. Data were obtained through an online survey and analysed by means of a descriptive technique, resulting in 342 valid questionnaires. The main results indicate that, in the pre-trip stage, Portuguese millennials search with a mobile device, however, when the final booking process occurs, they opt for their personal computers. Further in the following phase, this generation uses mobile Apps known already from home such as Google Maps or Uber and they are not interested in the ones provided by local tourism organizations. In the last stage, re-experiencing the destination does not change how an App is used when compared to first-time visitors. Lastly, in terms of privacy and security, they seem to not have confidence in any type of organization when entering personal information and are not able to discern between public, private or public-private companies from a data transference standpoint.