ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social
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Browsing ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social by Subject "Adolescência"
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- Desconstruir Preconceitos - intimidades e sexualidades institucionalizadasPublication . Canudo, Ana; Carneiro, NunoAs Casas de Acolhimento Residencial têm como principal função garantir o desenvolvimento saudável e pleno das crianças e jovens que nela estão acolhidas. Para que isto seja possível é essencial que todas as áreas de desenvolvimento destas crianças e jovens sejam abordadas e trabalhadas. Casa. Sendo a intimidade e a sexualidade áreas importantes e indissociáveis ao desenvolvimento humano, não devem ser descuradas, especialmente na adolescência. É fulcral que as várias questões associadas as estas temáticas, como a educação sexual, os direitos sexuais, a homossexualidade e a homofobia, sejam debatidas com os jovens, objetivando-se proporcionar-lhes uma vivência integra da sua intimidade e sexualidade, bem como, futuros adultos formados, conscientes e responsáveis no que diz respeito a estas. O presente trabalho compreende-se num Relatório de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social. O Estágio decorreu numa Casa de Acolhimento Residencial, do sexo masculino, no Centro Litoral, tendo como principais problemáticas as questões da intimidade, sexualidade e comportamentos sexuais associados a jovens institucionalizados, bem percecionar o trabalho exercido pelos profissionais no que diz respeito à intimidade e sexualidade em contexto institucional. Em momento algum deste relatório será mencionado o nome da instituição onde decorreu o estágio, por uma questão de salvaguardar a privacidade e anonimato da mesma, e de todos os que nela habitam e/ou trabalham. Tendo em consideração os temas destacados anteriormente, ao longo do período de estágio pretendia-se compreender como é que estes são trabalhados dentro de uma instituição de acolhimento residencial, bem como quais as práticas dos profissionais aquando de comportamentos sexuais por parte dos jovens. É importante mencionar que o estágio consistia também em potencializar os conhecimentos e desenvolver dos jovens no que concerne a questões de intimidade e sexualidade, com recurso a atividades lúdicas, assim como, contribuir de forma positiva para o melhoramento da abordagem dos profissionais com os jovens no que concerne a estas temáticas. Com recurso a entrevistas aos profissionais da instituição, a questionários realizados aos jovens, e à observação participante como técnicas de recolha de dados, foi possível reunir informação necessária para cumprir os objetivos deste trabalho. Estes instrumentos permitiram compreender que é necessário melhorar as abordagens dos profissionais no que respeita aos temas da intimidade e sexualidade, tal como é imperativo que se providencie mais conhecimento e consciencialize os jovens para estas questões.
- Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimentoPublication . Ribeiro, Patricia; Oliveira, MadalenaO processo de autonomia de vida tem vindo a ser motivo de preocupação por parte de profissionais, decisores e académicos, tendo em conta a necessidade de se garantir um processo de transição por parte dos jovens para uma vida adulta, capaz de demonstrar efetivamente a autonomização e com todos os aspetos que a mesma contempla. De modo muito concreto, e porque os jovens em contexto de acolhimento residencial vivenciam experiências diferenciadas, necessitam então que este mesmo processo de transição seja preparado de forma consistente e que vá de encontro às suas reais necessidades. Neste sentido, com o objetivo de compreender se as casas de acolhimento residencial têm previstos instrumentos de preparação para a autonomia de vida dos jovens e qual o impacto que esses têm na vida dos jovens, levamos a cabo um estudo de investigação, no qual, recorremos ao método qualitativo, com recurso à técnica de entrevista. Participaram nesta investigação onze técnicos que têm prática profissional em casas de acolhimento em contexto nacional. Os resultados indicam que há um investimento na preparação da autonomia de vida dos jovens antes da sua efetiva autonomização. Todavia, não existe um programa consistente e definido, que contemple as áreas fundamentais para o treino de competências de autonomia de vida (cozinha, higiene; transportes; educação, integração profissional, gestão económica e financeira, lúdica e cultural, autoimagem, autoestima, identidade e competências para a vida). Deste modo, os resultados recolhidos vêm demonstrar a necessidade da implementação de um programa específico e estruturado e validado cientificamente que efetivamente possa promover nos jovens acolhidos aquisições/aprendizagens fundamentais no treino de autonomia de vida, para a concretização efetiva da autonomização dos mesmos após a saída das casas de acolhimento.