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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente poster tem em si diversos propósitos todos eles convergentes na questão do direito à
informação num contexto em que os conteúdos e plataformas de partilha da produção científica
assentam fundamentalmente em soluções e plataformas digitais. Esta questão acarreta em si
enormes desafios, não só do ponto de vista técnico mas também comportamental, promovendo
alterações profundas nas práticas e competências associadas aos profissionais de informação.
Não obstante, a questão que igualmente nos podemos colocar vai no sentido não apenas de
promover a difusão dos conteúdos, mas também a forma como essa partilha é feita, procurando
assegurar que todos os utilizadores, independentemente de poderem sofrer de alguma limitação
física ou cognitiva, têm acesso aos mesmos.
Um dos objetivos consiste em partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição
de ensino superior, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do apoio a utilizadores
com Necessidades Educativas Especiais – NEE, contribuindo deste modo para o respeito do
princípio da equidade entre todos os estudantes, com especial enfoque para as ações promovidas
pela sua Biblioteca, tanto a nível individual como em estreita colaboração com parceiros internos
e externos à própria instituição.
Pretende-se, desta forma, facilitar e assegurar a autonomia e independência dos utilizadores e
adequar em termos de usabilidade e de acessibilidade o acesso à informação nos mais variados
suportes com especial destaque para os recursos digitais preponderantes por diversos fatores:
pertinência, atualidade, disponibilidade e genericamente menos dispendiosos.
Entre inúmeras iniciativas levadas a cabo neste domínio no ISCTE-IUL, podemos salientar a
criação de uma sala com equipamento destinado a alunos com NEE e que simultaneamente
alberga recursos que permitem a visualização de conteúdos multimédia. Um espaço com estas
características é particularmente importante quando se pretende a implementação de contextos
de inclusão e de partilha.
Propomo-nos igualmente a dar a conhecer um conjunto de boas práticas para a elaboração de
documentos digitais que cumpram as regras de acessibilidade e a forma como pretendemos
partilhar esse conhecimento junto da comunidade ISCTE-IUL, nomeadamente os produtos, canais
e estratégias de comunicação a seguir.
Em paralelo, contextualizando a nossa ação, pretendemos igualmente transmitir uma mensagem
muito clara de que a criação de boas condições de trabalho para todos os alunos que chegam ao
ISCTE-IUL, respeitando o princípio da igualdade e evitando uma política meramente
assistencialista, é uma prioridade institucional. Podemos neste campo referir a constituição de um
grupo de trabalho em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que organizou recentemente a
1ª edição da Semana da Responsabilidade Social Universitária, ou mesmo o reforço de parcerias
e protocolos com instituições estratégicas, como é o caso da Fundação PT que, por via da
disponibilização de financiamento, equipamentos, serviços ou mesmo de know how, nos
permitem dar uma resposta mais eficaz às necessidades dos nossos utilizadores.
Description
Keywords
Alunos com necessidades educativas especiais Bibliotecas académicas Acessibilidade
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde