Advisor(s)
Abstract(s)
A modelação matemática como ambiente de aprendizagem é, atualmente, considerada uma
metodologia que se fundamenta na conjugação da resolução de problemas com referência na
realidade envolvente. A sua implementação na sala de aula permite que os alunos assumam um
papel de relevo na enunciação de tais situações baseadas na resolução de problemas e na busca
da(s) sua(s) solução(ões) sendo, também por isso, encarada como uma das formas de potenciar
aprendizagens matemáticas significativas, participando os alunos ativamente no processo e sendo
(co)responsáveis pelo conhecimento do grupo através da partilha e discussão sistemática das
soluções encontradas. Para uma plena aplicação da modelação matemática como ambiente de
aprendizagem o conhecimento do professor assume um lugar de destaque, não só no que concerne à
metodologia em si mas também relativamente aos temas matemáticos e suas possíveis conexões.
Neste texto iremos apresentar uma experiência de modelação matemática como ambiente de
aprendizagem realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, à volta de uma tarefa envolvendo sequências.
Description
Keywords
Modelação matemática como ambiente de aprendizagem 1.º Ciclo do Ensino Básico práticas de sala de aula Mathematical modelling as a learning environment Elementary school Classroom practice
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra