Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensinar através da modelação matemática : uma primeira discussão baseada numa experiência de ensino no 4º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
12.pdf3.21 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A modelação matemática como ambiente de aprendizagem é, atualmente, considerada uma metodologia que se fundamenta na conjugação da resolução de problemas com referência na realidade envolvente. A sua implementação na sala de aula permite que os alunos assumam um papel de relevo na enunciação de tais situações baseadas na resolução de problemas e na busca da(s) sua(s) solução(ões) sendo, também por isso, encarada como uma das formas de potenciar aprendizagens matemáticas significativas, participando os alunos ativamente no processo e sendo (co)responsáveis pelo conhecimento do grupo através da partilha e discussão sistemática das soluções encontradas. Para uma plena aplicação da modelação matemática como ambiente de aprendizagem o conhecimento do professor assume um lugar de destaque, não só no que concerne à metodologia em si mas também relativamente aos temas matemáticos e suas possíveis conexões. Neste texto iremos apresentar uma experiência de modelação matemática como ambiente de aprendizagem realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, à volta de uma tarefa envolvendo sequências.

Description

Keywords

Modelação matemática como ambiente de aprendizagem 1.º Ciclo do Ensino Básico práticas de sala de aula Mathematical modelling as a learning environment Elementary school Classroom practice

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra

CC License