EM - IUEM - Psicologia Clínica e da Saúde
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Browsing EM - IUEM - Psicologia Clínica e da Saúde by Subject "Ansiedade"
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- A importância do exercício físico na saúde mental nos estudantes do ensino superiorPublication . Luís, Carlos Daniel Barroso Miranda; Reis, Marta SofiaA relação positiva entre a saúde física e a saúde mental é cada vez mais reconhecida. Estudos comprovam que a prática regular de exercício físico é eficaz na redução de sintomas relacionados com a ansiedade e a depressão, no entanto existem muitas lacunas relativamente esta temática na realidade portuguesa no contexto do ensino superior. O presente estudo tem como objetivo proporcionar um melhor conhecimento sobre a influência do exercício físico na saúde mental, no contexto do ensino superior em Portugal, analisando a sua associação com fatores como a resiliência, depressão, ansiedade e stress. A amostra é constituída por 505 estudantes do ensino superior público e privado, e utilizaram-se os seguintes instrumentos: Escala de Resiliência e escala de Ansiedade de Depressão e Stress. Observou-se uma associação positiva entre a prática de exercício físico e a resiliência, e associações negativas entre a prática de exercício com a ansiedade, depressão e stress. Verificou-se que 59,8% dos estudantes do ensino superior praticavam exercício físico e 40,2% não praticam, sendo os motivos predominantes para não praticar a falta de tempo, falta de motivação e não gostarem da prática. Os resultados encontrados alertam para a necessidade da criação de campanhas que promovam a prática de exercício físico no contexto do ensino superior, juntamente a programas de intervenção psicológica orientados para esta prática.
- Integrated literature review on the relationship between cognitive bias and depression and anxiety in adultsPublication . Poincheval, Paul; Gouveia, Patrícia; Reis, Marta SofiaCognitive psychology deals with mental processes and their impact on the knowledge and behaviour of individuals. Scientific research is the privileged instrument for observing and evaluating these processes. The main objective of this study is to present the state of the art of recent research on the relationship between cognitive biases and anxiety and depressive disorders. Twenty-four studies published between 2020 and 2024 were analysed in order to determine which psychological intervention, based on modifying cognitive biases, is most effective for an adult population suffering from depressive or anxiety symptoms. The results point to the existence of unknown factors, either in the interaction between cognitive biases or simply in the assessment of certain biases that are difficult to measure. Imagery-based group CBT proved to be as effective as individual verbal CBT in modifying the biases analysed. Image-based group CBT had a huge advantage in requiring less therapist time to achieve a result similar to verbal CBT. The intervention of CBM via the Internet still presents many uncertainties and contradictions in the literature. In conclusion, there is a need for further research into the role of cognitive biases in depressive and anxiety symptoms, as well as into the effectiveness of existing psychotherapies, as there are still grey areas in these areas. Moreover, CBT is also an effective therapy which would benefit from continuing to develop new forms or being combined with another approach.
- O papel da saúde, satisfação e prazer sexual na saúde psicológica dos estudantes do ensino superiorPublication . Mateus, Filipa de Matos Ribeiro; Reis, Marta SofiaA saúde sexual constitui-se como parte integrante do bem-estar geral e psicológico dos indivíduos. A satisfação e o prazer sexual, em particular, têm sido associados a diversos indicadores de saúde psicológica, nomeadamente à ansiedade, depressão e stress. O presente estudo versa-se na investigação na relação dessas variáveis nos estudantes do ensino superior, uma vez que se configura como um grupo frequentemente exposto a diversos desafios. O objetivo deste estudo visa a compreensão da saúde sexual, a satisfação e o prazer sexual com a saúde psicológica de estudantes do ensino superior. Especificamente, procura-se avaliar de que forma essas variáveis impactam os sintomas de ansiedade, depressão e stress. A amostra constitui um total de 254 estudantes do ensino superior público e privado, tendo sido utilizados os seguintes instrumentos: Questionário sobre Saúde Sexual e Comportamentos Sexuais, Escala de Prazer Sexual, Escala de Sensações Sexuais, Nova Escala de Satisfação Sexual, Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. Os resultados demonstraram uma correlação significativa entre níveis mais elevados de satisfação e prazer sexual com uma menor prevalência de sintomas de ansiedade, depressão e stress. Também foram encontradas diferenças significativas entre grupos de idade e sexo no que diz respeito à saúde sexual e psicológica. Os resultados encontrados evidenciam a importância de abordar a saúde sexual e a satisfação sexual no contexto da saúde psicológica dos estudantes do ensino superior, através de intervenções direcionadas para esse âmbito.