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- Modelo de otimização para a emissão dos novos documentos de identificação militarPublication . Maia, Francisco Ferreira; Deus, Rui Pedro Gonçalves deEm 2019 foi pedido, por parte do Gabinete do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, cotação ao mercado para os novos documentos de identificação das Forças Armadas. Em resposta a este pedido foi apresentada uma proposta por parte da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) que prevê a emissão de documentos num determinado horizonte temporal correspondente ao período de contrato, com um limite máximo anual. Decorrente desta proposta, foi identificado o seguinte problema: “Que modelo de planeamento de emissão de documentos de identificação se deveria adotar no período do contrato?”. De acordo com a proposta apresentada pela INCM, esta apresenta um contrato de 6 anos com a emissão total de 50.000 (cinquenta mil) cartões, sendo emitidos no máximo 9.000 (nove mil) documentos para os três Ramos das Forças Armadas em cada ano do contrato. Para a Marinha, está prevista a emissão, no máximo de 2.500 (dois mil e quinhentos) DIM (Documento de Identificação Militar) por cada ano do contrato. Perante estes requisitos de planeamento previstos no contrato, interessa averiguar como poderão ser emitidos estes documentos de identificação na Marinha, considerando o quantitativo global de 16.635 militares, sendo que estes militares pertencem a diferentes categorias (Oficiais, Sargentos e Praças) e estão em diferentes tipos de situação relativamente ao vínculo à Organização, (pertencem aos quadros permanentes ou regime de contrato no ativo, reserva ou na reforma), ao longo dos 6 anos de contrato. Foi adotado um modelo de otimização em Programação Linear para se obter uma solução para a emissão de DIM ao longo do período de contrato, que proporcione equilíbrio entre classes. Foi utilizado o simulador de carreiras para se obter uma previsão das promoções e mudanças de situação dos militares no período de 2020 a 2030, que constitui um dos parâmetros de “input” do modelo de otimização
- A relação entre o conflito trabalho família, o clima organizacional e o burnoutPublication . Freire, Mara Lisa Augusto; Silva, Ana Luísa JunçaCada vez mais, o burnout é uma preocupação para a comunidade científica e organizacional, pois leva a consequências nefastas, tanto a nível pessoal, como para a organização. Vários estudos parecem evidenciar o burnout é influenciado por múltiplos fatores, entre os quais, o clima organizacional, e o conflito trabalho-família. Contudo, ainda não há estudos que analisem estas três variáveis em conjunto, no setor educacional. Assim, com o objetivo de expandir o conhecimento científico acerca da forma como estas variáveis se relacionam, este estudo teve como intuito analisar se o clima organizacional influencia o burnout através do conflito trabalho-família. Para tal, recolheram-se dados quantitativos junto de 153 professores do agrupamento de escolas de Vila Nova da Barquinha. Os resultados mostraram que apenas as dimensões de envolvimento, controlo, autonomia, orientação para a tarefa e conforto físico do clima organizacional estão associadas ao conflito trabalho-família. O conflito trabalho-família demonstrou estar positivamente associado ao burnout. Contudo, apenas o clima de conforto físico e de autonomia reduzem significativamente o conflito trabalho-família, o que por sua vez reduz o burnout. Assim, estas duas dimensões do clima (conforto físico e autonomia) parecem ser dois fatores essenciais para reduzir não só o conflito trabalho-família, mas também o burnout no setor da educação.
- Determinação de massa molecular média de copolímeros de acrilonitrilo por viscosimetria capilarPublication . Cherevko, Kateryna; Dias, Nilmara; Correia, PauloNo âmbito do tema central deste trabalho, foram realizados ensaios, sob diferentes condições, para verificar a robustez do método de medição de número de viscosidade NSP (parâmetro interno da SGL Composites) para os polímeros produzidos pela empresa. O método de medição de NSP é correntemente usado no laboratório de controlo de Qualidade da empresa sendo que por vezes os resultados podem influenciar a tomada de decisões na área de produção. Dos resultados obtidos, constatou-se que o método correntemente utilizado é robusto, uma vez que não se verificaram desvios significativos dos resultados obtidos em condições normais, quando as mesmas foram submetidas a perturbações impostas. A massa molecular média viscosimétrica destes polímeros foi também determinada por viscosimetria capilar. Os resultados obtidos para a massa molecular média viscosimétrica (𝑀𝑉) são comparáveis com a massa molecular média (𝑀𝑊) obtida por GPC (Gel Permeation Chromatography). Deste modo, a viscosimetria capilar é uma boa alternativa aos métodos absolutos. Foi também estudada a utilização potencial de microscopia ótica do tipo hot stage com o objectivo de monitorizar a dissolução dos polímeros produzidos pela empresa. Contudo, não foi possível implementar o método num contexto prático devido à ineficiência da transferência uniforme de calor do hot stage para a amostra no equipamento utilizado. Foi ainda dado suporte analítico a testes industriais na área de polimerização contínua para otimizar o caudal de água de lavagem na etapa de filtração da suspensão de polímero, tendo se definido o ótimo com sucesso. Iniciou-se também um segundo conjunto de testes fabris para otimização do caudal de água de processo injetada na coluna durante a separação dos monómeros não reagidos da mistura reacional à saída do reator de polimerização por destilação, cujo final irá ocorrer em janeiro de 2021.
