INP - Dissertações
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- A Importância da Comunicação Digital no Âmbito das Relações PúblicasPublication . Rui, Caetano; Lopes, PaulaA internet rapidamente transformou o mundo, aproximando pessoas e organizações, potenciando a globalização e promovendo uma mudança no paradigma comunicacional vigente que, rapidamente, se tornou numa poderosa ferramenta de comunicação à qual as Relações Públicas não poderão ser alheias (Brown, 2009). É neste sentido, que ao longo deste trabalho se pretende identificar a importância da comunicação digital numa perspetiva de Relações Públicas (Castells, 1999; Elias, 2007; Guedes 2012; Hallahan, 2000: 223-224; Hill & White, 2000), tendo em consideração que os pólos de poder foram alterados com a Web 2.0, e com o cada vez maior número de utilizadores de internet a nível global, dispostos a partilhar conhecimento e experiências (Breakenridge, 2012; Duhé, 2012; Pereira, 2015). As Relações Públicas deixam de ter controlo sobre a comunicação, pelo que será necessário adotar novas estratégias que permitam estabelecer relacionamentos de mútuo benefício com os seus públicos/stakeholders (Carrillo, Castillo &Parejo, 2017), fornecendo-lhes informação através de Press Release, uma das principais ferramentas das Relações Públicas (Kopplin & Ferratetto, 2001; Dilenschneider, 2010; Ribeiro 2014; Maat 2008; Vandenberghe, 2011; Kent & Taylor, 2003). Para tal, procedeu-se a elaboração do estudo dos Press Release disponibilizados pela Europcar, no ano de 2016, e que se encontram na Sala de Imprensa do seu site. Primeiramente, com base numa metodologia qualitativa, recorrendo também a uma entrevista à agência de comunicação responsável pela conta da Europcar e que serviu de ponto de partida para a formulação das hipóteses e posteriormente para análise dos Press Release divulgados e a respetiva publicação nos OCS Digitais. Os resultados comprovam a importância da internet no trabalho das Relações Públicas pois permite uma comunicação em tempo real com os diferentes públicos e possibilita a manutenção de uma sala de imprensa online. A análise da informação recolhida corrobora uma parte da revisão de literatura e ficou comprovado que os press releases da instituição estudada são considerados tipo padrão e foram publicados em imprensa digital e nos motores de busca analisados.
- A importância da Intranet enquanto meio de Comunicação Interna – A Intranet na Câmara Municipal de CascaisPublication . Jerónimo, Sara; Lopes, PaulaA Comunicação Interna é um meio fundamental para facilitar um bom ambiente interno e motivacional dos colaboradores. As organizações com bons sistemas de Comunicação Interna são capazes de atingir melhores condições de planeamento estratégico, onde a informação circula com maior facilidade e rapidez. Os colaboradores fazem parte das organizações, por isso, torna-se imprescindível o seu bem-estar dentro delas para que isso se traduza um desempenho positivo e saudável. O contributo das tecnologias de informação, mais precisamente de Intranet, assegura uma maior fiabilidade da informação, desempenhando um papel activo na transmissão de informação, de forma rápida eficaz. Esta dissertação teve como objectivo perceber o papel da Intranet na Câmara Municipal de Cascais, nomeadamente, se esta vai ao encontro das necessidades dos colaboradores e se os seus conteúdos contribuem para uma participação activa dos mesmos. Para alcançar este objetivo, foi feita uma revisão de literatura e posteriormente, aplicado um inquérito por questionário aos colaboradores da Câmara Municipal de Cascais.
- A Perceção do Valor Gerado pela Marca RenovaPublication . Marco, Esteves; Paula, LopesNos últimos anos assistimos ao aparente triunfo do conceito de marca: desde países, partidos políticos, passando pelos consumidores, organizações, todos são motivados para se auto-identificarem como uma marca. Sendo as marcas o principal capital de uma organização, pode dizer-se, que surgem como fator diferenciador para os consumidores. Neste contexto as marcas têm vindo a ser estudadas por diferentes autores (Keller, 2003; Clifton e Simmons, 2010; Kapferer, 2000; Olins, 2003; Kotler, 2003; Keller, 1993). Vivemos atualmente numa teia de complexas redes de concorrência, de mercados diferenciados e bastante competitivos. Do lado dos consumidores existe um nível elevado de conhecimento dos serviços e produtos disponibilizados no mercado em relação ao que existia num passado recente, o consumidor é cada vez mais exigente e pouco fiel, toda esta mudança, este novo paradigma traduz-se num grande desafio para os gestores, as suas organizações e marcas. Assiste-se a uma evolução frenética na relação entre os consumidores e as marcas. Assim, o valor das marcas torna-se numa das principais e mais poderosas vantagens competitivas de qualquer organização. O conceito de Brand Equity emerge no contexto organizacional, refletindo o conjunto de atributos que contribuem, de forma positiva ou negativa, para a valorização da marca. Cada vez mais as marcas têm uma importância fulcral no comportamento do consumidor no momento de compra, assim o valor/património da marca deverá ser bem definido e vincado para que as organizações se possam diferenciar da concorrência. Este trabalho de investigação tem como principal objetivo elaborar uma análise sobre a perceção gerada pelos consumidores da marca Renova, utilizando como forma de análise o modelo de avaliação, Brand Equity de David A. Aaker, através das cinco dimensões propostas pelo autor: Lealdade; Notoriedade, Qualidade Percebida; Associações à Marca e outros Ativos / Vantagens Competitivas. Foi aplicado um questionário que permitiu aferir que cerca de setenta por cento dos consumidores considera a marca RENOVA como detentora de notoriedade, de qualidade e de inovação.
- Transporte Aéreo: Comunicação em Redes MóveisPublication . Rui, Quadros; Mariana, MarquesNas companhias aéreas, a internet também permitiu a origem de novos canais de distribuição favorecendo o contacto direto com os seus seguidores. Os dispositivos móveis, entre os quais os telefones inteligentes, são as plataformas ideais para promover, comunicar, distribuir e vender. A possibilidade de se comunicar sem qualquer tipo de intermediação permite o contacto direto com o consumidor final, de uma forma rápida e eficaz. Como comunicam as companhias aéreas quando utilizam dispositivos com acesso à internet? Dois objetivos específicos estão enunciados nesta dissertação de mestrado: 1) Elencar quais os serviços mais utilizados e, por outro lado, de que forma podem servir como estratégia de marketing e comunicação. 2) Diagnosticar que tipo de serviços são procurados pelo consumidor quando este utiliza um smartphone, tendo como foco a eficácia, a notoriedade da marca e a fidelização dos clientes. Na elaboração do inquérito foram pré-definidos serviços que os clientes poderiam utilizar quando navegassem numa aplicação móvel. Verificou-se através dos resultados que é possível catalogar diferentes comportamentos patentes nas preferências dos mesmos aquando da escolha dos serviços disponibilizados. Desta forma, é possível criar segmentos de mercado específicos, permitindo satisfazer necessidades e conhecer melhor os clientes.