APDIS - Pósteres
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- 10 Anos de repositório do ISPA-Instituto Universitário (2009-2019): contributos para a Ciência AbertaPublication . Nunes, Paulo; Santos, PatríciaIntrodução: Comemora-se uma década de Acesso Aberto no ISPA – Instituto Universitário, através do seu repositório institucional (2009-2019), focalizado nos seguintes objetivos: a) aumentar o impacto e a visibilidade dos resultados da investigação desenvolvida, apoiando assim a internacionalização; b) aumentar a visibilidade do ISPA-Instituto Universitário e dos que nele trabalham, servindo como indicador tangível da qualidade e da relevância científica e social das suas atividades de investigação e ensino; c) contribuir para a melhoria da comunicação interna; e d) preservar a memória intelectual do ISPA. Com o presente poster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA e seus contributos para a Ciência Aberta. Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da Ciência Aberta, com base no estudo de caso da evolução do repositório do ISPA (2009-2019), através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização. Métodos: Estudo de caso. Utilização do módulo de estatísticas do repositório do ISPA (http://repositório.ispa.pt), através de análise descritiva de indicadores de caracterização, evolução, conteúdos e utilização. Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 27 comunidades, 120 coleções e disponibiliza 6.880 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais, 41% teses e dissertações de mestrado e 9% são de outro tipo de documentos). O número médio de depósitos por ano é de 698. O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 76% dos documentos estarem em acesso aberto, 22% em acesso restrito e 2% em acesso embargado. O número de downloads foi de 2.346.522, sendo a maioria – 72% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. As comunidades que contemplam mais documentos são: psicologia clínica, psicologia educacional e psicologia da saúde. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são os investigadores: Isabel Leal (188), João Marôco (179) e Rui Oliveira (156). Na análise à utilização regista-se que os três artigos com maior número de downloads são: Práticas de gestão de recursos humanos e desempenho organizacional (28.950), da autoria de Liliana Cardoso; Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas?, da autoria de Teresa Garcia-Marques e João Marôco (26.006); e Córtex pré-frontal, funções executivas e comportamento criminal (22.386), de Tânia Seruca. Por fim, os investigadores com maior número de downloads são: João Marôco (96.782), Isabel Leal (69.956), José Carvalho Teixeira (44.356) e Teresa Garcia-Marques (40.682). Conclusões: Um dos principais objetivos dos repositórios institucionais é aumentar o impacto e a visibilidade dos resultados da investigação desenvolvida nas instituições. A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O poster apresentado procura contribuir como estudo de caso para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação no contexto da Ciência Aberta. É fundamental tornar a produção científica acessível a toda a comunidade e a todas as pessoas, quer ao nível nacional quer ao internacional. Aliás, essa é uma prioridade atualmente com os novos desafios do Horizonte 2030 – o acesso aberto à Ciência, sendo fundamental o papel do repositório para se atingir esse objetivo no presente e no futuro.
- "Arte no olhar" : cinematerapia e biblioterapia em Hospital de diaPublication . Cajão, R.; Morais, P.; Almeida, C.; Gonçalves, A.; Teixeira, D.; Borges, S.
- A Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde (APDIS): pela qualidade da informação de saúdePublication . Oliveira, Rute; Saraiva, Rosa; Pinto, Alexandra; Seguro-de-Carvalho, Paula; Amador, SofiaA Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde (APDIS) é uma associação profissional sem fins lucrativos com 28 anos de existência, organizada exclusivamente com objetivos científicos e educacionais. Destina-se a apoiar os bibliotecários e profissionais de informação envolvidos nas equipas de investigação, de educação e da saúde, em articulação com sistemas de redes nacionais e internacionais similares, contribuindo para a melhoria continuada da qualidade de vida dos cidadãos.
- Atuação da biblioteca do Instituto do Cérebro da UFRN junto à visibilidade da produção científica de seus investigadoresPublication . Costa, Débora; Pereira, IsmaelIntrodução: O papel da biblioteca especializada não está limitado à gestão do acervo físico, mas também passa pela promoção da visibilidade da produção científica de seus investigadores, pois, de acordo com Costa, Leite e Tavares (2018), para que a ciência cumpra o seu papel na sociedade e atinja o seu significado, os seus resultados precisam ser disseminados e divulgados. Atenta a esse contexto, a Biblioteca Setorial Árvore do Conhecimento, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN) – unidade acadêmica especializada em neurociências – adotou a prática de gestão da produção intelectual dos seus investigadores no repositório institucional que, segundo Silva, Sousa e Monteiro (2018), é uma ferramenta que gera visibilidade e agilidade na recuperação da informação disposta em diversos formatos. Junto a isso, também apoia os investigadores na promoção de eventos científicos e de extensão universitária, cujo objetivo é comunicar aos académicos e ao público leigo o que é produzido no Instituto. Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar as ações de visibilidade da produção científica dos investigadores do ICe-UFRN, desenvolvidas pela Biblioteca Setorial Árvore do Conhecimento. Método: Para povoar a coleção do ICe-UFRN no repositório realizou-se, primeiramente, o levantamento dos artigos publicados pelos docentes a partir da data de entrada de cada um na instituição. Em seguida, selecionaram-se as publicações que poderiam ser inseridas no repositório, conforme as políticas de arquivamento das revistas. A partir de então, monitora-se semanalmente a produção científica dos pesquisadores a fim de manter atualizada a coleção do ICe-UFRN no repositório e gerar estatísticas de impacto confiáveis – tais como: quantidade de artigos publicados por ano, média do fator de impacto e número de citações recebidas – capazes de auxiliar a direção do Instituto na tomada de decisões. Quanto à organização dos eventos de divulgação científica, a atuação da Biblioteca compreende tarefas que englobam o planejamento, a divulgação, a organização e todo o suporte logístico. Resultados: A coleção do Instituto do Cérebro no repositório Institucional da UFRN é composta, até ao presente momento, por: 347 artigos científicos, quatro capítulos de livro, nove dissertações e teses defendidas em outras instituições, dois livros eletrónicos e 31 trabalhos apresentados em eventos. A Biblioteca atuou na organização de mais de 30 eventos de 2013 a 2019, com a participação de mais de 20 mil pessoas. Dentre esses, destacam-se o House Symposium e a Semana do Cérebro. Ambos ocorrem anualmente, sendo o primeiro destinado à comunidade académica pois tem por objetivo divulgar as mais recentes descobertas neurocientíficas do ICe para a UFRN e para os demais grupos de pesquisa em temas afins do Brasil. A Semana do Cérebro, por sua vez, busca apresentar os resultados científicos à comunidade geral de forma lúdica e prática por meio de linguagem acessível, levando diversos experimentos que permitem a interação com o público. Geralmente, esse evento é realizado em escolas públicas e comunidades carentes. Conclusões: É possível perceber, portanto, que a atuação das bibliotecas não se limita aos serviços oferecidos dentro dos seus espaços físicos, podendo atuar de forma ativa na disseminação e divulgação do conhecimento científico e promovendo assim, a visibilidade da produção científica dos investigadores.
- A Biblioteca da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E. e a promoção de acesso à informação de saúdePublication . Oliveira, RuteIntrodução: O Serviço de Biblioteca e Documentação (Biblioteca) da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E. (ULSLA) serve a comunidade de profissionais de saúde, a comunidade de utentes e a população em geral. Proporcionar o acesso à informação científica, promover o conhecimento e a investigação, responder às solicitações apresentadas à Biblioteca e desenvolver projetos de proximidade com os profissionais, utentes e população em geral são as principais valências. Objetivos: O bibliotecário da saúde ao investir no desenvolvimento de competências cada vez mais diversificadas deve estar preparado para não só utilizar novas ferramentas, como novos projetos, serviços e procedimentos, novas áreas de intervenção, incidindo na prestação de serviços de proximidade. Método: Estabelecer ações de cooperação para o desenvolvimento de competências, novas ferramentas e novas áreas de intervenção, incidindo na prestação de serviços de proximidade baseados na decisão para apoio aos profissionais de saúde. Promoção da literacia em saúde para vários públicos-alvo, promovendo o acesso à informação científica fidedigna e atual. Integração em grupos e ações que promovam a produção de eventos, materiais e informação de saúde. Estabelecimento de parcerias com a comunidade local para debater, definir e programar atividades coletivas que resultem na melhoria contínua de qualidade de vida da população local. Preservação da memória histórica de saúde da região. Resultados: Criação de informação direcionada para impulsionar a qualificação e a capacitação, através de livros, prospetos, pósteres, informação radiofónica, numa interação de proximidade com a Biblioteca. Discussão: Alguns dos recursos de suporte às melhores práticas são a Biblioteca Digital, para profissionais de saúde; a Biblioteca do Doente, numa ação direta com o doente internado através do serviço de empréstimo; os projetos de literacia em saúde para profissionais e população em geral; o Núcleo Museológico, preservando e divulgando informação com valor científico e histórico. Conclusões: As ações da Biblioteca ULSLA surgiram da necessidade e do interesse em chegar mais perto dos profissionais de saúde e da população, estando em causa a gestão da saúde individual do utente e a capacidade de cuidar de si e do outro. Continuar a investir no acesso à informação de saúde visando a melhoria dos cuidados de saúde da população, numa articulação próxima com todos os intervenientes.
- A Biblioteca do ISCTE-IUL ao serviço dos alunos com Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Amante, Maria João; Segurado, Teresa; Marçal, Bruno; Santos, Denise; Pinto, CéliaO presente poster tem em si diversos propósitos todos eles convergentes na questão do direito à informação num contexto em que os conteúdos e plataformas de partilha da produção científica assentam fundamentalmente em soluções e plataformas digitais. Esta questão acarreta em si enormes desafios, não só do ponto de vista técnico mas também comportamental, promovendo alterações profundas nas práticas e competências associadas aos profissionais de informação. Não obstante, a questão que igualmente nos podemos colocar vai no sentido não apenas de promover a difusão dos conteúdos, mas também a forma como essa partilha é feita, procurando assegurar que todos os utilizadores, independentemente de poderem sofrer de alguma limitação física ou cognitiva, têm acesso aos mesmos. Um dos objetivos consiste em partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do apoio a utilizadores com Necessidades Educativas Especiais – NEE, contribuindo deste modo para o respeito do princípio da equidade entre todos os estudantes, com especial enfoque para as ações promovidas pela sua Biblioteca, tanto a nível individual como em estreita colaboração com parceiros internos e externos à própria instituição. Pretende-se, desta forma, facilitar e assegurar a autonomia e independência dos utilizadores e adequar em termos de usabilidade e de acessibilidade o acesso à informação nos mais variados suportes com especial destaque para os recursos digitais preponderantes por diversos fatores: pertinência, atualidade, disponibilidade e genericamente menos dispendiosos. Entre inúmeras iniciativas levadas a cabo neste domínio no ISCTE-IUL, podemos salientar a criação de uma sala com equipamento destinado a alunos com NEE e que simultaneamente alberga recursos que permitem a visualização de conteúdos multimédia. Um espaço com estas características é particularmente importante quando se pretende a implementação de contextos de inclusão e de partilha. Propomo-nos igualmente a dar a conhecer um conjunto de boas práticas para a elaboração de documentos digitais que cumpram as regras de acessibilidade e a forma como pretendemos partilhar esse conhecimento junto da comunidade ISCTE-IUL, nomeadamente os produtos, canais e estratégias de comunicação a seguir. Em paralelo, contextualizando a nossa ação, pretendemos igualmente transmitir uma mensagem muito clara de que a criação de boas condições de trabalho para todos os alunos que chegam ao ISCTE-IUL, respeitando o princípio da igualdade e evitando uma política meramente assistencialista, é uma prioridade institucional. Podemos neste campo referir a constituição de um grupo de trabalho em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que organizou recentemente a 1ª edição da Semana da Responsabilidade Social Universitária, ou mesmo o reforço de parcerias e protocolos com instituições estratégicas, como é o caso da Fundação PT que, por via da disponibilização de financiamento, equipamentos, serviços ou mesmo de know how, nos permitem dar uma resposta mais eficaz às necessidades dos nossos utilizadores.
- A Biblioteca ICBAS/FFUP e a exposição «40 Anos – 40 Artigos»Publication . Rodrigues, Alice; Tavares, PedroIntrodução – A difusão da informação científica e académica é uma realidade cada vez mais frequente e patente na vida das bibliotecas do ensino superior da Universidade do Porto (U.Porto). A Biblioteca ICBAS/FFUP associou-se às comemorações dos 40 anos de existência (1975-2015) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, com a realização da exposição «40 Anos – 40 Artigos». Esta exposição teve como objetivo dar a conhecer à U.Porto e, em particular à comunidade ICBAS/FFUP, o percurso que o ICBAS foi construindo ao longo de 40 anos, exemplificando o mesmo com o artigo mais citado na Web of Science Core Collection em cada ano da sua existência. Métodos – Para cada ano de existência do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar foi exposto o artigo publicado no qual o autor tivesse indicado como afiliação o ICBAS e que tivesse tido o maior número de citações referidas na Web of Science Core Collection até outubro de 2015. Para os primeiros anos do ICBAS foram usados os artigos publicados e existentes no fundo documental da Biblioteca. Resultados – Quem passou pela Biblioteca ICBAS/FFUP e visitou esta exposição ficou a conhecer uma pequena parte da sua história científica. Ficou ainda a saber que o bibliotecário pode ajudar a fazer pesquisas bibliográficas em diferentes bases de dados, de acordo com diferentes critérios e que é possível pesquisar artigos muito antigos e obter o texto integral dos mesmos. Além disso, tomou conhecimento de que a produção científica de um autor pode ser medida por diferentes critérios bibliométricos e pôde conhecer a Biblioteca e os serviços que ela oferece aos seus utilizadores. Conclusão – A exposição «40 Anos – 40 Artigos» permitiu divulgar informação dentro e fora da U. Porto, logo, fazer chegar a biblioteca a novos públicos através de formas e canais de difusão da informação nunca antes utilizados, reinventar e incrementar a biblioteca enquanto espaço de novas formas de informação e formação.
- Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer : um modelo de governança para redes cooperativasPublication . Feijó, Rodrigo; Costa, Letícia; Belchior, Walma; Simões, KátiaIntrodução: A Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer é um modelo de gestão da informação e conhecimento que organiza informações em um espaço público de forma referencial, bibliográfica e em texto completo. A Biblioteca desenvolve suas atividades por meio de uma rede cooperativa formada por instituições usuárias, intermediárias e produtoras de informação. Objetivos: A boa governança dessa rede cooperativa é primordial para o desenvolvimento e sustentabilidade do projeto e para que a Biblioteca alcance seus objetivos. Nesse sentido, uma estrutura foi estabelecida no intuito de definir claramente os papéis e responsabilidades de todos os envolvidos. Resultados: As instituições que fazem parte dessa rede colaborativa foram selecionadas no intuito de representar a diversidade regional presente no território brasileiro e também a diversidade de perfis de instituições ligadas ao controle do câncer que incluem, por exemplo, pesquisa, academia, governo, sociedades científicas e organizações representantes dos usuários. A governança da Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer se organiza pelas seguintes estruturas: Comitê Consultivo – Composto por instituições com reconhecido conhecimento na área, funciona como fórum de deliberação responsável pelas decisões estratégicas para o desenvolvimento, avaliação contínua, definição de critérios de qualidade das fontes de informação e promoção do projeto. Comitê Executivo – Formado por bibliotecas ou centros de informação ligados a instituições envolvidas com temas relevantes ao controle de câncer e que tem como funções operar as fontes de informação descentralizadamente e manter atualizados os conteúdos das fontes de informação. Secretaria Executiva – Representada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) por ter condições políticas, econômicas, de recursos humanos e de tecnologias de informação para assumir a liderança do projeto e oferecer suporte e capacitação aos demais envolvidos no projeto. Rede Colaborativa – Formada por instituições interessadas em colaborar com a Biblioteca divulgando o projeto ou enviando material para alimentação do site, mas sem estarem ligadas a nenhum comitê. Matriz de responsabilidades – Documento que indica as atribuições das instituições que constituem os dois comitês e da Secretaria Executiva. Conclusão: A criação de redes cooperativas é iniciativa comum no campo da saúde pública. Entretanto muitas dessas iniciativas acabam não sendo plenamente implementadas por falta de instrumentos de gestão e governança. A experiência da Biblioteca Virtual mostra que ter tais estruturas claramente definidas, desde o princípio, facilita o trabalho colaborativo. O trabalho apresentado pode servir de modelo para outros projetos de cooperação.
- Um catálogo ao encontro da geração GooglePublication . Brandão, Manuel; Silva, CarinaAs tecnologias Web 2.0, centradas no utilizador, permitem a disseminação de conhecimento através de uma nova forma de pesquisa, recuperação e utilização da informação. A aplicação destas ferramentas nos catálogos online das Bibliotecas Universitárias transforma-os em ambientes mais dinâmicos, com informação complementar, satisfazendo as necessidades informacionais dos utilizadores. Os utilizadores das gerações atuais, influenciados pelo Google, desenvolveram necessidades e competências que influenciam o seu comportamento na pesquisa de informação, pelo que se torna imprescindível para as Bibliotecas a sua actualização, indo de encontro dos seus utilizadores. O OPAC para a nova geração deve incluir uma série de funcionalidades que permitam uma recuperação de informação mais detalhada, sofisticada e prática. Neste contexto surgem as nuvens de tags. Este modelo de indexação é bem sucedido na web, podendo desta forma contribuir positivamente quando aplicado aos OPAC das Bibliotecas Universitárias. A nuvem de tags permite que os utilizadores tenham uma visão geral dos assuntos que se relacionam com o tema de pesquisa, bem como a recuperação de documentos com ele relacionados. Os utilizadores da Biblioteca da ESTSP fazem pesquisas no catálogo por termos excessivamente concretos e detalhados: não pesquisam “anatomia”, mas “metatarso”. Porém, a indexação nunca é tão fina que vá de encontro a este grau de especificidade das pesquisas. Para colmatar esta necessidade optou-se pela importação da nuvem de palavras do Google Books. Infelizmente, não é possível usá-la com a formatação original (o tamanho da palavra ou frase varia consoante a frequência com que surge no livro), sendo necessário