Publication
Tabuleiro decimal e a resolução de situações problemáticas envolvendo as operações aritméticas adição e subtração
dc.contributor.author | Rodrigues, Rita Neves | |
dc.contributor.author | Rato, Virgílio | |
dc.contributor.author | M. L. Martins, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T10:55:31Z | |
dc.date.available | 2023-10-02T10:55:31Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | As dificuldades sentidas pelos alunos na disciplina de matemática prendem-se com lacunas desenvolvidas nos anos iniciais, nomeadamente, relacionadas com os princípios do sistema de numeração decimal. Aquando do ensino dos algoritmos da adição e da subtração, estas dificuldades tornam-se bem evidentes e comprometem o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. A resolução de situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações adição e subtração, não só, pressupõe a compreensão dos princípios do sistema de numeração decimal, mas também, a compreensão de cada um destes sentidos. Compete ao professor utilizar estratégias e materiais que promovam a compreensão dos alunos acerca de cada um destes conteúdos, garantindo aprendizagens com significado. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção destas mesmas aprendizagens. Deste modo, desenvolveram-se um conjunto de sessões onde os alunos, em pares, resolveram situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações aritméticas adição e subtração, com recurso a materiais manipuláveis. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://orcid.org/0000-0002-1812-2300 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46926 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [Associação Portuguesa de Educação em Ciências] | pt_PT |
dc.subject | Materiais manipuláveis | pt_PT |
dc.subject | Resolução de situações problemáticas | pt_PT |
dc.subject | Adição | pt_PT |
dc.subject | Subtração | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | Tabuleiro decimal e a resolução de situações problemáticas envolvendo as operações aritméticas adição e subtração | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | [Castelo Branco] | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 45 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 33 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista APEduC | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Fernando Manuel Lourenço | |
person.identifier | 0000000070715256 | |
person.identifier.ciencia-id | 8512-5BB4-6DFD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1812-2300 | |
person.identifier.rid | AAK-6934-2020 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57217191490 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c |