IPC - Instituto Politécnico de Coimbra
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O Instituto Politécnico de Coimbra foi criado em 1979, no contexto da implementação do ensino politécnico em Portugal. Apesar da sua história recente, o IPC herdou a tradição e a experiência das escolas que passaram a integrá-lo e que contribuem para que possa afirmar-se hoje como um dos maiores institutos politécnicos do país e uma das mais importantes instituições de ensino superior público em Portugal. Atualmente, o Instituto Politécnico de Coimbra é constituído por seis unidades de ensino:
- Escola Superior Agrária de Coimbra
- Escola Superior de Educação de Coimbra
- Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital
- Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
- Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
- Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
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Browsing IPC - Instituto Politécnico de Coimbra by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
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- Associação entre a competência motora e o desempenho cognitivo em crianças do 1.º CEBPublication . Mendonça, Catarina Alexandra Ferreira; Gomes, Ricardo Miguel Matias, 1981-A relação entre a competência motora (CM) e o desempenho cognitivo (DC) tem suscitado muito interesse na comunidade científica. Este estudo tem como principal objetivo estabelecer uma relação entre a CM, o IMC e o DC em crianças do 2.º ano do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB). O número de participantes no estudo corresponde a 17 crianças (n= 17), oito do sexo feminino e nove do sexo masculino, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade (7,29 ± 0,47 anos). Este estudo procurou correlacionar a CM, medida através da bateria de testes Motor Competence Assessment (MCA), o Índice de Massa Corporal (IMC) e o DC, medido através das fichas de avaliação no 3.º período do ano letivo 2023/2024. Não foram encontradas associações estatisticamente significativas entre a CM e o DC. Foi encontrada uma correlação negativa entre o IMC e o shuttle run (ρ = -0,504; p <0,05) e, também, correlações positivas entre as três componentes do currículo (Português e Matemática: ρ = 0,625; p <0,05; Português e Estudo do Meio; ρ = 0,749; p <0,05; Matemática e Estudo do Meio: ρ = 0,522; p <0,05). Apesar de os resultados não serem estatisticamente significativos, existem algumas tendências que permitem afirmar que os alunos com IMC mais elevado levam mais tempo a executar o shuttle run e os alunos com melhores resultados numa componente do currículo, terão também bons resultados nas restantes.
- Ensinar através da modelação matemática : uma primeira discussão baseada numa experiência de ensino no 4º ano de escolaridadePublication . M. L. Martins, Fernando; Vieira, Marta; Reis, Diogo; Ribeiro, MiguelA modelação matemática como ambiente de aprendizagem é, atualmente, considerada uma metodologia que se fundamenta na conjugação da resolução de problemas com referência na realidade envolvente. A sua implementação na sala de aula permite que os alunos assumam um papel de relevo na enunciação de tais situações baseadas na resolução de problemas e na busca da(s) sua(s) solução(ões) sendo, também por isso, encarada como uma das formas de potenciar aprendizagens matemáticas significativas, participando os alunos ativamente no processo e sendo (co)responsáveis pelo conhecimento do grupo através da partilha e discussão sistemática das soluções encontradas. Para uma plena aplicação da modelação matemática como ambiente de aprendizagem o conhecimento do professor assume um lugar de destaque, não só no que concerne à metodologia em si mas também relativamente aos temas matemáticos e suas possíveis conexões. Neste texto iremos apresentar uma experiência de modelação matemática como ambiente de aprendizagem realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, à volta de uma tarefa envolvendo sequências.
- Metodologias ativas no estudo do meio: uma proposta educativa no 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Queirós, Cristiana Raquel Brandão; Silveira, , Susana Maria Mendes, 1967-A importância do desenvolvimento de competências pelas crianças para a compreensão de conceitos complexos, frequentes no estudo do meio, como o conceito de biodiversidade e da interdependência dos seres vivos relativamente aos fatores ambientais, motivou o planeamento e a implementação de um projeto sobre o qual incide uma componente investigativa. Pretende-se compreender de que forma uma intervenção pedagógica em educação científica baseada em metodologias ativas pode promover aprendizagens significativas por crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O foco no conceito de biodiversidade é central para a educação científica, uma vez que a compreensão do conceito é essencial para a tomada de consciência pelas crianças e consequentemente, a valorização do equilíbrio ambiental e para a consciência da interdependência entre seres vivos e fatores ambientais. O estudo, de natureza qualitativa e interpretativo, foi desenvolvido segundo o modelo de investigação-ação de Kemmis, envolvendo sete sessões pedagógicas com uma turma que raramente utilizava metodologias ativas. As atividades foram planeadas e reformuladas a partir das dúvidas e curiosidades das crianças. Entre as principais estratégias utilizadas destacam-se atividades práticas, laboratoriais e experimentais, projetos investigativos e jogos educativos, com o objetivo de desenvolver o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e competências de natureza investigativa. A observação participante e os instrumentos de recolha de dados mobilizados permitiram o levantamento de dados que expressam uma evolução significativa no entendimento que as crianças fazem sobre o conceito de biodiversidade, passando de ideias simplistas e fragmentadas para uma visão mais integrada, bem como na compreensão da interdependência entre seres vivos e os fatores ambientais. Destaca-se o impacte positivo das metodologias ativas na construção de conhecimentos científicos e no desenvolvimento de competências transversais que são fundamentais para a formação da criança, contribuindo para um aumento do envolvimento e da autonomia das crianças no seu processo de aprendizagem. Conclui-se que a proposta de intervenção pedagógica contribuiu para aprendizagens significativas, reforçando a relevância das metodologias ativas na educação científica e a sua potencialidade para formar cidadãos/ãs mais críticos/as e conscientes sobre a importância da biodiversidade.
- Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEBPublication . Gomes, Maria Laura; Rodrigues, Rita Neves; Santos, Paulo; Rato, Virgílio; M. L. Martins, FernandoA literacia estatística é um tema que tem ganho destaque em contexto escolar pois a primazia que se tem dado a metodologias ativas e à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano fazem com que, professores e futuros professores, tenham de potenciar aprendizagens significativas que sejam compreendidas de modo ativo. Deste modo emerge a questão: De que forma se pode promover a compreensão de conceitos de Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico?O foco do presente trabalho foi o conteúdo Representação e Tratamento de Dados para o 3.º ano de escolaridade. Com este trabalho pretendeu-se promover a literacia estatística e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspetiva interdisciplinar. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção da literacia estatística e da interdisciplinaridade, desenvolvida num conjunto de sessões onde os alunos, individualmente e em grupo, resolveram diversas situações problemáticas.
- Tabuleiro decimal e a resolução de situações problemáticas envolvendo as operações aritméticas adição e subtraçãoPublication . Rodrigues, Rita Neves; Rato, Virgílio; M. L. Martins, FernandoAs dificuldades sentidas pelos alunos na disciplina de matemática prendem-se com lacunas desenvolvidas nos anos iniciais, nomeadamente, relacionadas com os princípios do sistema de numeração decimal. Aquando do ensino dos algoritmos da adição e da subtração, estas dificuldades tornam-se bem evidentes e comprometem o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. A resolução de situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações adição e subtração, não só, pressupõe a compreensão dos princípios do sistema de numeração decimal, mas também, a compreensão de cada um destes sentidos. Compete ao professor utilizar estratégias e materiais que promovam a compreensão dos alunos acerca de cada um destes conteúdos, garantindo aprendizagens com significado. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção destas mesmas aprendizagens. Deste modo, desenvolveram-se um conjunto de sessões onde os alunos, em pares, resolveram situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações aritméticas adição e subtração, com recurso a materiais manipuláveis.
- O uso do material manipulável tabuleiro decimal na compreensão dos sentidos da operação aritmética subtraçãoPublication . Rodrigues, Rita Neves; Costa, C.; Rato, Virgílio; M. L. Martins, FernandoO uso de materiais manipuláveis em sala de aula é apontado por diversos autores como uma solução para promover aprendizagens ativas e significativas junto dos alunos. O recurso a estes materiais permite que os alunos visualizem e manipulem o objeto, promovendo a compreensão dos processos inerentes aos princípios mais abstratos da matemática. Aquando da realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tornaram-se evidentes nos alunos, de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB, dificuldades relacionadas com a resolução de situações problemáticas que envolviam a operação subtração. Assim, desenvolveu-se um estudo qualitativo, de índole interpretativa e com um design de investigação-ação, que pretendia responder à questão de investigação: de que modo o uso do Tabuleiro Decimal influencia a compreensão dos alunos sobre os sentidos da operação aritmética subtração e os princípios fundamentais do sistema de numeração decimal? Através dos dados analisados foi possível verificar a evolução da compreensão dos alunos relativamente aos sentidos da operação subtração e aos princípios do sistema de numeração decimal. Conclui-se que a utilização do material manipulável Tabuleiro Decimal potenciou o desenvolvimento da compreensão destes conteúdos por parte dos alunos.