copiar para uma ferramenta de edição, formatá-la manualmente e em seguida inserir os dados no campo 327 do Unimarc. Na mesma página do Google Books, clicando em “localizar numa biblioteca”, abre-se a página referente ao mesmo livro no WorldCat, onde geralmente existe um índice resumido que pode ser inserido no campo 330 do Unimarc. Estes dados ficam igualmente recuperáveis, alargando o leque de resultados de pesquisa. A pesquisa no catálogo pode ser feita em língua portuguesa ou inglesa, aparecendo esta informação na página inicial do catálogo, o que torna uma pesquisa muito mais relevante e alargada. No OPAC está também disponibilizado um script que permite a ligação do registo bibliográfico pretendido ao respectivo registo no Google Books, o que nos permite obter um conjunto de dados relacionados com o documento, nomeadamente a visualização de algumas páginas do livro (caso exista). Na vista detalhada do registo bibliográfico, toda esta informação aparece demasiado condensada, todavia, o OPAC tem uma função que amplia o campo aonde o cursor estiver. Uma empresa norte-americana – Syndetic – fornece um web service que adiciona ao registo bibliográfico imagens da capa, resumo e sumário da obra, em língua inglesa. Contudo, implica um pagamento anual o que se torna dispendioso. O OPAC, ao longo dos tempos, foi alvo de várias transformações e aperfeiçoamentos com vista à satisfação do utilizador e à eliminação de ruído. Em desenvolvimentos futuros dos catálogos, a pesquisa poderá ser feita no texto integral da obra, em breve numa biblioteca perto de si.
- Conhecer para melhorar : avaliação da satisfação e expetativas dos utilizadores para apoio à tomada de decisão. O caso da Biblioteca-CDI da FMULPublication . Henriques, Susana; Paulo, Maria João; Barata, Maria de LurdesA gestão da Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), integrada no contexto do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), exige uma enorme capacidade de resposta face às necessidades e expetativas dos utilizadores das três instituições envolvidas – a FMUL, o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Hospital de Santa Maria (HSM). Considerando esta realidade tri-institucional em que se preconiza uma cultura de qualidade e de compromisso com o utilizador, a distribuição de questionários de avaliação, reveste-se da maior importância enquanto ferramenta de apoio à gestão e tomada de decisão. Partindo da análise dos resultados obtidos nos questionários de avaliação da satisfação e expetativas dos utilizadores da Biblioteca-CDI, distribuídos em 2014/2015 para avaliação dos serviços e recursos disponíveis e do programa de formação em Literacia da Informação, apresentam-se alguns indicadores considerados de maior relevância para apoio à gestão e tomada de decisão. Dos parâmetros avaliados, por uma questão estratégica, para além do grau de satisfação que se revelou bastante positivo em todos os questionários, importa agora analisar os perfis de utilizador e os comentários e sugestões recebidas. Os dados recolhidos apresentam fortes evidências de que o papel da Biblioteca-CDI continua a ser reconhecido, revelando-se essencial para o apoio ao ensino, investigação e prática clínica no CAML, sendo no entanto necessária uma constante aposta no desenvolvimento e valorização dos recursos e serviços disponíveis. Ao nível da estratégia de comunicação e marketing, por exemplo, importa o desenvolvimento de novas dinâmicas, tendo-se verificado que algumas das sugestões recolhidas, remetem para a aquisição de recursos e implementação de serviços já disponíveis para toda a comunidade CAML. Por outro lado, reforça-se a perceção empírica de que a biblioteca enquanto espaço físico continua a ser uma necessidade maior, devendo coexistir com os recursos digitais num modelo que se quer cada vez mais híbrido. Também ao nível dos programas de formação para o desenvolvimento de competências em Literacia da Informação, identificam-se caminhos futuros que forçosamente devem passar pelo reforço desta área junto dos alunos dos primeiros anos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), minimizando o impacto das lacunas ainda verificadas a este nível, nas etapas finais do percurso académico – formação pós-graduada. Em conclusão, reconhece-se a importância dos questionários de avaliação enquanto ferramenta de apoio à gestão e decisão, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de se identificarem pontos fracos e ações de melhoria, pelo que futuramente o recurso a estes, deve alargar-se a outras áreas e serviços, potenciando a recolha de evidências e identificação de estratégias a desenvolver para o reforço da posição da Biblioteca-CDI no CAML.
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