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Advisor(s)
Abstract(s)
A gestão da Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL),
integrada no contexto do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), exige uma enorme
capacidade de resposta face às necessidades e expetativas dos utilizadores das três
instituições envolvidas – a FMUL, o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Hospital de
Santa Maria (HSM). Considerando esta realidade tri-institucional em que se preconiza uma
cultura de qualidade e de compromisso com o utilizador, a distribuição de questionários de
avaliação, reveste-se da maior importância enquanto ferramenta de apoio à gestão e tomada
de decisão.
Partindo da análise dos resultados obtidos nos questionários de avaliação da satisfação e
expetativas dos utilizadores da Biblioteca-CDI, distribuídos em 2014/2015 para avaliação dos
serviços e recursos disponíveis e do programa de formação em Literacia da Informação,
apresentam-se alguns indicadores considerados de maior relevância para apoio à gestão e
tomada de decisão. Dos parâmetros avaliados, por uma questão estratégica, para além do
grau de satisfação que se revelou bastante positivo em todos os questionários, importa agora
analisar os perfis de utilizador e os comentários e sugestões recebidas.
Os dados recolhidos apresentam fortes evidências de que o papel da Biblioteca-CDI continua a
ser reconhecido, revelando-se essencial para o apoio ao ensino, investigação e prática clínica
no CAML, sendo no entanto necessária uma constante aposta no desenvolvimento e
valorização dos recursos e serviços disponíveis. Ao nível da estratégia de comunicação e
marketing, por exemplo, importa o desenvolvimento de novas dinâmicas, tendo-se verificado
que algumas das sugestões recolhidas, remetem para a aquisição de recursos e
implementação de serviços já disponíveis para toda a comunidade CAML. Por outro lado,
reforça-se a perceção empírica de que a biblioteca enquanto espaço físico continua a ser uma
necessidade maior, devendo coexistir com os recursos digitais num modelo que se quer cada
vez mais híbrido. Também ao nível dos programas de formação para o desenvolvimento de
competências em Literacia da Informação, identificam-se caminhos futuros que forçosamente devem passar pelo reforço desta área junto dos alunos dos primeiros anos do Mestrado
Integrado em Medicina (MIM), minimizando o impacto das lacunas ainda verificadas a este
nível, nas etapas finais do percurso académico – formação pós-graduada.
Em conclusão, reconhece-se a importância dos questionários de avaliação enquanto
ferramenta de apoio à gestão e decisão, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de
se identificarem pontos fracos e ações de melhoria, pelo que futuramente o recurso a estes,
deve alargar-se a outras áreas e serviços, potenciando a recolha de evidências e identificação
de estratégias a desenvolver para o reforço da posição da Biblioteca-CDI no CAML.
Description
Keywords
Satisfação dos utilizadores Gestão da qualidade Indicadores de qualidade
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde