Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Tabuleiro decimal e a resolução de situações problemáticas envolvendo as operações aritméticas adição e subtração

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
153-Texto Artigo-954-1-10-20210428.pdf685.56 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As dificuldades sentidas pelos alunos na disciplina de matemática prendem-se com lacunas desenvolvidas nos anos iniciais, nomeadamente, relacionadas com os princípios do sistema de numeração decimal. Aquando do ensino dos algoritmos da adição e da subtração, estas dificuldades tornam-se bem evidentes e comprometem o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. A resolução de situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações adição e subtração, não só, pressupõe a compreensão dos princípios do sistema de numeração decimal, mas também, a compreensão de cada um destes sentidos. Compete ao professor utilizar estratégias e materiais que promovam a compreensão dos alunos acerca de cada um destes conteúdos, garantindo aprendizagens com significado. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção destas mesmas aprendizagens. Deste modo, desenvolveram-se um conjunto de sessões onde os alunos, em pares, resolveram situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações aritméticas adição e subtração, com recurso a materiais manipuláveis.

Description

Keywords

Materiais manipuláveis Resolução de situações problemáticas Adição Subtração 1.º Ciclo do Ensino Básico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[Associação Portuguesa de Educação em Ciências]

CC License

Altmetrics