- Expression of recombinant human proteins involved in drug metabolismPublication . Prazeres, João Miguel Pinto dos; Justino, Marta; Justino, GonçaloAo longo dos anos, a expressão heteróloga de proteínas recombinantes tem sido um campo muito estudado na biotecnologia, com diversas aplicações laboratoriais e industriais, desde a produção de proteínas para estudos de estrutura e função até à produção industrial, em larga escala, de proteínas como a insulina, que são utilizadas como agentes terapêuticos. A expressão heteróloga de proteínas está intrinsecamente ligada à tecnologia de DNA recombinante, que, ao permitir a manipulação dos genes envolvidos nos processos de expressão proteica, permite a obtenção de praticamente qualquer proteína desejada em quantidades apreciáveis. O objectivo deste trabalho foi o estabelecimento de estirpes bacterianas capazes de expressar proteínas humanas envolvidas no metabolismo de fármacos, de modo a possibilitar o seu posterior uso em modelos in vitro de metabolismo de fármacos. Recorrendo à sub-clonagem de cDNA, procurou-se clonar duas isoformas do citocromo P450 (CYP2C8 e CYP3A4), a NADPH:citocromo P450 oxidorreductase (POR), e a UDP-glucuronosiltransferase 2B7 (UGT2B7).Enquanto que os CYP e a POR estão envolvidas no metabolismo de fase I de muitos fármacos, bem como outros xenobióticos e compostos endógenos, catalisando a introdução de grupos polares de modo a facilitar a sua posterior metabolização, a UGT2B7 actua a nível da fase II, catalisando a inserção de grupos glucuronosilo nos fármacos, facilitando a sua excreção. Para realizar estas subclonagens foram aplicadas técnicas de clonagem tradicional usando amplificação de genes por PCR e sucessivas digestões enzimáticas, fazendo a ligação dos inserts em vetores de expressão com o auxílio de ligases. Em algumas das proteínas (CYP2C8, CYP3A4, e POR) foi aplicada também uma técnica de clonagem independente de ligação enzimática, recorrendo ao uso de primers e reações de PCR para amplificar os inserts de interesse e ligar estes a vetores específicos para este tipo de procedimento. Foram obtidos clones prontos a expressar em E. coli C43(DE3) das proteínas POR e UGT2B7 e clones da CYP2C8 e CYP3A4 em E.coli DH5α. As proteínas POR e UGT2B7 foram expressas concluindo que a proteína UGT2B7 pode ser obtida purificando o sobrenadante da lise celular das células expressas com uma coluna de permuta iónica eluída com um buffer com 25 mM de imidazole. Não foi possível obter a proteína POR através do mesmo método
- As ações e desafios do professor no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos durante as discussões coletivasPublication . Claro, Patrícia do Rosário; Delgado, CatarinaO presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico foca-se nas ações e desafios do professor no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos durante as discussões coletivas. Tem como objetivo analisar e compreender de que modo posso conduzir as discussões coletivas com vista ao desenvolvimento do raciocínio matemático. Mais concretamente, visa responder às seguintes questões: (i) Que ações se destacam na minha prática de condução de discussões coletivas que promovem o raciocínio matemático dos alunos?; (ii) Com que desafios me deparo na condução de discussões coletivas tendo em vista o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos? A fundamentação teórica engloba a discussão e aprofundamento de temas essenciais, como o raciocínio matemático, entendimento e processos, e a importância do seu desenvolvimento nos primeiros anos; o ensino exploratório e o desenvolvimento do raciocínio matemático; características das tarefas que promovem o raciocínio matemático; as ações do professor que promovem o raciocínio matemático durante a exploração das tarefas. No que respeita à metodologia de investigação, este estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa mais propriamente corresponde a uma investigação sobre a prática. O estudo está pensado para ser realizado, em contexto de intervenção, com uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico, do distrito de Setúbal. Os principais métodos propostos para a recolha de dados são a observação participante, incluindo notas de campo, manuscritas e gravações de áudio e de vídeo e a recolha documental. Devido às restrições impostas no âmbito da situação pandémica (Covid-19) não foi possível obter dados empíricos. Assim, as considerações finais salientam e antecipam desafios, com que me deparei ou posso vir a deparar, na preparação e exploração de tarefas que visam o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. De entre os desafios é de salientar: (i) a escolha e conceção das tarefas; (ii) a antecipação de estratégias dos alunos; (iii) a previsão de dificuldades e de formas de as adereçar ; (iv) a criação e gestão de ambiente estimulante em sala de aula; (v) a interpretação do raciocínio dos alunos e o reconhecimento e potencialização dos processos utilizados.
