IPS - ESCE – DEG
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESCE – DEG by Title
Now showing 1 - 10 of 260
Results Per Page
Sort Options
- 3D packing problems with an uniform weight distribution: a case studyPublication . Costa, Maria da Graça; Captivo, Maria Eugénia
- Uma abordagem ao impacto dos Institutos Politécnicos em Portugal - 2017Publication . Alves, João; Moreira, Sandrina Berthault
- Ação social no Ensino Superior: um caso de estudo no Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Dias, Otília; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Pereira, RaquelO objetivo deste estudo é apresentar a ação social no Ensino Superior (ES) como a parceira que poderá influenciar a igualdade de oportunidade de frequência neste tipo de ensino aos estudantes com níveis de rendimento mais baixos. O trabalho surge no âmbito de um projeto financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE)1 tendo sido proposto pelas Escolas Superiores de Ciências Empresariais (ESCE) e de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), tendo sido iniciado com a colaboração do seu Serviço de Ação Social (SAS)2. As dificuldades financeiras que Portugal tem passado, influenciaram drasticamente o prosseguimento de estudos de muitos estudantes portugueses. Por outro lado com a vinda de estudantes da CPLP ao abrigo de várias parcerias entre instituições, constatou-se que muitos deles não têm estrutura económica para aguentar a conclusão do ciclo de estudos que se propõem a realizar e com a aprovação do Estatuto do Estudante Internacional, sabemos que irão ingressar no ES português muitos mais alunos provenientes da CPLP. É o SAS que tem como principal objetivo proporcionar as melhores condições de estudo aos estudantes, sobretudo aos carenciados, através da disponibilização de um conjunto de apoios diretos ou através de programas específicos, como o PAAS/IPS, destinado a apoiar estudantes que, por motivos diversos, não podem beneficiar da concessão de bolsas de estudo ao abrigo da legislação em vigor, nomeadamente os estudantes da CPLP, mas cuja situação socioeconómica não permite suportar condignamente os custos inerentes à frequência do ensino superior. Sabendo o tema da 4ªConferência da Forges achamos que era oportuno apresentar o trabalho que estamos a desenvolver baseando-nos no IPS, Instituição de Ensino Superior Público com um elevado número de estudantes provenientes da CPLP e muitos com bolsas de estudo dos países de origem ou sem bolsa de estudo mas com dificuldades económicas.
- Active ageing trough volunteering: solutions for budget constratintPublication . SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK
- Ajuda internacional: contributo para o crescimento económico dos PVDPublication . Moreira, Sandrina Berthault
- Alavancagem de marca: um estudo de casoPublication . Ramser, Claudia Aline de Souza; Strassburger, Vinícius; Antonello, Nádya Regina Bilibio; Marasca, Letícia; Da Rosa, Camila Caponi da Rosa; Bezerra, Antonio Marcos; Lopes, Luis Felipe Dias; Souza, F. M.O trabalho foi realizado em uma empresa denominada Alfa, indústria farmacêutica e de produtos naturais, localizada na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral do trabalho é a captação de recursos e investimentos financeiros dos atuais e principais distribuidores da referida empresaa fim de alavancar a marca no cenário nacional, sem onerá-la diretamente e postergar o investimento a longo prazo. Nesse caso a marca foi muito divulgada em cenário nacional, com o investimento sendo absorvido pelos distribuidores e com benefício de colocar 6.400 unidades de um produto da empresa no mercado. A metodologia do presente trabalho, quanto aos fins, é descritiva, explicativa e aplicada. Quanto aos meios, o trabalho é bibliográfico, pesquisa de campo e estudo de caso. Optou-se pela aplicação de questionários entre os principais distribuidores da empresa, sendo pesquisa quantitativa. Nesse trabalho, optou-se pela amostragem não probabilística por tipicidade. Os sujeitos da pesquisa foram os sócios proprietários das distribuidoras. O resultado do trabalho foi extremamente gratificante, pois se teve propagação da marca em cenário nacional, a colocação de produtos em diversos estados brasileiros e investimentos financeiros realizados diretamente pelos distribuidores, obtendo-se um lucro significativo sobre a venda.
- An empirical study on the recall of slogansPublication . Vieira, Aníbal; Silveira, Paulo Duarte; Cravidão, Mário; Galvão, Susana C. Brito; Penteado, GraçaThe general purpose of this paper is to analyze the effectiveness of slogans. An empirical quantitative study was conducted, in order to access the effectiveness of twenty one brand slogans from nine business-to-consumer product categories, measuring their recall and recognition rates and possible intrinsic characteristics impacting it: slogan antiqueness, slogan length and product category as independent variables. The main global finding is that a slogan can play an important role in branding, but the slogan should be managed in a long-term perspective, coherent with long-term brand positioning and avoiding frequent radical changes. This means that slogans can be important, but in a slow and incremental way, due to its long-term benefits. It was also found that shorter slogans have higher spontaneous recall rates.
- An integrated approach for the measurement of inequality, poverty and richnessPublication . Crespo, Nuno; Moreira, Sandrina Berthault; Simões, NádiaWe propose a new and integrated approach to the measurement of inequality in income distribution, poverty, and richness. In the context of the poverty and richness measures, we consider the three dimensions usually analysed – incidence, intensity, and severity. The proposed broad set of indicators is easy to calculate and is based on a neutral income inequality concept. The method also allows an objective interpretation of the values for each measure, a decomposition according to households’ characteristics, and an immediate comparison of the results between countries and time periods. We illustrate the application of the measures with data from Portugal.
- Analysis of wind energy production offshore in a scenario of extreme droughPublication . Santos, P. J.; Moreira, Sandrina Berthault; Pires, A. J.; Lobato, Pedro
- Applications Residual Control Charts Based on Variable LimitsPublication . Souza, F. M.; Souza, A.M.; Zanini, R.R.; REICHERT, B.; LIMA JUNIOR, A. V.; Souza, F. M.The main purpose of this paper is to verify the stability of a productive process in the presence of the effects of autocorrelation and volatility, in order to capture these characteristics by a joint forecast model which produces residuals that are evaluated by a control chart based on variable control limits. The methodology employed will be the joint estimation of the residuals by ARIMA – ARCH models and the conditional standard deviation from residuals to establish the chart control limits. The joint AR (1)-ARCH (1) model shows that an appropriate forecasting model brings a great contribution to the performance of residual control charts in monitoring the stability of industrial variables using just one chart to monitor mean and variance together.