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APDIS - Pósteres

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  • RUN – 10 anos de atividade do repositório institucional da NOVA
    Publication . Andrade, Isabel; Pereira, Ana; Correia, Miguel
    Os bibliotecários da NOVA têm como principal objetivo aprofundar e alargar a cooperação entre bibliotecas, de modo a promover a partilha de recursos, a investigação e a criação de conhecimento. Um dos projetos comuns e colaborativos é o RUN – Repositório da Universidade NOVA de Lisboa. Dele resulta a elaboração deste poster que pretende dar visibilidade aos 10 anos de atividade do RUN. O repositório da NOVA destina-se a recolher, armazenar, preservar, divulgar e dar acesso aberto à produção científica, em formato digital, de toda a Universidade NOVA. O RUN está agregado na b-on, no RCAAP, no OASIS e no OpenAIRE, entre outros, potenciando a divulgação, através de vários recursos, da informação constante nas diferentes tipologias de publicações que alberga, salvaguardando sempre a autoria e beneficiando da preservação digital. Ao permitir o cumprimento da lei do depósito legal de teses e dissertações e os mandatos de acesso aberto das entidades financiadoras de ciência (FCT, H2020, entre outras), o RUN cumpre outro dos seus desígnios. Contribuindo para o aumento do impacto da investigação desenvolvida na universidade e garantindo a preservação digital da memória intelectual da NOVA, o RUN posiciona-se entre os cinco repositórios nacionais com maior número de documentos depositados e em acesso aberto. De facto, o RUN registou um número significativo de downloads, mais de 10 milhões e de três milhões e 400 mil consultas, mantendo-se Portugal, o Brasil, os Estados Unidos, Angola e China como os países que mais contribuíram para estes valores estatísticos. Foram depositados, ao longo destes anos, 28.889 novos documentos, sendo a maioria dissertações de mestrado, mas também artigos, teses de doutoramento e publicações em conferências científicas. Ao nível da visibilidade, e considerando os dados do Ranking Web of Repositories – Transparent Rankings, o RUN ocupa atualmente a 138ª posição num universo de 3.077 repositórios institucionais.
  • Literacia digital em saúde na doença renal crónica: revisão de literatura
    Publication . Ramos, Inês
    Introdução: A Web 2.0 e as tecnologias associadas vieram revolucionar o mundo atual, em todos os setores, inclusive na saúde. As soluções digitais existentes dão a oportunidade a cada individuo de participar poder ativamente na sua saúde, fornecendo várias opções de educação e capacitação multimédia – vídeo, voz, etc. A par disto, verificou-se igualmente que as instituições de saúde demonstraram preocupação em acompanhar as novas tecnologias, criando portais de informação online, com o intuito de facilitar a participação dos utentes e oferecer uns serviços remotos de telemedicina. A doença renal crónica (DRC) é considerada um problema de caráter global no âmbito da saúde pública, registando cada vez um maior número de incidências. Esta condição corresponde à perda lenta da função renal. Segundo a Kidney Disease Improvement Global Outcomes (KDIGO), a DRC corresponde a anormalidades na estrutura ou função renal presentes num período mínimo de três meses, apresentando implicações na saúde5. Métodos: Para a realização deste trabalho foi adotada uma metodologia qualitativa que envolveu a pesquisa e recolha de informação proveniente de bases de dados científicas. Foram excluídos artigos sem relevância para o tema e sem acesso ao texto integral. Resultados: A literacia em saúde digital (digital health literacy) é uma extensão da literacia em saúde num contexto tecnológico. Por outro lado, a literacia em saúde digital é definida como a capacidade de avaliar a informação de saúde retirada de fontes eletrónicas e aplicar o conhecimento adquirido para resolver uma situação relacionada com a saúde. Assim, a literacia em saúde digital apresenta uma maior abrangência, exigindo mais capacidades, como literacia computacional (capacidade de usar um computar ou tecnologias semelhantes de forma eficaz para realizar tarefas) e literacia dos media (para usar motores de pesquisa e poder avaliar as diversas fontes). De acordo com a literatura, a literacia em saúde digital conjuga competências de diferentes literacias, aplicadas ao contexto da saúde digital. Deste modo, identifica seis capacidades ou literacias centrais: literacia tradicional, literacia em saúde, literacia informacional, literacia científica, literacia dos media e literacia computacional. Estas foram organizadas em dois tipos: analíticas – relacionado com as capacidades que são aplicadas aos recursos informacionais: literacia tradicional, literacia em saúde, literacia informacional; contexto específico – depende de capacidades específicas da situação: literacia científica, literacia dos media e literacia computacional. De forma geral, os indivíduos com baixos níveis de literacia tendem a ter dificuldades a lidar com a saúde eletrónica. Considera-se que uma pessoa apresenta baixos níveis de literacia em saúde quando demonstra dificuldades no acesso e compreensão da informação em saúde, assim como na sua avaliação e aplicação no contexto da tomada de decisão. Consequentemente, apresenta uma menor capacidade de prevenção e diagnóstico e uma menor adesão aos tratamentos. Para além disso, os baixos níveis de literacia são associados a maus resultados em termos de saúde, nomeadamente aumento da taxa de hospitalização, aumento do número de urgências, diminuição da vacinação, aumento do uso de drogas, etc. Conclusão: A literacia em saúde na doença renal é muito importante, uma vez que existe grande complexidade associada à condição médica. Como tal, a literacia em saúde apresenta bastante potencial nos aspetos da doença renal crónica. Para compreender a DRC é necessário que os pacientes sejam capazes de interpretar, aplicar e usar informação quantitativa, especialmente relacionada com informação médica.
  • A Biblioteca da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E. e a promoção de acesso à informação de saúde
    Publication . Oliveira, Rute
    Introdução: O Serviço de Biblioteca e Documentação (Biblioteca) da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E. (ULSLA) serve a comunidade de profissionais de saúde, a comunidade de utentes e a população em geral. Proporcionar o acesso à informação científica, promover o conhecimento e a investigação, responder às solicitações apresentadas à Biblioteca e desenvolver projetos de proximidade com os profissionais, utentes e população em geral são as principais valências. Objetivos: O bibliotecário da saúde ao investir no desenvolvimento de competências cada vez mais diversificadas deve estar preparado para não só utilizar novas ferramentas, como novos projetos, serviços e procedimentos, novas áreas de intervenção, incidindo na prestação de serviços de proximidade. Método: Estabelecer ações de cooperação para o desenvolvimento de competências, novas ferramentas e novas áreas de intervenção, incidindo na prestação de serviços de proximidade baseados na decisão para apoio aos profissionais de saúde. Promoção da literacia em saúde para vários públicos-alvo, promovendo o acesso à informação científica fidedigna e atual. Integração em grupos e ações que promovam a produção de eventos, materiais e informação de saúde. Estabelecimento de parcerias com a comunidade local para debater, definir e programar atividades coletivas que resultem na melhoria contínua de qualidade de vida da população local. Preservação da memória histórica de saúde da região. Resultados: Criação de informação direcionada para impulsionar a qualificação e a capacitação, através de livros, prospetos, pósteres, informação radiofónica, numa interação de proximidade com a Biblioteca. Discussão: Alguns dos recursos de suporte às melhores práticas são a Biblioteca Digital, para profissionais de saúde; a Biblioteca do Doente, numa ação direta com o doente internado através do serviço de empréstimo; os projetos de literacia em saúde para profissionais e população em geral; o Núcleo Museológico, preservando e divulgando informação com valor científico e histórico. Conclusões: As ações da Biblioteca ULSLA surgiram da necessidade e do interesse em chegar mais perto dos profissionais de saúde e da população, estando em causa a gestão da saúde individual do utente e a capacidade de cuidar de si e do outro. Continuar a investir no acesso à informação de saúde visando a melhoria dos cuidados de saúde da população, numa articulação próxima com todos os intervenientes.
  • 10 Anos de repositório do ISPA-Instituto Universitário (2009-2019): contributos para a Ciência Aberta
    Publication . Nunes, Paulo; Santos, Patrícia
    Introdução: Comemora-se uma década de Acesso Aberto no ISPA – Instituto Universitário, através do seu repositório institucional (2009-2019), focalizado nos seguintes objetivos: a) aumentar o impacto e a visibilidade dos resultados da investigação desenvolvida, apoiando assim a internacionalização; b) aumentar a visibilidade do ISPA-Instituto Universitário e dos que nele trabalham, servindo como indicador tangível da qualidade e da relevância científica e social das suas atividades de investigação e ensino; c) contribuir para a melhoria da comunicação interna; e d) preservar a memória intelectual do ISPA. Com o presente poster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA e seus contributos para a Ciência Aberta. Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da Ciência Aberta, com base no estudo de caso da evolução do repositório do ISPA (2009-2019), através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização. Métodos: Estudo de caso. Utilização do módulo de estatísticas do repositório do ISPA (http://repositório.ispa.pt), através de análise descritiva de indicadores de caracterização, evolução, conteúdos e utilização. Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 27 comunidades, 120 coleções e disponibiliza 6.880 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais, 41% teses e dissertações de mestrado e 9% são de outro tipo de documentos). O número médio de depósitos por ano é de 698. O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 76% dos documentos estarem em acesso aberto, 22% em acesso restrito e 2% em acesso embargado. O número de downloads foi de 2.346.522, sendo a maioria – 72% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. As comunidades que contemplam mais documentos são: psicologia clínica, psicologia educacional e psicologia da saúde. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são os investigadores: Isabel Leal (188), João Marôco (179) e Rui Oliveira (156). Na análise à utilização regista-se que os três artigos com maior número de downloads são: Práticas de gestão de recursos humanos e desempenho organizacional (28.950), da autoria de Liliana Cardoso; Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas?, da autoria de Teresa Garcia-Marques e João Marôco (26.006); e Córtex pré-frontal, funções executivas e comportamento criminal (22.386), de Tânia Seruca. Por fim, os investigadores com maior número de downloads são: João Marôco (96.782), Isabel Leal (69.956), José Carvalho Teixeira (44.356) e Teresa Garcia-Marques (40.682). Conclusões: Um dos principais objetivos dos repositórios institucionais é aumentar o impacto e a visibilidade dos resultados da investigação desenvolvida nas instituições. A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O poster apresentado procura contribuir como estudo de caso para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação no contexto da Ciência Aberta. É fundamental tornar a produção científica acessível a toda a comunidade e a todas as pessoas, quer ao nível nacional quer ao internacional. Aliás, essa é uma prioridade atualmente com os novos desafios do Horizonte 2030 – o acesso aberto à Ciência, sendo fundamental o papel do repositório para se atingir esse objetivo no presente e no futuro.
  • Atuação da biblioteca do Instituto do Cérebro da UFRN junto à visibilidade da produção científica de seus investigadores
    Publication . Costa, Débora; Pereira, Ismael
    Introdução: O papel da biblioteca especializada não está limitado à gestão do acervo físico, mas também passa pela promoção da visibilidade da produção científica de seus investigadores, pois, de acordo com Costa, Leite e Tavares (2018), para que a ciência cumpra o seu papel na sociedade e atinja o seu significado, os seus resultados precisam ser disseminados e divulgados. Atenta a esse contexto, a Biblioteca Setorial Árvore do Conhecimento, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN) – unidade acadêmica especializada em neurociências – adotou a prática de gestão da produção intelectual dos seus investigadores no repositório institucional que, segundo Silva, Sousa e Monteiro (2018), é uma ferramenta que gera visibilidade e agilidade na recuperação da informação disposta em diversos formatos. Junto a isso, também apoia os investigadores na promoção de eventos científicos e de extensão universitária, cujo objetivo é comunicar aos académicos e ao público leigo o que é produzido no Instituto. Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar as ações de visibilidade da produção científica dos investigadores do ICe-UFRN, desenvolvidas pela Biblioteca Setorial Árvore do Conhecimento. Método: Para povoar a coleção do ICe-UFRN no repositório realizou-se, primeiramente, o levantamento dos artigos publicados pelos docentes a partir da data de entrada de cada um na instituição. Em seguida, selecionaram-se as publicações que poderiam ser inseridas no repositório, conforme as políticas de arquivamento das revistas. A partir de então, monitora-se semanalmente a produção científica dos pesquisadores a fim de manter atualizada a coleção do ICe-UFRN no repositório e gerar estatísticas de impacto confiáveis – tais como: quantidade de artigos publicados por ano, média do fator de impacto e número de citações recebidas – capazes de auxiliar a direção do Instituto na tomada de decisões. Quanto à organização dos eventos de divulgação científica, a atuação da Biblioteca compreende tarefas que englobam o planejamento, a divulgação, a organização e todo o suporte logístico. Resultados: A coleção do Instituto do Cérebro no repositório Institucional da UFRN é composta, até ao presente momento, por: 347 artigos científicos, quatro capítulos de livro, nove dissertações e teses defendidas em outras instituições, dois livros eletrónicos e 31 trabalhos apresentados em eventos. A Biblioteca atuou na organização de mais de 30 eventos de 2013 a 2019, com a participação de mais de 20 mil pessoas. Dentre esses, destacam-se o House Symposium e a Semana do Cérebro. Ambos ocorrem anualmente, sendo o primeiro destinado à comunidade académica pois tem por objetivo divulgar as mais recentes descobertas neurocientíficas do ICe para a UFRN e para os demais grupos de pesquisa em temas afins do Brasil. A Semana do Cérebro, por sua vez, busca apresentar os resultados científicos à comunidade geral de forma lúdica e prática por meio de linguagem acessível, levando diversos experimentos que permitem a interação com o público. Geralmente, esse evento é realizado em escolas públicas e comunidades carentes. Conclusões: É possível perceber, portanto, que a atuação das bibliotecas não se limita aos serviços oferecidos dentro dos seus espaços físicos, podendo atuar de forma ativa na disseminação e divulgação do conhecimento científico e promovendo assim, a visibilidade da produção científica dos investigadores.
  • A Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde (APDIS): pela qualidade da informação de saúde
    Publication . Oliveira, Rute; Saraiva, Rosa; Pinto, Alexandra; Seguro-de-Carvalho, Paula; Amador, Sofia
    A Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde (APDIS) é uma associação profissional sem fins lucrativos com 28 anos de existência, organizada exclusivamente com objetivos científicos e educacionais. Destina-se a apoiar os bibliotecários e profissionais de informação envolvidos nas equipas de investigação, de educação e da saúde, em articulação com sistemas de redes nacionais e internacionais similares, contribuindo para a melhoria continuada da qualidade de vida dos cidadãos.
  • The Portuguese National Health Service and the patient health information workgroup
    Publication . Lopes, Sílvia; Henriques, Susana; Silva, Sílvia
    Workgroup) was established under the CAIC - Comissão de Acompanhamento da Informatização Clínica (Monitoring Committee of the Clinical Information Technology) of the SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (Shared Services for Health Ministry) in order to meet the challenges of new models of management and governance centered on citizens. This workgroup is grounded on the national information campaign named as “Health Information. More Transparency, Better Decision”, a project of the Associação Fazedores da Mudança (The Change Makers Association) with financial support of Fundação Calouste Gulbenkian (Calouste Gulbenkian Foundation). Objectives: To promote discussion topics and present concrete proposals, centered on patients, primarily related with: access to certified, reliable and useful health information; communication strategies; services to be made available on the Patient’s Portal/website. Methodology: A multidisciplinary and inter-institutional group has been constituted with physicians, nurses, sociologists, social workers, health librarians, human resource managers, lawyers and IT experts. The mission is to design and implement an action plan until December 2016. To the design of the action plan, five main axes were identified: To Know, To Listen, To Improve, To Inform and To Evaluate. Based on a worksheet created for this purpose, the multidisciplinary group identified some actions/tasks to be undertaken. As a result of all the contributions made, a possible and feasible Action Plan was created, supported by some validation criteria: to be aggregator of the presented ideas, to be mobilizers, to enhance multiplier effects, to be impactful, to be structural for future work, to enhancing participation, making awareness and calling for change. Results: Attempting on this action plan that integrates 5 major initiatives underway at a national level, we intend to achieve the following results based on multiple participatory processes, such as: i) the presentation of the resulting recommendations to the Parliament in order to change the legal framework that regulates access to health information; ii) the identification of useful information for patients; iii) the development of a program consistent of concrete action proposals centered on the patient, for more information, more transparency and better access. This paper aims to present the project and the results already achieved with its implementation.
  • NECOBELAC
    Publication . Carvalho, José
  • Papel colaborativo do bibliotecário‐formador no âmbito das atividades letivas : a experiência da FFUL
    Publication . Lopes, Sílvia
    As bibliotecas universitárias são serviços fundamentais de apoio à investigação e às atividades letivas. Proporcionam acesso imediato à informação relevante, através de fontes de informação atualizadas. Processo de Bolonha introduziu diversas alterações à realidade do ensino e investigação em Portugal. Reorganização dos currículos dos cursos ao nível dos conteúdos e dos métodos de ensino. Desenvolvimento de competências de informação tem originado a deslocação dos bibliotecários para o campo do ensino.
  • Literacia da informação : formação de utilizadores nas bibliotecas académicas da área da saúde. O caso português
    Publication . Henriques, Susana
    No âmbito do projecto – Formação de Utilizadores na Biblioteca-CDI da FMUL, foi feita uma análise quantitativa sobre o estado da arte rela-tivamente ao desenvolvimento de projectos de formação de utilizadores nas bibliotecas académicas da área da saúde portuguesas, a partir da distribuição de um questionário on-line.