- IV Congresso Ibero-Americano de Intervenção SocialPublication . Neves, Adriana; Machado, Idalina; Almeida, Maria Sidalina; Riboira, Tânia
- A caminho da autonomização - as jovens institucionalizadas e a promoção da autonomiaPublication . Neto, Ana; Machado, IdalinaA família é essencial para o desenvolvimento das crianças, sendo através dos vínculos aí estabelecidos que são transmitidos, por via da socialização, os valores morais e sociais, os costumes, as crenças e os padrões de comportamento. Quando a família falha nas suas responsabilidades, o Estado tem a obrigação de garantir a proteção e o bem-estar das crianças e jovens. Deste modo, das medidas de promoção e proteção, a medida de acolhimento residencial é considerada como o último recurso, quando todas as outras opções se revelaram ineficazes. As casas de acolhimento têm como objetivos a satisfação de todas as necessidades básicas, promovendo a integração das crianças e dos jovens tanto na família, como na comunidade e contribuindo para a sua valorização pessoal, social e profissional implicando, desta forma, equacionar a questão da autonomia. Dada a relevância desta temática, o estágio desenvolvido no Lar Santa Isabel permitiu o conhecimento do trabalho que é desenvolvido com as jovens quanto à promoção das competências para a autonomia de vida. O plano de intervenção centrou-se na implementação de atividades com o objetivo de promover a aprendizagem e desenvolvimento de competências para a vida facilitadores do processo de autonomização. Tendo por base a observação participante e o recurso a técnicas como a entrevista semiestruturada e a análise documental, foi recolhida a informação necessária para o conhecimento das dinâmicas da instituição, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento das competências de autonomia, dos percursos de vida das jovens e dos anseios que estas sentem quanto ao seu percurso pessoal e socioprofissional. Partindo do diagnóstico foram, assim, desenvolvidas diversas atividades ajustadas às jovens com o objetivo de promover a aquisição de competências ao nível da autonomia.
- Desconstruir Preconceitos - intimidades e sexualidades institucionalizadasPublication . Canudo, Ana; Carneiro, NunoAs Casas de Acolhimento Residencial têm como principal função garantir o desenvolvimento saudável e pleno das crianças e jovens que nela estão acolhidas. Para que isto seja possível é essencial que todas as áreas de desenvolvimento destas crianças e jovens sejam abordadas e trabalhadas. Casa. Sendo a intimidade e a sexualidade áreas importantes e indissociáveis ao desenvolvimento humano, não devem ser descuradas, especialmente na adolescência. É fulcral que as várias questões associadas as estas temáticas, como a educação sexual, os direitos sexuais, a homossexualidade e a homofobia, sejam debatidas com os jovens, objetivando-se proporcionar-lhes uma vivência integra da sua intimidade e sexualidade, bem como, futuros adultos formados, conscientes e responsáveis no que diz respeito a estas. O presente trabalho compreende-se num Relatório de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social. O Estágio decorreu numa Casa de Acolhimento Residencial, do sexo masculino, no Centro Litoral, tendo como principais problemáticas as questões da intimidade, sexualidade e comportamentos sexuais associados a jovens institucionalizados, bem percecionar o trabalho exercido pelos profissionais no que diz respeito à intimidade e sexualidade em contexto institucional. Em momento algum deste relatório será mencionado o nome da instituição onde decorreu o estágio, por uma questão de salvaguardar a privacidade e anonimato da mesma, e de todos os que nela habitam e/ou trabalham. Tendo em consideração os temas destacados anteriormente, ao longo do período de estágio pretendia-se compreender como é que estes são trabalhados dentro de uma instituição de acolhimento residencial, bem como quais as práticas dos profissionais aquando de comportamentos sexuais por parte dos jovens. É importante mencionar que o estágio consistia também em potencializar os conhecimentos e desenvolver dos jovens no que concerne a questões de intimidade e sexualidade, com recurso a atividades lúdicas, assim como, contribuir de forma positiva para o melhoramento da abordagem dos profissionais com os jovens no que concerne a estas temáticas. Com recurso a entrevistas aos profissionais da instituição, a questionários realizados aos jovens, e à observação participante como técnicas de recolha de dados, foi possível reunir informação necessária para cumprir os objetivos deste trabalho. Estes instrumentos permitiram compreender que é necessário melhorar as abordagens dos profissionais no que respeita aos temas da intimidade e sexualidade, tal como é imperativo que se providencie mais conhecimento e consciencialize os jovens para estas questões.
- Prescrever e brincar: a importância para o desenvolvimento da criançaPublication . Forno, Andreia