Repository logo
 
Publication

Ensinar através da modelação matemática : uma primeira discussão baseada numa experiência de ensino no 4º ano de escolaridade

dc.contributor.authorM. L. Martins, Fernando
dc.contributor.authorVieira, Marta
dc.contributor.authorReis, Diogo
dc.contributor.authorRibeiro, Miguel
dc.date.accessioned2023-09-28T11:58:40Z
dc.date.available2023-09-28T11:58:40Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA modelação matemática como ambiente de aprendizagem é, atualmente, considerada uma metodologia que se fundamenta na conjugação da resolução de problemas com referência na realidade envolvente. A sua implementação na sala de aula permite que os alunos assumam um papel de relevo na enunciação de tais situações baseadas na resolução de problemas e na busca da(s) sua(s) solução(ões) sendo, também por isso, encarada como uma das formas de potenciar aprendizagens matemáticas significativas, participando os alunos ativamente no processo e sendo (co)responsáveis pelo conhecimento do grupo através da partilha e discussão sistemática das soluções encontradas. Para uma plena aplicação da modelação matemática como ambiente de aprendizagem o conhecimento do professor assume um lugar de destaque, não só no que concerne à metodologia em si mas também relativamente aos temas matemáticos e suas possíveis conexões. Neste texto iremos apresentar uma experiência de modelação matemática como ambiente de aprendizagem realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, à volta de uma tarefa envolvendo sequências.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46836
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbrapt_PT
dc.subjectModelação matemática como ambiente de aprendizagempt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectpráticas de sala de aulapt_PT
dc.subjectMathematical modelling as a learning environmentpt_PT
dc.subjectElementary schoolpt_PT
dc.subjectClassroom practicept_PT
dc.titleEnsinar através da modelação matemática : uma primeira discussão baseada numa experiência de ensino no 4º ano de escolaridadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage180pt_PT
oaire.citation.issue8pt_PT
oaire.citation.startPage166pt_PT
oaire.citation.titleExedrapt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameFernando Manuel Lourenço
person.identifier0000000070715256
person.identifier.ciencia-id8512-5BB4-6DFD
person.identifier.orcid0000-0002-1812-2300
person.identifier.ridAAK-6934-2020
person.identifier.scopus-author-id57217191490
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
12.pdf
Size:
3.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: