Repository logo
 
Publication

Tabuleiro decimal e a resolução de situações problemáticas envolvendo as operações aritméticas adição e subtração

dc.contributor.authorRodrigues, Rita Neves
dc.contributor.authorRato, Virgílio
dc.contributor.authorM. L. Martins, Fernando
dc.date.accessioned2023-10-02T10:55:31Z
dc.date.available2023-10-02T10:55:31Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractAs dificuldades sentidas pelos alunos na disciplina de matemática prendem-se com lacunas desenvolvidas nos anos iniciais, nomeadamente, relacionadas com os princípios do sistema de numeração decimal. Aquando do ensino dos algoritmos da adição e da subtração, estas dificuldades tornam-se bem evidentes e comprometem o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. A resolução de situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações adição e subtração, não só, pressupõe a compreensão dos princípios do sistema de numeração decimal, mas também, a compreensão de cada um destes sentidos. Compete ao professor utilizar estratégias e materiais que promovam a compreensão dos alunos acerca de cada um destes conteúdos, garantindo aprendizagens com significado. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção destas mesmas aprendizagens. Deste modo, desenvolveram-se um conjunto de sessões onde os alunos, em pares, resolveram situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações aritméticas adição e subtração, com recurso a materiais manipuláveis.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://orcid.org/0000-0002-1812-2300pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46926
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[Associação Portuguesa de Educação em Ciências]pt_PT
dc.subjectMateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectResolução de situações problemáticaspt_PT
dc.subjectAdiçãopt_PT
dc.subjectSubtraçãopt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleTabuleiro decimal e a resolução de situações problemáticas envolvendo as operações aritméticas adição e subtraçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlace[Castelo Branco]pt_PT
oaire.citation.endPage45pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titleRevista APEduCpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameFernando Manuel Lourenço
person.identifier0000000070715256
person.identifier.ciencia-id8512-5BB4-6DFD
person.identifier.orcid0000-0002-1812-2300
person.identifier.ridAAK-6934-2020
person.identifier.scopus-author-id57217191490
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
153-Texto Artigo-954-1-10-20210428.pdf
Size:
685.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: